Gr. B Portugal

já não me lembro de ver tão belas máquinas.
só é pena a atitude do publico, com consequêcias visiveis no final.
Mas realmente é seguramente dos melhores posts passados por aqui.
E falo com saudade pois ainda vi rallys com estas grandes máquinas
 
citação:Originalmente colocada por mundano

Vejam lá este video da Audi..

http://www.youtube.com/watch?v=wt-BeWOtqKA

E depois digam-me se os rallys de hoje não são um desporto para meninas..
E é mesmo!

É o mesmo audi da Michelle Mouton
Ela até ganhou um Rally de Portugal
E a copilota dela é agora a Co-pilota da Jutta Kleinschmidt do Paris Dakar
mouton1.jpg

mouton2.jpg

mouton3.jpg

mouton4.jpg

mouton5.jpg

mouton6.jpg
 
O rali de portugal na altura era na zona de Arganil. Era lindo na altura. Os Grupo B era máquinas mesmo infernais, incontroláveis e que faziam um barulho que até se ouvia bem. Só que foi uma pena o grupo b ter acabado por causa da morte de um dos pilotos. Ah, e na altura não havia ABS, EPS ou outro equipamento de ajuda.

É pena nos ralis de agora. Vivemos naquela "era" de metermo-nos à frente do carro antes que o carro nos colha.

E como o mundano diz e bem, agora o rali tornou-se um desporto para meninas pois as ajudas electronicas estragaram o espirito do rali puro.
 
citação:Originalmente colocada por Methanex

Só que foi uma pena o grupo b ter acabado por causa da morte de um dos pilotos.

Não foi assim tão simples... Não foi por morrer um piloto que acabaram com os Grupo B..

A verdade é que a FIA quando criou os Grupo B não imaginava as maquinas que era possivel fazer sob aqueles regulamentos.

Porque os primeiros Grupo B eram como o Lancia 037, que eram rapidos e tal, mas não eram infernais..

Só que rapidamente passou-se para carros como o Audi Quattro Sport S1, ou a segunda geração do 205 T16, ou o Lancia Delta S4, qualquer um deles com potencias estimadas bem acima dos 550 ~ 600 Cv..

E a Audi já tinha em preparação um substituto para o Quattro S1 com perto de 1000 cv..

A juntar a tudo isto havia o comportamento do publico, que era tudo menos responsavel..

Era preciso ser um bocado louco para conduzir naquele tempo, só para terem uma ideia o proprio Walter Röhrl, dizia que quando ia num troço, via a assiatencia como sendo um muro de cada lado e não como sendo pessoas.. Só assim conseguia conduzir naquelas condições..


E obviamente as coisas não podiam correr bem, em Portugal só num acidente morreram 4 pessoas e 30 e tal ficaram feridas, morreram igualmente dois pilotos em duas epocas consecutivas, acidentes com feridos na assistencia ou nos pilotos eram varios por epoca e as proprias marcas acharam que as coisas tinham ido para lá do admissivel e em vez de boa publicidade começavam a ficar associadas a tragédias..

A Audi foi a primeira a sair, e depois disso a propria FIA acabou com o Grupo B.
 
falavam-se em 600~800 CV's nos Delta S4! se bem me lembro aquilo fazia 2.5" de 0-100km/h... eram tão rápidos como um F1!!! não é à toa que são usados no Rallycross e em Pikes Peak!

os carros eram perigosos, mas o publico era completamente louco!!!
 
Back
Top