Golf 4 - comportamento

Neste caso fala-se de golf GTI TDI (com coillovers) e um xsara VTR com koni sport + eibach.

Nesses dois casos específicos é complicado dar-te a certeza qual dos dois tem o melhor comportamento.

Isto porque existem Coilover de 200€ e de... bem o céu é o limite.

Depois mesmo os bons Coilover têm de ser afinados por quem sabe. Não é qualquer um que os afina devidamente.

Já para não falar em todo o estado dos outros componentes que também influenciam o comportamento.

Por certas opiniões daqui até parece que o Golf é um carro perigoso! [:D]

Perigoso não. Bem pelo contrário. É demasiado seguro. Tanto que retira toda e qualquer envolvência da condução. Por isso é que Xsara é muito mais interessante. e se a base é tão melhor, com alteração de suspensão essa diferença mantém-se ou fica ainda maior...

Também muita gente diz que os ibizas não curvam, não consegui acompanhar uma 6l com eibach+ michelin pilot sport 3 em circuito urbano (a horário que não nos cruzamos com mais ninguém na estrada) e seguia num bmw serie 3 de 2007 com pack m original e pneu continental sporcontact 2, depois de entrar na auto-estrada claro que foi por o pé no fundo e curvar sem levantar o pé já a ibiza o condutor não arriscou... Diga-se de passagem que o bmw foi sempre no limite tal como a ibiza e em curvas fechadas e baixa velocidade o bmw não conseguia ter a agilidade da ibiza já em auto-estrada o bmw está no seu habitat natural.

Com o devido respeito o condutor do ibiza devia ser muito acima da média. Ou então o do BMW ficava a desejar... Sem ofensa.

Isso ou o ibiza estava todo kitado em termos de suspensão. Pois em condições normais ou versões de série, os ibizas não curvam.

Com o devido respeito o condutor do ibiza devia ser muito acima da média. Ou então o do BMW ficava a desejar... Sem ofensa.

Isso ou o ibiza estava todo kitado em termos de suspensão. Pois em condições normais ou versões de série, os ibizas não curvam.

Pois. Fala-se aqui como se só o carro contasse para uma situação desse tipo. A pessoa que está por trás do volante não interessa para nada, que ideia! :sh)

Eu é que ia a conduzir o bmw e ja tinha mais de 50 mil km's de condução naquele carro e não sou nada mau condutor, e não querendo me gabar conduzo melhor que o condutor do ibiza (até ja competimos em kart's e ganhei [:D], tem piada mas é verdade) a ibiza de origem era uma fr com jante 17 e tinha molas eibach e repogramação na centralina e o condutor tinha-a a coisa de ano e meio na altura e nem 20 mil km's tinha feito ainda naquele carro.

Acho muito estranho um 6L ganhar vantagem em curvas perante um BMW.. a não ser que fosse um 316i.. [:D]
No entanto, ha a possibilidade da 6L estar carregada e dar-te um bom avanço nas retas entre as curvas, daí, secalhar, a ideia de que a ibiza curvava mais depressa que o BM.

Se acham que o Xsara é demasiado mole, comprem um 306. Continuam com conforto e comportamento acutilante mas com menos "efeito barco" típico de alguns Citroën.

Acho muito estranho um 6L ganhar vantagem em curvas perante um BMW.. a não ser que fosse um 316i.. [:D]
No entanto, ha a possibilidade da 6L estar carregada e dar-te um bom avanço nas retas entre as curvas, daí, secalhar, a ideia de que a ibiza curvava mais depressa que o BM.

O problema é que nas retas nao iamos pé no fundo e qd entravamos numa rotunda ou curva mais apertada eu travava mais um pouco e mesmo assim a frente arrastava-se e a traseira soltava a sair da curva. A ibiza apenas arrastava a frente e o condutor controlava com o acelerador para voltar a po-la no sitio.

O problema é que nas retas nao iamos pé no fundo e qd entravamos numa rotunda ou curva mais apertada eu travava mais um pouco e mesmo assim a frente arrastava-se e a traseira soltava a sair da curva. A ibiza apenas arrastava a frente e o condutor controlava com o acelerador para voltar a po-la no sitio.

Então... mas é aí que devias ganhar vantagem com o BMW... tração traseira, chassis fenomenal, alguma potência... desculpa-me a sinceridade mas não me parece que a ibiza tivesse hipotese!

EDIT:
Agora é que reparei... o teu BM esta com um comportamento estranho... a frente arrastava-se? :confused:

Eu é que ia a conduzir o bmw e ja tinha mais de 50 mil km's de condução naquele carro e não sou nada mau condutor, e não querendo me gabar conduzo melhor que o condutor do ibiza (até ja competimos em kart's e ganhei [:D], tem piada mas é verdade) a ibiza de origem era uma fr com jante 17 e tinha molas eibach e repogramação na centralina e o condutor tinha-a a coisa de ano e meio na altura e nem 20 mil km's tinha feito ainda naquele carro.

Então devias começar a pensar fazer uma revisão à suspensão do teu bmw porque nem de perto nem de longe uma ibiza fr curva melhor que um serie 3

O chassis do Golf dessa altura eram assim para o fraquinho, pareciam autênticos barcos mas como disseram acabavam por ser bastante previsíveis e seguros...simplesmente cumpriam.
Se a intenção for só mesmo a diversão em curva então se calhar mais vale manter o Xara mas no resto e no geral o Golf é superior.

Pois. Fala-se aqui como se só o carro contasse para uma situação desse tipo. A pessoa que está por trás do volante não interessa para nada, que ideia! :sh)

Estava a referir o mesmo que tu. Que o condutor é que faz a diferença. Em condições normais e mesmo condutor, a vantagem em curva está do lado do BMW. Para ibiza ser melhor, só há 2 hipóteses: ou recorrendo a tuning ou recorrendo a um condutor melhor. Não há milagres.

A partir dos 3.45 que é quando o ibiza ultrapassa o fiesta.

E?....

O vídeo de "um" ibiza a ultrapassar "um" fiesta ST. Isso quer dizer que ibiza curva melhor? Não. O condutor do ibiza provavelmente conduz mais depressa do que o condutor do ST. Mas por acaso se vê em vários segmentos que é em recta e em saída de curva que o Ibiza ganha margem para depois ST recuperar em travagem para a curva e em curva.

Mas isso é qualquer carro.. não há milagres com pneus de m****

Estás enganado.

Há carros muito mais fáceis de voltar a por no lugar do que outros.

Uma coisa é grip puro e duro, outra coisa é tudo o que constitui o handling do carro. Do que vi à pendura, o Golf (pelo menos aquele) tem de sobra. Também já li noutros sítios que quando o grip acaba é muito difícil voltar a pô-lo no sítio.

PS- Alguém disse que o Golf é um autêntico barco. Não concordo, a menos que quisesse dizer outra coisa. Não adorna muito.

PS2- Lembro-me de conduzir um A3 1.9 TDI 110 cv, que penso ter a mesma base do Golf, e fiquei com a sensação que era um carro com bons limites em curva...mas que quando eles acabassem ia dar porcaria. Pareceu-me algo falso.

Última edição:
E?....

O vídeo de "um" ibiza a ultrapassar "um" fiesta ST. Isso quer dizer que ibiza curva melhor? Não. O condutor do ibiza provavelmente conduz mais depressa do que o condutor do ST. Mas por acaso se vê em vários segmentos que é em recta e em saída de curva que o Ibiza ganha margem para depois ST recuperar em travagem para a curva e em curva.

Convém ver o vídeo depois da ibiza estar a frente do fiesta e o fiesta a ir ao limite a "chiar" pneu e a ibiza sempre a frente.

Convém ver o vídeo depois da ibiza estar a frente do fiesta e o fiesta a ir ao limite a "chiar" pneu e a ibiza sempre a frente.

Eu vi o vídeo. Continua a não significar que o ibiza seja melhor. Eu posso conduzir um Ferrari F12 e face a um Tiff Needell à chuva em nurburgring num fiesta ST, levo tareia até dizer chega. Será que isso significa que ST é melhor que o Ferrari? Não. O Tiff conduz muito melhor que eu.

Voltar
Superior