É isso mesmo... Estou agora a começar a entrar neste mundo a gostava de ouvir/ler quem sabe... Alguém consegue? Como o fazem? Vale a pena o tempo "investido"?
Tenho encontrado algumas coisas, mas ainda nenhum que goste realmente!
Depende tudo da tua criatividade. A única forma de ganhares dinheiro a sério (e não uns trocos) na net é com publicidade. Para isso precisas de tráfego. Para ter tráfego, precisas de bom conteúdo.
Ou seja, se queres mesmo tentar a tua sorte, a tua preocupação principal deve ser construir um site, blog ou coisa do género que desperte de forma natural a atenção das pessoas. Depois disso, há várias formas de rentabilizares o site, há vários tipos de empresas de "afiliados", das quais escolhes a/as que melhores condições oferecerem.
Outra coisa, se tiveres conhecimentos sólidos de inglês, é muito melhor utilizá-lo, já que o mercado da internet é livre, e com um site em inglês atinges muito mais pessoas, com muito melhor poder de compra.