GT vs TT

por acaso é uma boa pergunta e para a qual tenho muitas dúvidas...ainda por cima porque às 2500 rpm está no pico do binário...

alguém com uma máquina destas para fazer um teste?

repara por exemplo neste teste o esforço que é a partir das 4000 rpm:

http://www.youtube.com/watch?v=Ha5DIl9PO3Y

gostava imenso de medir![;)]

filipe, não acredito que tenhas dúvidas que o carro tendo 113kw disponivel, vai ser mais rápido do que se tiver apenas disponivel 90kw. [:D]

filipe, não acredito que tenhas dúvidas que o carro tendo 113kw disponivel, vai ser mais rápido do que se tiver apenas disponivel 90kw. [:D]

epá gostava de experimentar...[:D]
chamem-me incrédulo...[:D]
reparas-te bem na subida de rotação do Focus? parece que o ponteiro vai a morrer a partir das 4000 rpm...

por acaso é uma boa pergunta e para a qual tenho muitas dúvidas...ainda por cima porque às 2500 rpm está no pico do binário...

alguém com uma máquina destas para fazer um teste?

repara por exemplo neste teste o esforço que é a partir das 4000 rpm:

http://www.youtube.com/watch?v=Ha5DIl9PO3Y

gostava imenso de medir![;)]
Last try...

Como se vê nesse video, a 3ª as 4000rpm faz cerca de 100m/h.
O Focus faz :
40~100km/h
em 3ª : 10,2s
em 4ª : 15,4s
E porquê ? Porque a potencia media do troço de rpms utilizadas é superior em 3ª.
Apesar do binario medio ser superior em 4ª.

Imagina 200Nm ao motor, o binario a roda (o que realmente faz acelerar o carro), será algo do genero :
em 3ª = 250Nm
em 4ª= 150Nm
(meramente exemplificativo)

Mas parece-me que não vale a pena eu perder mais tempo, porque tu vais continuar com "muitas duvidas" [:D]

Last try...

Como se vê nesse video, a 3ª as 4000rpm faz cerca de 100m/h.
O Focus faz :
40~100km/h
em 3ª : 10,2s
em 4ª : 15,4s
E porquê ? Porque a potencia media do troço de rpms utilizadas é superior em 3ª.
Apesar do binario medio ser superior em 4ª.

Imagina 200Nm ao motor, o binario a roda (o que realmente faz acelerar o carro), será algo do genero :
em 3ª = 250Nm
em 4ª= 150Nm
(meramente exemplificativo)

Mas parece-me que não vale a pena eu perder mais tempo, porque tu vais continuar com "muitas duvidas" [:D]

tens razão no que explicas-te.

mas repara que esta situação que puses-te com a Focus é diferente da outra situação que proposes-te. nesta em 4ª velocidade a 40, a Focus vai muito longe do ponto ideal de binário, seja d emotor ou à roda. e em 3ª vai num ponto mais favorável quer de pot~encia quer de binário, sendo assim esse desfecho é realmente previsível.

na outra situação, estamos a falar se compensa puxar um motor até às 5000 rpm, com queda acentuada na curva de binário e com a pot~encia em decrescendo, ou em mudar de velocidade, onde às 2500 a pot~encia é realmente inferior, mas onde o binário está no máximo.[:cool:]

são comparações diferentes!
ninguém se chega á frente para fazer este teste??[:D]
tenho pena de a maioria da malta que conheço só ter gasolinas...

Pega num carro QUALQUER e experimenta.
O teu funciona da mesma forma

no meu a gasolina não vale a pena experimentar, se mais rotações houvesse melhor, porque quanto mais alta a rotação for em cada mudança de cx, melhor será o regime em que o motor ficará![;)]

acho que estás a confundir margem de progressão com rapidez efectiva

talvez e caso esteja enganado serei o primeiro a reconheçê-lo[;)]

mas de facto sempre que tive a oportunidade de conduzir um diesel com mais de 100 cvs, género a vectra 150, não sentia necessidade de puxar velocidades....

talvez e caso esteja enganado serei o primeiro a reconheçê-lo[;)]

é, porque eu penso que percebo o que queres dizer. e se percebi, penso mesmo que estás a confundir a margem de progressão com a melhor capacidade de aceleração. e penso também que quando estás a assumir aceleração, penso que estás a assumir do género acelerar dos 0-200 (por exemplo), o que pode explicar o facto de te dar a sensação que ao passares para a relação de caixa seguinte é mais rápido, porque ao efectuar essa passagem a margem de ganho de velocidade é maior.

mas de facto sempre que tive a oportunidade de conduzir um diesel com mais de 100 cvs, género a vectra 150, não sentia necessidade de puxar velocidades....
é natural. esse é um dos pontos a favor dos diesel. o seu maior binário permite andar bem sem puxar muito (em comparação com os a gasolina atmosféricos).

Última edição:
Espero que ajude...

(n csg colocar visivel)
Imagens anexadas
jpg.gif
2004101532217_acelopt.jpg (40.4 KB, 0 vi

este gráfico refere-se a que carro? é que parece-se mesmo com o gráfico do meu...[;)]

é, porque eu penso que percebo o que queres dizer. e se percebi, penso mesmo que estás a confundir a margem de progressão com a melhor capacidade de aceleração. e penso também que quando estás a assumir aceleração, penso que estás a assumir do género acelerar dos 0-200 (por exemplo), o que pode explicar o facto de te dar a sensação que ao passares para a relação de caixa seguinte é mais rápido, porque ao efectuar essa passagem a margem de ganho de velocidade é maior.

sim talvez. mas minha dúvida é mesmo relativa àquela situação que o 1alfista pôs:

imagina o ponteiro parado às 4000rpm em 2ª, a 90;
e o ponteiro parado às 2500rpm em 3ª a 90;

pisando o acelerador quem vai chegar mais rápido aos 100?:confused:

no caso concreto daquele veículo do gráfico que está na página anterior!

Última edição:
sim talvez. mas minha dúvida é mesmo relativa àquela situação que o 1alfista pôs:

em 2ª será mais rápido porque tem mais potência.
em 3ª apesar de poder ter mais binário, esse binário vai ser ainda desmultiplciado pela caixa, o que faz ter menor potencia, logo ser mais lento.

Última edição:

Só com as relações de caixa será possivel determinar isso.
nos mementos imediatamente antes e depois, será mais rapido em 2ª. (desprezando a pot dissipada)

é natural. esse é um dos pontos a favor dos diesel. o seu maior binário permite andar bem sem puxar muito (em comparação com os a gasolina atmosféricos).
sem que isso implique imediatamente que um gasolina seja mais lento.
ha outros recursos.

e, como sempre, tb depende da rotacao a que se esta inicialmente.

Voltar
Superior