Governo introduz portagens em três Scut

gtabarth, sabes-me dizer se este pequeno percurso tem algum custo?

É que até se passar o portico, são 1000m (como se pode ver aqui ).

Pelo que vi nos PDF's (obrigado, TheBoss), ou é 0.15€ ou 0.45€ (mas acho que é 0.15€, devido a ser só 1km)

Alguém me sabe dizer se este troço vai ter algum custo (para quem for da zona do porto)?

Estrada desconhecida a Estrada desconhecida - Google Maps

Tem um pórtico neste trajecto, mas como é tão curto , uma pessoa fica a pensar.

gtabarth, sabes-me dizer se este pequeno percurso tem algum custo?

É que até se passar o portico, são 1000m (como se pode ver aqui ).

Pelo que vi nos PDF's (obrigado, TheBoss), ou é 0.15€ ou 0.45€ (mas acho que é 0.15€, devido a ser só 1km)

Pois não sei.
Ando como tu a ver se descubro onde se paga para eventualmente fugir. :sh)

Não se esqueçam de votar em quem nos deu e tirou as SCUTS!

O plano rodoviario que previa os ICs e IPs era muito mais inteligente que este das SCUTS.

De certeza que para as exportações do pais era muito melhor um IP5 gratuito que uma A25 a pagar. O IP5 tinha problemas, corrigiam-se.

Portugal é a terra das 2 faixas para cada lado, muitas vezes estão ambas vazias. Estradas de ricos num pais de pobres.[8b]

Agora o que se pretendeu (políticos9 foi passar a ideia que em Lisboa se pagava tudo e no Porto não se pagava nada. Mentira.
3 das 4 saídas principais eram a pagar: A1, A3 e A4.

E muitos da capital se riram pelos pobrezinhos do Norte começarem a pagar também.

Só que com 2 problemas:
- Por aqui algumas SCUT's calcaram por cima ruas e estradas do tempo do boi cavalo, muitas vezes criando becos sem saída.
- Esmiuçando, perto de Lisboa existem muito mais estradas com perfil de AE que são de borla.
IC19 por exemplo.

No Porto resta a VCI equivalente à Vossa 2ª Circular de borla e as Saídas Pela Via Norte até Leça do Balio e Via Rápida até Leça da Palmeira. cada uma com tipo 5 kms a direito.

em lisboa paga-se a a1, a2, a5, a8, a9, a12, a16
só não se paga o ic19, mas diz ic

mas que pobrezinhos do norte???
a crise chegou ao pais todo, não foi só a certos sitios do pais, e se houve alguem a rir de ai pagar, provavelmente seria uma resposta aos risos antigos de quem quase nada pagava, quando ca se pagava muito mais estradas

ja agora da mais exemplos de estradas com perfil de aes em lisboa que não se pague, mais exemplos sem ser o ic19

depois se formos analisar, a a29 é super normal ser paga, afinal de contas podemos assumir que muita gente fugia da a1 para não pagar, eu tenho ai 1 obra no porto e ate ao dia do pagamento de scuts, o pessoal vai pela a8 a17 porque é mais barato, e quando a 1 ano tive 1 obra dentro da base de ovar, o caminho era a1 ate estarreja e ir pela a29 para não pagar mais

agora o problema é que muitos portugueses não são portugueses, são lisboetas, são nortenhos, são algarvios, e só lutam quando o mal chega perto deles, quando esta longe deles batem palmas e foi o que aconteceu durante muitos anos ai no norte, eu lembro-me que quando se começou a pagar a crel, ai no norte todos achavam bem, porque acham mal agora as portagens????

as pessoas tem de deixar de ser do porto de lisboa da azambuja, de penafiel, tem é de ser portugueses e lutar como 1, e não ir quando o mal vai para os outros, mas isto é a mentalidade tuga

ja agora a titulo de exemplo, em agosto fui de lisboa a soham, perto de cambridge, e por exemplo desde vilar formoso ate frança andei em ae e não paguei, e atravessei espanha toda, só se paga de burgos a fronteira, e mesmo assim a estrada nacional deles bate muitas estradas nossas

em frança fugi das aes e a n10 é boa, só tem de mal passar por dentro de cidades

em inglaterra a unica portagem que existe não paguei porque só se paga das 6 da manha as 10 da noite

resumindo num pais pequeno paga-se tudo, mas é possivel chegar em 24 ou 27 horas a londres e não se pagar quase nada de portagens

Pedido de esclarecimento

Pedido de esclarecimento

Alguém me pode dizer se quem tem duas viaturas em seu nome e uma moto (eu ando com um carro, a mulher com o outro, e uso a moto de vez em quando, com grande probabilidade de a partir do dia 15 a usar mais), tem isenção nas três viaturas, ou só porque "é o dono" das três, só uma delas tem isenção?
Obrigado.

EDIT: Ainda não pedi DEM nem tenho VV, uso diariamente o pórtico entre aveiro e barra, e ao fim de semana uso os da A25, estou a pensar deixar andar sem me preocupar até receber a primeira factura, li algures que no primeiro mês não vão existir multas....
Está-me a dar a sensação que quem pagar muito bem, quem não pagar paciência...

Entre Aveiro e a Barra pagar-se-á? É que olhando para o http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Documentos/MOPTC/Portagens_scut_costa_prata.pdf, esse troço é isento. Ou é isento só entre Barra e Aveiro (num único sentido)?

ja agora a titulo de exemplo, em agosto fui de lisboa a soham, perto de cambridge, e por exemplo desde vilar formoso ate frança andei em ae e não paguei, e atravessei espanha toda, só se paga de burgos a fronteira, e mesmo assim a estrada nacional deles bate muitas estradas nossas

em frança fugi das aes e a n10 é boa, só tem de mal passar por dentro de cidades

em inglaterra a unica portagem que existe não paguei porque só se paga das 6 da manha as 10 da noite

resumindo num pais pequeno paga-se tudo, mas é possivel chegar em 24 ou 27 horas a londres e não se pagar quase nada de portagens

Aqui tem que se pagar tudo porque os corruptos dos nossos governantes não fizeram as obras a pensar nos contribuintes mas sim a pensar nas empresas de construção civil que lhes dão dinheiro e que no futuro lhes podem dar bons tachos...

Para mim, só se devia pagar para entrar nas cidades grandes, ou quanto muito quando existe alternativa a sério de comboio.
Mas o que se passa é o contrário, tirando as pontes de Lisboa, os acessos mais próximos às cidades não são pagos. As partes finais da A1, A3, A4 e IC19, VCI não são pagos. Estes troços é que deviam ser pagos para limitar a entrada nas cidades, além de que têm uma "boa" rede de comboios, metros e autocarros nestas áreas metropolitanas.

O que acontece é o contrario, normalmente quem vive nestas áreas metropolitanas tem transportes públicos subsidiados, e ainda tem quase todos os acessos gratuitos. Quem vive fora das áreas metropolitanas, nem uma coisa nem outra... E depois admiram-se que cada vez menos pessoas usem os transportes públicos e passem a usar automóveis particulares. Isso não vai mudar com estas portagens, porque nas zonas das SCUT's não há transportes de jeito...
A verdade é que em quase todas as AE's não há alternativa rodoviária viável nem comboio.
Só há comboio a sério entre Lisboa e Porto, portanto só se devia pagar a A1, e os acessos a Lisboa e Porto.

Do mesmo modo, quem vive em Évora e quer ir a Lisboa ou ao Algarve, tem que pagar sempre portagem.

Entretanto, pode-se viajar desde Castelo Branco pelo interior até à A25, depois praticamente até Aveiro e virando para Norte até à Galiza, (passando pelo Porto), sem pagar portagem!

Tendo em conta a quantidade de trânsito entre Castelo Branco e A25, o tempo de amortização -só- dos Pórticos deveria ser uns 30 anos... No mínimo[:D][:D][:)][:)][:)]

Não é nenhuma assimetria, não faz grande sentido até porque se trata duma zona completamente desprovida de qq coisa parecida com dinamismo económico. Nada a ver com o Eixo Porto - Viana.

Quem tem dúvidas pode sempre dar um salto a essa zona e verificar com os próprios olhos.

Como escapar à portagem em Matosinhos?

A auto-estrada 4, incluída na SCUT do Grande Porto atravessa parte do concelho de Matosinhos e, durante muito tempo, era a alternativa real para quem tinha que se deslocar do centro de Matosinhos até Leça do Balio.

Era, porque a partir de sexta-feira esse trajecto de cerca de nove quilómetros passará a custar 25 cêntimos e certamente que serão muitos os que voltarão a fazer os percursos antigos, como o que o JN fez, para poupar algum dinheiro, mesmo que com isso vá duplicar o tempo a percorrer o trajecto.

Dobra-se o tempo e também os perigos. Afinal, um dos percursos alternativos é feito por ruas estreitas do interior do concelho, onde se encontram antigas placas com indicações com Matosinhos escrito com "z" e não estradas, onde as casas, lojas, restaurantes e essencialmente as pessoas têm lugar privilegiado.

Logo, o tempo que demora a alternativa proposta pelo JN é o que menos conta, porque vai certamente variar de acordo com os obstáculos, que podem ser um autocarro, todo o trajecto tem paragens, ou mesmo o mau estado do piso, em algumas partes os buracos são bem visíveis e ainda não chegou a chuva a sério.

in: Como escapar à portagem em Matosinhos? - JN

Aqui tem que se pagar tudo porque os corruptos dos nossos governantes não fizeram as obras a pensar nos contribuintes mas sim a pensar nas empresas de construção civil que lhes dão dinheiro e que no futuro lhes podem dar bons tachos...

Para mim, só se devia pagar para entrar nas cidades grandes, ou quanto muito quando existe alternativa a sério de comboio.
Mas o que se passa é o contrário, tirando as pontes de Lisboa, os acessos mais próximos às cidades não são pagos. As partes finais da A1, A3, A4 e IC19, VCI não são pagos. Estes troços é que deviam ser pagos para limitar a entrada nas cidades, além de que têm uma "boa" rede de comboios, metros e autocarros nestas áreas metropolitanas.

O que acontece é o contrario, normalmente quem vive nestas áreas metropolitanas tem transportes públicos subsidiados, e ainda tem quase todos os acessos gratuitos. Quem vive fora das áreas metropolitanas, nem uma coisa nem outra... E depois admiram-se que cada vez menos pessoas usem os transportes públicos e passem a usar automóveis particulares. Isso não vai mudar com estas portagens, porque nas zonas das SCUT's não há transportes de jeito...
A verdade é que em quase todas as AE's não há alternativa rodoviária viável nem comboio.
Só há comboio a sério entre Lisboa e Porto, portanto só se devia pagar a A1, e os acessos a Lisboa e Porto.

nos só temos o que merecemos, nos sempre olhamos para os outros e vemos coisas boas e mas, e em 90% dos casos custumamos aplicar o que vemos, mas só aplicamos o mal

o povo nunca se vai revoltar, faz umas greves, manifesta-se, mas quando a policia bate com os pes, foge tudo, ao contrario dos outros paises

aqui nem que metam um contador de oxigenio a frente do nosso nariz para pagarmos nos vamos revoltar

ja agora, nisto tudo o unico que gosteii de ouvir falar, foi aquele gaijo de aveiro

epa tenho ali no carro a moto serra e resolvemos isto, tudo bem que a violencia não deva ser o caminho, mas as vezes é um mal necessario

Ainda gostava de saber quais são as alternativas para ir do norte (Vila do Conde) para sul (Torres Vedras),gostava que me dissessem por onde devo ir para evitar scuts,anteriormente só pagava a A8,agora vou ter de pagar A28/A29 e A17! [8b]

Acho que só vou ser capaz de evitar a A28 optando por ir pela antiga nacional,já as outras pseudo alternativas,ainda estão em fase de "estudo". [:vm)]

Alguém é capaz de me elucidar?

Estou tão farto destes políticos que nem sei como é possível haver gente que continua a votar PS. :sh)

Qual será mesmo o objectivo destes "senhores",será o de destruir o País mais do que ele já está arrastando milhões de pessoas para a miséria? :eek:

Gostava de salientar que não tenho qualquer preferência partidária mas acho que isto já precisava à muito tempo de sangue novo,nada de PS/PSD. [:vm)]

a crise chegou ao pais todo, não foi só a certos sitios do pais, e se houve alguem a rir de ai pagar, provavelmente seria uma resposta aos risos antigos de quem quase nada pagava, quando ca se pagava muito mais estradas

ja agora da mais exemplos de estradas com perfil de aes em lisboa que não se pague, mais exemplos sem ser o ic19

depois se formos analisar, a a29 é super normal ser paga, afinal de contas podemos assumir que muita gente fugia da a1 para não pagar, eu tenho ai 1 obra no porto e ate ao dia do pagamento de scuts, o pessoal vai pela a8 a17 porque é mais barato, e quando a 1 ano tive 1 obra dentro da base de ovar, o caminho era a1 ate estarreja e ir pela a29 para não pagar mais

agora o problema é que muitos portugueses não são portugueses, são lisboetas, são nortenhos, são algarvios, e só lutam quando o mal chega perto deles, quando esta longe deles batem palmas e foi o que aconteceu durante muitos anos ai no norte, eu lembro-me que quando se começou a pagar a crel, ai no norte todos achavam bem, porque acham mal agora as portagens????

as pessoas tem de deixar de ser do porto de lisboa da azambuja, de penafiel, tem é de ser portugueses e lutar como 1, e não ir quando o mal vai para os outros, mas isto é a mentalidade tuga

Não estás a falar para mim porque EU sou contra portagens em todo o lado.
Já escrevi isso várias vezes.

Na semana Passada na junta que presido autentiquei 8 cópias, iguais, a 0€.

EDIT: Ainda não pedi DEM nem tenho VV, uso diariamente o pórtico entre aveiro e barra, e ao fim de semana uso os da A25, estou a pensar deixar andar sem me preocupar até receber a primeira factura, li algures que no primeiro mês não vão existir multas....
Está-me a dar a sensação que quem pagar muito bem, quem não pagar paciência...

Repara que eu disse que não havia critérios uniformes.

Agora pensa que fazer esse serviço é um modo alternativo de entrar mais receita nas juntas... certamente que deixará de ser 0€ também na tua... se bem que o tipo de serviço nunca deveria ser caro, porque 17€ é roubar descaradamente.[;)]

Alguém me pode explicar qual compensa comprar, se o chip de matrícula ou a Via Verde? Quais as diferenças entre eles?

Se já está aqui neste tópico se me puderem indicar a página agradecia. [;)]

Alguém me pode explicar qual compensa comprar, se o chip de matrícula ou a Via Verde? Quais as diferenças entre eles?

Se já está aqui neste tópico se me puderem indicar a página agradecia. [;)]

Eu tenho uma situação semelhante, para um segundo carro.

Uma vez que o dispositivo Via Verde contempla também a possibilidade de usufruir do regime de isenções e descontos, eu optava por um equipamento Via Verde e não apenas pelo DEM. Isto porque a VV serve para todas as AE, e tem outros serviços associados ( pagamento de parques de estacionamento, e pagamento de abastecimentos na Galp).

E mais: escolheria a opção de aluguer do equipamento, pois fica pelo mesmo preço, e em caso de avaria ou falha da pilha, é trocado gratuitamente.

Eu tenho uma situação semelhante, para um segundo carro.

Uma vez que o dispositivo Via Verde contempla também a possibilidade de usufruir do regime de isenções e descontos, eu optava por um equipamento Via Verde e não apenas pelo DEM. Isto porque a VV serve para todas as AE, e tem outros serviços associados ( pagamento de parques de estacionamento, e pagamento de abastecimentos na Galp).

E mais: escolheria a opção de aluguer do equipamento, pois fica pelo mesmo preço, e em caso de avaria ou falha da pilha, é trocado gratuitamente.

Isso é que não percebo. É que no site da Via Verde diz que para usufruir das isenções é necessário converter a Via Verde em DEM... ora bem, que eu saiba, o DEM não fá para pagar portagens nas actuais AE.

Cada vez menos esclarecido... e supostamente sexta entre em vigor.
Tudo em cima do joelho, como é normal:sh)

Se se faz distinção entre regiões, és o maior a vincar Norte vs Lisboa vs todo o país.

No Norte, a A1 sempre foi paga, a A4 também e a A3 igualmente.

Existia um IC (literalmente um IC) entre Alfena, Maia e aeroporto
Já nos anos 2000 e qualquer coisa, surgiram dois IC para aliviar a N13 (caótica à muitos anos), este com perfil de AE mas sem nós de acesso desse nome e usando um troço já existente de um IC e a zona de Espinho (que não é apenas um IC mas também é demasiado sinuoso para ser AE).

Ou seja, portagens sempre se pagou.
Mas pelo que parece, na AE entre Porto e Viana bate-se o recorde de preço por km... pelo que parece, 20 centimos ao km (quando devia ser 8)...apr:)

:sh)

Voltar
Superior