Obrigado a todos, já agora, uns reparos:
bruno_lindeza: sim, era num cruzamento, e se leres o que está escrito antes do teu post, vês que nem há sinalização nem a estrada de onde ela saíu é visível (afinal as canas estão à volta de um terreno e não de uma vala), sendo aparentemente (do ponto de vista de onde eu estava) uma estrada contínua e com boa visibilidade, já que até começa a subir (logo a seguir a de onde ela saíu... esta parte já não está lá atrás, n procures). Além disso, tinha-me esquecido da bola de cristal em casa. Mas obrigado pela intervenção.
Já agora, a segunda vez... NÃO FOI NA MESMA ESTRADA!!![8b]
E finalmente - n gosto de batatas fritas[:vm)]
superfast: tens razão, mas à distância a que estava o cruzamento, bem podia começar a apitar que ninguém me ouvia. Além de que não costumo buzinar nem sempre que ultrapasso (às vezes faço um sinal de luzes, mas buzinar só se for tipo uma carrinha, que possa não me ter visto) nem em todos os cruzamentos. Tal era que, se em vez de ter feito a ultrapassagem na boa porque não vinha ninguém de frente, tivesse metido uma abaixo e puxado pelo carro, nada daquilo se tinha passado.
Mais uma vez fica a urgência em colocar aqui uma fotografia do local. Especialmente porque hoje aconteceu-me quase o mesmo, mas ao contrário. Vinha na mesma estrada, mas em sentido inverso, um carro entrou para a minha faixa (da mesma estrada de onde a mulher tinha saído) e à frente dele vinha um mercedes a fazer uma ultrapassagem em sentido contrário...
...mas se calhar é mais um que anda a dormir... ou que gosta muito de batats fritas.[

]