greve ryanair

curandeiro

Well-known member
Bom dia malta,

devido a greve da ryanair acho que tenho direito a indeminizações, na ida para barcelona o meu voo atrasou 5 horas. Ontem à vinda o meu voo foi cancelado e como tinha de voltar para Portugal porque já tenho que já retomei hoje ao trabalho o meu voo de regresso foi cancelado e tive de voar noutra companhia.

Algum expert na matéria para me ajudar nesses pedidos de indeminização. No aeroporto do porto deram-me um papel que posso receber 250€ por voo atrasado e cancelado. É mesmo assim?

Acho que situações de greve não estão abrangidas pela lei europeia na aviação, mas podes ver melhor aqui:
https://europa.eu/youreurope/citizens/travel/passenger-rights/air/index_pt.htm

Mais segundo a DECO:
Nem sempre as companhias aéreas são responsáveis pelos atrasos ou cancelamentos dos voos. Ou seja, os passageiros não têm direito a compensações se as situações forem provocadas por "circunstâncias extraordinárias". São consideradas pela lei as situações de mau tempo, riscos de segurança, agitação política e greve. Nestes casos, terá poucas possibilidades de conseguir que lhe paguem a compensação atrás referida. Mas continua a ter direitos quanto à assistência assegurada pela companhia aérea, como alojamento, comida, bebida ou chamadas telefónicas ou reembolso do valor da reserva. Para apresentar a reclamação, contacte a companhia, a ANAC ou a agência de viagens (caso seja uma viagem organizada). Guarde todas as faturas das despesas realizadas.
https://www.deco.proteste.pt/famili...-caso-de-atraso-cancelamento-e-perda-de-malas

Em todo o caso podes tentar a tua sorte e pedir o reembolso directamente à companhia ou através de uma das empresas dedicadas a estes serviços como a AirHelp ou refund.me.
Se fores para uma destas empresas o pagamento será feito com base numa percentagem (25%-30%) do valor do reembolso. No caso de não se ter direito a reembolso, não se paga nada.

Last edited:
Acho que situações de greve não estão abrangidas pela lei europeia na aviação, mas podes ver melhor aqui:
https://europa.eu/youreurope/citizens/travel/passenger-rights/air/index_pt.htm

Mais segundo a DECO:

https://www.deco.proteste.pt/famili...-caso-de-atraso-cancelamento-e-perda-de-malas

Em todo o caso podes tentar a tua sorte e pedir o reembolso directamente à companhia ou através de uma das empresas dedicadas a estes serviços como a AirHelp ou refund.me.
Se fores para uma destas empresas o pagamento será feito com base numa percentagem (25%-30%) do valor do reembolso. No caso de não se ter direito a reembolso, não se paga nada.

mas logo no voo de ida por ter atrasado mais de 5h deram-me um papel em que tenho direito a essa indemnização. Presumo que no regresso por voo cancelado também o tenha. Embora haja uma notícia do dn que diz que pode não haver indemnizações

Que papel é esse e quem é que o te deu?

As situações em que se tem direito a reembolso estão descritas no primeiro site que mencionei. O reembolso é feito segundo lei europeia e não por boa vontade da companhia aérea.
O problema é que um dos pontos de exclusão de reembolso refere "circunstâncias extraordinárias" (...) e as companhias muitas vezes se protegem neste ponto.

A titulo de exemplo segundo o site da UE:
Circunstâncias extraordinárias - cancelamento

As circunstâncias extraordinárias podem levar a vários cancelamentos ou atrasos da chegada ao destino final. Entre os exemplos de casos considerados circunstâncias extraordinárias estão as decisões relativas à gestão do tráfego aéreo, a instabilidade política, as condições meteorológicas adversas e os riscos para a segurança.
Entre as situações que não são consideradas circunstâncias extraordinárias, contam-se:

• a maioria dos problemas técnicos detetados durante a manutenção do avião ou causados por falta de manutenção
  • a colisão entre escadas móveis de embarque e as aeronaves
Se uma transportadora aérea invocar circunstâncias extraordinárias, deve explicar claramente os motivos para tal. Caso não receba uma explicação satisfatória, pode contactar a autoridade nacional competente
f_pdf_16.gif
para mais assistência.

Como já tinha dito, se achas que tens direito a reembolso avança com o pedido junto da companhia. Caso seja rejeitado terá que ser bem explicado o motivo e no caso de não concordares avança com reclamação na ANAC.
Alternativa é usares uma das empresas que referi, em que no caso de teres direito a reembolso irás receber menos mas também tens menos trabalho.
Em todo o caso, até teres resposta ao teu pedido vai passar um bom tempo...

Last edited:
Que papel é esse e quem é que o te deu?

As situações em que se tem direito a reembolso estão descritas no primeiro site que mencionei. O reembolso é feito segundo lei europeia e não por boa vontade da companhia aérea.
O problema é que um dos pontos de exclusão de reembolso refere "circunstâncias extraordinárias" (...) e as companhias muitas vezes se protegem neste ponto.

A titulo de exemplo segundo o site da UE:

quem me deu o papel na ida foi a senhora do balcão de embarque, por causa do voo se ter atrasado mais de 5h até nos deram 2 vouchers de 5€ por pessoa para comer no aeroporto. Depois essa mesma senhora deu-nos um papel com os direitos do passageiro e como pedir essa indemnização por atraso. Também recebi um papel de uma empresa que trata disso, mas que nos cobra 25% da indemnização (coisa que queria evitar). Em 250€ assim perdia 50€. À vinda embora aconteceu exactamente o mesmo por o voo ter sido cancelado e como tinha de voltar hoje obrigatoriamente a Portugal, tive de comprar bilhete noutra companhia para voltar, coisa que me disseram que esses encargos extra também os ia reaver.

Os vouchers são normais e fazem parte do programa de assistência a que as companhias estão obrigadas.

Avança com o pedido de reembolso. Não sei se a greve não se insere no grupo de circunstâncias extraordinárias, mas neste momento não tens nada a perder.

Os vouchers são normais e fazem parte do programa de assistência a que as companhias estão obrigadas.

Avança com o pedido de reembolso. Não sei se a greve não se insere no grupo de circunstâncias extraordinárias, mas neste momento não tens nada a perder.

É o que vou fazer pelo menos tratar das papeladas todas. Vamos ver como corre

Back