Governo introduz portagens em três Scut

Portagens??? O que é isso???

Portagens??? O que é isso???

Desde há 27 anos que possuo carta. Querem acreditar que somente pago umas 4 portagens por ano quando somente passo pela A4 desde Entre-os-Rios até à saída do hospital de S. João? [:D]

Raramente me preocupo porque tenho tudo dentro da cidade seja o que for que precise de fazer. Na realidade vivo na cidade, tenho uma oficina dentro da cidade, faço comprar na cidade e, com toda a paciência que os santos me tem concedido, lá ando eu no meio do transito infernal a pagar pelos pecados da minha outra vida passada de que não me recordo. [8b]

Pessoalmente não concordo com esse argumento que também foi invocado por exemplo quando decidiram portajar a CREL em Lisboa.

Acima de tudo acho que neste cenário de contenção económica só deviam permanecer gratuitas aquelas AE's construídas em cima de antigos IPs e EN\ICs e que não dispõem de percursos alternativos.

Francamente que não percebo com que argumentos se portaja por exemplo o troço entre Aveiro e Mira na A17 ou a A25 (em qualquer ponto). Isto sim é um caso grave de perda de direitos porque tratam-se de infra-estruturas públicas existentes há várias décadas que foram eliminadas para serem melhoradas (com investimento público) e que agora deixam de ser públicas, não deixando qualquer hipótese minimamente viável aos utilizadores.

Por uma questão de justiça comparativamente com Lisboa percebo também que os troços urbanos das AE's não sejam pagos como acontece com a A1, A5 e A8 por exemplo, e já acontecia no porto com a A1, A3 e A4

A melhor comparação com estes casos são as obras de alargamento do IC19.

Seria exactamente o mesmo que findadas estas obras o governo lhe chamasse A99 (em comparação com por exemplo a A25 não fica atrás em nenhum ponto, antes pelo contrário) e decidisse que a A99 começaria a ser portajada, deixando o pessoal da linha de Sintra com a opção de pagar ou passar a ir para Lisboa pelas estradas municipais, nacionais ranhosas e pelo meio das vilas/cidades.

Eu gostaria de ver o golpe de estado que se instalaria no país...

Pessoalmente não concordo com esse argumento que também foi invocado por exemplo quando decidiram portajar a CREL em Lisboa.

Acima de tudo acho que neste cenário de contenção económica só deviam permanecer gratuitas aquelas AE's construídas em cima de antigos IPs e EN\ICs e que não dispõem de percursos alternativos.

Francamente que não percebo com que argumentos se portaja por exemplo o troço entre Aveiro e Mira na A17 ou a A25 (em qualquer ponto). Isto sim é um caso grave de perda de direitos porque tratam-se de infra-estruturas públicas existentes há várias décadas que foram eliminadas para serem melhoradas (com investimento público) e que agora deixam de ser públicas, não deixando qualquer hipótese minimamente viável aos utilizadores.

Por uma questão de justiça comparativamente com Lisboa percebo também que os troços urbanos das AE's não sejam pagos como acontece com a A1, A5 e A8 por exemplo, e já acontecia no porto com a A1, A3 e A4

O troço da A17 Aveiro-Mira não foi feito em cima de nenhuma infraestrutura pré-existente... a N109 continua lá!

Já o tinha dito e parece que um leitor do publico tem exactamente a minha opinião:

"A questão está na gestão de expectativas! As pessoas organizaram a vida e, eventualmente, escolheram a localização da casa a comprar com base nos custos de deslocação! Agora vêem as expectativas drefraudadas...A solução é muito simples: em vez de atribuir uns falsos anos de isenção, começa-se a taxar logo de início e as pessoas têm isso em conta na organização da vida. Além de que o Estado não tem que alimentar "buracos" anos a fio!"

A questão está em que o Estado viveu anos a fio sem se preocupar com a sustentabilidade das finanças públicas. A crise de 1983 foi vencida com rapidez e a partir daí foi uma alegria: gastar como se não houvesse limite. O resultado está à vista e agora vamos ter que apertar o cinto valentemente.

O troço da A17 Aveiro-Mira não foi feito em cima de nenhuma infraestrutura pré-existente... a N109 continua lá!

Nesse caso não foi construída em cima da N109/IC1 mas pelo que li na altura da construção da A17 alguns desses troços iriam ser despromovidos a estradas municipais sob gestão das autarquias, valendo-se esta despromoção (e consequente não investimento) da existência da SCUT como alternativa gratuita.

De qualquer forma já li isso há algum tempo e posso estar a fazer confusão, caso exista uma nacional ao lado, obviamente que as portagens se justificam.

Última edição:
Existem duas A41 pelo que estou a ver. A de Espinho-Picoto e a outra mais a norte. Espero que as portagens só façam parte do picoto para norte, porque do picoto para espinho são 6km de autoestrada construídos em cima de uma nacional se não me engano, que é a principal ligação de Espinho as freguesias em redor.

Existem duas A41 pelo que estou a ver. A de Espinho-Picoto e a outra mais a norte. Espero que as portagens só façam parte do picoto para norte, porque do picoto para espinho são 6km de autoestrada construídos em cima de uma nacional se não me engano, que é a principal ligação de Espinho as freguesias em redor.

A A41 brevemente quando concluída ligará espinho até à ligação à A28 e será toda portajada... logo se foi construída em cima de uma nacional pouco interessa.

Acho bem que todos lutem com todas as armas possíveis contra a cobrança de portagens, sejam elas onde forem.

Pena que na região de lisboa sejamos todos tão pacíficos neste assunto. Pagamos todas as entradas em lisboa.

Se quero entrar pela vasco da gama..pago,
pela 25 de Abril... pago
pela A2... pago
pela A12... pago
pela A1... pago
pela A10... pago
pela CREL, pago
pela A5 pago
pela A16... pago
pela A8...pago

Resta-nos as congestionadissimas, marginal, IC19, pelo lado ocidental e as IP1 e IC2 pelo lado oriental.

Sou por uma sociedade de solidariedade social. Tal como pagamos as reformas, a educação e os custos com a saúde de de quem necessida atraves dos nossos impostos de trabalho, o imposto de circulação que pagamos também deveria servir para suportar os custos das auto-estradas tal como acontece em países como a belgica e holanda onde não há este controlo aos cidadãos.

Como já referido, o troço da A41 que irá ser pago, não é o do Picoto-Espinho.

Mas quando a A41 estiver toda ela concluída, aí podes acreditar que passará a ser paga.

A meu ver vamos voltar ao tempo quando não haviam AE. As pessoas não têm dinheiro para as portagens...

Isso é exagero. A taxa de portagem é só uma parcela dos custos em que se incorre quando se anda de automóvel.

Claro que vai diminuir o trânsito em algumas auto-estradas que passam a ser pagas, mas a esmagadora maioria das pessoas continuará a utilizá-las.

Isso é exagero. A taxa de portagem é só uma parcela dos custos em que se incorre quando se anda de automóvel.

Claro que vai diminuir o trânsito em algumas auto-estradas que passam a ser pagas, mas a esmagadora maioria das pessoas continuará a utilizá-las.

Eu arriscaria dizer que o maior propósito é fazer aumentar o trafego naquelas que já são pagas há muito tempo, mas isso seria dar seguimento a algumas teorias da conspiração.

Eu arriscaria dizer que o maior propósito é fazer aumentar o trafego naquelas que já são pagas há muito tempo, mas isso seria dar seguimento a algumas teorias da conspiração.

Pagar por pagar, entre o Porto e Aveiro vou passar a usar a A1. Melhor piso, menos nós, traçado mais a direito, mais faixas.

Adeus A29!

Pagar por pagar, entre o Porto e Aveiro vou passar a usar a A1. Melhor piso, menos nós, traçado mais a direito, mais faixas.

Adeus A29!

Aí quem vai lucrar será sem duvida a Brisa.

Esperemos que o estado nao acabe a pagar indemnizações compensatórias a Ascendis e afins...

Voltar
Superior