Governo introduz portagens em três Scut

Então vê este exemplo.
Um cidadão mora no Porto.
Casa e não tem dinheiro para comprar as casas de luxo que existem no Porto.
Vai então morar para Vila do Conde ou Póvoa.
Todos os dias se deslocam para o Porto e regressam.
Usam uma estrada que existe à muitos anos e é grátis.
Tudo o que ganha já é pouco.
Como lida agora com esta rasteira de cobrar o que era grátis; e digamos um acréscimo de 100 + 100 = 200 € por mês que não têm... e a sua vida profissão não permite usar transportes que são quase inexistentes?

A única solução será acordar às 5 da manhã para não apanhar trânsito na nacional, existe sempre essa alternativa mas vai alterar em muito os hábitos das pessoas. :sh)

No meu caso em concreto (sou da Póvoa), utilizo a A28 quase todos os dias para me deslocar para o trabalho e para a faculdade, a nacional para mim não vai ser uma alternativa porque não chego em tempo útil à faculdade.

Muito sinceramente nem sei o que pensar sobre o assunto, bem sei que o governo precisa de dinheiro para estabilizar as contas públicas, mas e nós? Como é que ficam as nossas contas? A crise não afectou só o governo mas sim todos os portugueses e o nosso poder de compra não aumentou, o timing escolhido para aplicar estas portagens é péssimo.
Estas já são zonas muito afectadas pela falta de investimento, aliada ao elevado desemprego e pobreza, taxar as nossas estradas neste momento apenas vai piorar esta situação.

Eu ainda tenho esperanças que as pessoas que residem na zona tenham algum desconto/isenção (pelo menos nos primeiros tempos) por isso aguardo com expectativa novos desenvolvimentos sobre o tema. [;)]

Da mesma maneira que o pessoal que mora no Barreiro, P. Pires, Almada, Sesimbra, Laranjeiro etc, e que vêm diariamente trabalhar para Lisboa.

Não estão habituados?.................habituam-se!

Também achas que a elevada taxa de desemprego nos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto, e que são as zonas do país com menor índice de desenvolvimento económico, não são razões suficientes? Principalmente se compararmos com as taxas/índices de Lisboa!

Uma boa forma de comemorar o 25 de Abril seria com uma nova revolução, mas essa meus amigos, de certeza que não começará no Sul, os Governos que coninuem a deixar o Norte afundar-se e vamos ver onde é que isto vai parar... [8b]

ele tava a referir-se ao payshop[:)][:)]

mas faz algum sentido isso??

eu que conduzo 3 a 4 carros diferentes por semana, alguns nem em meu nome estão, como vou pagar a portagem??[:)]

Pois é, pois é... Eu agora já não duvido, mas tenho a certeza quase absoluta que não há Engºs (com um diploma não-forjado) neste Governo!

Última edição:
A única solução será acordar às 5 da manhã para não apanhar trânsito na nacional, existe sempre essa alternativa mas vai alterar em muito os hábitos das pessoas. :sh)

No meu caso em concreto (sou da Póvoa), utilizo a A28 quase todos os dias para me deslocar para o trabalho e para a faculdade, a nacional para mim não vai ser uma alternativa porque não chego em tempo útil à faculdade.

Muito sinceramente nem sei o que pensar sobre o assunto, bem sei que o governo precisa de dinheiro para estabilizar as contas públicas, mas e nós? Como é que ficam as nossas contas? A crise não afectou só o governo mas sim todos os portugueses e o nosso poder de compra não aumentou, o timing escolhido para aplicar estas portagens é péssimo.
Estas já são zonas muito afectadas pela falta de investimento, aliada ao elevado desemprego e pobreza, taxar as nossas estradas neste momento apenas vai piorar esta situação.

Eu ainda tenho esperanças que as pessoas que residem na zona tenham algum desconto/isenção (pelo menos nos primeiros tempos) por isso aguardo com expectativa novos desenvolvimentos sobre o tema. [;)]

também estás a contar com a amnistia papal? Se isto vingar, vai ser para todos, coitados de nós que temos de engolir e calar.

Sempre foi paga a ponte em Lisboa.
Sempre.

Oh amigo, se estás feliz com o mal dos outros, fixe para ti.
Ou não percebes nada, ou não sei.
Não vês que te disse que as pessoas foram morar para X sítio baseados em se deslocarem sem portagens? E agora vão cobrar?
Em Lisboa as pontes nasceram com Portagens.

Olha, eu não me vou habituar porque não preciso de sair do Porto, mas quando tiver que sair podes ter a certeza que não pago... vou pelos becos que tiver que ir, demore o que demorar.

Nota: diz-me uma coisa, pagas estacionamento (parquimetro) à porta de tua casa?
Se não pagas, o que achavas de começar a pagar? [;)]

Não sei como é no Porto, mas em Lisboa onde há parquímetros, os residentes têm uma vinheta no carro, e estão isentos de pagamento.

As coisas mudam e nada é imutável. Antes não tinham portagens, mas agora passam a ter e as pessoas têm que se adaptarem a nova realidade.

Eu quando comecei a trabalhar há umas dezenas de anos, comecei dentro de umas regras e garantias que actualmente já não são as mesmas e para meu prejuízo, e não tive outro remédio do que me adaptar a nova realidade.

As coisas mudam com o andar dos tempos, umas vezes para melhor outras para pior...é a vida!

também estás a contar com a amnistia papal? Se isto vingar, vai ser para todos, coitados de nós que temos de engolir e calar.

Não, estou a contar com o bom senso de quem faz as leis.

Conforme já aqui foi referido, esta estrada era grátis e de um momento para o outro vai passar a ser taxada e ainda não existem sequer informações relativamente ao preço/métodos de pagamento.

Acho que quem tiver no mínimo dois dedos de testa consegue perceber que isto vai provocar alterações na vida social e económica dos utilizadores frequentes desta estrada.
Achas que a minha situação vai ser a mesma? Vão-me retirar mais uns cobres do bolso todos os meses e eu não tenho qualquer alternativa, acho que era no mínimo sensato fazerem um desconto nas portagens para os utilizadores frequentes.

Também achas que a elevada taxa de desemprego nos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto, e que são as zonas do país com menor índice de desenvolvimento económico, não são razões suficientes? Principalmente se compararmos com as taxas/índices de Lisboa!

Uma boa forma de comemorar o 25 de Abril seria com uma nova revolução, mas essa meus amigos, de certeza que não começará no Sul, os Governos que coninuem a deixar o Norte afundar-se e vamos ver onde é que isto vai parar... [8b]

Como se no Sul não houvesse também desemprego.

A um desempregado e que não tenha dinheiro, tanto lhe faz que haja portagens ou não. Simplesmente não anda de carro, porque certamente não tera tambem dinheiro para pagar o combustível.....digo eu.

Essa para mim não cola!

Não sei como é no Porto, mas em Lisboa onde há parquímetros, os residentes têm uma vinheta no carro, e estão isentos de pagamento.

As coisas mudam e nada é imutável. Antes não tinham portagens, mas agora passam a ter e as pessoas têm que se adaptarem a nova realidade.

Eu quando comecei a trabalhar há umas dezenas de anos, comecei dentro de umas regras e garantias que actualmente já não são as mesmas e para meu prejuízo, e não tive outro remédio do que me adaptar a nova realidade.

As coisas mudam com o andar dos tempos, umas vezes para melhor outras para pior...é a vida!

Eu sei que estão isentos na sua zona, pois... luxos.

Eu estava a supor ser grátis e passar a ser pago... assim doía.

No Porto, as 3 entradas principais já eram e sempre foram pagas: A1, A3 e A4.
O problema aqui é que as duas entradas que restavam grátis e sempre foram, vão ser a pagar; sendo que as duas maiores zonas industriais de Portugal (Maia e Vila do Conde) foram feitas a rondear a N13, depois da "A28" a funcionar.
Agora querem atirar tudo para a N13???

A um desempregado e que não tenha dinheiro, tanto lhe faz que haja portagens ou não. Simplesmente não anda de carro, porque certamente não tera tambem dinheiro para pagar o combustível.....digo eu.

Essa para mim não cola!

Epá, tu desculpa lá mas não queres ver as coisas e falas de barriga cheia.

Então um casal não pode ter por exemplo o marido a trabalhar e a ter que usar carro e a esposa desempregada... e agora as portagens virem mexer mais no orçamento já débil.
Esta situação é mais comum do que julgas; pelo menos por aqui, onde predomina a pequena empresa e não os tachos do estado.

Essa para mim não cola!

Tu não percebes é onde eu quero chegar, também há desemprego em Lisboa, claro que há, há em todo o país, mas como o Norte é cada vez menos gerador de riqueza e o desemprego aumenta a uma taxa muito superior à de Lisboa, não tarda nada tens é um monte de gente a mamar do subsídio de desemprego em vez de trabalhar, a perder poder de compra, etc..., é um passo para uma verdadeira crise ainda pior do que aquela em que estamos!

Mas não te preocupes, é só um tirinho para que afecte a zona de Lisboa, isto se um terramoto não transformar o Porto na capital 1º... [:p]

Eu não tenho nada contra as pessoas de Lisboa, tenho é contra os sucessivos Governos que tendem a concentrar os esforços em Lisboa de forma errada, principalmente quando o Norte é a zona do país que mais exporta e mais fábricas tem, mas mesmo assim, inexplicavelmente a riqueza está bem concentrada onde todos nós sabemos, não vale a pena é negá-lo, sejas tu de Lisboa, da Guarda ou do Algarve! :sh)

Essa para mim não cola!
Tu não queres mesmo entender.
Tinha aqui uma imagem engraçada, mas era para levar com um cartão vermelho...

Eu até percebo o exemplo dado pelo gtabarth e percebo que a malta se tenha habituado a não pagar a A28 mas e a CREL ?

Ou não se lembram que a CREL foi, em tempos, grátis ?

E também aí andam exemplos de pessoas que tinham a sua vida organizada tendo como dado adquirido a isenção de portagem nesta mesma via.

Até neste mesmo neste fórum temos pessoas nessa situação.

Posto isto digo mais uma vez, as alternativas à A28 podem ser muito más mas são piores que as alternativas da CREL ? Não.

Piores que as alternativas à A2 (até Setubal) ? Não.

Piores que as alternativas à A1 (até ao Carregado) ? Não.

Piores que as alternativas à A5 ? Não

E podia continuar....

Para finalizar quero aqui dizer que em Setembro andei pelo norte e gostei muito, quer das pessoas, quer da comida quer das paisagens.

E claro que não desejo mal a ninguém e por mim até tudo podia continuar como está.

O que está aqui em questão não é isso, apenas acho que se deve encarar estes assuntos com imparcialidade.

Cumps

Última edição:
Eu na altura fui contra as portagens da CREL.
Também sou contra as da Ponte Salazar e fui, apesar de não ir ai de propósito buzinar.

Quanto ás alternativas, são mesmo piores.
Podes sempre entrar em Lisboa e voltar a sair (em vez da CREL)

Entre Porto e Póvoa não existe mesmo alternativa, muito menos após o nascimento das ZI da Maia e Vila do Conde dos anos 90 para cá.
É pior do que qualquer um dos casos referidos.

A A28 já era a alternativa em relação à A3 e foi em parte que assim se construiu.

E nem me tinha lembrado da velhinha variante do Mindelo à A-ver-o-Mar, que passava por fora de Vila do Conde e Póvoa... é que essa variante foi enlglobada no IC1 e agora com nome mudado para A28.
Uma vigarice portanto.

Mas ClioIIIRS é virem cá cima e fazem a experiência... ao andarem na N13 vão ter a sensação que ainda não sairam do Porto... é tudo aglomerado sem 1 metro de folga.

Enfim, neste tópico está representado a mentalidade do nosso país que tanto vai indo ao fundo....

Uns resmungam, mas daqui a seis pagam e não bufam, outros riem-se maliciosamente para dentro e pensam que "eu se pago, os outros que se f####, que paguem também...."

Aproveitem enquanto ir ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro é de borla!! :sh)

Enfim, neste tópico está representado a mentalidade do nosso país que tanto vai indo ao fundo....

Uns resmungam, mas daqui a seis pagam e não bufam, outros riem-se maliciosamente para dentro e pensam que "eu se pago, os outros que se f####, que paguem também...."

Pois, como já levantei a questão, pagar para o Aeroporto é o cúmulo, ainda para mais sabendo a importância de cargas deste aeroporto e da respectiva camionagem.

Eu na altura fui contra as portagens da CREL.
Também sou contra as da Ponte Salazar e fui, apesar de não ir ai de propósito buzinar.

Quanto ás alternativas, são mesmo piores.
Podes sempre entrar em Lisboa e voltar a sair (em vez da CREL)

Entre Porto e Póvoa não existe mesmo alternativa, muito menos após o nascimento das ZI da Maia e Vila do Conde dos anos 90 para cá.
É pior do que qualquer um dos casos referidos.

A A28 já era a alternativa em relação à A3 e foi em parte que assim se construiu.

E nem me tinha lembrado da velhinha variante do Mindelo à A-ver-o-Mar, que passava por fora de Vila do Conde e Póvoa... é que essa variante foi enlglobada no IC1 e agora com nome mudado para A28.
Uma vigarice portanto.

Acima de tudo coerência e tendo si tu contras as portagens na CREL e ponte Salazar já é um ponto de partida para uma saudável discussão.

Sobre a vossa situação é certo que não conheço esses troços mas vocês também não conhecem os cá de baixo.

O ideal para resolver este "duelo ao por do sol" seria o relato de alguém que conheça muito bem todos estes troços e suas correspondentes alternativas, quer a norte quer a sul.

De qualquer forma digo-te já que entre Cascais e Lisboa (Marquês) sempre pela A5 são 15m e evitando portagens, ou seja, ir pela Marginal até à zona do Estádio Nacional e depois A5 são 40m, e até pode ser mais se estiver muito trânsito.

Outro exemplo, entre o Fogueteiro e Setúbal (Jumbo) pela A2 são também 15m mas evitando pagar portagens e fazendo sempre a N10 são também uns 40m.

Agora gostava de saber como é que a N13 é assim tão pior.

Estive a ver no google maps e até me parece ser mais rápida de circular que a marginal cheio de semáforos e rotundas e do que a N10 com alguns semáforos e sobretudo muitas rotundas.

Claro que dou o beneficio da duvida por não conhecer a estrada mas estes dois exemplos até conheço bem, sobretudo o da margem sul.

Mas ClioIIIRS é virem cá cima e fazem a experiência... ao andarem na N13 vão ter a sensação que ainda não sairam do Porto... é tudo aglomerado sem 1 metro de folga.

Quando por aí andei fiz sempre AE pois não tinha GPS, nem mapa e acima de tudo queria era segurança e rapidez.

Claro que a andar na carrinha do pápá com via-verde a descontar na conta dele ajuda [:D] Mas agora a sério ele sabia e foi até ele que me aconselhou a usar sempre AE.

Pois, como já levantei a questão, pagar para o Aeroporto é o cúmulo, ainda para mais sabendo a importância de cargas deste aeroporto e da respectiva camionagem.

Quanto ao Aeroporto concordo com vocês. A sua importância é indiscutível !

Cumps

Eu sou contra portagens, principalmente porque já pagamos impostos dementes quando compramos carro e continuamos com os impostos inqualificáveis na gasolina.

Eu conheço bem Lisboa.
Não conheço é Barreiro, Seixal, etc, porque nunca lá fui, apenas conheço a Caparica.

A questão é complicada com a N13. Temo que não se possa falar de minutos mas sim de colapso; ou seja... o trânsito parar horas sem andar mesmo.

O principal problema é a Ponte sobre o Ave que estrangulará tudo.
(Já nem falo em Fão-Esposende)

Actualmente em Julho e Agosto demoras 1 hora para fazer os últimos 700 metros antes da Ponte vindo do Porto.
Como será?

Voltar
Superior