GPL é gás de cozinha?

adenilson707

New member
Dessa eu não sabia

GPL ou GLP(Gás liquefeito de petróleo) é o gás de cozinha

Vcs usam de boa ai? Em carros aqui é proibido. Usa-se o GNV(Gás Natural Veicular). Não correm risco de dar algum problema?

GLP é vendido aqui assim

depositode-gas.gif

Já pensei em pôr o meu carro a GPL. Dá um jeitão do caraças... uma pessoa vai a conduzir, dá a fome, e sempre pode cozinhar qualquer coisita.

É gás de cozinha e só as mulheres podem conduzir viaturas equipadas a GPL, por motivos óbvios [:p]

é sério isso?

Quando bem instalado o GPL é tão ou mais seguro quanto um carro a gasolina/gasóleo.
Aqui em portugal só há é a descriminação de não poder estacionar em alguns parques e andar com um autocolante gigante a anunciar quer andamos num esquentador.

Quando bem instalado o GPL é tão ou mais seguro quanto um carro a gasolina/gasóleo.
Aqui em portugal só há é a descriminação de não poder estacionar em alguns parques e andar com um autocolante gigante a anunciar quer andamos num esquentador.

Já aqui o carro instalado com GNV(gás natural) roda normalmente e sem adesivo algum. Mistura-se entre os demais. Quem usava muito isso aqui eram os taxistas, mas com o advento do motor flex aqui, ninguém, ao que sei, instala mais. Há ainda lojas e postos que vende, mas são poucos.

Já aqui o carro instalado com GNV(gás natural) roda normalmente e sem adesivo algum. Mistura-se entre os demais. Quem usava muito isso aqui eram os taxistas, mas com o advento do motor flex aqui, ninguém, ao que sei, instala mais. Há ainda lojas e postos que vende, mas são poucos.
Por cá, o GN também é "gás de cozinha". Não seja por isso![;)]

É ainda mais limpo que o GPL. Ao contrário deste, é mais leve que o ar, pelo que não há qualquer tipo de desculpa para a descriminação que o GPL sofre por cá. O problema é que, necessita de temperaturas muito baixas/pressões muito altas, para se armazenar em estado líquido, e em estado gasoso, ocupa muito espaço nos depósitos para autonomias bastante reduzidas. E não existem postos de abastecimento público.

O vosso gás, aí no Brasil, quase que brota do chão... Tivesse Portugal, 1/3 dos recursos naturais que aí existem, e estariam os políticos que tem desgovernado este país, 1/3 mais ricos... [:D]

Eu sei que é offtopic mas essas garrafinhas de gás presentes no 1º post, fizeram-me lembrar aquela cena em que os putos marginais roubam o gás, assaltando a carrinha que transportava as botijas, algures no brasil, no filme " Cidade de Deus " [:D]

Eu sei que é offtopic mas essas garrafinhas de gás presentes no 1º post, fizeram-me lembrar aquela cena em que os putos marginais roubam o gás, assaltando a carrinha que transportava as botijas, algures no brasil, no filme " Cidade de Deus " [:D]

Essas garrafinhas são botijões de 13 kg. Só sei que é de metal, mas qual eu não faço idéia. Eu compro aqui por R$ 35,00 o botijão de GPL/GLP.
Já assisti esse filme.

Essas garrafinhas são botijões de 13 kg. Só sei que é de metal, mas qual eu não faço idéia. Eu compro aqui por R$ 35,00 o botijão de GPL/GLP.
Já assisti esse filme.

Dá aproximadamente €13 aqui na Europa. Cá, uma botija dessas de 13 Kg, custa €27,90. Serão aproximadamente R$ 73,00... [;)]

Mas isso vai acabar. [;)]

Tempos houve em que se andava com a botija na mala do carro.

Verdade!
Antes da legislação GPL andavam carros a gasolina na boa com a botija na mala! Acabava o gás, passava-se para gasolina, chegava-se às bombas e trocava-se a botija!
Aliás, ainda hoje isso acontece em portugal (deduzo que no resto da europa seja igual) quanto aos Empilhadores a gasolina! Existe um numero enorme de empilhadores em que atrás está colocada a botija do gás!
E quantos é que explodem? Nenhum. Milagre!

gas-empilhador-usado.jpg

1302566097_188050245_1-Fotos-de--vendo-empilhador-a-gas.jpg

..e agora respondendo ao tópico: O GPL é a mistura de gases condensáveis presentes no gás natural ou dissolvidos no petróleo. Os componentes do GPL, embora à temperatura e pressão ambientais sejam gases, são fáceis de condensar. Na prática, pode-se dizer que o GPL é uma mistura dos gases propano e butano.

Last edited:
Diz que se for automovel a carburador perde cerca de 10% de performance.
Com injeccao electrónica perde cerca de 2 a 5%. Ou seja, algo que mal se nota neste último caso.

Já agora fica aqui o preço actual. o roubo que ocorre nas gasolineiras: sc95€1.724 sc98€1.879 gasoleo€1.534 gasoleo+€1.624 gpl€0.835

Last edited:
Back