Golf V GTI - Compro ou não?

AndreVieira

New member
Boas.
Estou aqui com uma indecisão de todo o tamanho.

Tenho a oportunidade de comprar um Golf V GTI DSG de 2004, com 109.000 kms. O carro está muito bem estimado e revisões em dia.
E admito que só gosto deste carro com DSG.

Bem, o meu Pai falou com um colega que trabalha com VW e Seat, e diz que esta caixa costuma dar problemas. E que cada caixa são 3.000€ para cima. Até custa a ouvir isto, e a vontade de arriscar numa compra vai toda por água abaixo.

Digam-me sinceramente. É assim tão arriscado comprar um carro destes?
É que é muito difícil saber o historial da caixa, e se sofreu bastante até ao dia de hoje.
Sinceramente não sei o que fazer.

Quem puder ajudar, eu agradeço.

Last edited:
Sendo de 2004 deve ser importado (?)

Sobre a caixa, tem 12 anos, num carro rápido... pode estar excelente, como não... mas é uma preocupação para o carro todo em geral.

Tenta levar o carro a esse mecânico para que ele o veja.

Sendo de 2004 deve ser importado (?)

Sobre a caixa, tem 12 anos, num carro rápido... pode estar excelente, como não... mas é uma preocupação para o carro todo em geral.

Tenta levar o carro a esse mecânico para que ele o veja.

Importado sim.
O meu pai é mecânico e já viu o carro. Mas não é propriamente um carro que lhe passa diariamente na oficina.
De motor está bom. Travões, calços, etc etc também está. A única preocupação é mesmo a caixa...

Se não for de stand que te dê garantia é arriscado. E para contratar garantia particular para um carro de 2004 julgo que já não é possível.

É stand. E dá garantia. Mas o meu Pai já sabe como funcionam as garantias. Não estou a ver um stand a dar garantia de 3.000€.

Compra e depois convida-me para dar uma voltinha.
Desde que isso saiu que ando a ver se consigo experimentar quer um GTI quer a DSG e ainda não consegui (numa altura o Taveirada chegou a disponibilizar o dele mas, como estava a chover, agradeci mas declinei o convite para conduzir) [:D][:D]

Importado sim.
O meu pai é mecânico e já viu o carro. Mas não é propriamente um carro que lhe passa diariamente na oficina.
De motor está bom. Travões, calços, etc etc também está. A única preocupação é mesmo a caixa...

Tens bom remédio, sendo de 2004 tendo já passado 10 anos...pede para mudarem o óleo da caixa contigo/teu pai presente e assim de certo modo já dá para ter uma ideia do desgaste.
É uma ideia.
E a distribuição já foi obviamente mudada presumo não talvez pelos km mas pela idade...

Importado sim.

Dai ser importante alguém que os veja com mais frequência o analise.

Tudo depende do valor do carro...

Tenta negociar o facto de ter 12 anos, ser importado e afins para ficares mais precavido para uma reparação avultada.

Há duas coisas que gostava de ter, mas acho que nunca vou ter num carro meu usado: Suspensão adaptativa e caixa automática. :o É daquelas coisas que gosto muito... De ver nas mãos dos outros. [:D]

Parece-me um daqueles casos tipo lotaria: tanto pode ser o melhor, como o pior. Apesar de ter poucos quilómetros, a incógnita de como foi mantido e utilizado é uma questão pertinente. Na minha opinão, tudo depende dos valores envolvidos na compra.

Tens bom remédio, sendo de 2004 tendo já passado 10 anos...pede para mudarem o óleo da caixa contigo/teu pai presente e assim de certo modo já dá para ter uma ideia do desgaste.
É uma ideia.

E a distribuição já foi obviamente mudada presumo não talvez pelos km mas pela idade...

Uma boa ideia, diga-se.

Essa caixa deve ser das primeiras dsg (acho que foram introduzidas em 2003), por isso deve ainda ter os problemas de juventude. Foram melhorando ao longo dos anos. Podes fazer um teste bastante fácil: coloca o carro numa descida e engrena a marcha atrás. Se o carro se segurar a caixa pode estar boa, se não se segurar, não está de certeza.

Se escreveres no Google dsg problemas só vais encontrar problemas.

Se falares com muitos utilizadores dessa caixa a maioria vai dizer-te que está satisfeito. Já andei num VAG com DSG e 475000 kms.

Quer isto dizer, que conforme o que queremos pescar, escolhemos o local.

Nunca conheci um mecânico de ligeiros que elogiasse caixa automáticas, no entanto se for um de pesados de passageiros ou se o mecânico for de um país onde elas são uma escolha habitual, provavelmente dirá que duram centenas de milhares de kms se bem mantidas, que protegem o motor e que tornam os momentos de condução chata num menor incómodo.
Se essa caixa teve problemas de juventude já foram resolvidos, e tendo em conta o tipo de carro que é há várias razões que não avarias para o vender.

Sem saber o preço do carro é difícil qualquer pessoa dar uma opinião sincera. No fundo tudo se resume ao preço/risco.

Back