Governo introduz portagens em três Scut

A leitura de matrículas é perfeitamente exequível com aquela tecnologia. Conheço quem tenha estado envolvido no projecto e que me disse que o grau de confiança de leitura das matrículas, obtido nos testes (afinal, os pórticos já estão no terreno há muito tempo) é muito elevado. Aqueles que não são identificáveis automaticamente vão para processamento manual...

Com valores de cobrança elevados e que devem compensar, não tenho dúvidas que conseguem cobrar pela identificação de matrículas.

Ok. O sistema lê matrículas. Para que eram então necessários os identificadores? E um sistema pode dar bons resultados em testes e falhar no dia-a-dia, que é, como bem sabemos, o verdadeiro teste. De qualquer forma, a questão da privacidade vai colocar-se.

A única forma de se respeitar a privacidade das pessoas é o velho sistema do portageiro - e tem que se pagar em dinheiro.

Não sou velho do Restelo e aceito que temos que ter portagens, mas não tenho mesmo confiança nenhuma nesta malta que está a tratar do assunto.

Ok. O sistema lê matrículas. Para que eram então necessários os identificadores? E um sistema pode dar bons resultados em testes e falhar no dia-a-dia, que é, como bem sabemos, o verdadeiro teste. De qualquer forma, a questão da privacidade vai colocar-se.

A única forma de se respeitar a privacidade das pessoas é o velho sistema do portageiro - e tem que se pagar em dinheiro.

Não sou velho do Restelo e aceito que temos que ter portagens, mas não tenho mesmo confiança nenhuma nesta malta que está a tratar do assunto.

Os testes ocorrem diariamente com o fluxo normal de trânsito. Não tenho a menor dúvida que a parte técnica do sistema já deve estar a funcionar a 100% ou quase, só que não estão a processar (a cobrar) a informação recolhida.

Mas concordo contigo. O sistema não respeita a privacidade, e levanta-se o problema de que falou o LuisCapelo...

Coisas que gostariam de saber sobre as Scuts e nunca ousaram perguntar e outras que não souberam responder...

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC16/...Documentos/Pages/20041223_MOPTC_Doc_Scut.aspx
Este documento faz mais sentido do que aquilo que se está a fazer neste momento.

Achei piada à ideia das portagens tradicionais junto às fronteiras... com efeito teriam que fechar as fronteiras novamente para não deixar passar nenhum prevaricador!!!

O que vai acontecer é simples. Das duas uma: ou o sistema de cobrança, fiscalização e penalização dos carros estrangeiros é de tal modo eficaz que todos estes irão colaborar e pagar portagens, ou então NINGUÉM vai pagar!

Este documento faz mais sentido do que aquilo que se está a fazer neste momento.

Achei piada à ideia das portagens tradicionais junto às fronteiras... com efeito teriam que fechar as fronteiras novamente para não deixar passar nenhum prevaricador!!!

O que vai acontecer é simples. Das duas uma: ou o sistema de cobrança, fiscalização e penalização dos carros estrangeiros é de tal modo eficaz que todos estes irão colaborar e pagar portagens, ou então NINGUÉM vai pagar!

Descansa que logo arranjam um batalhão de fiscais das AE's para facturar com os estrangeiros.
Vai ser tipo Operação STOP á saída das AE's [:D][:D]
Então ia-se deixar os homens sair sem pagar? :confused: [:D][:D][:D]

Sabiam que há troços isentos e que "teoricamente" dá para entrar e sair aqui e ali e fazer os trajectos sem pagar?

Quem se "lixa" é quem faz as viagens maiores ou tem o azar de não ser possível evitar um pórtico de €1,50 (por exemplo) diariamente.

Será justo isto? Já não percebo nada... estou é a ver os estrangeiros e a malta sem identificador a nada pagarem, contando com o amontoar de papelada e fotografias que irão encher processos que seguramente irão prescrever.

Hello? Comissão Nacional de Protecção de Dados?

Há um troço da A8 (Caldas da Rainha/Bombarral) que funciona como Scut e penso que não será portajado, porque dizem que a EN8 não é uma alternativa viável devido a uma série de factores (curvas, localidades, ect...).
Este troço também será portajado??

Contribuinte - Gostava de comprar um carro.
Estado - Muito bem. Faça o favor de escolher.
Contribuinte - Já escolhi tenho que pagar alguma coisa?
Estado - Sim. De acordo com o valor do carro (IVA)
Contribuinte - Ah. Só isso.
Estado - e uma "coisinha" para o por a circular (selo)
Contribuinte - Ah!
Estado - e mais uma coisinha na gasolina necessária para que o carro efectivamente circule (ISP)
Contribuinte - mas sem gasolina eu não circulo.
Estado - Eu sei.
Contribuinte - mas eu já pago para circular.
Estado - claro.
Contribuinte - então vai cobrar-me pelo valor da gasolina?
Estado - também. mas isso é o IVA. o ISP é outra coisa diferente.
Contribuinte - diferente?
Estado - muito. o ISP é porque a gasolina existe.
Contribuinte - porque existe?
Estado - há muitos milhões de anos os dinossauros e o carvão fizeram petroleo. e você paga.
Contribuinte - só isso?
Estado - Só. Mas não julgue que pode deixar o carro assim como quer.
Contribuinte - como assim?
Estado - Tem que pagar para o estacionar.
Contribuinte - para o estacionar?
Estado - Exacto.
Contribuinte - Portanto pago para andar e pago para estar parado?
Estado - Não. Se quiser mesmo andar com o carro precisa de pagar seguro.
Contribuinte - Então pago para circular, pago para conseguir circular e pago por estar parado.
Estado - Sim. Nós não estamos aqui para enganar ninguém. O carro é novo?
Contribuinte - Novo?
Estado - é que se não for novo tem que pagar para vermos se ele está em condições de andar por aí.
Contribuinte - Pago para você ver se pode cobrar?
Estado - Claro. Acha que isso é de borla? Só há mais uma coisinha...
Contribuinte - Mais uma coisinha?
Estado - Para circular em auto-estradas
Contribuinte - mas eu já pago imposto de circulação.
Estado - mas esta é uma circulação diferente.
Contribuinte - Diferente?
Estado - Sim. Muito diferente. É só para quem quiser.
Contribuinte - Só mais isso?
Estado - Sim. Só mais isso.
Contribuinte - E acabou?
Estado - Sim. Depois de pagar os 25 euros acabou.
Contribuinte - Quais 25 euros?
Estado - Os 25 euros que custa pagar para andar nas auto-estradas.
Contribuinte - Mas não disse que as auto-estradas eram só para quem quisesse?
Estado - Sim. Mas todos pagam os 25 euros.
Contribuinte - Quais 25 euros?
Estado - Os 25 euros é quanto custa.
Contribuinte - custa o quê?
Estado - Pagar.
Contribuinte - custa pagar?
Estado - sim. Pagar custa 25 euros.
Contribuinte - Pagar custa 25 euros?
Estado - Sim. Paga 25 euros para pagar.
Contribuinte - Mas eu não vou circular nas auto-estradas.
Estado - Imagine que um dia quer...tem que pagar
Contribuinte - tenho que pagar para pagar porque um dia posso querer?
Estado - Exactamente. Você paga para pagar o que um dia pode querer.
Contribuinte - E se eu não quiser?
Estado - Paga multa.

Fonte: http://31daarmada.blogs.sapo.pt/4230957.html

O dispositivo da Via Verde não está associado à matrícula do carro (apesar de 99% das pessoas achar que sim). A cada identificador corresponde um código numérico de 13 dígitos (se não estou em erro, é o código que está na frente do envelope em que vem a papelada que assinamos quando subscrevemos o serviço). Isto confirma-se porque podemos usar o mesmo identificador noutros automóveis sem qualquer problema, desde que sejam da mesma classe de portagem. Podemos mudar a matrícula "associada" ao carro no site da Brisa, mas esta mudança é facultativa.

O mesmo dispositivo Via Verde (tanto o actual como o "novo") poderá ser usado para pagar portagens em qualquer auto-estrada tradicional com o sistema Via Verde E TAMBÉM as "novas" auto-estradas ex-SCUT (CCUT???). Já o dispositivo "DEM" ou o dispositivo "temporário" para os carros estrangeiros não servirão para a Via Verde.

NO ENTANTO... para se beneficiar das isenções e descontos previstos, quem tiver um dispositivo Via Verde tem que o "transformar" em Dispositivo Electrónico de Matrícula. Isto aparentemente é um pedido meramente administrativo. Só assim é que o dispositivo Via Verde passa a ser associado de forma fixa e definitiva e UM SÓ CARRO / uma só matrícula / uma só morada, para que se possa considerar os tais descontos e isenções.

Pelo menos foi isto tudo que eu percebi dos pdfs que li no site do Ministério das Obras Públicas...

O dispositivo da Via Verde não está associado à matrícula do carro (apesar de 99% das pessoas achar que sim). A cada identificador corresponde um código numérico de 13 dígitos (se não estou em erro, é o código que está na frente do envelope em que vem a papelada que assinamos quando subscrevemos o serviço). Isto confirma-se porque podemos usar o mesmo identificador noutros automóveis sem qualquer problema, desde que sejam da mesma classe de portagem. Podemos mudar a matrícula "associada" ao carro no site da Brisa, mas esta mudança é facultativa.

O mesmo dispositivo Via Verde (tanto o actual como o "novo") poderá ser usado para pagar portagens em qualquer auto-estrada tradicional com o sistema Via Verde E TAMBÉM as "novas" auto-estradas ex-SCUT (CCUT???). Já o dispositivo "DEM" ou o dispositivo "temporário" para os carros estrangeiros não servirão para a Via Verde.

NO ENTANTO... para se beneficiar das isenções e descontos previstos, quem tiver um dispositivo Via Verde tem que o "transformar" em Dispositivo Electrónico de Matrícula. Isto aparentemente é um pedido meramente administrativo. Só assim é que o dispositivo Via Verde passa a ser associado de forma fixa e definitiva e UM SÓ CARRO / uma só matrícula / uma só morada, para que se possa considerar os tais descontos e isenções.

Pelo menos foi isto tudo que eu percebi dos pdfs que li no site do Ministério das Obras Públicas...

Antes de escreves asneiras em 3sitios diferentes, devias ter mais certezas.
A VV SEMPRE teve associada uma matricula ao identificador. O facto de se poder "mudar" o id de um carro para outro, nao torna a mudança facultativa, mas sim obrigatoria. Se te deres ao trabalho de ler o contrato vais ler algo semelhante ao seguinte:
- Quando um cliente troca de viatura, o identificador poderá transitar da viatura anterior para a nova, desde que sejam respeitadas as regras abaixo mencionadas, as quais deverão ser observadas pelo titular, antes de utilizar o identificador na nova viatura:
- A nova viatura tem que ser da mesma classe que a anterior (ver tabela de classes) - em caso de dúvida poderá contactar a nossa Linha de Apoio ao Cliente (707 500 900).
- Poderá utilizar o identificador na nova viatura, logo que, receber a nossa carta de confirmação de alteração de matricula, juntamente com a fita autocolante, que permitirá fxar o aparelho, no vidro da nova viatura.

Alterações ContratuaisVia Verde

Antes de escreves asneiras em 3sitios diferentes, devias ter mais certezas.
A VV SEMPRE teve associada uma matricula ao identificador. O facto de se poder "mudar" o id de um carro para outro, nao torna a mudança facultativa, mas sim obrigatoria. Se te deres ao trabalho de ler o contrato vais ler algo semelhante ao seguinte:
Já ouviste falar numa coisa chamada humildade? Ficava-te muito melhor simplesmente chamar à atenção de forma educada... caso tivesses razão.

Do PDF do Minstério das Obras Públicas, com FAQ sobre os dispositivos electrónicos:

"O que é o DEM?
O dispositivo electrónico de matrícula (DEM) é um dos tipos de dispositivo electrónico. O DEM tem a particularidade de estar associado á matrícula, e não é transmissível de veículo para veículo."

"O que é o DECP?
O Dispositivo de uma Entidade de Cobrança de Portagens (DECP) é um dos tipos de dispositivo electrónico. O dispositivo da Via Verde é um DECP. Não está associado à matrícula do veículo, mas implica estabelecer um contrato formal com uma entidade de cobrança de portagens."

"Caso o pretenda, o utente que já hoje tem um dispositivo da Via Verde pode convertê-lo em DEM?
Sim. Trata-se de uma conversão meramente administrativa, pelo que não implica desinstalar ou substituir o actual equipamento, o qual pode continuar a ser normalmente utilizado."

Na prática, quem tem o Via Verde e mais do que um carro costuma usar o identificador em qualquer um deles sem nenhum problema, desde que a classe de portagem se mantenha. Para a Via Verde, tanto faz qual o carro que usa o identificador, desde que pague a taxa correcta!

Já no caso do uso do Via Verde como DEM e portanto associado á matrícula do veículo, aí já estamos a falar de uma transgressão às isenções e descontos, sobretudo se se pretende ludibriar o sistema de modo a beneficiar destes em carros/matrículas que estão registados em zonas não abrangidas por estas ajudas. Não é a mesma coisa.

Já agora escrevi o mesmo em tópicos diferentes porque a informação é importante e nos respectivos tópicos muitos pretendem conhecê-la. Deste modo justifica-se o "temível" copy/paste.

[;)]

Última edição:
Já ouviste falar numa coisa chamada humildade? Ficava-te muito melhor simplesmente chamar à atenção de forma educada... caso tivesses razão.
Humildade é coisa que infelizmente tenho perdido. De facto já fui mais! E azar o teu, continuo com a razão![:)]

Do PDF do Minstério das Obras Públicas, com FAQ sobre os dispositivos electrónicos:

"O que é o DEM?
O dispositivo electrónico de matrícula (DEM) é um dos tipos de dispositivo electrónico. O DEM tem a particularidade de estar associado á matrícula, e não é transmissível de veículo para veículo."

"O que é o DECP?
O Dispositivo de uma Entidade de Cobrança de Portagens (DECP) é um dos tipos de dispositivo electrónico. O dispositivo da Via Verde é um DECP. Não está associado à matrícula do veículo, mas implica estabelecer um contrato formal com uma entidade de cobrança de portagens."
O DISPOSITIVO é o aparelho que é usado para cobrar as portagens. Que pode ser o DEM ou o identificador da Via Verde.
O dispositivo da via verde é de facto um DECP. E para funcionar como tal, é necessário que o seu proprietario (o do ID) o permita. Até ao momento nenhum foi convertido porque não há legislação.
O facto de um DECP não ter uma matricula associada, não significa que vai acontecer o mesmo com ID da VV. Porque tens de respeitar as regras contratuais da VV (que implica OBRIGATORIAMENTE uma matricula associada).

"Caso o pretenda, o utente que já hoje tem um dispositivo da Via Verde pode convertê-lo em DEM?
Sim. Trata-se de uma conversão meramente administrativa, pelo que não implica desinstalar ou substituir o actual equipamento, o qual pode continuar a ser normalmente utilizado."
A VV vai funcionar como DEM. Isto permite que possas usar nos actuais moldes e também nas SCUT's. O contrario já não é valido. O DEM não pode ser convertido em VV pela treta do suposto anonimato. Dai, no paragrafo anterior, dizer que não é obrigatorio a associação a uma matricula.

Na prática, quem tem o Via Verde e mais do que um carro costuma usar o identificador em qualquer um deles sem nenhum problema, desde que a classe de portagem se mantenha. Para a Via Verde, tanto faz qual o carro que usa o identificador, desde que pague a taxa correcta!
Na pratica, quem tem mais do que um carro e queria ter as funcionalidades da VV tem de ter mais do que um identificador. E caso tentes utilizar a brincadeira de usar um id num carro que não tem matricula associada pagas a taxa máxima cobrado na portagem de saida mais despesas burocraticas. Se não te acreditas, podes passar numa loja e perguntar (e até tou a falar de carros da mesma classe).

Já no caso do uso do Via Verde como DEM e portanto associado á matrícula do veículo, aí já estamos a falar de uma transgressão às isenções e descontos, sobretudo se se pretende ludibriar o sistema de modo a beneficiar destes em carros/matrículas que estão registados em zonas não abrangidas por estas ajudas. Não é a mesma coisa.

Já agora escrevi o mesmo em tópicos diferentes porque a informação é importante e nos respectivos tópicos muitos pretendem conhecê-la. Deste modo justifica-se o "temível" copy/paste.
Eu percebo porque fizeste o copy/paste (acredita que também me apeteceu fazer o mesmo! [:p]). Mas a verdade é que dizeres que 99% das pessoas tão erradas, levam a crer que é a matricula na VV é um acessorio, que não é obrigatorio. O que não é verdade!!!!
E depois as pessoas queixam-se que a VV (e a Brisa + o estado) é a maior roubalheira porque lhes é apresentado as multas. Quando apenas seria necessário mandar um fax ou registar-se na net e mudar a matricula (isto se não puder ir directamente a uma loja da VV).

[;)]

Respostas a azul!!

E onde se adquire o raio do DEM(dispositivo eletronico de matrícula)?
Alguém que tenha a humildade de partilhar alguma informação útil!!

Não percebo como em junho se podia reservar a coisa nos CTT, e agora eles dizem que não sabem de nada, não entendo.

Vem aí o dia 15 de Outubro... o início do acumular de processos de pessoal que vai passar sem pagar! Começando pelos estrangeiros.

Sabiam que nas futuras ex-SCUT o governo "acha" que as próprias concessionárias poderão fiscalizar as vias, MANDANDO PARAR CONDUTORES?

Parar, só mediante ordem das autoridades policiais!

Se 90% pagarem e 10% não pagarem, mesmo assim eles ficam a ganhar.
Deve ser a lógica deles.

Já o mesmo se passa com os impostos dos combustíveis. Mesmo que haja uma percentagem de portugueses a ir abastecer a Espanha, a maioria abastece em Portugal. Só que neste caso é pior, porque eles não devem estar a contar com as empresas que fecham, os postos de trabalho que se perdem (e os impostos por via destes que se perdem) nas zonas de fronteira. Além do grande prejuízo para estas regiões.

No caso das portagens tudo o que vier é lucro. E eles andam há rasquinha de dinheiro, e devem andar todos os dias a fazer contas para ver se não precisam de retirar o subsidio de Natal aos funcionários públicos.

Voltar
Superior