Futuro!

super

Banido
Muito de voçes provavelmente ja estao no mercado de trabalho, em diversas areas e com diversos estudos..

Eu nas minhas opções a nivel superior posso entrar para engenharia civil, mas no entanto tenho 1 idea, secalhar errada. Que ha muitos engenheiros e muitos seerventes, que falta o pessoal do "meio" com competencias tecnicas sufecientes.. por isso tava a ponderar fazer um CET de condução de obra (encarregado)..

gostava que me dessem a vossa opiniao e partilhasem a vossa experiencia!

Que acham que tem saida a nivel do ensino superior?
Quala vossa opiniao sobre os CET's (curso de especialização tecnologica), confere o nivel IV e existem certos CET que tem protocolos com universidades para dps se prosseguir para o ensino superior..

obrigado

Bem, a ti o que eu te aconselhava era fugir da construção civil. O pessoal que lá trabalha é do mais manhoso que há.
A única hipótese de te safares era se conseguisses um trabalho de gabinete, mas pode ser difícil, mesmo com uma licenciatura. As coisas nem sempre correm como nós queremos, falo por experiência própria.
Se gostas de Engenharia vai para Electro. É o futuro, como dizes no título (eu sou de mecânica / gestão da produção).

Boa sorte!

citação:Originalmente colocada por Sepeca99

Bem, a ti o que eu te aconselhava era fugir da construção civil. O pessoal que lá trabalha é do mais manhoso que há.
A única hipótese de te safares era se conseguisses um trabalho de gabinete, mas pode ser difícil, mesmo com uma licenciatura. As coisas nem sempre correm como nós queremos, falo por experiência própria.
Se gostas de Engenharia vai para Electro. É o futuro, como dizes no título (eu sou de mecânica / gestão da produção).

Boa sorte!

[}:)][}:)][}:)]

Uma opiniao muito realista! [}:)][}:)]

Se és um bom estudante, vai então para civil. Continua a ser um bom curso apesar de estar quase a entrar em saturação. Por exemplo mulheres estão com dificuldades em arranjar trabalho neste momento...

citação:Originalmente colocada por super

auto podias meter a razoes da tua afirmação??

Posso-te dar a minha opiniao apenas. Não conhecendo o teu "modus vivendi", será concerteza uma mais valia para ti tirares esse curso.
Se pretendes fazer carreira no ramo da construcçao nao tenhas a menor duvida em tirar esse curso. Falta de facto, pessoal com competencias. Mas nao interiorizes que é o curso se te vai ensinar tudo. Apenas te dá alguns conhecimentos superficiais.

Como disse não conheco o teu meio, mas se tiveres "ajudas" no ramo civil, se eu fosse não pensava sequer duas vezes.

Tenho formação superior, conheço muita gente "das obras", e posso dizer a quem respondeu antes, que tomára muito engenheiro ter tantas competencias como muito "analfabeto" com a 4ª classe, das obras.
E tomára muito doutor, conseguir na vida o que muito "analfabeto" consegue em meia!
Não sejamos hipocritas. Ter um curso não nos dá nenhuma superioridade nem podemos julgar-nos os maiores. Quem assim pensa vai engolir muito sapo ainda!

pois por isso é que tenho em consideração o CET. por é 1 curso maioritariamente pratico..

e aquela minha idea ta correcta?? aquela cena do "meio"??

abraços

pois por isso é que tenho em consideração o CET. por é 1 curso maioritariamente pratico..

e aquela minha idea ta correcta?? aquela cena do "meio"??

abraços

Se não gostas de estudar e queimar pestanas: está correcta.

Se és um bom estudante e com capacidade de sacrifício ( aka perder muitas horas para estudar) entãso está errada.

É evidente que a carreira de um engº civil é sempre mais gratificante que de um encarregado...;)

Atenção que eu não disse nem dei entender que esse curso seria preferivel ao de engenheiro. Eu disse que alem de ser engenheiro, seria um bom complemento. Agora garantias, nem um curso, nem os dois, sao garantias. As tuas capacidades apenas, o serão.

Obviamente não se pode comparar os dois cursos em termos de carreira, pois se os CET's dão acesso a uma carreira profissional inserida em quadros intermédios, já os estudos superiores dão acesso a cargos médios e superiores. O que posso dizer é que, se neste momento o CET te atrai e se não tens a certeza no ingresso no ensino superior, o CET é sem dúvida uma boa alternativa!
Mas repito, em termos de ascensão de carreira, a licenciatura é bem mais vantajosa.

Muito de voçes provavelmente ja estao no mercado de trabalho, em diversas areas e com diversos estudos..

Eu nas minhas opções a nivel superior posso entrar para engenharia civil, mas no entanto tenho 1 idea, secalhar errada. Que ha muitos engenheiros e muitos seerventes, que falta o pessoal do "meio" com competencias tecnicas sufecientes.. por isso tava a ponderar fazer um CET de condução de obra (encarregado)..

gostava que me dessem a vossa opiniao e partilhasem a vossa experiencia!

Que acham que tem saida a nivel do ensino superior?
Quala vossa opiniao sobre os CET's (curso de especialização tecnologica), confere o nivel IV e existem certos CET que tem protocolos com universidades para dps se prosseguir para o ensino superior..

obrigado

vou-te ser o mais sincero possivel: na empresa onde o meu irmao trabalha tiveram la um tipo com um curso, agora nao sei dizer se era esse ou um outro que há de "Tecnico de Construçao" ou que é, ou se calhar sao o mesmo :s, mas pronto, se nao for, nao leves em consideraçao o meu post ;)
Sei que o rapaz foi-se de la embora porque o meteram a abrir cabocos, e ele disse que se tinha tirado um curso nao queria fazer trabalhos pesados, tambem nao me parece que ganhasse muito...

citação:Originalmente colocada por Sepeca99

Mas ele não quer mandar construir. Quer trabalhar em construção civil, mesmo :D

citação:Originalmente colocada por Der Teufel
Sei que o rapaz foi-se de la embora porque o meteram a abrir cabocos, e ele disse que se tinha tirado um curso nao queria fazer trabalhos pesados, tambem nao me parece que ganhasse muito...

fogo granda cena.. eu se tava a ponderar tirar 1 curso desses era para ter um emprego com varias areas, social, gestão, etc..

ñ estaras a confundir o curso do rapaz com aqueles cursos do centro de emprego que servem para dar o 12º ano? ou daquelas escolas tecnico profissionais?

Ninguem aqui conheçe pessoal que tenha tirado 1 CET?

Ninguem aqui conheçe pessoal que tenha tirado 1 CET?

Com esse curso não, mas já conheci várias pessoas que tiraram licenciaturas em eng. civil e espetaram-se, devido ao tipo de pessoas com quem tiveram de lidar. Se seguires o mesmo caminho provavelmente acontece-te o mesmo, se tirares um curso desse estilo (CET) ficas limitado a nível de ascensão profissional como disseram antes, portanto a decisão é tua. Posso-te dar os contactos de alguns dos meus colegas.

eu tenho um cet na area de marketing industrial...emprego nesta area por enquanto só mesmo para area comercial..o k a mim não me diz nada[8)],mas tbm esta mau para todas as areas.
o meu cet tirei o em ermesinde no estem/aftem,tem varios cet`s e estão agora abertas a s inscrições,a escola é muito porreira o meu foi tirado em horario pos laboral,teve a duração de 1 ano e meio mais 6 meses de estagio,em horario diurno dura 1 ano mais estagio;)
tens aki tudo:http://www.aftem.pt/

citação:Originalmente colocada por Du

eu tenho um cet na area de marketing industrial...emprego nesta area por enquanto só mesmo para area comercial..o k a mim não me diz nada[8)],mas tbm esta mau para todas as areas.
o meu cet tirei o em ermesinde no estem/aftem,tem varios cet`s e estão agora abertas a s inscrições,a escola é muito porreira o meu foi tirado em horario pos laboral,teve a duração de 1 ano e meio mais 6 meses de estagio,em horario diurno dura 1 ano mais estagio;)
tens aki tudo:http://www.aftem.pt/

E podemos saber oq fazes aagora com o curso?:)

Claro...estou preso nas teias do trabalho temporario[}:)]...4 meses num armazem de uma loja de tintas...foi o k se arranjou.

edit:acabei o curso em março,e comecei a trabalhar em maio.

Penso que se puderes entrar numa licenciatura em Eng. Civil de 3 anos (Bolonha) será um erro fazeres esse CET. Não penses que o CET é mais prático que a Licenciatura...

Voltar
Superior