[Política] guerra na palestina

mas porque achas que eu não sei que houve ali uma estado judaico no passado?

Então porque escreves estas incorrecções (para ser simpático no adjectivo) ?..

Porque não escreves que os Judeus já viveram naquele território há mais de 2.500 anos atrás, e foram escorraçados das suas terras ?

Porque não escreves que a disputa do território é tão legitima para o Estado de Israel, como o é para os Palestinos?

Há 2500 anos atrás viviam lá 1.5 milhões de não-judeus (aquilo era uma manta retalhada de religiões) e mais de 600.000 Judeus, até os primeiros os escorraçarem de lá.

Última edição:
Só para encerrar o meu ponto, porque este é mais um dos tópicos que vai acabar a encher chouriços.

O rasto de ódio endógeno entre os judeus e os povos que já habitavam a Palestina está espelhado nos constantes ataques como o do concerto musica, ou o do Policia de transito em Alexandria.

As motivações reais são antes de mais; religiosas, territoriais e históricas.

Não concordo obviamente com a vertente expansionista de Israel mas isso não quer dizer que tenha que apoiar grupos terroristas cujo único objetivo que têm é eliminar o Estado de Israel.

Democracia de valores ocidentais? Israel é um pais com eleições livres, liberdade de expressão, orientação sexual e ...religiosa, Quantos paises vizinhos de Israel o são? a resposta é ZERO.

Nenhum.
Alguém disse que eram?

Então porque escreves estas incorrecções (para ser simpático no adjectivo) ?..

Porque não escreves que os Judeus já viveram naquele território há mais de 2.500 anos atrás, e foram escorraçados das suas terras ?

Porque não escreves que a disputa do território é tão legitima para o Estado de Israel, como o é para os Palestinos?

Há 2500 anos atrás viviam lá 1.5 milhões de não-judeus (aquilo era uma manta retalhada de religiões) e mais de 600.000 Judeus, até os primeiros os escorraçarem de lá.

Mas quais incorreções? Que incorreções é que eu disse?
Porque é que eu hei-de dizer que a disputa do território é legitima só porque estiveram lá há milhares de anos atrás?
Então pela mesma lógica os muculmanos têm direito ao território de Portugal, foram escorraçados daqui há menos de 1000 anos.

O que tu defendes dá para todas as pretensões territoriais em todo o mundo, seria o caos...

Mas quais incorreções? Que incorreções é que eu disse?
Porque é que eu hei-de dizer que a disputa do território é legitima só porque estiveram lá há milhares de anos atrás?
Então pela mesma lógica os muculmanos têm direito ao território de Portugal, foram escorraçados daqui há menos de 1000 anos.

O que tu defendes dá para todas as pretensões territoriais em todo o mundo, seria o caos...

Acho que estás a misturar tudo… misturas países com regiões, legitimidade para x e y, ninguém está a dizer que os Judeus têm ou não o direito ao território da palestina. Eu, como outros, defendem que os judeus têm o direito de ficarem com o seu território chamado Israel.

neste teu exemplo, Portugal seria Israel e não a Palestina…

Acho que estás a misturar tudo… misturas países com regiões, legitimidade para x e y, ninguém está a dizer que os Judeus têm ou não o direito ao território da palestina. Eu, como outros, defendem que os judeus têm o direito de ficarem com o seu território chamado Israel.

Por isso é que este tipo de tópicos acaba sempre repleto de ruido, e perde-se quase logo o âmbito do tópico aos primeiros posts.

O XIpower, já perdeu o fio meada, e nem se lembra do que já escreveu....

isto foram crimes de guerra ao nível (ou pior) que o ISIS. Puro terror e carnificina.

Israel tem que obviamente invadir gaza e garantir que não sobra nada do Hamas. A ONU tem de encontrar soluções para viabilizar corredores para refugiados e sítios onde possam ficar em segurança até se resolver a questão do Hamas.

todos os terroristas, todas as suas armas, infraestrutura, túneis, etc, tem de ser totalmente destruído.

Então se o território reivindicado por Israel e pelos palestinianos é o mesmo, como é que podes dizer isso? Dizes 2 coisas que são inconciliáveis entre si, e depois eu é que misturo tudo...

Por isso é que este tipo de tópicos acaba sempre repleto de ruido, e perde-se quase logo o âmbito do tópico aos primeiros posts.

O XIpower, já perdeu o fio meada, e nem se lembra do que já escreveu....

O problema é o negacionismo apenas.

Lá porque o Hamas comete um acto terrorista hediondo não vamos negar que os palestinianos são um povo profundamente oprimido há décadas.
O ruído vem apenas da doença da isalmofobia e racismo crónico que surge em todos os tópicos assim.

A incapacidade de se dissociar terroristas de pessoas com a mesma religião.

isto foram crimes de guerra ao nível (ou pior) que o ISIS. Puro terror e carnificina.

Israel tem que obviamente invadir gaza e garantir que não sobra nada do Hamas. A ONU tem de encontrar soluções para viabilizar corredores para refugiados e sítios onde possam ficar em segurança até se resolver a questão do Hamas.

todos os terroristas, todas as suas armas, infraestrutura, túneis, etc, tem de ser totalmente destruído.

Vocês ainda não perceberem nem querem perceber, pensam que é só acabar com estes terroristas e fica o assunto arrumado. Não fica o assunto arrumado, novos terroristas surgirão enquanto Israel também continuar a praticar terrorismo de estado. Cortar o acesso a água, alimentação, saneamento, etc, a mais de 2 milhões de pessoas, sendo que 1 milhão dessas pessoas são menores, enquanto ao mesmo tempo se bombardeia edificios civis é terrorismo de estado, e igualmente condenável.

Então se o território reivindicado por Israel e pelos palestinianos é o mesmo, como é que podes dizer isso? Dizes 2 coisas que são inconciliáveis entre si, e depois eu é que misturo tudo...

O problema é que os Judeus também eram palestinianos, viviam todos juntos na Palestina, que tinha maioria Árabe em 1948 após o exodo para a Palestina de Judeus devido à 2ª guerra mundial!

Na verdade têm tanto direito ao espaço uns como outros, e já houve várias tentativas paz, mas a mesma é sempre (SEMPRE) quebrada pelo mesmo lado.
Em resposta, Israel entra pelos territórios dentro e policia, pelo menos na área da cisjordânia, porque nunca o quis fazer na faixa de Gaza.

O problema é que os Judeus também eram palestinianos, viviam todos juntos na Palestina, que tinha maioria Árabe em 1948 após o exodo para a Palestina de Judeus devido à 2ª guerra mundial!

Na verdade têm tanto direito ao espaço uns como outros, e já houve várias tentativas paz, mas a mesma é sempre (SEMPRE) quebrada pelo mesmo lado.
Em resposta, Israel entra pelos territórios dentro e policia, pelo menos na área da cisjordânia, porque nunca o quis fazer na faixa de Gaza.

Nem sempre, na minha opinião…. “colonatos”

Um povo que inicia processos expansionistas, se autodesigna por colono e constrói... colonatos tem realmente tudo para ser recebido de braços abertos.

Querias que fossem recebidos com flores se calhar?

​​​​​

Sendo uma história complexa, e não querendo dizer inverdades, a história expansionista não estará relacionada com a guerra dos seis dias?

E o estado de israel não nasceu primeiro do que a palestina? Isto é, aquilo era gerido pelo reino unido, que se comprometeu a criar o estado judaico.

Sendo uma história complexa, e não querendo dizer inverdades, a história expansionista não estará relacionada com a guerra dos seis dias?

E o estado de israel não nasceu primeiro do que a palestina? Isto é, aquilo era gerido pelo reino unido, que se comprometeu a criar o estado judaico.

E o que é que isso interessa se o processo criou 5 milhões de refugiados e continua a desalojar pessoas?

As pessoas estavam lá e foram expulsas.

Grande parte dos Israelitas vieram de fora, muitos deles também expulsos das suas casas na Europa nas uma coisa não justifica a outra.

Como é que um judeu cuja família vivia há dezenas de gerações na Europa pode ter direito a terra em Israel e ficar com a casa de um palestiniano que já lá está? Isso não faz nenhum sentido.

Não nego a história mas isso não tem lógica nenhuma.

Por esta ordem de ideias os índios nos US podem, desde já, ocupar tudo na América.

Última edição:

Vão todos para Israel... É o que fica mesmo ali à mão, e o que não falta lá é deserto para meter o pessoal. Nem sequer percebo porque andam a fazer colonatos na Cisjordânia.

Voltar
Superior