Fundo Ambiental - Incentivo de 4k € - para compra de Evs

Ecoflex

Well-known member
Ora bem, penso que não haverá tópico dedicado ao tema e sendo que é um assunto pertinente e "do momento", parece-me que faz sentido ser abordado de forma isolada.

Deixo-vos a documentação que encontrei (já facultada no tópico dos carros eléctricos):

Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente

DR224-001-00008-318228487-202_22989_2024_2.pdf

Em suma:
- declaração de abate de um carro ICE com mais de 10 anos com data compreendida entre 01/01/2022 e 31/12/2024
- factura de compra de um EV até 38.500€ no mesmo nome da declaração de abate, com data compreendida entre 01/01/2024 e 31/12/2024
- candidatura online a posteriori da compra, até 31/12/2024.
- 4000 € de incentivo para ligeiros de passageiros
- 1050 candidaturas elegíveis possíveis
- EV novo tem que estar no nome do comprador pelo menos 24 meses

A ideia é tentarmos ter aqui uma plataforma de partilha das nossas candidaturas e esclarecimento de dúvidas.

Estando eu particularmente interessado neste incentivo (4000€), tenho, para já, 2 dúvidas:

1- Se o carro para abate pode ser importado.
2- Se o carro para abate tem que necessariamente estar a funcionar, com IPO em dia.

Na verdade estas são as minhas dúvidas, uma vez que o carro que tenho para abater é um carro de 1986, importado na década de 90, dos primeiros com matrícula K e está parado/imobilizado há 10 anos, mas com matrícula activa (pago IUC todos os anos), sem IPO e sem seguro (está num terreno privado guardado).

Fica o link com as candidaturas e o seu estado:

https://www.fundoambiental.pt/veiculos-de-emissoes-nulas-ven-2024/total-candidaturas.aspx

Eu tenho outra dúvida que ainda não consegui esclarecer pois o decreto de lei é omisso.
Posso comprar um carro para abater de forma a benificiar do incentivo?​

Eu tenho outra dúvida que ainda não consegui esclarecer pois o decreto de lei é omisso.

diria que a regra de que o carro abatido tem que estar no nome da pessoa que pede o incentivo/compra o EV , responde a isso
não importa a origem do carro, ou se o mesmo está a funcionar ou não, a documentação tem é que bater certo

dono da matricula abatida, ser dono da matricula comprada
comprovativo abate
matricula portuguesa
veiculo combustão
10+ anos

não esquecer também o incentivo para instalações de carregadores
A tipologia de carregadores para veículos, estão contemplados 216 incentivos de 80% do preço de venda (IVA incluído) do posto de carregamento, até 800 euros, mais 80% do preço da instalação elétrica, até 1.000 euros.​

diria que a regra de que o carro abatido tem que estar no nome da pessoa que pede o incentivo/compra o EV , responde a isso
não importa a origem do carro, ou se o mesmo está a funcionar ou não, a documentação tem é que bater certo

dono da matricula abatida, ser dono da matricula comprada
comprovativo abate
matricula portuguesa
veiculo combustão
10+ anos

não esquecer também o incentivo para instalações de carregadores
A tipologia de carregadores para veículos, estão contemplados 216 incentivos de 80% do preço de venda (IVA incluído) do posto de carregamento, até 800 euros, mais 80% do preço da instalação elétrica, até 1.000 euros.

Não me tinha lembrado desse.
Estava a ler e parece que se aplica apenas a carregadores ligados à MobiE.

A minha questão é mesmo essa, a omissão de certos aspectos. O que perguntas é efectivamente a maior dúvida que muitos têm e se for possível comprar um carro por 200€ para depois concorrer a 4000€, diria que os carros velhinhos a cair de maduro vão ter um aumento exponencial de preço, diria eu.

Seja como for, o documento acima não faz menção a tal, por isso parece que é possível fazer essa jogada.

duvido que vá ter esse tipo de inflação/especulação no mercado

pessoal não vai sacar por magia 40k€ do bolso para um carro novo
quem tinha em mente comprar já comprou, e agora com a confirmação do apoio pode atrair alguns compradores que estavam no limbo, mas lá está, duvido que seja muita gente

Também não me acredito que os carros mais velhotes subam de preço só por cauda dessa situação os 4mil€ do carro para o abate é o mais fácil o mais difícil é arranjar os outros 30mil[:D]

duvido que vá ter esse tipo de inflação/especulação no mercado

pessoal não vai sacar por magia 40k€ do bolso para um carro novo
quem tinha em mente comprar já comprou, e agora com a confirmação do apoio pode atrair alguns compradores que estavam no limbo, mas lá está, duvido que seja muita gente

Acho mesmo que vai depender do mediatismo da medida. Se for muito noticiada, e começar a haver aumento da procura, olha que é possível.

Eu também acho que a maioria que queria EVs já os comprou, mas ainda há uma franja de pessoas que está, como dizes, no limbo. Eu enquadro-me aqui. Mais a mais tenho a convicção que se o incentivo continuar em 2025, as marcas vão começar a enquadrar (algumas já o fizeram) os seus modelos neste top de 38500€, o que também pode trazer mais compradores para o lado electrificado.

Estaria interessado nessa candidatura mas...​e se a mesma não for aceite depois do carro estar abatido? É que dão-me no mínimo 1300€ pelo chaço...pior ainda é querer aproveitar este incentivo, abater o chaço que até não tem problemas, comprar o VE e no final a Canditadura não é aceite

​​

Para empresários em nome individual, seria possível a dedução do IVA ser cumulativa com os 4000€ de apoio ao abate?

Estaria interessado nessa candidatura mas...​e se a mesma não for aceite depois do carro estar abatido? É que dão-me no mínimo 1300€ pelo chaço...pior ainda é querer aproveitar este incentivo, abater o chaço que até não tem problemas, comprar o VE e no final a Canditadura não é aceite

​​

É o meu receio também aplicado ao meu caso. Como o carro que tenho não tem IPO nem seguro e é importado, tenho algumas reservas, mas vou tentar saber junto do apoio da AT.

No teu caso, se tudo bater certo, acho que é tranquilo.

Para empresários em nome individual, seria possível a dedução do IVA ser cumulativa com os 4000€ de apoio ao abate?

É uma excelente pergunta e ainda hoje se manhã um amigo me perguntava isso. Faz essa questão à AT, acho que é o melhor. Na minha óptica as duas situações são distintas, por isso arrisco dizer que é possivel, mas à cautela…

Peço desculpa aos ecológistas, mas sinto um pouco de injustiça para aqueles que até ponderam comprar carro novo, mas por motivos de condições físicas para carregar ou mesmo financeiras não podem comprar EVs.

Por exemplo a solução bi-fuel é mais ecológica em relação diesel ou só gasolina.
Também poderia ter alguma contemplação.

Tenho um chaço para enfardar ou quase não me vai servir.

Peço desculpa aos ecológistas, mas sinto um pouco de injustiça para aqueles que até ponderam comprar carro novo, mas por motivos de condições físicas para carregar ou mesmo financeiras não podem comprar EVs.

Por exemplo a solução bi-fuel é mais ecológica em relação diesel ou só gasolina.
Também poderia ter alguma contemplação.

Tenho um chaço para enfardar ou quase não me vai servir.

Esse incentivo houve em tempos, mas efectivamente podia coexistir com este para os EVs.

Dão 4000€ por um carro ICE português que vá para abate, cujo registo esteja no mesmo nome do comprador do EV. Onde, quando ou como o vão buscar, não interessa. Tudo o que não está escrito, não serve para negarem a candidatura. Há que cumprir o que está escrito, não o que poderia estar escrito.

Quem está a pensar fazer jogadas, é melhor pensar bem. só depois do carro comprado e faturado é que pode candidatar-se e só os primeiros 1050 que cumprirem as regras é que recebem o dinheiro de volta. Os outros todos e até os que se enganam numa virgula, azar.
Pessoalmente não gosto de meter em confusões, comprar um carro de propósito para isto é de loucos. Se tiver um amigo ou familiar que tenha um carro para abate, ainda arrisco a transferência de propriedade. Se correr bem, dá uma bela jantarada :D

A semana passada fiz 3 questões ao fundo ambiental acerca do carro a abater. Vamos ver quando me respondem.

1- carro importado
2- carro sem IPO e sem seguro
3- se há algum tempo de carência após a mudança de propriedade

Estou a tentar ligar para o fundo ambiental, para tentar obter respostas às minhas dúvidas. O que tenho é uma mensagem gravada a dizer que por motivos de ordem técnica, não podem atender, e para ligar mais tarde.

Fui esmiuçar o documento do incentivo e encontrei isto:

12 — Dúvidas e casos omissos:
12.1 — Em caso de dúvidas e em tudo o que não tiver expressamente previsto no presente regulamento, cabe a decisão ao diretor do Fundo Ambiental e aplica-se o disposto no Código do Procedimento Administrativo.

Deixa alguma margem para poderem recusar candidaturas baseado em situações omissas.

A semana passada fiz 3 questões ao fundo ambiental acerca do carro a abater. Vamos ver quando me respondem.

1- carro importado
2- carro sem IPO e sem seguro
3- se há algum tempo de carência após a mudança de propriedade

Pelo que tenho lido, precisas de um comprovativo de abate de um carro português em teu nome desde que seja posterior a 2022, nesse comprovativo não existe referência ao tempo que tinhas o carro,...

• Like
Reactions: PP
Pelo que tenho lido, precisas de um comprovativo de abate de um carro português em teu nome desde que seja posterior a 2022, nesse comprovativo não existe referência ao tempo que tinhas o carro,...

Certo, mas já viste o meu post anterior? Gostava de ver esclarecidas essas dúvidas, mesmo que por telefone ou email tenha a validade que possa ter.

Tenho estado a seguir a conversa e pelo que percebo (do que li sobre o assunto) só precisas de um comprovativo de abate em teu nome posterior a 2022, não responde a essas questões?
Já fiz o abate de um veiculo, tenho a declaração de abate, e não refere coisas como: tempo que o tiveste, proveniência, estado, IUC,....

Um esclarecimento da Caetano:

Programa de incentivo ao abate de veículos ligeiros: como usufruir?

Em apenas 4 passos, poderá usufruir do programa de incentivo ao abate de veículos ligeiros. Confira todos os passos:
  • Entregue o seu carro no centro de abate. Existem diversos centros de abate em todo o país, poderá consultá-los no site da Agência Portuguesa para o Ambiente;
  • Quando o automóvel for abatido, deverá obter um certificado de destruição do veículo (que poderá ser emitido pelo centro de desmantelamento);
  • Proceda à aquisição de um novo veículo 100% elétrico;
  • Quando já tiver comprado o seu veículo novo, deverá fazer o pedido do incentivo junto do Fundo Ambiental, com a prova de compra e prova de destruição do veículo antigo. Poderá fazer o pedido através do balcão online.

https://caetanoretail.pt/blog/incentivo-abate/

Back