Google Chrome Operating System

mundano

Piloto do carago
Depois de anos a fio de especulações e depois de recentemente se ter especulado sobre a possibilidade de o Android poder vir a ser usado como sistema operativo para netbooks e MID's (mobile internet device), finalmente quebrou-se a espectativa e foi anunciado o Sistema Operativo da Google, o: Google Chrome Operating System.

Anuncio Oficial.

O sistema será completamente open source e o codigo, (e os primeiros binários) deverão aparecer na 2ª metade deste ano, os primeiros netbooks com o SO instalado de fabrica só deverão aparecer em meados de 2010, que deverá ser também a altura do lançamento oficial.

A arquitectura segundo a Google será bastante simples, será um novo sistema grafico a correr sobre o kernel Linux. A ideia é fazer um sistema à imágem do browser Chrome, ou seja, rápido, simples e seguro. Os users deverão passar o menor tempo possivel preocupados com configurações do sistema, manutenções, virus, malware, ou spyware, mas deverão passar esse tempo a usar realmente o sistema.

Quanto aos programas, estes deverão ser feitos usando as mesmas tecnologias que se usam para construir as modernas aplicações Web que já começam a existir. Pelo que na teoria, as aplicações desenvolvidas para o Google Chrome Operating System deverão poder correr em qualquer browser que respeite os standards, em Windows, OS X, ou Linux... Fazendo assim desta plataforma a maior plataforma do mundo que os programadores terão para desenvolvimento de aplicações.

(por serem aplicações que são desenvolvidas com tecnologias da WEB e que podem correr num browser, não significa que tenham que estar sempre online, uma dos grandes objectivos do standard HTML5 é criar as bases para Web Apps cada vezmais poderosas e que possam correr localmente nos computadores sem necessidade de estar online.)

O sistema será totalmente independente do Android para smartphones...

Comentários???

Pela minha parte.. Se for tão bom como o Google Chome no que toca à simplicidade, rapidez, e sobretudo no que toca à segurança, o Windows XP que tenho no meu netbook vai levar um chuto.

Última edição:
Acham que uma aplicação web pode vir tirar grande rendimento do hardware onde corre?

Será que podem vir a haver aplicações web que tenham certos requerimentos minimos?

São essas as minhas grandes perguntas...

Lembro-me que quando saiu o iPhone, o grande plano da Apple era que as suas aplicações fossem exclusivamente web, não havia nenhum tipo de SDK nem nada. Claro que hoje em dia já fazem coisas web muito boas, mas mesmo assim ainda de uma maneira muito limitada em relação a uma aplicação nativa. Quando a Apple abriu a plataforma e lançou um SDK, então o aparelho tornou-se 500x mais interessante.

Eu gostava que este Chrome OS fosse também muito interessante ao ponto de se poder tornar no OS principal de alguém, sem nenhum tipo de desvantagem.

Já agora, esqueci-me de referir uma coisa...

O Google Chrome OS, como seria de esperar sendo um sistema Linux, correrá tanto em x86, como em ARM... O que poderá alavancar finalmente o aparecimento massivo de netbooks com processadores ARM, que juntam ao baixo preço uma eficiencia energetica de topo com consumos energeticos e dissipação termica várias vezes melhor do que os actuais Intel Atom..

Assim será de esperar netbooks ainda mais baratos e com autonomia para mais de 10 ou 12 horas de navegação na web..

Acham que uma aplicação web pode vir tirar grande rendimento do hardware onde corre?

Será que podem vir a haver aplicações web que tenham certos requerimentos minimos?

Acho que essa deve ser a grande questão que todos fazem... Agora convém não esquecer uma coisa. Nós estamos no meio de uma enorme transição.. A web quando apareceu era texto e imagens suportados por HTML. O aparecimento do que chamam a Web 2.0 trouxe consigo os serviços Web, e transformou o que eram sites estáticos em verdadeiros programas online.

O HTML5 abre portas para tecnologias que vão levar isso MUITO mais longe. Actualmente já podes ter gráficos 3D a serem renderizados apenas pelo browser com mais qualidade do que há poucos anos tinhas em jogos.. podes ter o Google Reader a funcionar offline, etc.. etc.. E ainda só estamos no inicio. Ninguém sabe ao certo qual o potencial da coisa.. Como diria o cego.. A ver vamos...

Claro. O Flash e o Silverlight já dão que fazer ao CPU.

Já há tecnologias WEB que até dão trabalho à GPU... [;)]

O problema é que HTML, CSS e Javascript são coisas um bocado limitadas e que dão uma trabalheira enorme só para meter o aspecto igual nos browsers todos (Firefox, Chrome, IE). Aliás, é tecnologia da "idade da pedra" quando comparada com Flash e Silverlight. Por outro lado, é tecnologia que não obriga à instalação de um plugin nem de actualizações dos mesmos, portanto é mais simples para o utilizador final. Outra das desvantagens do Flash/Silverlight é a dificuldade dos crawlers web perceberem como é que vão indexar um site (que numa altura destas é crucial), mas para fazer jogos e o camandro, ver vídeo em alta definição e coisas muito interactivas dá 15 a 0 às tecnologias não RIA.

Eu falei em tecnologias WEB... Não falei em HTML Vs RIA...

Um exemplo de Web Apps que funcionam bem no desktop é as aplicações Adobe Air que começam a aparecer.. quando pensarmos no que poderá vir a ser o futuro das aplicações do Chome OS temos que pensar nesse tipo de aplicações e não imaginarmos simples paginas web a funcionar no desktop..

Última edição:
Eu falei em tecnologias WEB... Não falei em HTML Vs RIA...

Um exemplo de Web Apps que funcionam bem no desktop é as aplicações Adobe Air que começam a aparecer.. quando pensarmos no que poderá vir a ser o futuro das aplicações do Chome OS temos que pensar nesse tipo de aplicações e não imaginarmos simples paginas web a funcionar no desktop..

O HTML 5 está a ser uma tentativa da Google ter uma plataforma para fazer RIAs.

Mudando um bocadinho a direcção da conversa....

Acham que poderá vir a ser um desafio real à Microsoft, não digo no imediato até porque inicialmente será apenas optimizado para netbooks, mas acham que num prazo de 5 ou 10 anos poderemos começar a ver o Windows a passar dos 90% para 50 e tal ou 60% de cota como aconteceu na ultima decada com o mercado dos browsers??

Mudando um bocadinho a direcção da conversa....

Acham que poderá vir a ser um desafio real à Microsoft, não digo no imediato até porque inicialmente será apenas optimizado para netbooks, mas acham que num prazo de 5 ou 10 anos poderemos começar a ver o Windows a passar dos 90% para 50 e tal ou 60% de cota como aconteceu na ultima decada com o mercado dos browsers??

Para isso acontecer os computadores como os conhecemos actualmente pasavam a ser apenas thin clients. Para isso acontecer as pessoas precisam de ter confiança no que está do outro lado (na aplicação web) e a infraestrutura tem que ter arcaboiço para aguentar com um outro nível de volume de informação a ser transferido entre cliente e servidor. Para além disso as empresas de jogos e hardware para jogos não iria ficar nada satisfeitas.

Claro. O Flash e o Silverlight já dão que fazer ao CPU.

O HTML5 veio para nos livrarmos do flash e silverlight.

Ambos são muito maus, e toda a gente os detesta!

Se não fosse a facilidade do ActionScript no Flash, face ao JS com DOM, e há uns anos atrás, a rapidez do Flash vs JS nos browsers desse tempo, o Flash não tornaria tão trivial como é hoje...

Lembra-te que usar Flash e Silverlight é como vender a alma ao diabo, a partir daí, já sabes que vais incapacitar quem usa algo menos standart, ou quem se quer ver livre de software proprietário.

Eu não tenho dúvidas que vai tomar de assalto o mercado dos sistemas operativos...

A conversa dos thin clients é relativa... um thin client normalmente deixa todo o processamento para o lado do servidor, e aqui estamos essencialmente a falar de aplicações, que apesar de serem web, correm no computador.

Mas esse é o caminho... a banda larga está suficientemente desenvolvida e as aplicações também, para sabermos que estamos cada vez mais a entrar na era do cloud computing, e da utilização deslocalizada das nossas coisas. Eu já uso o Google Docs & Spreadsheets, para além de obviamente o Gmail... e não me vejo a alguma vez vir voltar a utilizar um cliente de email sem ser baseado em web.

A utilização da marca "Chrome" não é inocente, pois o browser teve um grande impacto no mercado e a sua maneira de funcionamento descomplicado e rápido atrai as pessoas, e é esse o mesmo conceito que querem transmitir com o Chrome OS.

Acho que se a Microsoft se queixava de pirataria, chegou o seu dia de sorte [kiss] A partir de "agora" as pessoas já não se vão ter dores de cabeça em procurar um torrent e uma key para activar o windows, sujeitos a sacarem alguma coisa marada etc, simplesmente fazem o download rápido e gratuito do Chrome OS e pronto.

Claro, já podiam ter feito isso com Linux, mas Linux parece uma coisa para hippies, enquanto que isto tem uma marca poderosa por detrás e que ainda por cima já tem uma vasta rede de serviços do qual as pessoas não prescindem e usam diariamente [;)]

Quanto ao gaming, esse é e será cada vez mais dos poucos argumentos do Windows, o que é bastante patético... é como se fosse pagar por uma consola, mas à qual ainda é preciso comprar o hardware. Nesse aspecto é bem-vinda uma mudança, que pode ganhar força com a prevísivel queda de marketshare que o Windows terá. Será talvez o ínicio do fim do DirectX.

eu sou um dos que o usa o chrome (browser) desde que saiu, instalei começei a usar e nunca mais deixei de usar, dantes tinhas o firefox e o ie para algum site mais chato, agora tenho apenas o chrome e o ie para algum site mais chato.

uma coisa que gostei do chrome, face ao firefox, é mesmo a rapidez, alem de uma maior compatibilidade com as páginas.

quanto ao Sistema operativo Chrome, vamos lá a ver, à primeira vista parece mais uma distribuição linux,

acho que o pessoal anda distraído e não conhece muita coisa, e acha que este google os (mais um linux) é algo que está sozinho contra o windows...

a própria intel iniciou o desenvolvimento de um sistema operativo baseado em linux, actualmente na versão Moblin v2.0 beta

moblin_v2_netbook_beta.jpg

desenvolvido especialmente para netbooks, optimizado para o seu hardware e limitações de monitor, tem uma interface bastante interessante e um funcionamento simples mas prático.

também é utilizável noutros sistemas (que não netbook), desde que o sistema seja essencialmente "intel" - semelhante aos netbook.

Join the moblin development community | moblin.org [;)]

podem fazer download e experimentar

eu sou um dos que o usa o chrome (browser) desde que saiu, instalei começei a usar e nunca mais deixei de usar, dantes tinhas o firefox e o ie para algum site mais chato, agora tenho apenas o chrome e o ie para algum site mais chato.

uma coisa que gostei do chrome, face ao firefox, é mesmo a rapidez, alem de uma maior compatibilidade com as páginas.

quanto ao Sistema operativo Chrome, vamos lá a ver, à primeira vista parece mais uma distribuição linux,
Concordo com tudo.... Excepto a parte da distribuição linux.

Mesmo que o seja, estou com a expectativa que seja uma MUITO diferente daquilo a que estamos habiatuados.

Obviamente sempre em dual (ou triple) boot com outros sistema (incluindo o Windows) mas muito provavelmente este sistema da google também cá virá parar ao computador.

acho que o pessoal anda distraído e não conhece muita coisa, e acha que este google os (mais um linux) é algo que está sozinho contra o windows...

a própria intel iniciou o desenvolvimento de um sistema operativo baseado em linux, actualmente na versão Moblin v2.0 beta

http://gadgetmix.com/index/wp-content/uploads/moblin_v2_netbook_beta.jpg

especialmente para netbooks, optimizado para o seu hardware e limitações de monitor, tem uma interface bastante interessante e um funcionamento simples mas prático.

também é utilizável noutros sistemas (que não netbook), desde que o sistema seja essencialmente "intel" - semelhante aos netbook.

Join the moblin development community | moblin.org [;)]

podem fazer download e experimentar

A questão é que a Intel não distribui nem suporta activamente o Moblin. Ele é desenvolvido apenas para ser uma plataforma de trabalho para outras distros.

Sistemas finais virão a existir dentro em breve, como o Ubuntu Moblin Edition.

É que a Intel tem todo o interesse em desenvolver um sistema optimizado para os seus CPU's Atom, mas duvido que tenha interesse em assumir a criação de uma guerra com a Microsoft. Por isso desenvolvem a tecnologia, mas não criam as bases necessárias para fazer dele um sucesso. Isso ficará a cargo das tradicionais distros Linux, como o Ubuntu, Limpus, Fedora, ou Suse... Que suportarão tanto o Moblin, como suportam o KDE, ou o XFCE...

Voltar
Superior