Como tenho um colega que é vendedor de uma dada marca e somos muito amigos, vou opinar, mas sem dizer a localidade e a marca de automóveis em causa.
O salário base dele é baixo (pouco mais do ordenado mínimo) e ele também só trabalha nessa marca há meia dúzia de anos, mas tem formação superior, óptima apresentação e "fala bem", sem ser chato, além de saber muito de automóveis.[^]
Depois, em relação às vendas propriamente ditas, há que distinguir vários aspectos, entre vendas de novos e usados, carros com ou sem retoma...
Segundo ele, o ideal mesmo é conseguir vender um veículo novo de gama média/alta, a crédito, sem retoma e conseguir também "impingir" um seguro, sobretudo se for "contra todos" ! Diz ele que nestas condições dá para ganhar bem mais de 500€ por carro, mas é pouco comum. Parece que agora vende mais usados, mas aí o lucro é magro, tipo 100€ ou 200€ para o bolso dele.
Por outro lado, ele tem um chefe de vendas de quem depende e que lhe diz as margens até onde pode ir, por exemplo, na viatura x o desconto máximo é y, mas se for no final do ano (objectivos de amtriculações) ou a um cliente habitual já pode ser diferente!
Moral da história: há muitas variáveis e eventuais prémios! Outra coisa ainda, há uma espécie de "código" (pelo menos é o que ele diz) de não roubar negócios aos outros vendedores, mas não sei muitos detalhes.
Indo ao que interessa, ele diz que o valor mensal do que entra na conta é variável e tanto pode ser 1.000€, como o dobro! Acresce ainda veículo para uso total (manutenção incluída) e telemóvel
]
PS 1 - Já me senti tentado há um tempo atrás quando ele me desafiu por ter saído um vendedor, mas depois não tive coragem, até porque sei que ele é "melgado" a todas as horas, incluindo nas férias e à noite
)]
PS 2 - Quando está em formação ganha apenas o ordenado correspondente.
ATENÇÃO:
Isto são so ganhos de um vendedor! Do resto (cocnessão) não faço ideia!!![8)]