Golf IV GTI

Comutadores que se partem com facilidade, plásticos a escamar, ruídos parasitas com fartura.

A sobrevalorização do IV só se dá porque é um VW e, em segunda análise, porque provavelmente será um pêdê da moda.
a resposta requeria referir qual o carro que não dá problemas se formos a ver por esse ponto.
na altura que tive o Bora havia no serviço um 306 do mesmo ano e comparando por exemplo em termos de ruídos parasitas no interior o 306 parecia uma "lata velha" no Bora nem um chiu...
Se reparar não é só o Golf IV que é sobrevalorizado, é todo o grupo VAG que basicamente tem o mesmo interior (dentro do segmento).

Ainda hoje um Golf IV arruma qualquer Fiat em qualidade de alinhamentos e de pintura.

Ainda hoje nenhum Fiat conseguiu ter um interior com um tablier em mousse de idêntica qualidade (o Stilo foi o que chegou mais próximo e não será por acaso que em reacção ao estrondoso domínio do Golf IV que se assistia durante o seu desenvolvimento), nem tantos pilares forrados a tecido, nem topos das portas traseiras com revestimento mole e nem sequer a qualidade do revestimento do piso/alcatifa do mesmo Golf IV.

Se não entendes isso e te limitas a falar no rubber touch descascado e dois ou três problemas conhecidos de pouca qualidade ou engenharia em componentes/peças específicass para concluires que a qualidade do Golf IV é péssima, bem, é apenas mais uma para o conjunto das idiotices em torno da ideia geral febril de tanto fanático italiano que os alemães só vendem por causa do símbolo e de que é tudo uma cabala.

Vendem porque este interior em 97 estava 3 segmentos à frente dos italianos e 2 dos franceses equivalentes, ponto. Ainda hoje, 20 anos depois, um Fiat Tipo último modelo é mais fatela e menos luxuoso, por maior evolução que toda a indústria sofreu e upgrade considerável na qualidade dos interiores.

full.jpg

Última edição:
Ainda hoje um Golf IV arruma qualquer Fiat em qualidade de alinhamentos e de pintura.

Ainda hoje nenhum Fiat conseguiu ter um interior com um tablier em mousse de idêntica qualidade (o Stilo foi o que chegou mais próximo e não será por acaso que em reacção ao estrondoso domínio do Golf IV que se assistia durante o seu desenvolvimento), nem tantos pilares forrados a tecido, nem topos das portas traseiras com revestimento mole e nem sequer a qualidade do revestimento do piso do mesmo Golf IV.

Se não entendes isso e te limitas a falar no rubber touch descascado e dois ou três problemas conhecidos de pouca qualidade ou engenharia em componentes/peças específicass para concluires que a qualidade do Golf IV é péssima, bem, é apenas mais uma para o conjunto das idiotices em torno da ideia geral febril de tanto fanático italiano que os alemães só vendem por causa do símbolo e de que é tudo uma cabala.

Vendem porque este interior em 97 estava 3 segmentos à frente dos italianos e 2 dos franceses equivalentes, ponto. Ainda hoje, 20 anos depois, um Fiat Tipo último modelo é mais fatela e menos luxuoso, por maior evolução que toda a indústria sofreu e upgrade considerável na qualidade dos interiores.

full.jpg

Concordo completamente. E os golf IV (gti ou nao) envelheceram muito bem seja de interior ou de exterior. E basta ver o salto de qualidade do golf III para o golf IV para se perceber a dificuldade da concorrencia para acompanhar a evolução.

a resposta requeria referir qual o carro que não dá problemas se formos a ver por esse ponto.
na altura que tive o Bora havia no serviço um 306 do mesmo ano e comparando por exemplo em termos de ruídos parasitas no interior o 306 parecia uma "lata velha" no Bora nem um chiu...
Se reparar não é só o Golf IV que é sobrevalorizado, é todo o grupo VAG que basicamente tem o mesmo interior (dentro do segmento).
A grande maioria das pessoas provavelmente dá mais importância a um interior bem construido e sem ruidos do que a uma capacidade de curvar melhor, como é compreensível.
Eu já conduzi um Xsara e adoro o raio do carro mas claro que os interiores não são do mais resistente que há.
Enfim, cada carro com o seu objectivo, mas que adorava conduzir um VTS isso adorava, mas nem vê-los.

Ainda hoje nenhum Fiat conseguiu ter um interior com um tablier em mousse de idêntica qualidade (o Stilo foi o que chegou mais próximo e não será por acaso que em reacção ao estrondoso domínio do Golf IV que se assistia durante o seu desenvolvimento), nem tantos pilares forrados a tecido, nem topos das portas traseiras com revestimento mole e nem sequer a qualidade do revestimento do piso/alcatifa do mesmo Golf IV.

Pois não sei, não conheço o Golf IV, mas sei que o VI nos interiores não está à frente dos segmentos D franceses seja dos anos 90 seja dos anos 2000 .

A grande maioria das pessoas provavelmente dá mais importância a um interior bem construido e sem ruidos do que a uma capacidade de curvar melhor, como é compreensível.
Eu já conduzi um Xsara e adoro o raio do carro mas claro que os interiores não são do mais resistente que há.
Enfim, cada carro com o seu objectivo, mas que adorava conduzir um VTS isso adorava, mas nem vê-los.
os meus posts neste topico foram precisamente a querer dizer isso mesmo. Apesar da melhor qualidade do GOLF IV a concorrência tem melhor em termos de andamento...inclusive o Xsara, 306, etc...

os meus posts neste topico foram precisamente a querer dizer isso mesmo. Apesar da melhor qualidade do GOLF IV a concorrência tem melhor em termos de andamento...inclusive o Xsara, 306, etc...
Sim sim King, eu percebi isso e quis com o meu post dizer que concordo contigo.
Nessa altura cada modelo de cada segmento tinha os seus objectivos mais definidos, isto é cada modelo tinha o seu publico-alvo.
Hoje já não é tanto assim, parece-me.
Hoje os carros estão todos muito homogéneos, pelo menos é a ideia com que fico.

ainda acrescento mais, digo varias vezes a amigos meus que prefiro um 306 com o motor 1100cc do que um GOLF IV com o motor 1400cc...anda mais e gasta menos.[:D][:D][:D]

Relativamente ao interior do Golf IV posso falar com propriedade pois tive um Golf IV durante 7 anos.

Quando chegou às minhas mãos estava uma lástima, 0 estima, volante 4 braços coçado, manete igual, bancos coçados e com a espuma lateral partida, rubber touch todo descascado, rádio aftermarket branco que metia nojo...

Mods que fiz:
- Volante 3 braços em estado novo: 90e
- Manete do S3 (testei uma "OEM" do ebay mas a qualidade era horrível
- Tapetes originais com encaixes comprados na VW: 20e
- Rádio MFD OEM, com antena GPS, mais um interface Mp3 para simular a caixa de CD's e usar uma PEN com músicas;
- Bancos em Pele de um Bora, com razoável apoio lateral (uns mini recaro digamos): 200e
- As saídas de ventilação do Bora: 50e no ebay
- Quadrante full fis: 150e

Quanto aos plásticos, perdi 2 dias à volta disso, desmontei a consola central, a zona da manete e apoio de braço, os plásticos das portes e à volta do volante.

Lixei tudo, depois pintei 2x em preto mate, depois verniz.

Meti tudo no sítio, aproveitei para colar fita cola com espuma em locais estratégicos para disfarçar os barulhos parasitas.

Fiz isto no 1º ano em que tive o carro.

Posso dizer que, tirando estradas em paralelo, mal se ouvia barulhos parasitas, o interior permaneceu impecável até ao dia em que o vendi.

Também já era uma unidade razoavelmente equipada:
- AC Climatronic;
- Bancos aquecidos;
- CB de origem;
- Tecto de abrir.

Ainda hoje tenho saudades do bicho.[:cool:]

Não sou o único maluco, estou a ver. Também é um carro que gosto bastante. Adorava ter um 5 portas vermelhinho com aquelas jantes bbs de 16 e uns bancos em pele pretos Reccaro. Dava-me por contente.

Concordo quando dizem que é o Golf GTi mais civilizado de sempre, mas apesar de tudo os 150 cv devem lá estar. Acho muito injusto no entanto que lhe chamem um carro aborrecido, quando no entanto o TDI de 150 cv já é um CANHÃO e sobrevalorizado. É certo que tem bastante mais binário e isso se reflecte nas recuperações, mas as do GTi já me satisfariam bem.

Preferiria um IV GTi a um III GTi. Também esse é acusado de falta de caráter, certo?

Não sabia é que havia de 180 cv também.

Relativamente ao interior do Golf IV posso falar com propriedade pois tive um Golf IV durante 7 anos.

Quando chegou às minhas mãos estava uma lástima, 0 estima, volante 4 braços coçado, manete igual, bancos coçados e com a espuma lateral partida, rubber touch todo descascado, rádio aftermarket branco que metia nojo...

Mods que fiz:
- Volante 3 braços em estado novo: 90e
- Manete do S3 (testei uma "OEM" do ebay mas a qualidade era horrível
- Tapetes originais com encaixes comprados na VW: 20e
- Rádio MFD OEM, com antena GPS, mais um interface Mp3 para simular a caixa de CD's e usar uma PEN com músicas;
- Bancos em Pele de um Bora, com razoável apoio lateral (uns mini recaro digamos): 200e
- As saídas de ventilação do Bora: 50e no ebay
- Quadrante full fis: 150e

Quanto aos plásticos, perdi 2 dias à volta disso, desmontei a consola central, a zona da manete e apoio de braço, os plásticos das portes e à volta do volante.

Lixei tudo, depois pintei 2x em preto mate, depois verniz.

Meti tudo no sítio, aproveitei para colar fita cola com espuma em locais estratégicos para disfarçar os barulhos parasitas.

Fiz isto no 1º ano em que tive o carro.

Posso dizer que, tirando estradas em paralelo, mal se ouvia barulhos parasitas, o interior permaneceu impecável até ao dia em que o vendi.

Também já era uma unidade razoavelmente equipada:
- AC Climatronic;
- Bancos aquecidos;
- CB de origem;
- Tecto de abrir.

Ainda hoje tenho saudades do bicho.[:cool:]

Gostei do teu testemunho, obrigado. Quando falo em alterações estéticas simples tambem falo dessas do genero bancos e peças novas que sejam necessárias para renovar o interior.

Não sou o único maluco, estou a ver. Também é um carro que gosto bastante. Adorava ter um 5 portas vermelhinho com aquelas jantes bbs de 16 e uns bancos em pele pretos Reccaro. Dava-me por contente.

Concordo quando dizem que é o Golf GTi mais civilizado de sempre, mas apesar de tudo os 150 cv devem lá estar. Acho muito injusto no entanto que lhe chamem um carro aborrecido, quando no entanto o TDI de 150 cv já é um CANHÃO e sobrevalorizado. É certo que tem bastante mais binário e isso se reflecte nas recuperações, mas as do GTi já me satisfariam bem.

Preferiria um IV GTi a um III GTi. Também esse é acusado de falta de caráter, certo?

Não sabia é que havia de 180 cv também.

Eu preferia o de 3 portas mas se fosse o de 5 tambem ficava contente [:D]
E nao é so do TDI de 150, tambem dizem do TDI de 130.

Exato existe o de 180CV mas é como disse, mais dificil de encontrar e sem ser a preços abusivos ainda mais.

Voltando um pouco atrás e pedindo desculpa por bater na mesma tecla. Alternativas ao chamado aborrecido Golf iv gti? Sem ser carros raros e/ou inflacionados.
Bmw E36/E46... e mais?

Contrariamente ao que estás para aí a dizer, o comportamento do Golf IV foi criticado desde o day 1. Era o calcanhar de Aquiles daquela geração e essa é a razão porque na história do Golf GTI, o Mk4, é o parente pobre e de menor pergaminhos desportivos e mais burgueses para andar pouco mais que em frente.

Tudo porque para compensar o peso a mais e sendo a plataforma PQ34 uma variante pouco modificada da A3 usada no Golf Mk3, a taragem da suspensão obrigava a um setup péssimo de dureza e reduzida deslocação vertical da carroçaria, o que aliado a um eixo traseiro tecnicamente muito simples, tornava-o nem confortável nem divertido de conduzir, saltitante.

Longe, na matéria dinâmica, de qualquer referência na categoria como passou a ser o Focus Mk1 ou eram o 306/Xsara.

Tudo corrigido na PQ35 e no Golf V (GTI), cujo grande argumento face ao anterior era mesmo a evolução no comportamento dinâmico.

Por acaso, do comportamento, já sobejamente conhecido, nem me pronunciei, contrariamente ao que estás para aí a escrever.

Nunca disse que o comportamento era o melhor da classe...

O que disse, é que no computo geral, o VW Golf IV era o melhor da classe, melhor numas coisas, pior em outras.

Por exemplo, ao nível das motorizações diesel, nem tinha comparação com os outros do segmento.

Cumps

Obrigado pelas respostas desde já!

Ja agora, sugestoes em vez do golf IV gti? O que se consegue encontrar normalmente? A rondar entre os 4000 e 6000€ talvez. É que primeiro há a decisao do quê comprar e só depois a fase da pesquisa e de ver o que vai aparecendo.

por acaso eu sou de opinião contrária. sondar o mercado para ver o que há e depois decidir mais em contreto, pois por vezes há modelos que nos escapam da memória e ao aparecerem na lista podem ser opção.

Audi TT? Tambem são carissimos, e la está, é mais um carro que com a idade que tem é preciso dinheiro extra para se fazer uma revisão completa e em condições.

repara uma coisa: são carros com cerca de 20 anos em cima e vários donos, o(s) último(s) dos quais devem já descurar um pouco a manutenção. irão precisar de revisões e de intervenções não programadas a curto/médio prazo ou ao serem comprados necessitarão de arranjos evidenciados pelo dono que o está a vender. por muito que custe, TODOS terão alguma coisa a fazer. uns com coisas mais dispendiosas, outros com coisas mais baratas, mas TODOS terão.

por acaso eu sou de opinião contrária. sondar o mercado para ver o que há e depois decidir mais em contreto, pois por vezes há modelos que nos escapam da memória e ao aparecerem na lista podem ser opção.

repara uma coisa: são carros com cerca de 20 anos em cima e vários donos, o(s) último(s) dos quais devem já descurar um pouco a manutenção. irão precisar de revisões e de intervenções não programadas a curto/médio prazo ou ao serem comprados necessitarão de arranjos evidenciados pelo dono que o está a vender. por muito que custe, TODOS terão alguma coisa a fazer. uns com coisas mais dispendiosas, outros com coisas mais baratas, mas TODOS terão.

Sobre a primeira parte, concordo contigo no caso de ser um carro de dia-a-dia. Por exemplo um diesel para fazer km e onde há um leque de opções é bom ir comparando preços do que há à venda.
Neste caso é um carro que eu gosto realmente e daí ter decidido pedir aqui opiniões.

Sobre a segunda parte, concordo totalmente e era isso que queria dizer. Comprar um carro com cerca de 20 anos por mais de 6000€ e ainda ter que fazer revisao e subsituir coisas gastando mais 1000€ (ou mais) para mim é impensável só porque diz "gti" ou porque tem xpto CV.

Voltar
Superior