Gasoleo e Gasolina

danielzeb

New member
Boas

Hoje no trabalho estava a falar com um colega sobre isto e acabámos por ficar os dois na dúvida. Um motor a gasolina não funciona a gasóleo e vive versa, mas porque? E em caso de engano estraga alguma coisa?

No caso do motor a gasolina acho que é por o gasóleo não inflamar com a faisca das velas, mas não tenho a certeza.

Obrigado

um motor a gosolina nao tem uma das peças mais importantes que o mator a gasoleo tem que é bomba inectora que mete o gasoleo no motor a um certa pressão, alem das outras coisas, assim sendo o motor a gasolina nao pode trabalhar com o gasoleo ...

Gasolina: precisa de faisca para que haja ignição do combustível, daí ter as velas.

Gasóleo: a detonação do combustivel é feita por compressão.

Last edited:
Gasolina: precisa de faisca para que haja detonação do combustível, daí ter as velas.
Lá está a confusão entre ignição e detonação![:p]

A detonação acontece precisamente quando a ignição se verifica fora do tempo da faísca (normalmente, antes).[;)]

Last edited:
um motor a gosolina nao tem uma das peças mais importantes que o mator a gasoleo tem que é bomba inectora que mete o gasoleo no motor a um certa pressão, alem das outras coisas, assim sendo o motor a gasolina nao pode trabalhar com o gasoleo ...

Um motor de injecção directa a gasolina mais recente não faz exatamente isso? Injecta a gasolina para dentro do cilindro?

Pelo que explicaram, gasolina dentro de um motor diesel, afoga porque esta não detona por compressão e calor, certo?

Boas

Hoje no trabalho estava a falar com um colega sobre isto e acabámos por ficar os dois na dúvida. Um motor a gasolina não funciona a gasóleo e vive versa, mas porque? E em caso de engano estraga alguma coisa?

No caso do motor a gasolina acho que é por o gasóleo não inflamar com a faisca das velas, mas não tenho a certeza.

Obrigado

Aqui está a resposta a todas as dúvidas!
HowStuffWorks - Sob o capô

Boas

Obrigado

Injecção
Gasolina - Combustivel e ar são sugados para o motor pela descida dos pistons.
Gasoleo - Apenas o ar é sugado para o motor pela descida dos pistons, o gasoleo é injectado pela bomba de combustivel.

Compressão
Gasolina - A mistura (ar e gasolina) é comprimida até cerca de 8 a 12 vezes menos o seu tamanho.
Gasoleo - A mistura (ar e gasoleo) é comprimida até cerca de 14 a 25 vezes menos o seu tamanho.

Expansão
Gasolina - A mistura queima com uma faisca libertada pela vela.
Gasoleo - A mistura queima ao ao ser sujeita a pressão e calor extremos.

Escape
Praticamente identico.

Em resumo, gasoleo não queima em motores a gasolina por falta de pressão e gasolina não queima em motores a gasoleo por falta de fonte de ignição a.k.a. faísca. Isto pode não ser necessáriamente assim.

Last edited:
Já percebi.

Gasoleo num motor a gasolina afoga o motor e não estraga.
Gasolina num motor a gasoleo detona fora de tempo e estraga as partes moveis e bloco.

certo?

Last edited:
O que é certo é que custou a pegar.... so mesmo de empurrão... deitou uma fumarada enorme... e ainda hoje anda sem problemas.... (diesel so daquela vez). Acho impressionante. O que é certo é que não fazia isso na minha vespa 50cc.
Aquela era uma 150, talvez tenha mais resistência a esse tipo de aventuras.

Back