Gasoleo Vs Gasolina

aalito

Banido
Muito se tem discutido sobre Gasoleo Vs Gasolina, há quem defenda a gasolina outros o gasoleo, eu tenho defendido o gasoleo. Mas admito estar errado e gostava de perceber com numeros em que condições um carro a gasolina compensa em relação a um carro a gasoleo.

O argumento que tenho visto é que a diferença de preços entre um carro a gasolina e o mesmo carro a gasoleo chega para pagar muita gasolina, mas esse argumento para mim é muito fraquinho e não encaixa na minha forma de pensar. Explicando:

Imaginando que eu quero comprar um carro, tenho 15000€ de orçamento e vou fazer 10000km ano. Para quem diz que posso poupar 2 ou 3 mil euros na compra da versão a gasolina eu diria, mas o meu orçamento é 15000€ e não 12000€, porque com 120000€ eu também posso comprar um carro a gasoleo. Esclarecido este ponto, eu poderia comprar um carro a gasoleo com 15000€ ou um a gasolina com 15000€.

Depois desta compra feita e fazendo apenas 10k por ana que vantagens tenho eu de andar a gasolina ou a gasoleo?

A mim pessoalmente, depois dos 150000€ gastos, parece-me vantajoso andar a diesel, pela poupança no combustivel e pela venda à postriori.

O que acho estranho é essa argumentação do orçamento. Se não fores um gastador compulsivo e guardares os 3000 da diferença que falas, terás de os recuperar na diferença entre os custos de andar a gasolina ou a gasoleo.
Além disso um carro não gasta só combustivel, há toda uma séria de custos associados ao uso de um carro. Ao contrário do que muitos pensam o combustivel muitas vezes nem representa 1/3 dos custos de um carro. É claro que também há casos em que o custo de combustivel representa 70 ou 80 % dos custos.
Cada caso é um caso e cada um terá de fazer as suas contas. Se as souber fazer[;)]

Para 10.000 por ano comprava a gasolina. É fazeres as contas, há simuladores na net que te podem ajudar se não o quiseres fazer tu.

Last edited:
Muito se tem discutido sobre Gasoleo Vs Gasolina, há quem defenda a gasolina outros o gasoleo, eu tenho defendido o gasoleo. Mas admito estar errado e gostava de perceber com numeros em que condições um carro a gasolina compensa em relação a um carro a gasoleo.

O argumento que tenho visto é que a diferença de preços entre um carro a gasolina e o mesmo carro a gasoleo chega para pagar muita gasolina, mas esse argumento para mim é muito fraquinho e não encaixa na minha forma de pensar. Explicando:

Imaginando que eu quero comprar um carro, tenho 15000€ de orçamento e vou fazer 10000km ano. Para quem diz que posso poupar 2 ou 3 mil euros na compra da versão a gasolina eu diria, mas o meu orçamento é 15000€ e não 12000€, porque com 120000€ eu também posso comprar um carro a gasoleo. Esclarecido este ponto, eu poderia comprar um carro a gasoleo com 15000€ ou um a gasolina com 15000€.

Depois desta compra feita e fazendo apenas 10k por ana que vantagens tenho eu de andar a gasolina ou a gasoleo?

A mim pessoalmente, depois dos 150000€ gastos, parece-me vantajoso andar a diesel, pela poupança no combustivel e pela venda à postriori.

Fica a ressalva da questão dos 15.000 vs 12.000... e como mero exemplo... [;)]

A questão a colocar-se, é ter o mesmo carro (tirando a motorização), em que a versão diesel custa 15.000€ e a versão a gasolina, os 12.000€ (partindo do princípio, que tenham também potências/cavalos, similares).

Se conseguires comprar um carro sem:

MAF
FAP
Injectores de alta pressão
Volante bi massa
Turbo
EGR
Bomba de alta pressão

Isso é que é capaz de ser um bom negócio.

Para 10.000 por ano compra a gasolina. É fazeres as contas, há simuladores na net que te podem ajudar se não o quiseres fazer tu.

Ora uns exemplos:

Para quem quiser, ficam a seguir máquinas calcular, para comparar a partira de que quilometragem se torna vantajoso.

in: http://forum.autohoje.com/forum-geral/116568-gasoleo-vs-gasolina-4.html#post1067154699

Se conseguires comprar um carro sem:

MAF
FAP
Injectores de alta pressão
Volante bi massa
Turbo
EGR
Bomba de alta pressão

Isso é que é capaz de ser um bom negócio.

Prá confusão... dos itens acima descritos só substitui a maf 1 vez... de resto nada.
Peugeot 306 hdi 1999 270.000km

jbarbosa

Se tiveres uma atividade que te permita colocar despesas de combustível podes fazer as contas que quiseres e os kms que quiseres mas só podes colocar o gasóleo como despesa numa % como tal não existe muito a dizer, diria que grande parte dos veículos que rolam atualmente com idades entre os 4 e 5 anos estão nessa situação como tal não vejo onde anda sempre tanta celeuma por causa deste assunto. Se isso não o teu caso é muito fácil fazer as contas e quase de certeza que para o eu vais andar a gasolina é a solução ideal.

f0dkr6.jpg

Estive a ver as calculadoras, e chego à conclusão que apenas pode compensar comprar um carro a gasolina se este custar menos que o carro a gasoleo.

Se os valores forem iguais, um carro a gasoleo compensa a partir do 1º km feito.

O argumento do carro a gasolina ser mais barato na compra vale zero, porque se eu comprar hoje um carro a gasolina e um a gasóleo e os vender daqui a dois anos lá se foram os 3000€ de poupança do carro a gasolina. Se por outro lado comprar gasóleo e gasolina e os mantiver por muito tempo também vai compensar mais a gasóleo.

Carro a gasolina para mim só compensa em 4 situações:

-É novo e bem mais barato na compra do que um a gasóleo e é para manter indefinidamente como carro de trajetos curtos, ou seja, é para apodrecer em casa.
-É velho mas é quase oferecido e é para fazer trajetos curtos.
-É um desportivo e é comprado pelo prazer de condução. Ah! E no dia em que se decidir vender é melhor estar sentado ao receber o valor que dão por ele...
-É comprado mais barato que um diesel equivalente e já vem a GPL ou a diferença dá para o por a GPL, no entanto não pode ser para fazer poucos km's, mesmo que seja para manter por muito tempo porque se for para trajetos curto o GPL compensa zero.

Nunca entendi a aversão ao diesel que há neste fórum, os argumentos costumam ser:

-Para poucos km's compensa mais gasolina - Muitas vezes é mentira como disse em cima.

-Barulhentos e pouco refinados - Mentira mais uma vez, qualquer diesel moderno que se preze é tão ou mais silencioso que um carro a gasolina.

-Manutenções caras - Caras são todas, poderão ser mais caras se houver problemas, de MAF's e FAP's mas em manutenções normais não se verifica. Além disso os carros a gasolina modernos vêm com turbos e sistemas de injeção xpto que dão problemas como nos diesel.

Não vejo razão para ser obcecado com diesel/gasolina. Cada combustível tem a sua vantagem e desvantagem, e depois também é uma questão de gosto, há quem goste mais do prazer de condução de um carro a gasolina e há quem goste mais da linearidade e disponibilidade de um carro a diesel...

Por acaso a mim deu-me exactamente o mesmo. E acho que essas calculadoras estão vocacionadas apenas para a compra de um carro novo. Se for usado os termos são outros e de qualquer forma acaba por indicar que compensa o diesel, independentemente dos km's feitos.

Mas há outras opções:

GPL
Gás Natural
Hibrido eléctrico/gasolinia
Hibrido eléctrico/gasóleo
Hibrido eléctrico/GPL
Hibrido plug-in
Eléctrico

Fiz todas as contas e foi surreal!!!

Como ja sabia, (compro carros sempre novos), o diesel NUNCA me compensa, para os meus casos (atenção)[:D]

Se colocar a GPL, então só me compensa diesel aos 15 anos!!![:)]

Eu vou comprar um carro, imaginemos que eu quero um BMW 116D, chego lá e pedem-me 35000€, olho para o lado e vejo o 1.2gasolina por menos 5000€ e penso, espera lá, eu com 5000€ consigo andar 10 anos a meter gasolina à borla. Saio do stand e tenho em frente o stand da Fiat, entro e vejo lá um punto 1.0 a gasolina e só custa 10000€ e penso, espera lá, eu com 25000€ ando 40 anos a meter gasolina à borla. (não liguem às motorizações é meramento académico)

Eu não compreendo quem vai ao stand comprar um carro a diesel (entenda-se que tem o orçamento para o comprar a crédito ou a pronto) e acaba por comprar a versão de gasolina só porque é mais barata... Porque não comprar então um segmento acima a gasolina com o orçamento inicial?????

Last edited:
Back