Guerra do Ultramar [VIDEOS]

O meu pai esteve na Guiné onde foi ferido 2x, a última das quais com muita gravidade.

Enfim... uma guerra teimosa e desnecessária... e talvez o maior erro de Salazar.

citação:Originalmente colocada por Jacare
Enfim... uma guerra teimosa e desnecessária... e talvez o maior erro de Salazar.

o maior erro e a razão de hoje vivermos em democracia.

se não tivesse existido a guerra colonial, não se tinha gerado o descontentamento dos militares o 25 de abril não tinha existido.

se não tivesse existido a guerra colonial, o governo tinha usado os milhoes de contos esbanjados na guerra, aumentando o desenvolvimento do país e aumentado as condições de vida dos portugueses, contribuindo assim para que "provavelmente" mais portugueses apoiassem a ditadura.

Talvez tenha sido este erro de salazar que fez Portugal o que é hoje, para o bem e para o mal.

citação:Originalmente colocada por psantos

o maior erro e a razão de hoje vivermos em democracia.

se não tivesse existido a guerra colonial, não se tinha gerado o descontentamento dos militares o 25 de abril não tinha existido.

se não tivesse existido a guerra colonial, o governo tinha usado os milhoes de contos esbanjados na guerra, aumentando o desenvolvimento do país e aumentado as condições de vida dos portugueses, contribuindo assim para que "provavelmente" mais portugueses apoiassem a ditadura.

Talvez tenha sido este erro de salazar que fez Portugal o que é hoje, para o bem e para o mal.

concordo! muita gente que conheco tem a mesma opinião! nenhum pai quer ver um filho seu na guerra, ainda mais uma guerra por birra.

Só tenho pena é da falta de respeito (para não dizer mais...) dos governantes do após 25 de Abril, especialmente o Sr. Dr. Mário Soares e o Almirante Rosa Coutinho (entre outros), pelas pessoas que morreram nas guerras coloniais e por todas aquelas que tiveram que abandonar as suas terras e pertences, deixando para trás gerações de trabalho arduo.

Mas isto não conta, porque o Salazar é que era o FDP (não o apoio, nem ao antigo regime) e os que vieram depois , os salvadores da pátria... (aliás vê-se aonde é que a pátria anda...)

:(

citação:Originalmente colocada por PSerra

Só tenho pena é da falta de respeito (para não dizer mais...) dos governantes do após 25 de Abril, especialmente o Sr. Dr. Mário Soares e o Almirante Rosa Coutinho (entre outros), pelas pessoas que morreram nas guerras coloniais e por todas aquelas que tiveram que abandonar as suas terras e pertences, deixando para trás gerações de trabalho arduo.

Mas isto não conta, porque o Salazar é que era o FDP (não o apoio, nem ao antigo regime) e os que vieram depois , os salvadores da pátria... (aliás vê-se aonde é que a pátria anda...)

:(

[^][^][^]

de facto foram apenas 1 milhao de retornados, que voltaram de pés e maos atados e foram simplesmente ignorados pelos "herois" de abril... [xx(]

citação:Originalmente colocada por SOneca-II

Um passado trágico mto mal estudado na nossa escola...

RR

Tens toda a razão, eu pelo menos estudei muito mais as outras guerras que a portuguesa.

Sinceramente, se n fosse as fotos que o meu pai tem em casa do tempo que lá esteve (angola), as histórias do meu tio (grande contador de histórias) que pertenceu aos comandos e viveu mto mais de perto a guerra que o meu pai (felizmente para um, e infelizmente para outro que viu morrer mtos colegas) e por ultimo se n fosse uma edição especial sobre a guerra colonial que tenho lá em casa confesso que na escolaridade normal n sabia nada de nada sem ser um par de datas...

Por estupido que pareça devo saber mais do Vietnam ou Iraque (filmes e propaganda) que da nossa guerra colonial...

RR

citação:Originalmente colocada por SOneca-II

Um passado trágico mto mal estudado na nossa escola...

RR

concordo, passámos a vida a levar com bolcheviques e com barbudos e com guerras do chá e da azeitona mas factos da nossa pátria... foi o que se sabe

È pena que s`mostrem as coisas bonitas, as m@rdas que là fizeram ninguém mostra[xx(]ainda a muita gente na ilusäo(infelizmente)[|)]Um abraço;)

O meu pai esteve na Guiné onde foi ferido 2x, a última das quais com muita gravidade.

Hummm....e uma que não seja?....

O meu pai andou por lá 4,5 anos numa companhia de comandos. O que vale é que era qualquer coisa do estilo oficial ou assim e nunca saia do quartel[}:)][}:)]

citação:o maior erro e a razão de hoje vivermos em democracia.

Talvez tenha sido este erro de salazar que fez Portugal o que é hoje, para o bem e para o mal
.

Deixa-me cá fazer um highlight porque de facto este post merece.:)

A guerra colonial tanto serviu para o bem como para o mal, de facto.;)

E já agora, tb o meu pai foi ferido em combate. Esteve em Moçambique.

O meu tio foi prisioneiro de guerra na Índia.

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Talvez tenha sido este erro de salazar que fez Portugal o que é hoje, para o bem e para o mal
.

O que vocês podem dizer, é que da consequência se tirou algo de positivo, mas a guerra em si, não serviu para bem nenhum. É como ter um acidente de carro, ficar com ele todo partido, mas nós só partimos a perna. O bom é estarmos vivos só com a perna partida, mas não nos fez falta nenhuma ter o acidente nem ficar sem o carro [:P]

Guerras...lá longe...no..lado nenhum...

citação:Originalmente colocada por Torres

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

.

O que vocês podem dizer, é que da consequência se tirou algo de positivo, mas a guerra em si, não serviu para bem nenhum. É como ter um acidente de carro, ficar com ele todo partido, mas nós só partimos a perna. O bom é estarmos vivos só com a perna partida, mas não nos fez falta nenhuma ter o acidente nem ficar sem o carro [:P]

Guerras...lá longe...no..lado nenhum...

Exactamente!!!!:)

;)

felizmente o meu oai n chegou a ir, mas esteve quase quase... n sei pq ele n foi. ele tava a cumprir tropa nessa altura, mas diz k n foi chamado.

Back