v7
Banido
Num diesel,para se retirar todo o partido é preciso passar a rpm de pot max.
Ou mais ! depende dos motores [
Mas é comum a potência máxima ser às 4 e compensar ir até às 4,5
Num diesel,para se retirar todo o partido é preciso passar a rpm de pot max.
E ?como se pode obeservar o que eu queria dizer, após o ponto de binário máximo, a curva do mesmo desce de forma acentuda, sendo já o seu valor inferior ás 4000 rpm do que com uma velocidade acima, por volta das 2500 rpm!
e embora num 330d o decréscimo da curva seja inferior, o pico de binário máximo tb é superior!
Pensas mal.não sei se será assim tão lienar, por exemplo neste caso penso que o melhor ponto para se mudar de velocidade é no encontro das linhas de poência e binário, por volta das 3500 rpm
Tu ainda não conseguiste compreender o que quis dizer com isso, pois não?
É que eu não sei mesmo qual a diferença, porque não tenho um JTDm e um boxer 1.7 nem nada...
E se te desses ao trabalho de ler e interpretar segundo o contexto aquilo que foi dito, em vez de interpretares da forma mais fácil e conveniente à tua postura agressiva e arrogante?
Continua lá na tua que eu já não dou mais para o teu peditório.
exactamente! o que, na pratica, por terem curvas de potencia e binario tao diferentes, nc has-de ser rapido conduzindo um gasolina como sendo diesel, ou vice-versa.Não é absurdo nenhum. (conduzir um diesel como um otto)
Para retirar o melhor partido, a "formula" é a mesma, utilizar a mudança que permite maior potencia.
E isto é igual para um diesel ou um otto.
Citação:
Originalmente Colocado por Filipe Dias![]()
como se pode obeservar o que eu queria dizer, após o ponto de binário máximo, a curva do mesmo desce de forma acentuda, sendo já o seu valor inferior ás 4000 rpm do que com uma velocidade acima, por volta das 2500 rpm!
e embora num 330d o decréscimo da curva seja inferior, o pico de binário máximo tb é superior!
E ?
Citação:
não sei se será assim tão lienar, por exemplo neste caso penso que o melhor ponto para se mudar de velocidade é no encontro das linhas de poência e binário, por volta das 3500 rpm
Pensas mal.
O peso não influencia a capacidade de fazer velocidade.
E isto porque o atrito é desprezavel, e partindo do principio que estamos a falar de um plano horizontal, o peso é prependicular ao deslocamenteo, pelo que não influencia o movimento.
Numa situação de velocidade maxima, as unicas forças actuantes, são a força motriz (potencia a roda), e a resistencia do ar.
O peso influencia a rapidez do aumento de velocidade, por causa da inercia.
não sei porque penso mal...
ainda não percebi...se calhar porque voçês estão-se a referir a motores diesel de 3000 cc para cima...
todos os diesel que eu conduzi, não compensava chegar ao limite das rpm, mto longe disso, mesmo a o a3 com 170 cvs arrastava-se passando das 4000...se trocar de velocidade um pouco antes permite ficar num regime muito mais favorável. já para não falar de CTDI's em que levar o motor ao regime máximo é completamente exasperante...
![]()
![]()
por exemplo um carro com 150cv, com isso estás a dizer que ele é mais rápido com 100cv do que com 150cv.
não foi isso que quis dizer, mas se raparares por exemplo no gráfico acima, a potência máxima é às 4060 rpm, será que vale a pena levá-lo às 5000 rpm?
eu penso que não, porque o tempo que demoras a atingir essas rpm, bem como a velocidade ganha nesse periodo é inferior comparando se tivesses mudado de velocidade às 3750/4000 rpm, já que com essa mudança de velocidade o motor "cairia" na faixa de utilização de maior binário.
naturalmente o binário é importante, porque a potência é o resultado do binário X rpm.ou esta frase bastante utilizada:
"We buy horse power but we drive torque", é só porque está na moda?
aliás até me parece um contra senso esta discussão...
ah, se me estás a falar em 1000rpm depois da potência máxima, provavelmente, em muitos casos já se está a perder muita potência. aí naturalmente compensa mudar de relação. mas cada carro é um caso, por isso em alguns pode compensar mais levar para além de onde a potencia máxima é atinginda, porque o descrescimo de potência para além desse ponto pode não ser tão grande como mudar logo de relação.
certo.
mas se reparares mais uma vez no gráfico, a partir das 4000 rpm nem existe uma quebra mto acentuada de pot~encia, mas sim, uma quebra impressionante de binário.
é uma maneira diferente de atingir o mesmo fim, potência.num gasolina sem turbo, rotativo, é completamente diferente, já que as curvas andam quase a par, e compensa atingir o regime máximo, já que quando se muda de velocidade o regime é mais elevado, com mais potência disponível![]
que o decrescimo de binário vai influenciar é a rapidez com que as rpm sobem.
O poder de aceleração maximo de um carro a uma determinada velocidade, é atingida na mudança que permite maior potencia. (com isto concordas, certo ? Se concordas com isto, o que dizes nãofaz nenhum sentido!)não foi isso que quis dizer, mas se raparares por exemplo no gráfico acima, a potência máxima é às 4060 rpm, será que vale a pena levá-lo às 5000 rpm?
eu penso que não, porque o tempo que demoras a atingir essas rpm, bem como a velocidade ganha nesse periodo é inferior comparando se tivesses mudado de velocidade às 3750/4000 rpm, já que com essa mudança de velocidade o motor "cairia" na faixa de utilização de maior binário.
Uma bacorada como outra qualquer [ou esta frase bastante utilizada:
"We buy horse power but we drive torque", é só porque está na moda?
aliás até me parece um contra senso esta discussão...[8b]
exacto era isto mesmo que estava a tentar dizer![]
torna-se por vezes exasperante![]
Apenas, e só na mesma mudança!o que o decrescimo de binário vai influenciar é a rapidez com que as rpm sobem.
Deixo-te um exemplo, imagina o carro do grafico a 90 km/h: (relações de caixa apenas parao exemplo)
Imagina que em 2ª vai as 4000rpm (113Kw)
Em 3ª vai as 2500rpm (90Kw)
Achas que em 3ª vai acelerar mais depressa?
Apenas, e só na mesma mudança!
A linha de binario dá-te o poder de aceleração distribuido pelas rpm, apenas e só numa mudança.