Furo de Navalha e Pneu sem arranjo??

AndreEmiliano

New member
Boas..
No passado fim de semana, (Domingo de manha) fiz do meu carro um transportador de vinho... A carrinha estava cheia e n havendo alternativa la tive de colocar cerca de 120 garrafas no carro distribidas pela mala e bancos traseiros (colocadas em paletes proprias)...
Quando chega a casa descarrego os cestos todos bla bla bla e calho de ouvir um assobio... baixinho... segui o som e para espanto meu vinha do pneu traseiro do lado esquerdo...:confused:

Image0109.jpg

Depois de ter descarregado a vinhaça, toca a ir ver o que tinha espetado no pneu, peguei num alicate e la com algum esforço e cuidado para que nao saisse disparado, retirei .... uma NAVALHA PARTIDA....:eek:

Image0110.jpg

Tinha cerca de 3cm... o que me deixa preocupado é como é que um objecto destes pode parar numa estrada [8b](só pode ser de pessoas mal intencionadas) e depois de refletir, eu andei na ato-estrada (8km) com uma navalha espatada no pneu... se aquilo calhava de dar para o torto la ia o vinho todo.. :sh)
aqui fica uma foto do pneu sem a navalha...

Image0111.jpg

e outra com o pneu quase vazio...

Image0112.jpg

Depois la troquei o pneu, o carro vem equipado com jante e pneu novo...
Agora fico com algumas duvidas e receios, tenho dois pneus da frente em razoavel estado e dois pneus traseiros em bom estado, ja varias vezes ouvimos dizer para trocar os traseiros pelos frontais, mas...

- ha algma explicaçao para isso??
- por casa da tracçao frontal neste caso?
- por serem os frontais que viram??
- ou porque, o vizinho da vizinha la do 5 andar disse qe era melhor??!!

pedia explicaçoes e conselhos para este caso e tb se tera concerto o pneu furado, ou remendado ou com uma camara, ou opçaoredivel...

Ja agora para esta medida d pneu, 205/55/r16 os preços de m bom pneu andam á volta de 100 € por pneu certo??!!

Cumprimentos e desejos de Bom fim de semana :rolleyes:

Last edited by a moderator:
Não tenho 100% a certeza mas acho que tens duas opções credíveis e baratas que é a colocação de uma câmara de ar ou então tens sempre a opção de colocar um "manchão" (é verdade, chama-se mesmo manchão).

por 5€ ou até menos, metes um manchão no pneu que fica resolvido. Se o furo fosse na lateral do pneu era bem pior...

Já me aconteceu uma coisa semelhante. Ia na estrada e subitamente oiço um barulho de algo a enfiar-se num pneu, atrás. Virei para uma rua secundária, parei o carro e fui ver o que era. Reparei numa chapinha metálica, em forma de quadrado, com cerca de 2x2cm, dobrada e enfiada no pneu, tendo feito um dano semelhante ao teu. Tiveste sorte, pois o meu pneu vazou num instante! Foi o tempo de encostar e trocar o pneu, sendo que quando acabei de o trocar ele já estava completamente vazio! :eek:

No meu caso ele teve arranjo. [;)] Dirige-te a uma casa de pneus e eles remendam-te o pneu. Como já disseram aqui, se fosse na lateral do pneu, é que era um pneu para o lixo na certa. [;)]

Os pneus em ligeiro melhor estado vão regra geral para trás. Isto acontece porque é mais fácil ao condutor comum controlar uma subviragem do que uma sobreviragem, que tem tendência a acontecer quando os pneus traseiros não estão tão bons quanto os dianteiros.

Se te deixa mais descansado, a própria Michelin aconselha a fazê-lo, e é a prática corrente dos verdadeiros profissionais.

Os pneus em ligeiro melhor estado vão regra geral para trás. Isto acontece porque é mais fácil ao condutor comum controlar uma subviragem do que uma sobreviragem, que tem tendência a acontecer quando os pneus traseiros não estão tão bons quanto os dianteiros.

Se te deixa mais descansado, a própria Michelin aconselha a fazê-lo, e é a prática corrente dos verdadeiros profissionais.

De certeza que isto veio parar ao tópico certo? [;)]

Não tenho 100% a certeza mas acho que tens duas opções credíveis e baratas que é a colocação de uma câmara de ar ou então tens sempre a opção de colocar um "manchão" (é verdade, chama-se mesmo manchão).

Isso de colocar câmaras de ar em pneus tubeless tem zero de credível. É um risco enorme já que a possibilidade de rebentamento por fricção entre o interior de pneu e a câmara de ar é grande.

Isso de colocar câmaras de ar em pneus tubeless tem zero de credível. É um risco enorme já que a possibilidade de rebentamento por fricção entre o interior de pneu e a câmara de ar é grande.

Olhe que em pick ups é mt utilizado devido aos enormes furos.

Eu tive uma situação parecida mas a enorme cavilha que tinha cravada, nunca chegou a sair. troquei de pneus porque estava na altura mas penso que poderia levar um "taco" e ficar em perfeitas condições. Numa casa de pneus de confiança pede para reparar se não der eles dizem

Esse furo dá para reparar sem qualquer problema [;)]. Além disso, os pneus tubless nunca rebentam e câmaras de ar é coisa do passado.

Quanto ao desgaste dos pneus, é precisamente devido a esse carro ter tracção à frente. Como a força do motor é transmitida ao chão pelas rodas de tracção, os pneumáticos montados nesse eixo vão sofrer muito mais desgaste que os pneumáticos dos outros eixos.

Arranjo do pneu...

Arranjo do pneu...

Fui hoje de manha levar o pneu a uma casa especializada em pneus.
Quando disse ao empregado que tinha um furo derivado de uma navalha troceu o nariz, mas depois de ver o pneu disse que propavelmente haveria concerto, se n houver desenrascava-me um pneu para colocar na mala...
Logo havera novidades...

Já agora, os preços de um bom pneu dessa medida é mais para os 150 euros do que para os 100.

Ja esta resolvido o prob do pneu...
Internamente n tinha grandes danos e foi apenas colocado um romendo, ficou por 4€, fica para pneu suplente caso seja necessario..

RCA33 por acaso ate perguntei os preços la praticados para esta edida de pneus.. entre os 85 e 105€... td inclido.. parte da calibragem, alinhamento etc etc..

Back