Grandes Portugueses - a poll

BrunoTRF

Chefe de Equipa
Na sequência do tópico acerca dos Grandes Portugueses, e num momento que já se conhecem os 10 finalistas, que tal cada um escolher o seu português preferido?;)

Já agora, gostava que justificassem o voto

(por ordem alfabética):

Fernando Pessoa.

O génio das palavras, uma mente brilhante e o poeta/escritor mais consagrado no estrangeiro de sempre

António Damásio.... oops, não está na lista, infelizmente ! Não sabem dar crédito a um dos maiores cientistas portugueses de todos os tempos, e um dos maiores neurocientistas a nível mundial...

Mas já reparei que Egas Moniz tb o foi, e tb nao esta na lista dos finalistas....

Portanto, ciência não é mesmo connosco !

PS: Da Lista, Infante D. Henrique !

Eu fico indecisa entre D. Afonso Henriques, Infante D. Henrique,D. João II e Vasco da Gama.
D. Afonso Henriques porque se não fosse ele,talvez não existisse Portugal..
Os outros,porque sendo personagens dos descobrimentos,levaram Portugal a uma glória que nunca mais teve!

E já pensaram os Portugueses não tivessem tomado a iniciativa de descobrir o mundo? Como seria?

Por mt que nao goste muito do homem, para mim ou o Saramago ou o Egas Moniz (médico) mereciam estar no top 10.

Dentro dessa lista:
Luiz Vaz de Camões
D.Afonso Henriques

Fernando Pessoa sem dúvida grande escritor que nos deixou a sua herança num misto de emoções que só quem o lê pode sentir e saborear o prazer da sua leitura.

citação:Originalmente colocada por Peacelove

E já pensaram os Portugueses não tivessem tomado a iniciativa de descobrir o mundo? Como seria?

Provavelmente outros o teriam feito...os espenhóis talvez...

Mas esse grande mérito é nosso[:p];)

Mas Pessoa não era um português equilibrado, nem sequer congregava os atributos gerais ligados ao portugueses. Era misantropo, demasiado racional e depressivo.

citação:Originalmente colocada por Draivin

Colegas Egas Moniz e Damásio</u>, onde estão voces?

Votei no Fernando Pessoa!

Isso já eu perguntei...mas como já disse, a ciência nao deve ser connosco !! ;)

citação:Originalmente colocada por Tuareg

Mas Pessoa não era um português equilibrado, nem sequer congregava os atributos gerais ligados ao portugueses. Era misantropo, demasiado racional e depressivo.
depressivo - tudo a ver com os Portugueses
Racional - não concordo muito. Tinha heterónimos muito racionais, outros que nem por isso...
misantropo - ele tem bastantes textos que fala da sociedade, fala do mundo. Um exemplo bem claro: "A Mensagem", uma obra divinal. Para mim, a melhor obra portuguesa de sempre.;)

Back