Gaóleo vs Gasolina

RickSanchez

New member
Boas,

Ando a pensar comprar um carro novo e queria saber, mais ou menos, qual seria a melhor escolha para mim (Gasóleo vs Gasolina).

Estou inclinado a comprar um Seat Leon e, neste caso, tenho a opção de comprar um motor 1.6 TDI ou um 1.0 TSI. O que eu queria saber (para além das vantagens e desvantagens obvias entre gasolina e gasóleo) era o quão problemático é que os filtros de partículas ainda são e se os motores TSI (turbocharged) são problematicos.

Na Internet existem muitos artigos a explicar porque é que tanto os filtros de particulas como os Turbocharged acabam per trazer problemas de manutenção a longo prazo desnecessariamente mas muitos destes artigos têm ja 5 anos e queria saber se alguma destas "tecnologias" ja é mais fiavel agora do que há 5 anos.

Em média costumo fazer 15.000 kms por anos por isso tanto um motor como o outro funcionavam para mim, mas o facto de a qualquer momento poder passar a fazer viagens mais curtas deixa-me mais inclinado para o TSI (também nunca conduzi uma carro a gasolina :/ )

(EDIT: eu ja vi que tenho gasoleo mal escrito no titulo do topico mas nao consigo edita-lo :( )

Última edição:
Olá RickSanchez.
Comprei no mês passado um Audi a3 com esse motor 1.0 TFSI. Como tenho há pouco tempo, não sei responder-lhe sobre a fiabilidade do motor. Mas por enquanto estou super satisfeito com o mesmo. Consumos 6.4l/100, motor silencioso e suave (só mesmo ao arrancar a frio se ouve mais, mas nada de especial). Não é um carro de corrida, mas tem uma boa aceleração e anda bem em AE.

Fico contente por saber que ficaste bem servido,

pelo que tenho lido na net um filtro de particulas acaba por ser uma bomba relogio por muito cuidado que se tenha, e depois para o substituir é uma nota preta e um TSI parece me ser mais fiável caso se tome as precauções devidas.

Alguem mais que tenha um carro com estas caracteristicas é capaz de descrever a sua experiencia?

Última edição:
Quem quer carro pra durar, sem chatices e com pouca depesa de manutenção, só tem uma opção que se resume a 3 palavras - japonês, gasolina, aspadinho. Tudo o resto é estrada pra a miséria. Os concssionários que juram que esses bonsais turbo são a 8a. Maravilha estão desde o primeiro dia à espera de meter turbo novo e facturar.

Se o teu percurso for auto estrada e alguns KM seguidos (+20 por exemplo) não deverás ter problemas com o filtro de partículas.

Se o teu percurso não tiver nada a ver com o que eu disse em cima nem equaciones o a gasóleo.

Esse 1.0 115cv vai-te fazer sem problemas médias de 6.

Conheço um Polo com o esse motor mas 90cv e consegue sem problemas médias de 5.5 (carnaxide - amadora) todos os dias .

Quem quer carro pra durar, sem chatices e com pouca depesa de manutenção, só tem uma opção que se resume a 3 palavras - japonês, gasolina, aspadinho. Tudo o resto é estrada pra a miséria. Os concssionários que juram que esses bonsais turbo são a 8a. Maravilha estão desde o primeiro dia à espera de meter turbo novo e facturar.

nunca vi tanta asneira junta...:sh)

Podes dar a tua opiniao? isto parece ser um topico controverso

não é um topico controverso, há sempre é alguns user's que gostam de meter em picardias ao invés de ajudar... já é normal quando se mete um assunto como o teu entre optar por um gasolina ou gasóleo...

como já foi dito para os km's andas em media anualmente tanto um como outro são opções a ter em conta, mas o factor determinante é o tipo de percursos diários, se forem longos opta por gasóleo, agora se for curtos a opção gasolina é a melhor opção...

15 mil km estás realmente no limite onde podes escolher um ou outro, e há muito mais em jogo do que o FAP ou o turbo que podem dar problemas, e que neste momento não passam de meras suposições.

Indo a questões mais objectivas e realistas:
- vais comprar novo ou usado?
-qual a diferença de custo de aquisição entre os 2 (compra + juros, se for o caso)?
- quantos anos e km's pretendes manter o carro? para ver até que ponto precisas de te preocupar com a história do FAP.
- quantos anos de garantia tens num e noutro?
- Que tipo de percursos vais fazer e que tipo de condução vais ter? Se tiveres pé pesado, aumentas o consumo em ambos, mas pior no gasolina, que também é mais cara.

E uma pergunta mais subjectiva:
- O que valorizas na condução? Se nunca conduziste um carro a gasolina não sabes bem ao que vais, e aqui há quem prefira um ou outro.

Se fosse para mim, a pergunta "subjectiva" teria um importante peso, aliada a algumas das "objectivas", mas eu não me importo de pagar mais na bomba para andar a gasolina.
No entanto há quem prefira o contrário, que tem um elevado peso na decisão.

Ninguém pode esperar seriamente obter feedback objectivo e que realmente ajude sem ele próprio deixar o máximo de informação útil possível. Não vi nem uma palavra sobre o tipo de utilização típica que o carro irá ter. Assim é difícil, já que este é um fórum de automóveis e não de adivinhos...

Em principio ia fazer 60 kms diarios, 30 de ida e 30 de volta e vou comprar usado, estava mais inclinado para gasolina porque parece me mais flexível. Mas e como dizem nao tenho grande ideia para o que vou porque nunca conduzi um a gasolina

Conduz os 2.

Irei ficar surpreendido se no final, preferires o TDI. Em comparação, o TDI é mais desagradável de conduzir, a todos os níveis face ao TSI.

A única vantagem é a poupança na bomba. Mas isso é fazer contas, quantos anos demoras a gastar o que poupaste no TSI em gasolina, quantos km da essa diferença? Aí irás ver se compensa ou não.

Mas digo já que conduzindo os 2, irás ficar com as dúvidas esclarecidas. O 1.0 TSI está a vender bastante bem e a tirar mercado ao TDI, tanto é que tiveram de parar a AutoEuropa por falta de material para os TSI visto que a procura e maior que a esperada e não conseguiram garantir perante fornecedores o material. Isto no T-Roc.

Na Internet existem muitos artigos a explicar porque é que tanto os filtros de particulas como os Turbocharged acabam per trazer problemas de manutenção a longo prazo desnecessariamente mas muitos destes artigos têm ja 5 anos e queria saber se alguma destas "tecnologias" ja é mais fiavel agora do que há 5 anos.
E esses artigos escritos há 5 anos, foram baseados em situações que aconteceram na sua grande maioria também 5 anos antes dos mesmos.
Ou seja, são textos que falam de tecnologias com 10 ou mais anos, que estavam praticamente em inicio de vida.

Voltar
Superior