Guerra ao Stand By

NMiguel

New member
Boa noite caros colegas...

Estive a medir o stand by de alguns aparelhos e cheguei à brilhante conclusão que quase 20% do que gasto é... em stand by[8b]

Após algumas pesquisas percebi que há umas tomadas inteligentes que detetam quando está em Standby e cortam a energia. E posteriormente quando carregamos no botão detetam que precisamos do equipamento e deixam passar a corrente.

Alguém com experiência nisto? O que recomendam?

Aquelas tomadas tipicas por wifi já tenho, mas passado algum tempo perco a paciência para as utilizar.

Agradeço a ajuda

Tenho uma da legrand...

De inteligente tem pouco... É lixo, e não descansei enquanto não arranjei maneira de a tornar burra...

só tenho o router da nos
não sei quanto deve gastar
se desligar de manha demora uns 10 minutos para a net funcionar...

Estive a medir o stand by de alguns aparelhos e cheguei à brilhante conclusão que quase 20% do que gasto é... em stand by[8b]

Após algumas pesquisas percebi que há umas tomadas inteligentes que detetam quando está em Standby e cortam a energia. E posteriormente quando carregamos no botão detetam que precisamos do equipamento e deixam passar a corrente.

Aquelas tomadas tipicas por wifi já tenho, mas passado algum tempo perco a paciência para as utilizar.

Agradeço a ajuda

Tenho uma dessas cá em casa (vendida pela EDP)... algures numa gaveta... [:D]

Programamos aquilo umas 3 vezes e correu sempre mal. Depois foi encostada por falta de paciência (ou, possivelmente, jeito).

Eu tenho algumas coisas destas que comprei no Leroy Merlin, custam 9 euros cada uma. São fixes porque tem uma pilha que mantém a hora mesmo que a a energia falhe.

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Eletricidade/Quadros-e-disjuntores/19568864.aspx

É uma solução um pouco arcaica, mas acabo poupando uns trocos.

Tenho por exemplo uma régua com proteção na sala ligada a um destes timers. Corta a energia às 0:30 e só reativa às 7:30. Se precisar de usar TV / BOX / Router de madrugada é só carregar num botão. E até dá muito jeito, já que faz reboot à Box e ao Router todos os dias e evita que eles encravem [:D]

Também tenho uma ligada à Caldeira. Esta é muito importante, especialmente no inverno quando tenho o aquecimento ligado. São umas belas centenas de KWh a menos na conta.

Agradeço a ajuda

Ou tens muitos aparelhos (mesmo muitos) aparelhos a consumir ou então consomes pouca energia. Assim, de repente, podes dar a ideia de quantos kWh consomes (mensal ou anualmente)?

Numa estimativa que fiz com algumas medidas, consumo cerca de 30 kWh por mês em standby (à volta de 10% do meu consumo de EE). Se conseguisse cortar 80% disso, pouparia menos de 5€ por mês.

É dinheiro, mas estou disposto a pagá-lo para ter internet a qualquer hora do dia, ter a box TV pronta a funcionar em 2/3 segundos, sentar-me no sofá e não ter de voltar a levantar para ir ligar a TV ou Box, ter de andar a desligar e ligar carregadores de telefone/tablet das tomadas, ...

Um dos grandes consumidores é o ar condicionado, que vai acabar por ser simples resolver. Tenho o ligado de forma oculta a uma tomada, vou abandonar a tomada e substituir por um interruptor. Nos longos periodos sem uso, desligo.

Outros são o forno, placa e microondas... medi e até me benzi.[:D]
Aqui ainda não tenho ideias, mas posso tentar encastrar um interruptor que os sirva a todos, assim quando for necessário é só ligar.

Um dos grandes consumidores é o ar condicionado, que vai acabar por ser simples resolver. Tenho o ligado de forma oculta a uma tomada, vou abandonar a tomada e substituir por um interruptor. Nos longos periodos sem uso, desligo.

Outros são o forno, placa e microondas... medi e até me benzi.[:D]
Aqui ainda não tenho ideias, mas posso tentar encastrar um interruptor que os sirva a todos, assim quando for necessário é só ligar.

Esquece meter interruptores nos aparelhos de grande consumo. Quando descobrires o custo de um interruptor para 32A perdes logo a ideia. [:D]

Mas diz-me lá, devagarinho, como estás a medir o consumo de standby dessas coisas todas? É que tenho para mim que estás a fazer asneira no processo de medida...

por acaso algo em stanby o consumo é tão irrisório face aos equipamentos que realmente gastam a sério quando utilizados, que nem me sequer ralo com isso...

Muito pouca coisa, toda somada, 24h por dia, ao final do mês, acaba por dar uma conta jeitosa. Há uns tempos medi, só na entre tv da sala, router, box, dvd, e o pc, tinha 30wh sempre a saír. Ao fim de 1 mês são quase 27Kw. Só em meia duzia de aparelhos. Se a isto somar as restantes tv, boxes, mw, fogões, acredito bem que duplique este valor.

Por acaso já me apeteceu meter temporizadores numa série de tomadas. O unico problema é mesmo aquilo que tem relogio, ter de andar a acertar.

Numa estimativa que fiz com algumas medidas, consumo cerca de 30 kWh por mês em standby (à volta de 10% do meu consumo de EE). Se conseguisse cortar 80% disso, pouparia menos de 5€ por mês.

É dinheiro, mas estou disposto a pagá-lo para ter internet a qualquer hora do dia, ter a box TV pronta a funcionar em 2/3 segundos, sentar-me no sofá e não ter de voltar a levantar para ir ligar a TV ou Box, ter de andar a desligar e ligar carregadores de telefone/tablet das tomadas, ...
a net que tenho da nos se desligar o router demora 10minutos
é por isso que nao desligo o contador quando não estou em casa e de noite

A pergunta aqui é se vale a pena estar a perder tempo com essas coisas ou se nao é mais simples poupar noutros gastos.

Foi o eletricista que mediu no quadro os grandes domésticos e nas tomadas os pequenos.

Talvez para a placa e forno não o faça, até porque a minha esposa ia ligar zero aquilo.

Mas o microondas, ar condicionado e box da meo vou fazer.

O microondas consome uns belos 40w, as boxes e essa tralha uns 35w, o ac anda nos 65/70w.

A placa e forno que estão no mesmo disjuntor (creio) andam nos 85/90w.

Isto tudo electrodomésticos A para cima da marca Bosch comprados em 2011/12.

Foi o eletricista que mediu no quadro os grandes domésticos e nas tomadas os pequenos.

Talvez para a placa e forno não o faça, até porque a minha esposa ia ligar zero aquilo.

O microondas consome uns belos 40w, as boxes e essa tralha uns 35w, o ac anda nos 65/70w.

em standby? o contador que usaste está avariado...

Isso tem aí valores que não podem estar certos. O microondas não consome 40 W em standby. Se fosse muito antigo (daqueles com 20 anos), não sei, mas acreditava. Para ter esses valores com um moderno, só vejo duas razões:
- Foi mal medido
- Foi medido com a porta aberta e luz acesa (e mesmo assim, parece muito).

Foi medido com uma coisa destas?
17277610-0100-400x400-pinca-amperimetrica-digital.png

Isto tem um erro brutal para correntes baixas.

Tenho uma dessas cá em casa (vendida pela EDP)... algures numa gaveta... [:D]

Programamos aquilo umas 3 vezes e correu sempre mal. Depois foi encostada por falta de paciência (ou, possivelmente, jeito).

Idem, consegui arranjar duas e nunca as consegui meter a funcionar, a configuração daquilo está muito mal explicada.

Back