Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Neste caso não há acordo de empresa ou contrato colectivo. Não está no contrato porque ainda estamos a falar de uma proposta.
Que lei é que pode obrigar a descontar, adicionalmente, para um fundo de pensões? A empresa é privada.
Não acho que o fundo de pensões seja um bónus. Se a empresa desconta para o FP podia em alternativa incluir esse valor no ordenado. Na prática parece-me que nos sai sempre do ordenado.
Será uma forma de a empresa pagar menos impostos?
Mas quais são as condições desse fundo de pensões? A empresa também colabora?
Minha empresa tem um fundo opcional, onde se tu quiseres descontar entre 1 e 5%, a empresa acompanha-te até os 3%, para além de um valor inicial. Eu subscrevi com 3%, mesmo se os juros forem baixos, tenho logo à partida um ganho de 100%. Tens a vantagem de abater parte disso no IRS (penso que 30%).
Sinceramente acho que nos tempos que correm um fundo de pensões é um "must have" para qualquer pessoa, principalmente se tiver dependentes...
Air, tou a ver que as empresas onde trabalhamos tem muito em comum![]()
é bom saber que ainda há empresas que valorizam os funcionários...
A empresa não participa no fundo.
Se a empresa mete no FP x% do vencimento para todos os empregados (o FP é obrigatório na empresa), não é bónus nenhum. Se vai para o FP também podiamos receber esse valor no salário.
A questão aqui é que não temos escolha. Não se pode dizer que ter um FP é bom ou mau sem analisar de que é composto, as condições e qual é o rendimento que tem. Neste caso o rendimento nos últimos anos tem sido abaixo da inflação, ou seja, como investimento vale muito pouco. E quando recebermos o valor na altura da reforma, ainda vamos pagar imposto sobre o que recebemos. Portando vale ainda menos do que os x% que nos "vendem".
O estado está falido mas também o mesmo tem acontecido a bancos e seguradoras, que é quem gere estes FPs.
Acho que isto é uma forma de a empresa pagar menos imposto do que se metessem esses x% no salário. Duvido que seja legal obrigar as pessoas a descontar para além do que é de lei.
Sim, muito parecido! [] Parece que não, mas 4% do salário em fundo de pensões, mais 5% que dão para outras despesas (passes sociais, formação, creche dos miúdos, etc.) é uma óptima valorização do empregado!
É sempre melhor ter um fundo de pensões privado e não nos fiarmos na segurança social, porque está mais que demostrado que o estado nem o seu dinheiro sabe gerir quanto mais o dos outros...