Gasolina SUPER / 95 / 98

c220cdi

New member
Boas ppl!

Como muitos devem saber, em PT tenho uma carrinha Fiat Tempra SW 1.4 ie, e desde que foi comprada (nova), tem sempre levado com S/chumbo 98. Haverá algum problema se eu utilizar 95 em vez de 98? É que daqui a nada estou a ir de férias para Portugal e faco mais kms com ela em 2 semanas do que o meu pai em 5 meses :D. Agradeco as vossas opinioes! Um abraco [8D]

acho que não há nenhum problema, mas verifica as especificações do fabricante!

Já agora, fala-me um pouco da tua tempra, virtudes e defeitos, problemas etc...

um amigo meu tá numa de comprar uma mas não conhece nepias...!!!;)

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

Pois, vou verificar no manual de instrucoes.
Quanto á carrinha, o motor é um 1.4 ( de 69cv acho eu), é uma arrastadeira do caracas e bebe feita doida (10l /100km). É a ultima versao fabricada ( iberty) e veio com muitos extras, mas alguns já nao funcionam:
- Tecto de abrir eléctrico serve para enfeitar
- Alarme foi desligado porque tocava quando lhe apetecia

Ja levou 2 reparacoes ao motor, bomba de agua, correias e da ultima vez que fui a Lisboa fiquei sem travoes perto da rotunda do Areeiro (ainda nao soube porque), a luz que ilumina o conta quilómetros já era, assim como a luz da consola central.
Quando passo dos 130 km/h a porta traseira do lado direita treme feita doida, mas escusado será dizer que nao passo dos 110 com ela.
Ultimamente anda com uma luz vermelha acesa no painel (injeccao), e perde forca quando a luz mágica se acende.
Resumindo e concluindo, so ainda a temos porque o meu pai faz aprox 20 kms por semana, mas sem dúvida que Fiat, nunca mais! [8]

P.S -> Isto é so a minha carrinha, as outras nao sei ;)

Um abraco [8D]

citação:Originalmente colocada por c220cdi

Quanto á carrinha, o motor é um 1.4 ( de 69cv acho eu), é uma arrastadeira do caracas e bebe feita doida (10l /100km). É a ultima versao fabricada ( iberty) e veio com muitos extras, mas alguns já nao funcionam:

Ja levou 2 reparacoes ao motor, bomba de agua, correias e da ultima vez que fui a Lisboa fiquei sem travoes perto da rotunda do Areeiro (ainda nao soube porque), a luz que ilumina o conta quilómetros já era, assim como a luz da consola central.
Quando passo dos 130 km/h a porta traseira do lado direita treme feita doida, mas escusado será dizer que nao passo dos 110 com ela.
Ultimamente anda com uma luz vermelha acesa no painel (injeccao), e perde forca quando a luz mágica se acende.
Resumindo e concluindo, so ainda a temos porque o meu pai faz aprox 20 kms por semana, mas sem dúvida que Fiat, nunca mais! [8]

Um abraco [8D]

Por acaso lembro-me de um vizinho meu que também tinha uma na versão "liberty", e lá está não era uma grande máquina mas pronto até que era porreirita e não me lembro de alguma vez o ver apeado. ;)
Mas lá está cada caso é um caso...

citação:Originalmente colocada por TS

citação:Originalmente colocada por c220cdi

Um abraco [8D]

Por acaso lembro-me de um vizinho meu que também tinha uma na versão "liberty", e lá está não era uma grande máquina mas pronto até que era porreirita e não me lembro de alguma vez o ver apeado. ;)
Mas lá está cada caso é um caso...

Exacto, nao pretendo generalizar a Fiat, apenas o relato da minha carrinha, já agora, tem 170 mil kms e tem quase 12 anos ;) Só a vendemos quando parar de vez, até lá, está aí para as curvas. Ah e deixou me apeado uma vez em 12 anos :D :D

Tive aqui a pensar e só disse os pontos negativos do carro. Agora os positivos:

- É confortável e vem com o apoio de bracos á frente e a atrás o que aprecio bastante.
- Espacosa q.b, as coisas que já nao enfiei lá pa dentro! :D Com os bancos de traseiros rebatidos é um mimo [8D]
- A direccao assistida é bastante agradável, até podemos conduzir com um dedo.

Nao me lembro de mais nada de momento, caso lembrar me acrescento!

Um abraco [8D]

obg,por acaso ja me espetei com um tempra, e achei confortavel, o comportamento era péssimo.....

mas e fiabilidade de motor??quantos km tem o teu?bebe muito oleo?

Lixo. Perdão.. 95 serve muito bem e recomenda-se. Desde o Fiat uno 0.9 que é da geração desse motor cansado de "respirar" para um frasquinho até ao 1.8 e 2.0... VIN ZAR...155... esses motores nunca foram exigentes, são tão bons novos como com os pistões a abanar como cancelos... bota pra lá que ele queima e não vai ser por aí!!!

Troca:S/chumbo 98 por s/chumbo 95

Troca:S/chumbo 98 por s/chumbo 95

Quais os possiveis problemas (se houver algum), para além da perda de rendimento da troca da 98 pra 95...

No meu caso o carro em questão é 1 rover 213... Já me disseram que perdia algum andamento e nada +...Isto foi me dito por quem já teve 1 e mal acabou a "super" passou a por sempre 95... se realmente for só isso até ponderava a mudança!

Obrigada pelas respostas[;)]

lol sopa nisso os ganhos com 98 n são significativos e prejudicas a carteira

A minha duvida é só mesmo pelo fabricante (manual do carro[:D] ) indicar as 98 octanas...
De resto também acho que não deverá trazer nenhum problema mecânico! Mas + opiniões sempre ajudam [;)]

Nunca usaste um carro fraco certamente para dizeres isso. A diferenca entre ambas é muito significativa. Nao se poupa nenhum dinheiro a usar gasolina 95 pq tem de se carregar mais no acelarador.

Nunca usaste um carro fraco certamente para dizeres isso. A diferenca entre ambas é muito significativa. Nao se poupa nenhum dinheiro a usar gasolina 95 pq tem de se carregar mais no acelarador.

Isso acontece na puplicidade que as gasolineiras fazem...
Na realidade o que acontece é o seguinte: Um carro faz sempre médias superiores quando anda com gasolina 98, além da gasolina 98 ser mais cara do que a 95, logo é perder a dobrar...

Isso acontece na puplicidade que as gasolineiras fazem...
Na realidade o que acontece é o seguinte: Um carro faz sempre médias superiores quando anda com gasolina 98, além da gasolina 98 ser mais cara do que a 95, logo é perder a dobrar...
em portugal a qualidade da gasolina de 98 octanas face á de 95 n é significativa...
n t preocupes...
mete mazé 95 k é mais barata! se for dakela dos hipermercados, inda melhor! lol

já... ja tive 1 carro fraco a gasolina e usei 95 e 98... é certo que era preciso carregar - para o mesmo andamento... mas daí a n poupar a por n95... duvido... pelo menos com o meu andamento... o meu pai punha sp 98 pq para o calmissimo andamento dele gastava pco

Depende do carro. Eu, num carro que gastava gasolina super, tenho consumos mais elevados com 95. Aliás, e para dissipar quaisquer dúvidas, com 10 euros de 98 faço mais 10km do que com 10 euros de 95.

Portanto para mim compensa. Noto o motor mais cheio a baixa rotação, mais suave, e poupo dinheiro. Agora, isto não é regra geral. Cada pessoa tem de testar no seu carro se a 98 compensa ou não.

Eu quando tinha o corsa que ainda era de carburador notava a diferença pois com a 95 o carro "soluçava" mais em baixas rotações

Back