Garantia de produto comprado dentro da UE

onesolo

New member
Boas,

À umas semanas atras comprei um produto atraves duma loja online num país dentro da União Europeia.

A marca do produto que comprei tem representação em Portugal, através duma empresa, e assistência técnica através de outra empresa.

Ora o que consta é que a marca através da representação portuguesa se recusa a dar assistência a produtos comprados fora de Portugal.
Como esta existem muitas outras marcas que seguem a mesma politica ao contrario de outras que não têm problemas em dar garantia a produtos comprados la fora, ie Sony Nokia etc...

Que eu saiba essas empresas assim não estão a seguir a lei portuguesa e comunitária que obriga as empresas darem assistência técnica a produtos comprados dentro da UE e até dois anos após a compra, ou estarei errado??

Ora o que pretendo saber é se alguém ja esteve na mesma situação e conseguiu resolver esta situação?
Se sim, que argumentos apresentou para contrariar e obrigar a empresa a cumprir a lei?

Ainda não me desloquei à assistencia técnica do produto, mas precisava de aconselhamento vosso para a eventualidade de ter q levar algo, algum documento da lei etc, para contra-argumentar a posição deles.

Se me puderem ajudar agradecia...

Se algum importador se recusar a dar assistência técnica ao abrigo da garantia de uma marca por si representada, podes manifestar a tua reclamação por escrito, no tal livro vermelho e ao mesmo tempo enviar uma informação sobre o sucedido directamente á marca, o mais detalhado possível. [;)]
Se tiveres alguma lei nacional ou europeia que regulamente a assistência a produtos em garantia, não esquecer de a mencionar na folha de reclamação.

Até parece que compraste uma máquina fotográfica Nikon... Eles também gostam de complicar, mas só mesmo cá em PT...

É que ia mesmo dar a Nikon como exemplo...[:D] cheguei tarde.

Tive um problema com uma máquina fotográfica Nikon comprada no UK, e quando fui ao J. Matos para a enviar para reparação, foi muito complicado...

Até parece que compraste uma máquina fotográfica Nikon... Eles também gostam de complicar, mas só mesmo cá em PT...

É que ia mesmo dar a Nikon como exemplo...[:D] cheguei tarde.

Tive um problema com uma máquina fotográfica Nikon comprada no UK, e quando fui ao J. Matos para a enviar para reparação, foi muito complicado...

Não, não é Nikon mas sim um produto de marca Marantz...
Mas ja agora, conseguiste que te reparassem o produto?? Com q argumentos?? Apresentaste alguma lei?? Se sim, qual (e levaste mesmo em papel ou foi so de boca)??

Por acaso tb tou a pensar em comprar uma camera da Nikon, mas tb ja sabia q vou ter os mesmos problemas caso compre la fora...

Se algum importador se recusar a dar assistência técnica ao abrigo da garantia de uma marca por si representada, podes manifestar a tua reclamação por escrito, no tal livro vermelho e ao mesmo tempo enviar uma informação sobre o sucedido directamente á marca, o mais detalhado possível. [;)]
Se tiveres alguma lei nacional ou europeia que regulamente a assistência a produtos em garantia, não esquecer de a mencionar na folha de reclamação.
O problema tambem é esse, tenho visto no google mas é tudo muito escasso.
Alguem me sabe dizer quais as leis q regulamentam este assunto??

Mas ja agora, conseguiste que te reparassem o produto?? Com q argumentos?? Apresentaste alguma lei?? Se sim, qual (e levaste mesmo em papel ou foi so de boca)??

Confesso que na altura não me tive para chatear... já conhecia a incompetência do J. Matos e muitos Nikonistas se queixavam dessas dificuldades.

Com 2 viagens a Badajoz entreguei e levantei a máquina num agente da Finicon e resolvi o problema.

A última Nikon que comprei já foi comprada com garantia europeia dada pela Finicon, pelo que se surgir algum problema (bater 3 vezes na madeira) nem quero saber da representação em Portugal...

Por acaso tb tou a pensar em comprar uma camera da Nikon, mas tb ja sabia q vou ter os mesmos problemas caso compre la fora...

O problema tambem é esse, tenho visto no google mas é tudo muito escasso.
Alguem me sabe dizer quais as leis q regulamentam este assunto??

O melhor a fazeres é enviarem um mail á Marantz com todos os detalhes do aparelho e a perguntar se a validade da garantia europeia da marca se aplica ao importador em Portugal.
Se a resposta for positiva, pegas numa copia da resposta e espetas na cara do importador.
Se depois ele se recusar a assumir uma garantia aceite pela marca que representa, então depois poderá ter que arcar com as consequências [;)]

Já agora, a lei agora obriga a que a reparação seja feita em 30 dias. Mas não específica se são úteis ou de calendário.

Eu ia jurar que há uma lei qq que fala de prazos e que diz que prazos abaixo de X dias são considerados úteis e acima disso, de calendário.

Mas neste caso das garantias, o prazo é útil ou não?

Que eu saiba essas empresas assim não estão a seguir a lei portuguesa e comunitária que obriga as empresas darem assistência técnica a produtos comprados dentro da UE e até dois anos após a compra, ou estarei errado??
não há garantias de 2 anos por ter sido comprado na união europeia. tens a garantia internacional (normalmente 1 ano). 2 anos só se comprasses em portugal. ou então se mandares a máquina para o país onde a compraste, se lá a garantia tiver 2 anos.

união europeia não é equivalente a 2 anos de garantia.
no reino unido a maior parte das coisas é corrida a 1 ano de garantia e já vais com sorte [:D]

Já agora, a lei agora obriga a que a reparação seja feita em 30 dias. Mas não específica se são úteis ou de calendário.
dia "30 dias", ou seja são seguidos. o consumidor tem de receber o bem até 30 dias. não é complicado [;)]

mas no caso em concreto, não há 30 dias para ninguém. quem tem de dar os 30 dias é a loja que vende o produto, mas a loja não é portuguesa por isso não tem de cumprir nenhuma dessas regras. o reparador da marca em portugal não fez parte do processo de venda do aparelho e por isso não tem nenhuma obrigação de reparar um produto comprado no estrangeiro em 30 dias.

Só que quem tem que dar garantia ao abrigo da lei é o vendedor do bem, a marca só tem que dar garantia nos termos que quiser desde que se comprometa a tal.
Para compras internacionais tens garantia de um ano mediante a lei portuguesa, (não tenho a certeza) só que há um problema a lei portuguesa só é válida em Portugal, resta saber se há alguma convenção internacional de qualquer tipo e se tal convenção já está transcrita e regulado na lei do outro país.
Saindo do tema garantia, não se é obrigado a aceitar um serviço que não se quer prestar.

não há garantias de 2 anos por ter sido comprado na união europeia. tens a garantia internacional (normalmente 1 ano). 2 anos só se comprasses em portugal. ou então se mandares a máquina para o país onde a compraste, se lá a garantia tiver 2 anos.

união europeia não é equivalente a 2 anos de garantia.
no reino unido a maior parte das coisas é corrida a 1 ano de garantia e já vais com sorte [:D]

Errado!

Ver aqui.

Algumas citações:
"(...)Na realidade, todos os bens de consumo vendidos na UE têm obrigatoriamente de incluir uma garantia válida por dois anos (Directiva 1999/44/CE). Em alguns países, a validade da garantia pode ser mais alargada e alguns fabricantes optam por oferecer um período de garantia mais longo.(...)"
"(...)Quando adquire um bem ou serviço por correio, telefone, fax ou através da Internet, a um comerciante profissional, beneficia dos mesmos direitos em matéria de garantias do que numa loja.(...)"

Back