Governo introduz portagens em três Scut

Reforço aqui a ideia que já tenho dito varias vezes de que sou completamente contra as portagens e que estas deveriam ser suportadas pelo imposto unico de circulação pago por todos os os proprietarios de veiculos, pois nunca se sabe quando iremos necessitar de uma autoestrada tal como os que descontam para o SNsaude nunca sabem quando vão necessitar dum medico ou hospital.

No entanto e como parece que vamos todos pacificamente aceitar mais portagens, sou completamente contra em algumas AEs (também chamadas SCUTs) os habitantes dessas zonas ficarem isentos.

Como ouvi o luis pedro nunes dizer, se assim for, então lá vão mais uma vez os lisboetas (ou habitantes em lisboa) pagarem mais portagens quando tiverem que deslocar à guarda e suportar os custos dessas AEs.

Eu digo mais, se adoptarem essa regra então em lisboa deveriamos ficar isentos de pagamento, pelo menos da A5 A16 e CREL, e já agora também das pontes. Não ficam todas dentro da região que habitamos?

No Norte não vão existir isenções.

Mas afinal como é que ficou esta situação?
Sempre vai haver portagens a partir de 1 de Julho? :confused:

É que eu já li tanta informação contraditória, segundo algumas notícias apesar de não terem aprovado os Chips haverá na mesma lugar a pagamento de portagem e agora pergunto: mas como? Terei que comprar o identificador da Via Verde? :confused:
Já li também que vão isentar os morados e empresas sediadas nas zonas onde existe Scut's mas que esta isenção não se aplica ao Norte. :sh)

Não percebo puto disto, o dia 1 está a aproximar-se e eu não sei o que fazer. :sh)

Por acaso concordo portagar as pontes do porto, mas obrigar os lisboetas a pagar pelo menos o mesmo preço por quilometro.

Ora vejamos a Arrábida tem 270m e a 25 de Abril 2270m

Se a Arrábida custasse 50cent a 25 de Abril custaria 4.20€
Já para não falar da Vasco da gama..

Vejam lá se conseguem perceber agora as coisas.... e concluir que não faz sentido colocar portagens nas pontes do Porto

sim tens 4 pontes e não pagas nem 1, aqui paga-se tudo, aqui pagamos a crel, porque não pagam tambem a vci???

Existem dezenas de pontes em Portugal maiores que a ponte da Arrábida. Se colocarem portagens na ponte da Arrábida devemos exigir que coloquem portagens em TODAS as pontes de Portugal.

mas aposto que em mais nenhum sitio existem tantas pontes juntas

Eu era capaz de jurar que em todos os países existem AE a pagar e AE a borla.

Vê-se logo que nunca foi comprar caramelos a Vigo.

juras mal, porque na inglaterra só tem 1 portagem, e é numa ponte

Em quais queres colocar portagens:
001-Ponte%20da%20Arrabida%20%281%29.jpg

1412560520_3d0579a6a1.jpg

6caa7a2d4d50ab30b7592b2316751b16.JPG

Lá se foram os pilares! [:)]

tudo muito giro, mas a verdade é que isso tem pilares e tem arco, e o arco não é nada facil de o fazer, muito provavelmente ate tem custos superiores, pela ideia talvez fosse melhor pagarem mais

Última edição:
É que são pouco flagrantes... começando pelo desemprego até ...

o desemprego tem aumentado mais no norte que em lisboa porque em lisboa temos 20 fabricas no norte temos 2000, se andam a fechar fabricas onde ha mais probalidade de fechar??

mete outra desculpa que essa não pegou

muito giro, fiquei a saber que afinal portugal esta dividido em norte centro lisboa alentejo e algarve

lisboa mete-se sozinho e junta-se cascais e sintra que ajuda a subir, mas ao norte junta-se tras os montes, sempre ajuda a baixar a media do norte
melhor só metendo as ilhas desertas tambem a contar para o norte, visto que aquilo não é povoado, ajudava a baixar ainda mais a media

Epá esses valores já não representam a realidade, mas dá para ter uma ideia...

Considerando o número de empresas que entretanto fecharam ... Quimonda e por aí fora... nem falo nos têxteis...

ai esta, é normal as empresas fecharem onde elas existem, aposto que em faro não deve fechar numa fabrica de alheiras,não existem

se as fabricas de texteis fecham no norte é porque é onde elas existem

quem tem as fabricas que faça melhores preços, e os portugueses que comprem mais o que é nosso

ja agora onde fala em 50% do poder de compra conta-se mais sitios no norte que no resto do pais

Ou então porque boa parte dos serviços/administrativos estão em Lisboa.
As grandes empresas têm sempre escritórios em Lisboa e muitas delas mudam mesmo a sede.
As multi-nacionais instalam-se... em Lisboa
Como capital, há sempre melhores condições... mas isso é em qualquer país do mundo:sh)
etc, etc

Tudo o resto aumenta o preço, é um círculo vicioso.
Por algum motivo Lisboa está no TOP Europeu de vencimentos/qualidade de vida e o resto do país está na cauda. E de certeza que não é por as pessoas do resto do país serem estúpidas.:sh)

muitas grandes empresas de construção civil tem as sedes na cidade do porto ou arredores, outras tem em abrantes etc, e em lisboa tem simples escritorios

Última edição:
Bom, depois de ver o debate tenho algumas coisas a dizer.

Houve muita parra e pouca uva. O secretário de estado na hora de responder andava às voltas com o assunto como se estivessemos num carrossel.

Primeiro que tudo, mudou tudo para 1 de Agosto.. Vamos adiar até quando?

Depois, ele afirma que vai haver fiscalização nas Scuts.. Ora bem, vou pagar para ir mais depressa de A para B e vão fazer-me encostar para ver se paguei? Não concordo minimamente com operações STOP em AE's em que fazem desvios para estações de serviço, muito menos concordo com esta decisão.

Concordo plenamente com o pagamento das SCUT's, pois eu também pago AE's cá na grande Lisboa.

Indo de encontro ao utilizador da CREL que falou (das AE's mais caras de sempre em que pago desde Queluz até Aveiras de Cima qualquer coisa como 4.85€ (50-60 km sensivelmente, não sei precisar) e ao Mapa que o Ministro dos Assuntos parlamentares mostrou em que a MAIORIA das estradas se pagam em Lisboa e a área Metropolitana do Porto tem aquilo quase tudo a verde (de borla portanto). Mesmo com as SCUT's a pagar fica com mais troços de borla que a capital.

Nós não temos alternativas para as pontes sobre o tejo, e não me digam que ir até Vila Franca fazendo mais 70 km é uma alternativa.

Concordo com as isenções nas zonas em que a construção das SCUT's comeu IC/IP/nacionais, mais que isso também não.

A cobrança da A22 já considero uma estupidez enorme, pois a N125 está em condições deploráveis e não aconselho ao meu pior inimigo.

Por agora é o que tenho a dizer.

Houve muita parra e pouca uva. O secretário de estado na hora de responder andava às voltas com o assunto como se estivessemos num carrossel.

Depois, ele afirma que vai haver fiscalização nas Scuts.. Ora bem, vou pagar para ir mais depressa de A para B e vão fazer-me encostar para ver se paguei? Não concordo minimamente com operações STOP em AE's em que fazem desvios para estações de serviço, muito menos concordo com esta decisão.

Concordo plenamente com o pagamento das SCUT's, pois eu também pago AE's cá na grande Lisboa.

Indo de encontro ao utilizador da CREL que falou (das AE's mais caras de sempre em que pago desde Queluz até Aveiras de Cima qualquer coisa como 4.85€ (50-60 km sensivelmente, não sei precisar) e ao Mapa que o Ministro dos Assuntos parlamentares mostrou em que a MAIORIA das estradas se pagam em Lisboa e a área Metropolitana do Porto tem aquilo quase tudo a verde (de borla portanto). Mesmo com as SCUT's a pagar fica com mais troços de borla que a capital.

Nós não temos alternativas para as pontes sobre o tejo, e não me digam que ir até Vila Franca fazendo mais 70 km é uma alternativa.

Concordo com as isenções nas zonas em que a construção das SCUT's comeu IC/IP/nacionais, mais que isso também não.

A cobrança da A22 já considero uma estupidez enorme, pois a N125 está em condições deploráveis e não aconselho ao meu pior inimigo.

Ora ves como sabes! Quem aposta que a sinistralidade nas estradas algarvias vai aumentar após portajarem a Infante?

A introdução de portagens nas SCUTS vai ter um efeito secundário negativo na sinistralidade.

Muitos condutores vão inundar as estradas alternativas e a consequência é fácil de adivinhar. :(

E as alternativas são quase sempre estradas complicadas. Por exemplo, no Algarve, a 125 é uma armadilha letal...

Edit: LOL, DannyMad, eu juro que não tinha lido o teu post...

Mostra-me uma ponte em Coimbra do século XXI com portagens:sh)
Não há pontes com portagem em Coimbra, porque não faz sentido nenhuma delas ter.
A ponte do açude (IC2) não pode ter portagem. A ponte de Santa Clara, ponte Rainha Santa Isabel e ponte da Portela são pontes urbanas com transito local, por isso não tem lógica terem portagem. Além disso são pontes são pontes com pouco mais de 200m, nada comparáveis com os km's das ponte de Lisboa.

Ou seja, por te sentires injustiçado achas que a solução é... injustiçar os outros!!! boa [:)]podemos votar em ti?

- NÃO às portagens em troços feitos em cima de antigos IP/IC (IP5, IC1...)
- NÃO às portagens em zonas onde o PIBpc seja inferior à média nacional
- NÃO às portagens em estradas / obras de arte QUE JÁ ESTÃO MAIS QUE PAGAS (Ponte sobre o Tejo, Via do Infante...)
- NÃO ao argumento "utilizador-pagador". Se não é assim na escola, saúde, protecção civil, defesa nacional e outros serviços públicos, também não deve ser assim nas estradas.
- NÃO ao argumento infantil "se eu pago os outros que paguem também".
- NÃO à obrigatoriedade de instalação de DEM

SIM às portagens manuais ao lado dos pórticos (façam-nas!)

Sempre ficou adiada para 1 de Agosto.

O que eu me ri com o presidente da câmara de Vila do Conde a puxar a brasa para a sua sardinha. Ai e tal, podiam conceder isenções aos veículos camarários porque a câmara não tem condições para pagar as portagens.
Ele sabe-a toda. [:)]

Acho muito bem que fique adiado até 1 de Agosto, enquanto esta situação não estiver devidamente esclarecida não devia haver cobrança de portagens para ninguém, depois logo se vê.

Uma coisa é certa, isto vai afectar o quotidiano de muitas pessoas e conforme já aqui foi referido irá certamente aumentar a sinistralidade rodoviária, ou seja, vai ser o caos. :sh)

Não há pontes com portagem em Coimbra, porque não faz sentido nenhuma delas ter.
A ponte do açude (IC2) não pode ter portagem. A ponte de Santa Clara, ponte Rainha Santa Isabel e ponte da Portela são pontes urbanas com transito local, por isso não tem lógica terem portagem. Além disso são pontes são pontes com pouco mais de 200m, nada comparáveis com os km's das ponte de Lisboa.

como tem cerca de 200 metros não tem manutenção
nisso tudo só tens razão por ser dentro da cidade e ser de trafego urbano

mas existe muito sitio em que a ponte liga cidades e umas paga-se outras não

como tem cerca de 200 metros não tem manutenção
nisso tudo só tens razão por ser dentro da cidade e ser de trafego urbano

mas existe muito sitio em que a ponte liga cidades e umas paga-se outras não

Todas as pontes em Portugal (são várias dezenas espalhadas pelo país) exigem manutenção, logo vamos colocar portagens em todas elas? Todas as estradas nacionais exigem manutenção, logo vamos colocar portagens nas estradas nacionais também?

Vocês ficavam mais contentes se as pontes de Lisboa mantivessem as portagens e colocassem também portagens nas pontes do Porto do que se tirassem as portagens de todas as pontes nacionais, incluindo as de Lisboa. Basicamente preferem que o vosso vizinho tenha uma vida o pior possivel do que vocês próprios terem uma vida melhor. Simplesmente ridiculo e exemplo tipico da mentalidade tuga [8b]

Só sei que com esta cena das portagens decidi experimentar fazer a viagem pela nacional, e se não fosse o actual excesso de transito e consequentemente poluição e perigo, fazia a viagem de bicicleta!

O sector automóvel é que se vai tramar com isto, para andar com o carro que tenho faço-lhe apenas seguro para os fins de semana e arranjo um carro velho para as nacionais que me chega para pagar o combustível! Passo a poder ir mais descontraído na estrada, a ler o meu jornal a 30km/h (espectáculo) se bater no carro da frente, epá no meu não amolga nada ou leva-se o parachoques na mala e solda-se em casa... Daqui a nada estamos pior que cuba...

Ser preciso 70 minutos para fazer 28km... e pela autoestrada serem precisos 17min para fazer 35km, nem quero imaginar quando aparecerem as portagens!!!!!!!

Todas as pontes em Portugal (são várias dezenas espalhadas pelo país) exigem manutenção, logo vamos colocar portagens em todas elas? Todas as estradas nacionais exigem manutenção, logo vamos colocar portagens nas estradas nacionais também?

Vocês ficavam mais contentes se as pontes de Lisboa mantivessem as portagens e colocassem também portagens nas pontes do Porto do que se tirassem as portagens de todas as pontes nacionais, incluindo as de Lisboa. Basicamente preferem que o vosso vizinho tenha uma vida o pior possivel do que vocês próprios terem uma vida melhor. Simplesmente ridiculo e exemplo tipico da mentalidade tuga [8b]

eu como sou de portugal, prefiro que ninguem pague, mas fico bastante chatiado quando o pessoal vem dizer, é mau pagar no norte mas no sul ja é giro, e infelismente neste pais é assim que funcionam as coisas, aqui as pessoas não são unidas

enquanto o pessoal vier com desculpas estupidas para haver portagens em lisboa e nos outros sitios não, eu vou reclamar

se analisares desde a pagina 1, vemos a conversa, epa no norte é bom não haver portagens, alias se eu não usar a estrada em questão ate sou a favor de portagens, só não metam nas que eu uso

Isto significa que vai valer a pena pagar a portagem, pois ninguém no seu perfeito juízo se vai meter pela nacional.

Vou contribuir com todo o gosto para o atolhamento de carros dentro de populações, e com orgulho de prejudicar com gases tóxicos aqueles que apoiam as portagens!

A partir desde momento, só não prejudico o pais em próprio beneficio, caso não o consiga fazer...

Havemos de bater no lixo... mas agora hei-de-me sentir orgulhoso em vez de ter saído frustrado como tenho saído sempre!

Facturas? Não obrigado. O meu banco só aceita é mesmo cheques..
Preocupações com o meio ambiente? Já que passo a dar mais dinheiro para o estado ele que filtre o ar que é melhor!

Aquecer a agua a gas!?!? Fogo se consigo nafta de borla para quê gastar mais? Vou é poupar para as portagens!

Para quê andar com catalizador no carro para estragar o turbo? É só esperar por ele dar o berro.

And so on! Assim me ensinam assim o faço!
Literalmente que se lixe as gerações futuras, com o dinheiro que conseguir desviar daqui para a frente, um dia deve chegar para ir para um pais menos poluído e que não se paguem portagens! AH e que tenha boa praia!

Cumprimentos!

Voltar
Superior