GNC - Opção viável

danger898

New member
Bom dia,

Já procurei mas não percebi ainda bem a diferença entre GNC e GPL (para veículo ligeiro), sobretudo a nível de:

- Qual o mais barato?
- A rede de abastecimento é extremamente limitada (mesmo na zona do Porto), certo?

Fará mais sentido apostar no GPL, dada a rede bem mais alargada de postos de abastecimento?

Obrigado!

tenho ideia de ter lido por aqui ser bastante caro

neste momento online verifico que o preço médio é 1,927 € ou 2,704 € por m3, quantos km se consegue fazer com estas quantidades não faço a minima ideia

tenho ideia de ter lido por aqui ser bastante caro

neste momento online verifico que o preço médio é 1,927 € ou 2,704 € por m3, quantos km se consegue fazer com estas quantidades não faço a minima ideia

Pois, eu tinha lido que pelo menos há um par de anos eram mais económico abastecer a GNC do que a GPL...será que já não é assim? :(

A questão é, eu vi um carro que em média (spiritmonitor) consome 6 kg por 100 kms. Ora, pelo que vi, o preço do kg anda perto dos 2€, ou seja, custa 12€ para fazer 100 km. Se a gasolina, esse mesmo carro fizer uma média de 8L aos 100, a um preço de 1,6€/l, não chegaria a 13€, logo não há praticamente poupança nenhuma em usar GNC, além dos inconvenientes da dificuldade de abastecimento, etc. Estou a fazer bem as contas?

A questão é, eu vi um carro que em média (spiritmonitor) consome 6 kg por 100 kms. Ora, pelo que vi, o preço do kg anda perto dos 2€, ou seja, custa 12€ para fazer 100 km. Se a gasolina, esse mesmo carro fizer uma média de 8L aos 100, a um preço de 1,6€/l, não chegaria a 13€, logo não há praticamente poupança nenhuma em usar GNC, além dos inconvenientes da dificuldade de abastecimento, etc. Estou a fazer bem as contas?

Estás a fazer bem as contas.

https://precoscombustiveis.dgeg.gov.pt/#

Aqui aparece no Porto a €2.075 por kg.

Pois, parece que nao há mt tempo era tipo 1 euro o KG.

Assim, mais vale GPL.
Apesar de continuar carissimo ( 80 / 90 cent o L ) mas ainda assim é pa mim o mais apetecivel dos fosseis.

GNC havia em PT meia dúzia de postos há poucos anos. andavam uns autocarros a gás natural e era praticamente isso. se calhar já nem andam na rua...

Pois, parece que nao há mt tempo era tipo 1 euro o KG.

Assim, mais vale GPL.
Apesar de continuar carissimo ( 80 / 90 cent o L ) mas ainda assim é pa mim o mais apetecivel dos fosseis.
Por aqui na Suiça GNC é com fartura,GPL só se encontra em algumas áreas de AE.

Nos quatros postos que se encontram na minha cidade,só um tem GNC,na Agrola a 0.98 CHF.

Num raio de 30 km existem cerca de 12 postos de GNC.

Centenas de postos por todo o país.

GNC na europa só a Suiça,Alemanha,Itália,Áustria é que têm postos deste tipo de combustivel em grande número e a preço acessivel.

Os veículos do grupo vag a GNC,têm depósitos de cerca de 9 litros a gasolina e o de GNC de 50 litros de equivalência,o tamanho do mesmo depende do mesmo.

Tenho um colega meu que desde há 10 anos só tem veículos a GNC.

Faz 250km por dia ir e vir para o trabalho,está contente nunca teve problema nenhum.

O terceiro veículo a GNC deve chegar em Maio.

Sempre Škoda Octavia.

Voltar
Superior