Governo introduz portagens em três Scut

Daí o grande disparate das Parcerias Publico Privado no caso das AEs.

No caso das autoestradas e de toda as outras parecerias.
Se houver lucro, é para a empresa e para o estado. Se houver prejuízo, o estado paga como se a empresa fosse apenas "um empregado" do estado.

Desvirtua completamente o conceito parceria :sh)

Isso tem a ver com a dificuldade que o nosso estado sempre tem em defender os seus interesses. É triste, mas o estado ajoelha sempre quando negoceia com poderosos - e o resultado está à vista.

A24 tem legitimidade para ter portagens.

A25 e A23 só em alguns troços. Todos os troços que foram construídos em cima do antigo IP5 e IP2 não podem ser portajados.

Já escrevi isto no outro tópico - portajar a A23 e A25 seria exactamente o mesmo que, depois das obras de alargamento do IC19, mudarem o nome àquilo para A99 e passarem a cobrar portagens, dando como alternativa entre Sintra e Lisboa as estradas municipais de sintra, cacém, amadora e afins...

Isso foi exactamente o que aconteceu no IC1: passou a chamar-se A28 e agora passaram a cobrar portagens.

Como é possível isso? A concessionária ia viver sem lucro? Talvez seja de perguntar à AENOR (e outras) se querem explorar auto-estradas sem ter lucro.

É, mas isso significaria obrigar o Sr. Teixeira, que mora em Aboadela e vem uma vez por semana a Amarante - e nunca passou nem perto de uma SCUT - a pagar esse imposto.

Claro que não querem, e um dos problemas deste país parece-me que é o que está pendurado no estado, sejam essas concessionárias, CP, Refer, etc... Dar lucro é mentira mas dá bem para encher os bolsos de alguns.

Quanto à segunda parte, concordo plenamente, não faz sentido pagar um ano para usar uma vez, mas penso que também no sistema implantado na Suiça prevê essas situações pontuais, pagas com uma tarifa apenas de um trajecto.

É como tentei explicar, concordo plenamente com o utilizador-pagador, mas nesse sentido, pagar o que usamos, mas claro, seja no que for é para explorar ao máximo, mas nisto seja estado, privado etc...

SCUT é, como foi entendido por alguém, uma sigla cujo acrónimo significa SEM CUSTOS PARA OS UTILIZADORES.

Neste momento e, face ao que já se conhece, aquela sigla deverá passar a ser CCUT.

Uma boa forma de aumentar impostos dizendo que se reduz a despesa!!!!

Mas isto é um imposto?

Dificilmente não é, pois muitas pessoas fizeram escolhas nas suas vidas (localização de habitação vs trabalho) com base em vias sem portagens, muito possivelmente, não as utilizar não é alternativa, por isso vão ter que pagar e calar...

Não estamos a funcionar como país e não me parece que tão cedo alguem perceba que o Rei vai nú, por isso, agora são as scuts, amanhã outra coisa qualquer até... isto estoirar de vez.

Segundo o JN de hoje, parece que afinal, os identificadores gratuitos, não vão ser bem gratuitos... É preciso pagar 25 euros que vão ficar como crédito na conta para futuras utilizações. Ou seja, mesmo que eu nunca mais use uma AE/SCUT:sh) na minha vida, tenho de pagar os 25 euros...

Reservar o identificador para passar nas SCUT custa 25 euros - JN

Também li a notícia e conclusão é que estão mesmo a fazer pouco...

Ora vejamos, toda a gente é obrigado a ter o identificador e mesmo que o comprem neste período em que ficam com os 25€ como crédito, de que lhe serve, se vivem no interior do país e nunca na vida o carro viu uma AE ou coisa que o valha, para além das estradas lá da terra...

Isto sem falar em outras situaçõas, tais como os carros de colecção, em que muitos deles, as únicas vezes que fazem AE ou SCUT é em cima dos reboques...

Irra, estão a ir ao bolso das pessoas a todos os níveis [8b][8b][8b]

(...)
É, mas isso significaria obrigar o Sr. Teixeira, que mora em Aboadela e vem uma vez por semana a Amarante - e nunca passou nem perto de uma SCUT - a pagar esse imposto.

As receitas das portagens nestas futuras ex-SCUT revertem a favor da Estradas de Portugal, e não para as concessionárias, que têm as suas receitas futuras garantidas, independentemente do número de carros que passar nas futuras ex-SCUT.

Isto é, mesmo que durante 5 anos não passe um único carro, os milhões de euros de despesa anual de manutenção e pagamento faseado da obra continuam a somar-se.

Ou seja, o Sr. Teixeira que mora na Bobadela e que vei uma vez por semana a Amarante, nunca passando nem perto de uma futura ex-SCUT, continuará a pagar essas estradas.

E mais: dependendo do trajecto, é possível "fintar" as portagens nas futuras ex-SCUT, ao sair delas antes dos pórticos e voltar a entrar depois. Para trajectos longos não vejo que isso compense mas para deslocações diárias eu prevejo longas filas de pessoas a "fazerem a finta" [;)].

Vejam como fazer a finta, nestes três mapas:

Grande Porto
http://www.moptc.pt/tempfiles/20100614103926moptc.pdf
Costa de Prata
http://www.moptc.pt/tempfiles/20100614103920moptc.pdf
Norte Litoral
http://www.moptc.pt/tempfiles/20100614103932moptc.pdf

No site do moptc diz: "A partir de 1 de Julho quem utilizar as Auto-Estradas sem portagem manual e não tiver o dispositivo de identificação electrónico e/ou o título de reserva, será objecto de processo de contra-ordenação, nos termos da lei em vigor."

No site da VV diz que só haverá identificadores a partir de Agosto...

Ora, eu que passo todos os dias (há anos) numa "scut" que não tem pagamentos manuais, fico impedido de lá passar até que se dignem a fazer a porcaria do identificador?:confused:

(Peço desculpa se já foi respondido..mas são muitas páginas...)

No site do moptc diz: "A partir de 1 de Julho quem utilizar as Auto-Estradas sem portagem manual e não tiver o dispositivo de identificação electrónico e/ou o título de reserva, será objecto de processo de contra-ordenação, nos termos da lei em vigor."

Ora, eu que passo todos os dias (há anos) numa "scut" que não tem pagamentos manuais, fico impedido de lá passar até que se dignem a fazer a porcaria do identificador?:confused:

Sim, já foi.

Agradeço ajuda de alguém que realmente seja útil...

Continuo sem perceber a treta dos 5 dias para pagar..como raio me dizem "quanto é"? Vão andar 1,5 ou 2 meses a mandar contas para casa todos os dias? :sh) Alguém já percebeu?

Sim, já foi.
Eu, por acaso, também não sei a resposta... Podes rapidamente dizer qual é?

Tendo já um aparelho VV, posso pedir também um DEM?
Assim, ficava com mais um identificador para futuramente utilizar em outro carro se necessário...
Ou não será bem assim?

A A24 não usou nem 1 km da antiga N2, ela continua lá para ser usada de Viseu a Chaves (falando apenas no troço concorrente à A24), no caso da A25 e A23 foram aproveitadas infraestruturas públicas existentes (IP5 e IP2).

É principalmente essa a diferença - uma espécie de privatização de infraestruturas que foram construídas há muitos anos (mais de 20) com dinheiros públicos, que foram melhoradas é certo, mas que ainda assim eram públicas e públicas devem continuar a ser.

Sim, e na prática o que é que é efectivamente alternativa à A24 que não é à A25 ou A23? Estas duas também têm nacionais como alternativas! Não são alternativas porque são más? E a N2 é boa? Antes da A24 que IP existia?

Quer dizer, em Lisboa se renomeassem o IC19 para Axx e pusessem portagens seria injusto (e seria mesmo), lá teria a malta que ir pelas nacionais para evitar portagem, mas em trás-os-montes já pode ser.

Resume-se basicamente ao que já referi - é tudo muito bonito enquanto há alternativas. Podem não ser perfeitas, mas existem, todos pagam por elas, e poucos as usam.

Muita malta principalmente de Lisboa queixa-se, acha bem que todos paguem, mas esquece-se que tem uma rede de transportes públicos que dá milhões de prejuízos que são todos a pagar, passes comparticipados que só alguns usam, investimentos em infraestruturas que só alguns us por todos e só alguns usam, investimento em saúde, centralização de serviços como nenhuma outra cidade nacional, em suma, têm todas as condições e mais algumas, e mesmo assim não se conformam com algumas SCUTS porque acham bem que se eles pagam os outros paguem também. É um tanto estranho...

Assim, ficava com mais um identificador para futuramente utilizar em outro carro se necessário...
Ou não será bem assim?

Sim, poderás pedir.

Mas em todo o caso, terás de comunicar à VV de que não pretendes que o teu identificador da VV se converta automaticamente em identificador DEM.

É que já foi indicado, que o identificador VV converte-se automaticamente, a não ser que a pessoa comunique que não o pretende.

Quanto a utilizares o identificador de VV futuramente num outro carro, sinceramente, é bem capaz de pouco te servir depois, visto que todos os carros serão obrigados a ter DEM.

Ou não será bem assim?

Tens de pagar 25€ à cabeça, sendo que depois tens saldo em cartão. (Isto não parece uma promoção do Continente?)

Voltar
Superior