Gelo!

Synd

Banido
Viva pessoal.

Vejam o vidro do meu carro hoje de manha, quando sai' para o trabalho:

30102008.jpg

Tem sido assim nos ultimos dias, e daqui para a frente a tendencia e' a piorar.

A minha pergunta e': para alem do obvio (limpar o gelo dos vidros e espelhos, e ter cuidadinho a andar na estrada), que outros cuidados ha' a ter com temperaturas tao baixas? O que fiz foi deixar o carro a aquecer enquanto limpava o vidro com agua quente (mas pouco quente, para nao o rachar), e mais nada.

Eu uso um raspador de gelo especifico e tenho uma escova para sacudir a neve, quando fazem nevões vai mesmo com a manga para ver se a neve sai mais depressa. [:D]

Um cartão de credito velho também ajuda a raspar gelo dos vidros.

Eu quando tenho assim o vidro é sempre com a agua da mangueira que também gelada e serve para retirar o gelo e o choque térmico não é tão grande, acho mais seguro que usar água morna.

Põe uma toalha de praia ou um tapete velho em cima do vidro, preso nas portas.

Depois é só sacudir e tá a andar... nada de gelo no vidro.

Essa brincadeira da água quente mas pouco quente pode sair cara, cuidado.

Tens autocongelante no radiador? Para que temperaturas?

Viva pessoal.

Vejam o vidro do meu carro hoje de manha, quando sai' para o trabalho:

Ver anexo 42997

Tem sido assim nos ultimos dias, e daqui para a frente a tendencia e' a piorar.

A minha pergunta e': para alem do obvio (limpar o gelo dos vidros e espelhos, e ter cuidadinho a andar na estrada), que outros cuidados ha' a ter com temperaturas tao baixas? O que fiz foi deixar o carro a aquecer enquanto limpava o vidro com agua quente (mas pouco quente, para nao o rachar), e mais nada.

isso é um K-series? cuidado com a junta e com os choques térmicos [:D][:D]

Álcool. Um pouco de álcool faz com que rapidamente isso descongele.

Claro que não é para deitar 5 litros de álcool no vidro e acender um isqueiro...[:D]

Obrigado a todos pelas respostas. Pelos vistos a 'agua (pouco) quente pode ser mesmo perigosa, mais do que imaginava. Hoje ia experimentar com 'agua fria (gelada, como sai dos canos nesta altura) mas a temperatura subiu e ja' nao tinha gelo no carro. Fica para a proxima. Entretanto tambem me falaram aqui no emprego dos tais sprays milagrosos, tenho que ver quanto custa isso e se fica em conta (cheira-me que nao).

A solucao da toalha/cartao parece-me boa, mas nao me resolve o problema dos espelhos, vidros laterais e vidro traseiro congelados (o traseiro e' relativamente facil de limpar com as resistencias anti-embaciamento).

Vou testar as varias tecnicas quando a noite voltar a gelar.

Em relacao ao liquido de refrigeracao, tenho uma fuga no radiador [8b] e por isso tive que atestar com liquido comprado ca', pelo que deve ser adaptado a estas latitudes.

E em relacao ao oleo? O que tenho no carro foi posto no Verao em Portugal, na Norauto (e e' da marca Norauto, mas nao sei exactamente qual - esta' apontado no carro). Acham que e' conveniente mudar para um mais proprio para climas frios? Tenho que fazer nova revisao daqui a 2000 km, por isso se calhar espero.

Tanto frio já? :S

És de que zona?

Sou de Lisboa [:p] mas vivo na Holanda/Eindhoven. Aqui as temperaturas ja' nao sobem acima dos 10 graus desde Setembro... e ultimamente, pouco sobem acima dos 4/5. 'A noite baixam abaixo de zero, e e' muito humido. De manha, quando acordo, esta' tudo gelado!

isso é um K-series? cuidado com a junta e com os choques térmicos [:D][:D]

Ja' li aqui no forum umas historias acerca disso, ja'. Nao sei que cuidados especiais ter, para alem dos que tenho (deixo aquecer um pouco ate' o ponteiro da temperatura acordar, e depois nunca faco aceleracoes fortes com o motor frio, e mesmo com ele quente so' quando e' necessario).

Em Portugal andava sobretudo de mota, pelo que sempre tive o habito de deixar o motor aquecer bem antes de andar (enquanto punha o capacete, luvas, etc.).

Caro amigo compra isto:
http://store.carcareeurope.com/product.php?productid=275&cat=0&page=1

spacer.gif
Elimina gelo e geadas. Com a sua composição especial, proporciona protecção contra o congelamento. Não ataca a pintura, borrachas ou cromados. Não contém metanol tóxico. Não contém silicones.

Voltar
Superior