Gasolina

joaosantos5

New member
Boas tardes,

Peço antes de mais desculpa pelo incomodo, andava a ver carros a gasolina como Corsas C/206/Clios, mas deparei-me com algo que nao estava a espera, ao fazer uma pesquisa mais profunda deparei-me com informações que o 206 1.1 a gasolina por exemplo consome cerca de 8L/100 em cidade, alguem que os tenha, ja os teve ou tem conhecimento sabe se isso é normal?
Sera que os outros dois modelos andaram pelos mesmo valores?
Eu sabia que carros a gasolina consumiam mais, mas na minha ideia 8L é um pouco exagerado, eu apontava mais para uns 6L

Eu sempre tive carros a gasoleo dai não ter qualquer noção de carros a gasolina

Cumprimentos,
João

Se fizeres apenas e só cidade em pára-arranca, ou seja, só em hora de ponta, acredito facilmente que sim. Esse e muitos outros. Se for um uso menos intensivo, ficarás na casa dos 7 e pouco. Em estrada aberta, consegues 6 litros baixos.

há um delta entre motores pequeno e peso do carro, que não é assim tão óbvio para quem não é dado a assuntos de carros

1.1 num 206 contra p.e um 1.4 num honda civic de 2001, é capaz de ser melhor o civic ou ela por ela
8L nem cidade não é mto.
8L de média um talvez bocadito mas não mto.

Tb há que ver as coisas à luz de qd esse modelos saíram. hoje gastariam 5L

Boas tardes,

Peço antes de mais desculpa pelo incomodo, andava a ver carros a gasolina como Corsas C/206/Clios, mas deparei-me com algo que nao estava a espera, ao fazer uma pesquisa mais profunda deparei-me com informações que o 206 1.1 a gasolina por exemplo consome cerca de 8L/100 em cidade, alguem que os tenha, ja os teve ou tem conhecimento sabe se isso é normal?
Sera que os outros dois modelos andarão pelos mesmo valores?
Eu sabia que carros a gasolina consumiam mais, mas na minha ideia 8L é um pouco exagerado, eu apontava mais para uns 6L

Eu sempre tive carros a gasoleo dai não ter qualquer noção de carros a gasolina

Cumprimentos,
João

andaram é passado. [;)]

esses carros, pegando na palavra, são de um passado já algo longínquo e sim, é normal consumirem mais um bocado se for em cidade, especialmente com semáforos e trânsito. o 1.1 gastar-te-á sempre uns 7,5ts e um 1400cc, por exemplo, andará pelos menos valores, precisamente por não ter que esforçar tanto. já tive alguns motores desses, quer 1.1 e 1.4 e mesmo do grupo psa e sempre preferi motores maiores, que na teoria gastarão praticamente o mesmo se souberes trabalhá-los.

a gasóleo tens que tirar sempre 1 litro e meio, por vezes 2 litros à equação.

Os motores a gasolina são menos eficientes que os congéneres a diesel, por outras palavras, os motores gasolina precisam de mais volume de combustível para exercícios semelhantes.

Claro que existem imensos fatores que influenciam o consumo.

Hoje, os pequenos motores a gasolina turbinados, conseguem bons valores de consumo, devido, sobretudo, a cxas longas e softwares adequados ao efeito. Isto é válido para utilizações em velocidades relativamente baixas e estabilizadas... Cenário diferente ocorre nas cidades...

Quanto aos motores em questão colocados pelo user, e embora não tenha QQ experiência, mas 8 litros de consumo ponderado, até me parece bastante razoável para uma utilização, digamos diversificada.

Bem pior que os consumos será a manutenção que esses velhotes possam precisar ou vir a precisar, pois o tempo é macaco com plásticos, borrachas, etc...

também não exageremos, não podem andar a consumir 10lts aos 100 carros de 1124cc de cilindrada e mesmo os 1400cc, sejam eles psa ou outros quaisquer. só se estiverem completamente desafinados! 8lts ainda vá que não vá, mas isso é o limite. a ford feia 1.4 da minha mulher andava a beber como uma desalmada, a consumir tanto como eu que faço quase 100kms por dia a diesel. no final do mês era praticamente tanto de gasolina como gasóleo e ela sáo andava aqui às voltinhas, com trajetos curtos de 1km, de 2kms, etc. foi para aranjar e agora está a consumir normalmente. não faço contas nem nunca fiz contas ao que ela gasta, mas seguramente não mais que 7,5.

por isso, se bem tratados, estes carros consomem o que têm que consumir, mas nada de outro mundo. para 5 a 10 mil kms a diferença entre fazer 7 ou 8 é irrisória no final do ano, mas mais que isso mais vale andar num 1.8 ou 2.0.

Os motores a gasolina são menos eficientes que os congéneres a diesel, por outras palavras, os motores gasolina precisam de mais volume de combustível para exercícios semelhantes.

Claro que existem imensos fatores que influenciam o consumo.

Tecnicamente a diferença não é pelo volume, é pela densidade do combustível.

Mais de 70% da diferença de consumo em litros deve-se a maior densidade do gasóleo.
O resto tem a ver com eficiência do ciclo diesel.

dei-me ao trabalhoi e fui ver. lá está, média geral de 6,80. menos meio litro mais meio litro, são os tais 6,5 a 7,5, dependendo dos trajetos, do trânsito, se tem muitas subidas ou não... muitos anos com esse e o irmão maior. já cheguei a consumir praticamente 5lts, como já andei a dar gás e foram 7,5lts, mas o normal é entre 6, 6,5. em cidade, como digo, andará sempre pelos 7 ou 7,5, desde que esteja afinado. velas e filtros ok e não tens chatices.

https://www.spritmonitor.de/en/over...2&power_s=60&power_e=60&gearing=1&powerunit=2

Desse trio, o Clio 1.2 deverá ser o mais poupado. O 206, depende da cidade...em Lisboa ou Porto e com muitos km em horas de ponta, chegará sim aos 7 altos / 8 (e os outros não andarão lá muito longe). Tive um 206 1.1 durante 9 anos, só em estrada conseguia fazer 5,x /100, com mais pára-arranca ia logo para os 6,x.. E isto andando sempre o mais possível em 4ª ou 5ª e sem grandes puxadelas nas 3 primeiras relações. 60 cv e um binário fraquíssimo não davam para mais.
Por comparação, passei desse para um Honda Jazz 1.4 i-vtec de 100 cv e, 10 anos depois, foi vendido com uma média acumulada de 5,4, se não me falha a memória.

lá está, mais cavalagem, mais binário, mais cilindrada... não esforça tanto o motor, não puxa tanto pelas rotações. nestes motores mais basicos não há milagres. é saber trabalhar com o conjunto caixa+pedal.

Voltar
Superior