Governo introduz portagens em três Scut

Não encontrei o número total de kms, mas podes ver nesta imagem a cobertura:

Fichier:Swiss Highways-fr.svg - Wikipédia

Não está mau! Chega-se à principais cidades sempre por AE (e "quase" sem pagar). Já quando vou a França (ir à neve, etc.) upa upa [:D]

Perguntei pq por 30 euros não é nada caro. E talvez fosse por não haver mtos kms de AE.
E fui ver à wiki. Bélgica tem uma área de 30.528 kms e nós 92.090.

E ainda pra mais com o número de AEs que temos....por 30 euros a coisa era como uma SCUT.

Última edição:
Exacto, é muito bonito falar quando não se olha para o próprio umbigo. E já agora vamos a ver se o resto do país vai passar a pagar menos alguma coisa de impostos que, pelo que dizem, serviriam para pagar as estradas que nós utilizamos.
É por isto que haverá sempre rivalidades. Lá para baixo há tudo e quando são os outros a ficar sem alguma coisa, óptimo, faz-se justiça.

É pá, mete na tua cabecinha de uma vez por todas que se há aqui alguem que anda com guerras norte - sul são vocês!!!!!

Eu estou-me a borrifar que seja no norte, no sul ou na conchinchina, apenas quero que, na impossibilidade de ninguém pagar - o que seria o ideal, todos paguemos o que utilizamos!!!

Mas tu achas que sendo de Lisboa pagas as AE ás pessoas do resto de Portugal?
Tens noção da pouca vergonha que é a distribuição desiquilibrada de dinheiro sempre em benefício de Lisboa?

E que raio de alegria vos pode dar que à volta do Porto as estradas boas passem a ser todas pagas?
Isso vai dar-vos algum benefício?

E já agora, porque pagais o m3 de água a 0,50 € e na maior parte de Portugal custa 3 €?

Estamos a discutir a implementação de portagens nas SCUTS e eu já dei a minha opinião.

Se preferes tornar a discussão em mais uma guerrilha norte - sul, estás no teu direito, mas não contes comigo.[;)]

Queres uma aposta que não vais passar a pagar menos em nada? Depois disso, quem fica a ganhar e quem fica a perder? Pois é...

Mas alguem aqui acha que vai pagar menos impostos por isso?

O que é certo é que sobrarão alguns milhões de euros para utilizar noutras coisas bem mais importantes do que pagar portagens a quem quer utilizar AE's!

Quem fica a ganhar? Todos!

É pá, mete na tua cabecinha de uma vez por todas que se há aqui alguem que anda com guerras norte - sul são vocês!!!!!

Eu estou-me a borrifar que seja no norte, no sul ou na conchinchina, apenas quero que, na impossibilidade de ninguém pagar - o que seria o ideal, todos paguemos o que utilizamos!!!

E tu mete na tua cabecinha que as condições não podem ser iguais para todos porque nem todos têm a mesma capacidade económica que a capital. Mas isso não interessa não é? E quanto às AE que se chamam IC que há noutros sítios, como já foi aqui dito? Sabias que a A28 se chamava IC1? Sabias que a A41/42 se chamava IC24?
Como já disse, agora em português para ser mais fácil, "anda uma milha nos sapatos de outra pessoa". Olhar para o que os outros têm é fácil, quando se vê o que se quer.
Mania...

Mas alguem aqui acha que vai pagar menos impostos por isso?

O que é certo é que sobrarão alguns milhões de euros para utilizar noutras coisas bem mais importantes do que pagar portagens a quem quer utilizar AE's!

Quem fica a ganhar? Todos!
Todos, menos aqueles que passam a pagar mais sem ter mais nada em retorno...

E tu mete na tua cabecinha que as condições não podem ser iguais para todos porque nem todos têm a mesma capacidade económica que a capital. Mas isso não interessa não é? E quanto às AE que se chamam IC que há noutros sítios, como já foi aqui dito? Sabias que a A28 se chamava IC1? Sabias que a A41/42 se chamava IC24?
Como já disse, agora em português para ser mais fácil, "anda uma milha nos sapatos de outra pessoa". Olhar para o que os outros têm é fácil, quando se vê o que se quer.
Mania...

Obrigado pela tua atenção......mas felizmente sei ler Inglês. [;)]

O que pagas é para utilizar uma AE. Portanto, pagas e tens o retorno de poder utilizar.

Ao fazê-lo, estás a fazer com que o estado deixe de pagar a AE por ti logo há mais dinheiro para fazer face a outros investimentos ou prestações sociais em que todos, nomeadamente os que pagaram a portagem, podem vir a usufruir. Mais uma vez, tens retorno.

A conta da água foi usada para demonstrar as diferenças existentes. Chamemos-lhe um paralelismo.

Não vejo onde a evasão fiscal sirva para comparar alguma coisa.

Pois, se calhar não te interessa, mas se fores ver onde está de facto o dinheiro em Portugal tens a resposta!

PS: Falo no dinheiro vivo, não no dinheiro declarado.

O que pagas é para utilizar uma AE. Portanto, pagas e tens o retorno de poder utilizar.

Ao fazê-lo, estás a fazer com que o estado deixe de pagar a AE por ti logo há mais dinheiro para fazer face a outros investimentos ou prestações sociais em que todos, nomeadamente os que pagaram a portagem, podem vir a usufruir. Mais uma vez, tens retorno.
Tenho é um retorno menor, caso exista esse retorno de alguma forma.
Mas adiante, e quanto ao resto dos ICs que magicamente não se passaram a chamar AE? Não ficas indignado e não te causa um sentimento de injustiça?

EDIT: Desculpa lá este OT, mas para um moderador devias ter mais atenção aos posts seguidos, o botão do multi-quote tem uma finalidade.

a unica critica que se pode fazer é no trajecto que era o antigo IP1.

que já tinha sido pago pela EP.

o resto era de esperar.

Não tenho nada a apontar à via do infante.. Acho o tapete bastante agradável, mas se bem me lembro nunca conduzi lá à chuva, não posso falar sobre isso. Comparado à N125 é muito melhor; e relativamente a N120 melhor ainda.

Claro que sim. És o maior. Gostas de pagar 1.35€ para passar a 25 de Abril? 2.80€ para andar 52 km em auto-estrada? 2.35€ para passar a vasco da gama? Acho valores absurdos! A esta hora já tá tudo mais que pago.

Não sou maior ou menor. Claro que ninguém gosta de pagar, mas realidade é que outros países muito mais ricos que o nosso não abdicam de terem portagens (bem caras por sinal) nas suas auto-estradas ou túneis, e nós estando o País a caminho da bancarrota (Deus nos livre), vamos dar-nos ao luxo de ter auto-estradas grátis.
Já basta as três pontes entre Gaia e o Porto (eles ainda se queixam) serem a borla, e em Lisboa temos que pagar para passar para a outra margem.
Mas contudo, sou a favor do principio do "utilizar pagador"

De 2ª Feira a Sábado, percorro por motivos profissionais a A28 entre Póvoa, Esposende e Porto. Entre 35.000 a 40.000km por ano, 90% na A28 . Não é dificil de perceber o rombo que vai ser no meu orçamento a introdução de portagens. Quem conhece a nacional 13 sabe que não é alternativa a nada, quem não conhece que tente fazer Esposende-Porto pela N 13. Não vou sequer comentar posts de alguns users porque [8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b] .
Assim se vai alegremente destruindo o tecido empresarial desta zona.

Na Suíça compras uma vinheta que custa 40CHF (menos de 30€) no inicio do ano e podes circular durante esse ano em todas as AE sem pagar.[;)]

Não me das novidade nenhuma.

Referente a Suíça sei perfeitamente desta forma de pagamento das AE, até por experiência própria.

Sobre os preços praticados, é normal que variem de país para país, conforme seja a saúde da sua economia, ou da forma como são sustentadas as despesas de conservação da rede viária

Mas una coisa é certa, geralmente (como tudo na vida haverá sempre excepções) as portagens pagas por essa Europa são superiores as praticadas em Portugal

Não sou maior ou menor. Claro que ninguém gosta de pagar, mas realidade é que outros países muito mais ricos que o nosso não abdicam de terem portagens (bem caras por sinal) nas suas auto-estradas ou túneis, e nós estando o País a caminho da bancarrota (Deus nos livre), vamos dar-nos ao luxo de ter auto-estradas grátis.
Já basta as três pontes entre Gaia e o Porto (eles ainda se queixam) serem a borla, e em Lisboa temos que pagar para passar para a outra margem.

Epá, eu estava à espera.

Pagar portagens nas pontes do Porto?

[:D] A cidade nasceu e cresceu assim [:D]

Isso a acontecer era a Guerra Civil, até porque como fazias ás pessoas que passam a pé?
Portagem também?

Por acaso até são parecidas... são tudo pontes... o comprimento delas é que é diferente... mas só por "um bocadinho assim" ... [8b][8b][8b]

De 2ª Feira a Sábado, percorro por motivos profissionais a A28 entre Póvoa, Esposende e Porto. Entre 35.000 a 40.000km por ano, 90% na A28 . Não é dificil de perceber o rombo que vai ser no meu orçamento a introdução de portagens. Quem conhece a nacional 13 sabe que não é alternativa a nada, quem não conhece que tente fazer Esposende-Porto pela N 13. Não vou sequer comentar posts de alguns users porque [8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b] .

Depois de fazeres, por exemplo, Loures - Carnaxide, Oeiras - Lisboa, VFX - Lisboa sem ser por vias com portagem, podes comentar o que quiseres. [;)]

Exactamente.

E ou o Careca apressa as coisas, ou o Pinóquio que explique como cobra Portagens com a N13 em obras em Azurara e Árvore com o trânsito alternado só por uma faixa.

Já agora... como ficou a questão da isenção para moradores?

...

Eu já não falo em Esposende.
Mas da Póvoa ao Porto é impossível.
A ponte de Vila do Conde sobre o Ave é o cerne da questão.
COLAPSARÁ e obrigará a cortar o trânsito num dos sentidos... o que também não é possível.

Para quem conhece, explique como se circulará entre a rotunda de Azurara e a rotunda na Póvoa ao pé do Tourigalo??? [:D]

Já agora... Guardeiras!
E descalçar esta bota?

Por acaso até são parecidas... são tudo pontes... o comprimento delas é que é diferente... mas só por "um bocadinho assim" ... [8b][8b][8b]

Ah, então o problema é do tamanho?

Essas pontos foram pagas pelo Estado, portanto com os impostos de todos os portugueses, assim como as pontes em Lisboa. Mas com uma diferença é que nós aqui para ir trabalhar a Lisboa temos que pagar portagem, e vocês não.

Se o problema é o tamanho, então é de fácil solução, pagariam a percentagem equivalente ao tamanho da ponte.

Voltar
Superior