Governo introduz portagens em três Scut

Muita malta principalmente de Lisboa queixa-se, acha bem que todos paguem, mas esquece-se que tem uma rede de transportes públicos que dá milhões de prejuízos que são todos a pagar, passes comparticipados que só alguns usam, investimentos em infraestruturas que só alguns us por todos e só alguns usam, investimento em saúde, centralização de serviços como nenhuma outra cidade nacional, em suma, têm todas as condições e mais algumas, e mesmo assim não se conformam com algumas SCUTS porque acham bem que se eles pagam os outros paguem também. É um tanto estranho...
Mas vão todos continuar a pagar as SCUTs!
Tal como já foi aqui dito, a concessionária vai sempre receber a sua renda mensal!
Agora, o Estado pode pagar menos ou mais, dependendo das portagens que cobra...
É que há ainda quem pense que, com esta treta, o Estado se livrou de pagar as SCUTs. Enfim... [:p]

O Zé é quem paga sempre! Quando é que vamos aprender?
E isto é só o início! A partir de agora, vai ser sempre a roubar o Zé em tudo!

Da minha parte, bem podem esquecer! Vou passar para a A1! Melhores condições, mais segurança e até mesmo mais velocidade. [;)]

Última edição:
Sim, poderás pedir.

Mas em todo o caso, terás de comunicar à VV de que não pretendes que o teu identificador da VV se converta automaticamente em identificador DEM.

É que já foi indicado, que o identificador VV converte-se automaticamente, a não ser que a pessoa comunique que não o pretende.

Quanto a utilizares o identificador de VV futuramente num outro carro, sinceramente, é bem capaz de pouco te servir depois, visto que todos os carros serão obrigados a ter DEM.
Obrigado pelo esclarecimento e pela chamada de atenção. Realmente não terá grande vantagem em guardar um aparelho VV, visto que vai passar a ser obrigatório ter esta treta...

Mas vão todos continuar a pagar as SCUTs!
Tal como já foi aqui dito, a concessionária vai sempre receber a sua renda mensal!
Agora, o Estado pode pagar menos ou mais, dependendo das portagens que cobra...
É que há ainda quem pense que, com esta treta, o Estado se livrou de pagar as SCUTs. Enfim... [:p]

O Zé é quem paga sempre! Quando é que vamos aprender?
E isto é só o início! A partir de agora, vai ser sempre a roubar o Zé em tudo!

Da minha parte, bem podem esquecer! Vou passar para a A1! Melhores condições, mais segurança e até mesmo mais velocidade. [;)]

Não serás o único a fazer isso.

É que já estive a ver e o percurso que faço muitas vezes, ao usar a A1 em vez da A29, acabo por poupar 0.40€ por viagem.

Obrigado pelo esclarecimento e pela chamada de atenção. Realmente não terá grande vantagem em guardar um aparelho VV, visto que vai passar a ser obrigatório ter esta treta...

Conforme o Valium refere aqui http://forum.autohoje.com/1063613631-post791.htmlhttp://forum.autohoje.com/forum-ger...riculas-dos-automoveis-27.html#post1063613631, parce que afinal a VV irá entrar em contacto com o pessoal se quer o não que seja feita a conversão.

POdes ver este tópico: http://forum.autohoje.com/forum-ger...riculas-dos-automoveis-27.html#post1063613631

Última edição:
É só para dizer que afinal entre Aveiro e a "saída para a Feira Nova" (Esgueira), não deverá haver portagem porque não existe um pórtico de cobrança nesse percurso.

No entanto há um pórtico entre Aveiro e a Gafanha da Nazaré, o que é estranho porque esse troço é isento (pelo menos para já).

Estes gajos engaram-nos bem.

Quer dizer, afinal sempre é preciso pagar alguma coisa para ter os dispositivos! Ah mas depois podes usar como crédito..pois, eu este ano como vou no meu carro ao Algarve até sou capaz de usar os 25eur mas o Astra da minha namorada e o Astra do Pai dela nunca os vão usar e decerteza que deve ter um tempo limite e depois expira. A mesma coisa com os outros dois carros lá de minha casa!

Basicamente vai haver muita gente a pagar os DEM deles e dos outros.

Realmente está tudo na maneira como se dizem as coisas! É "gratuito" e tal..mas tem de pagar 25eur que pode ou não ser usado.

Sem comentários.

Quer dizer, afinal sempre é preciso pagar alguma coisa para ter os dispositivos! Ah mas depois podes usar como crédito..pois, eu este ano como vou no meu carro ao Algarve até sou capaz de usar os 25eur mas o Astra da minha namorada e o Astra do Pai dela nunca os vão usar e decerteza que deve ter um tempo limite e depois expira. A mesma coisa com os outros dois carros lá de minha casa!

Apenas é obrigatória a compra dos identificadores para os carros que circulam em auto-estradas sem portagem manual e para todos os veículos matriculados a partir de 1 de Julho de 2010. Uma pessoa que tenha um carro matriculado até ao fim deste mês e que nunca vá usar estas estradas, não é obrigada a comprar o DEM e pode continuar a usar a portagem manual nas restantes auto-estradas.

Mais informações AQUI.

Última edição:
Muito esclarecedora, essa informação, blackaos[;)]

No entanto, há uma coisa que ainda me suscita algumas dúvidas:

Há um prazo para a instalação do DEM?
Sim. Se o veículo circular em auto-estradas sem portagem manual, como é o caso
das concessões do Grande Porto, da Costa de Prata e do Norte Litoral, e uma vez
que nestas vias serão cobradas taxas de portagem a partir de 1 de Julho de 2010,
os veículos deverão estar equipados a partir desta data ou possuir o respectivo
comprovativo do pedido de reserva
. Será também a partir de 1 de Julho de 2010
que os veículos a matricular (novos ou importados usados) devem ser equipados
com um DEM no momento da matriculação.

Se eu no dia 1 de Julho passar numa dessas SCUTs e tiver apenas o comprovativo do pedido de reserva, como raio eles vão saber se eu passei lá, em que troços passei e, como tal, quanto deverei pagar?

Ou, neste caso, não pago?!

Registo fotográfico da matricula da viatura...

Se não tiveres feito a reserva podes ser identificado em falha quando passares numa portagem virtual ou em operações stop

O registo fotográfico é possível para detectar infracções (apesar de algumas limitações).
Mas, como raio vão eles saber quanto devo "à casa"??!!

Teriam de ter funcionários a analisar os registos fotográficos de cada um dos carros ao longo de toda a AE de modo a saber que o carro x entrou no pórtico 1 e saiu no 3 e o carro y entrou no pórtico 1 e saiu no 5!

Era bom para diminuir a taxa de desemprego mas é completamente inexequível!

O registo fotográfico é possível para detectar infracções (apesar de algumas limitações).
Mas, como raio vão eles saber quanto devo "à casa"??!!

Teriam de ter funcionários a analisar os registos fotográficos de cada um dos carros ao longo de toda a AE de modo a saber que o carro x entrou no pórtico 1 e saiu no 3 e o carro y entrou no pórtico 1 e saiu no 5!

Era bom para diminuir a taxa de desemprego mas é completamente inexequível!
Tu pagas por cada pórtico por onde passas. Não interessa onde entras! Pagas por pórtico e não por distância. Não é como nas AE em que pagas entrada-saída. Nas CUTs, coleccionas pórticos e chegas ao fim e somas os pórticos por onde passaste. Imagina que cada pórtico custa 1€. Passaste por 3, pagas 3€.

Imaginemos que a pilha da VV/DEM falha...

Se for na VV, acende o semáforo amarelo, tira a fotografia e, depois de analisada, o valor é debitado normalmente da conta bancária, tal como se o semáforo verde tivesse acendido. Sem coimas! E com o semáforo amarelo, concluo que algo se passa e vou a uma loja VV informar-me e mudar a pilha.

E nas CUTs? Não existe nenhuma informação para o automobilista. Se a pilha está gasta, a fotografia também vai ser revista e lida a matrícula? E, com coima ou sem coima?

Se realmente nas CUTs também for analisada a fotografia para ler a matrícula, sou a favor de ninguém colocar o DEM no vidro e obrigar os %#$%# a verem e analisarem milhões de fotografias! [:D]
A não ser que os pórticos já façam a leitura digital das matrículas e, nesse caso, vai dar ao mesmo... Mas creio que isso não será válido... Houve uma vez em que me chegou na factura VV uma passagem que não reconheci. Contactei a VV e pedi a fotografia. Quando foram rever a situação, repararam que se tinham enganado em um número e afinal era outro carro e creditaram-me o valor novamente. Pode acontecer o mesmo nas CUTs...

Imaginemos que a pilha da VV/DEM falha...

Se for na VV, acende o semáforo amarelo, tira a fotografia e, depois de analisada, o valor é debitado normalmente da conta bancária, tal como se o semáforo verde tivesse acendido. Sem coimas! E com o semáforo amarelo, concluo que algo se passa e vou a uma loja VV informar-me e mudar a pilha.

E nas CUTs? Não existe nenhuma informação para o automobilista. Se a pilha está gasta, a fotografia também vai ser revista e lida a matrícula? E, com coima ou sem coima?

Se realmente nas CUTs também for analisada a fotografia para ler a matrícula, sou a favor de ninguém colocar o DEM no vidro e obrigar os %#$%# a verem e analisarem milhões de fotografias! [:D]
A não ser que os pórticos já façam a leitura digital das matrículas e, nesse caso, vai dar ao mesmo... Mas creio que isso não será válido... Houve uma vez em que me chegou na factura VV uma passagem que não reconheci. Contactei a VV e pedi a fotografia. Quando foram rever a situação, repararam que se tinham enganado em um número e afinal era outro carro e creditaram-me o valor novamente. Pode acontecer o mesmo nas CUTs...

Eu me vou muito nessa do digital, mas pelo sim pelo não esmigalho algum insecto na matricula de forma a impedir a leitura correcta da mesma [:D]

Apenas é obrigatória a compra dos identificadores para os carros que circulam em auto-estradas sem portagem manual e para todos os veículos matriculados a partir de 1 de Julho de 2010. Uma pessoa que tenha um carro matriculado até ao fim deste mês e que nunca vá usar estas estradas, não é obrigada a comprar o DEM e pode continuar a usar a portagem manual nas restantes auto-estradas.

Mais informações AQUI.

Tem lógica, imaginemos que alguém tenha 10 carros, 9 ficam para "museu", se já pagam selo obrigatório, tinham também de pagar 10 dispositivos, mesmo que não os utilize...

Muito esclarecedora, essa informação, blackaos[;)]

No entanto, há uma coisa que ainda me suscita algumas dúvidas:

Se eu no dia 1 de Julho passar numa dessas SCUTs e tiver apenas o comprovativo do pedido de reserva, como raio eles vão saber se eu passei lá, em que troços passei e, como tal, quanto deverei pagar?

Ou, neste caso, não pago?!

Reconhecimento óptico de matriculas. Tanto aí como em qualquer AE convencional.[;)]

Acho muito mal que quem queira usar as ex-SCTUs seja obrigado a ter um identificador. Uma pessoa que passe lá uma vez por ano tem que ter essa porcaria só para passar uma vez!? [8b]
Estou a ver que isto é mais um daqueles negócios para encher a barriga a pançudos.

Voltar
Superior