Gira ddiscos

Poveiro

New member
Boa noite
Tenho um problema com gira discos e gostava de saber se podem ajudar.
É um ONKYO já com bastantes nos e que esteve parado muito tempo.
Quando ligo não arranca, é preciso girar vária vezes com a mão e depois lá arranca, por vezes tenho que tirar o prato e girar e girar com a mão a cabeça do motor. Após esta operação fica a trabalhar bem e com as rotações certas, porem dois ou três dias depois está na mesma.
Poem dar ma dica para resolver ?
Grato
Poveiro

Boa noite
Tenho um problema com gira discos e gostava de saber se podem ajudar.
É um ONKYO já com bastantes nos e que esteve parado muito tempo.
Quando ligo não arranca, é preciso girar vária vezes com a mão e depois lá arranca, por vezes tenho que tirar o prato e girar e girar com a mão a cabeça do motor. Após esta operação fica a trabalhar bem e com as rotações certas, porem dois ou três dias depois está na mesma.
Poem dar ma dica para resolver ?
Grato
Poveiro

O motor está a dar o berro e, normalmente, não dá para reparar. Motor novo.

Tens que ver se quando arranca se o motor girar e a correia não, é a correia que esta velha e perdeu tracção, se o motor no girar em principio é o motor é trocar o motor.

Última edição:
Pois, mas se fosse o motor, o problema existiria sempre, e não ficaria algum tempo a funcionar para falhar após algum tempo.
Dá mesmo a sensação que é a correia deformada pelo tempo que ficou parada numa mesma posição.

Só sabendo se o modelo em causa é direct ou belt drive.

Pois, mas se fosse o motor, o problema existiria sempre, e não ficaria algum tempo a funcionar para falhar após algum tempo.
Dá mesmo a sensação que é a correia deformada pelo tempo que ficou parada numa mesma posição.

Só sabendo se o modelo em causa é direct ou belt drive.

Depois de vencida a inércia, a 'força' necessária para manter o prato a girar é muito reduzida. Parece ser claramente o caso de um motor que está muito aquém das suas capacidades iniciais..

Depois de vencida a inércia, a 'força' necessária para manter o prato a girar é muito reduzida. Parece ser claramente o caso de um motor que está muito aquém das suas capacidades iniciais..

Isso seria verdade se fosse assim sempre que voltasse a ligar o prato.
No entanto ele refere que passados 2 ou 3 dias está na mesma.
A inércia existe todos os dias, e não desaparece para voltar a existir passados uns dias.

Tem correia e está ok.
É mesmo o motor que não arranca nota-se que faz força mas não arranca tem que se girar com a mão e depois ok

Imagino que seja a correia que ficou com "memória" da forma com a qual esteve durante os anos que esteve parado.
Sempre que a correia pára nesse formato, o motor não tem força para a fazer mover dessa posição.
Eu trocaria a correia.

Imagino que seja a correia que ficou com "memória" da forma com a qual esteve durante os anos que esteve parado.
Sempre que a correia pára nesse formato, o motor não tem força para a fazer mover dessa posição.
Eu trocaria a correia.

Isso é fácil de descobrir é retirar a correia e ver se o motor arranca normalmente.

Isso seria verdade se fosse assim sempre que voltasse a ligar o prato.
No entanto ele refere que passados 2 ou 3 dias está na mesma.
A inércia existe todos os dias, e não desaparece para voltar a existir passados uns dias.

Podem ser os carvões do motor nas lonas e só fazem contacto quando lhes apetece

Uma supredela com um compressor nos componentes que fazem a rotação (motor e/ou correia) e, pode ser que fique bom.

Cuidado com os óleos e afins... eu não arriscaria a por isso! [;)]

Voltar
Superior