Governo introduz portagens em três Scut

Estou agora mesmo no portal da Via Verde a pedir a passagem do sistema DEM e pedem-me o número de quadro... ou seja, para quem tem VV vai ter de dar à perna para ter acesso à discriminação positiva.

Eles referem que o pedido só tem efeito 48 horas após o pedido... logo, para começar no dia 15, devemos pedir até dia 13...

Que grande palhaçada, para roubar o pessoal.

Enfim... vou passar na VV antes que aquilo entupa tudo.

Mais... quem estiver longe de uma loja VV e optar pelo correio terá de enviar cópias autenticadas, acompanhadas do comprovativo, devidamente assinado pelo requerente, disponível para impressão no final da submissão do presente pedido, ou seja, mais uns euros largos para autenticar, que certamente ficará mais barato comprar um DEM novo nos correios.

Boa sorte.
Estive na VV no sábado e às 10 da manhã os tickets iam no 230!!
Passado um bocado deixaram de dar tickets...e acabei por vir embora sem VV.

Angeiras - Modivas não chega a 5 kms.
Fantástico MELGA! Boa Mike! 1 Milhão em portes!

Dá 0,20 € por Km apr:) apr:) apr:)

Que confusão incrível que os Xuxas arranjaram.
Ninguém sabe nada!
Não deviam ser obrigados a avisar na estrada antes do troço pago que é pago?

Para mim isto só se resolve de uma maneira: um selo de AE tipo Suiça.

(Só que já o pagamos com o "selo") [:D]

Mas um novo selo era o mais justo pronto.

Existe uma placa que indica que se vai entrar num troço a pagar. Pelo menos na VRI já reparei nesse sinal antes de entrar para a A42.

Agora na A28 que é um troço contínuo sujeito a portagens em alguns locais não sei como é feito o aviso.

Agora outra questão mais a SUL.

A A29 como sabemos foi feita por cima de algumas ruas e mesmo da N109.
Vejam o círculo vermelho da imagem que é um exemplo de uma rua que ficou sem saída (foi cortada) [:D]

(Mais uma prova de decisões tomadas com o traseiro sentado em cadeira de luxo dentro de gabinete no Terreiro do Paço sem conhecer a realidade)

Arcozelo%201.JPG

A questão é:
- como faço para ir do ponto A ao ponto B sem pagar?

O ponto A é uma rotunda descaída que para a direita diz Gulpilhares (praias).

Os GPS não dão hipótese :(
Alguém é capaz de dizer um percurso?

Nota: vamos ver se a IC19 que só do concelho de Sintra joga com 300.000 eleitores vai pagar...

Acho que não...

Tem aqui um pdf da localização dos pórticos relacionada com as saídas: http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Documentos/MOPTC/Portagens_Scut_Norte_Litoral.pdf

Esta é a localização dos pórticos:

Pórtico 1 - Entre Angeiras e Modivas - 0,95 eur
Pórtico 2 - Entre Póvoa de Varzim e Estela - 1,2 eur
Pórtico 3 - Entre Esposende e Antas - 1,15 eur
Pórtico 4 - Entre Neiva e Darque - 0,75 eur

Já nem é de comentar o preço das portagens, que são estupidamente caras...

Portanto, do Porto à Póvoa só se paga um troço né?
São espertos, sabem que a preguiça Portuguesa vai preferir dar "2 €" por dia (3 cafés) do que fazer por exemplo o desvio a vermelho na foto, que claro, implica muito tempo e ruas (caminhos estreitos ) em paralelos degradados:

Angeiras%202.JPG

2 € por dia são 600 € por ano, são 24.000 € em 40 anos.

Pórtico 1 - Entre Angeiras e Modivas - 0,95 eur
Pórtico 2 - Entre Póvoa de Varzim e Estela - 1,2 eur
Pórtico 3 - Entre Esposende e Antas - 1,15 eur
Pórtico 4 - Entre Neiva e Darque - 0,75 eur

Portanto, vejo ai cortes em relação à ideia inicial de Xuxar.

Zona de Esposende por exemplo, fica sem portagem...
Tinha mesmo que ficar, pois a ponte sobre o Cávado não permite transito de pesados [:D]
Mas no início os Xuxas lá nos gabinetes queriam que se pagasse... sem conhecerem nada. :sh)

é por estas e por outras que quero que todos paguem, e ate sou contra portagens

durante anos nunca olharam para os que pagava, e agora que ja doi a todos ja se lembram

Uma coisa é pagar, outra é roubar.
Não adianta muito venderem lagosta quando a alternativa é um copo de água e o nível de vida não o permite, ao contrário de outras regiões que até podem comer camarão.

Não adianta muito venderem lagosta quando a alternativa é um copo de água e o nível de vida não o permite, ao contrário de outras regiões que até podem comer camarão.

Mas afinal qual é a zona onde se pode comer camarão? Gostava de conhecer essa zona tão boa e quem sabe ir viver para lá a ver se isso se pega!

mas o roubo não e em todo o pais??

o pessoal fala, mas quando a crel se começou a pagar o pessoal que não usava batia palmas, todos batem palmas de se pagar uma ponte que ja foi paga ai 20 vezes, então e porque agora não batem palmas???

antes era justo agora chama-se roubo???

eu continuo na minha, não se devia pagar um km, e se fosse para pagar poderiamos circular com 1 pouco mais de velocidade, mas ja que se tem de pagar que chegue a todos

Só algumas lojas dos CTT.

Tirado da net
Nota, o preço nas juntas freguesia não é igual para todas, há casos em que cobram 20€/cópia.

... como tens que enviar o documento único e a impressão do pedido... é só fazer contas.[8b]

Na semana Passada na junta que presido autentiquei 8 cópias, iguais, a 0€.

EDIT: Ainda não pedi DEM nem tenho VV, uso diariamente o pórtico entre aveiro e barra, e ao fim de semana uso os da A25, estou a pensar deixar andar sem me preocupar até receber a primeira factura, li algures que no primeiro mês não vão existir multas....
Está-me a dar a sensação que quem pagar muito bem, quem não pagar paciência...

Última edição:
Agora outra questão mais a SUL.

A A29 como sabemos foi feita por cima de algumas ruas e mesmo da N109.
Vejam o círculo vermelho da imagem que é um exemplo de uma rua que ficou sem saída (foi cortada) [:D]

(Mais uma prova de decisões tomadas com o traseiro sentado em cadeira de luxo dentro de gabinete no Terreiro do Paço sem conhecer a realidade)

Arcozelo%201.JPG

A questão é:
- como faço para ir do ponto A ao ponto B sem pagar?

O ponto A é uma rotunda descaída que para a direita diz Gulpilhares (praias).

Os GPS não dão hipótese :(
Alguém é capaz de dizer um percurso?

Nota: vamos ver se a IC19 que só do concelho de Sintra joga com 300.000 eleitores vai pagar...

Arcozelo 2.JPG

O "X" é onde estão os pórticos das portagens (€0,45 para classe 1).

A VERDE, o caminho Norte-Sul. Pelo que percebi da imagem de satélite do Google Earth, dá para passar.

A AZUL, o caminho Sul-Norte.

Atenção que isto falta ser confirmado no local, e obviamente que apenas compensa para quem faz viagens diárias. Ir e vir durante 22 dias dá praticamente 20 euros, ou seja a mensalidade habitual da Internet!

é por estas e por outras que quero que todos paguem, e ate sou contra portagens

durante anos nunca olharam para os que pagava, e agora que ja doi a todos ja se lembram

Já o disse e sabes que sou contra portagens.
Em cúmulo, venha o selo igual para todos.

Agora o que se pretendeu (políticos9 foi passar a ideia que em Lisboa se pagava tudo e no Porto não se pagava nada. Mentira.
3 das 4 saídas principais eram a pagar: A1, A3 e A4.

E muitos da capital se riram pelos pobrezinhos do Norte começarem a pagar também.

Só que com 2 problemas:
- Por aqui algumas SCUT's calcaram por cima ruas e estradas do tempo do boi cavalo, muitas vezes criando becos sem saída.
- Esmiuçando, perto de Lisboa existem muito mais estradas com perfil de AE que são de borla.
IC19 por exemplo.

No Porto resta a VCI equivalente à Vossa 2ª Circular de borla e as Saídas Pela Via Norte até Leça do Balio e Via Rápida até Leça da Palmeira. cada uma com tipo 5 kms a direito.

Ver anexo 85275

O "X" é onde estão os pórticos das portagens (€0,45 para classe 1).

A VERDE, o caminho Norte-Sul. Pelo que percebi da imagem de satélite do Google Earth, dá para passar.

A AZUL, o caminho Sul-Norte.

Atenção que isto falta ser confirmado no local, e obviamente que apenas compensa para quem faz viagens diárias. Ir e vir durante 22 dias dá praticamente 20 euros, ou seja a mensalidade habitual da Internet!

Portanto as alternativas são ruas residênciais e becos. :sh)

Andei com o bonequinho do Google Maps a ver e a antiga N109 está interrompida porque levou com a A29 em cima.

Isto não tem sentido nenhum.
O que era lógico era entre Porto e Lisboa existir uma A1 como verdadeira autoestrada a pagar e ao lado a tal de A29, seguindo de Leiria a Lisboa como A8 não com tanta qualidade (como é verdade: reparem na zona de Espinho ou de Loures) como alternativa grátis.

Mas os gajos querem Xuxar o que podem.

Para Norte: N13 Porto - Espanha.
Quem a conhece, chamar alternativa é de rir.
Com 4 anedotas:
- Variante Mindelo - A ver o Mar que evitava as duas densas cidades
- Ponte de Vila do Conde sobre o Ave
- Ponte de Fão (Ofir-Esposende) que não permite pesados
- Ponte de Viana

Tenho aqui em casa um Atlas do João Soares de ~1950 e vou digitalizar o mapa de Portugal para me orientar neste país do Pinóquio...
mas chego à ponte D. Luiz e está o tabuleiro superior e não posso porque está ocupado pelo eléctrico a que chamam metro...

E defendia a espumar ele as SCUTS (sem custos para o utilizador, pois)

YouTube - SócratesvsSócrates

O problema disto tudo foi o logro inventado pelo governo PS do Guterres e do Cravinho: as auto-estradas SCUT.

Não tinham nada que transformar o que foi feito como IC, em "auto-estradas faz de conta" (o caso da A29 entre a Feira e Gaia, que de auto-estrada nem o limite 120 tem!) para agora cobrar lá portagens para as viagens regionais (nesse troço quem circula lá pelo meio não paga nada)

Este sistema de cobrança de portagens para além de estúpido, é injusto, pois os troços têm todos preços diferentes, fazendo que o custo por km varie bastante. E deviam ter colocado máquinas para pagamento das portagens com moedas e notas.

Acima de tudo, o sistema de auto-estradas SCUT introduz assimetrias regionais curiosas. Quer dizer, quem vive em Braga e quer ir...
- para Espanha, paga portagem.
- para o Porto, paga portagem
- para Guimarães, paga portagem.

Do mesmo modo, quem vive em Évora e quer ir a Lisboa ou ao Algarve, tem que pagar sempre portagem.

Entretanto, pode-se viajar desde Castelo Branco pelo interior até à A25, depois praticamente até Aveiro e virando para Norte até à Galiza, (passando pelo Porto), sem pagar portagem!

Muitas empresas vão fechar por causa desta medida, porque basearam o seu negócio no facto de não haver portagens. Correu mal... que sirva de lição para nós todos!

Última edição:
Voltar
Superior