[Política] guerra na palestina

ainda há por aqui muitos que defendem estes animais.

Eu não vi aqui ninguém defender os terroristas do HAMAS.

Quem vê o mundo a preto e branco costuma cometer um erro grave de percepção: se alguém aponta uma falha a A então está a apoiar B.

Isso não é verdade. É possível repudiar completamente B e mesmo assim apontar algumas falhas a A.

Erdogan fez algumas declarações esta tarde. Criticou o envio do porta aviões e criticou também o corte de bens de primeira necessidade dizendo que era contra os direitos humanos. Referiu " eles disparam contra mesquitas e hospitais e ninguém diz nada".

E acabou com: " Os Estados Unidos criam e treinam todas as organizações terroristas. Seja na Síria, nesta região ou no Médio Oriente, transformam tudo num banho de sangue. Nós também veremos isso”

https://24.sapo.pt/amp/atualidade/a...ocidentais-por-nao-serem-justos-e-equitativos
​​​​​
Isto está a correr bem, está.:sh)

Está a discursar para dentro, não duvido que internamente haja muitos apoiantes da palestina, mas duvido que a conversa com o presidente dos Eua seja algo sequer parecido com isso.

Fiquem aqui com um Gandhi testemunho.

Não, não é o Russell Brand.[:D]

Passem para o minuto 1:30.

Então e os conhecedores de história aqui do tópico não comentam isto? Provavelmente este judeu sobrevivente do holocausto também não sabe nada de história e confunde tudo...
Testemunha das atrocidades dos nazis sobre os judeus, testemunha das atrocidades dos judeus sobre os palestinos. Uma coisa não justifica a outra.

nada vai ser como dantes....

a invasão terrestre na faixa de gaza vai começar em breve com uma operação de dimensões nunca vistas.

vão revistar cada casa, levantar cada pedra, encontrar cada terrorista, rebentar com túneis, esconderijos, depósitos de armas, munições, ...., vai demorar meses, mas o Hamas vai ficar limitado por décadas.

e não há outra maneira de fazer isto... é impossível negociar com fundamentalistas islâmicos deste tipo. A outra alternativa era simplesmente bombardear constantemente a faixa de gaza até ficar terraplanada.... mas isto seria inadmissível porque haveria muito mais baixas civis.

Antes de elaborares toda essa estratégia convém sublinhar aquilo não é uma tarefa fácil os dirigentes israelitas avisam para a tarefa ardua que é, quem viu as noticias de há uns anos atrás viu intervenções não bem sucedidadas em Gaza para o exercito israelita com várias baixas.

O Hamas e outros grupos estão espera disto e até querem, já deve haver emboscadas e armadilhas preparadas, e os veículos blindados estão muito expostos em ambientes urbanos, o exercito israelita tem evitado isso:

https://edition.cnn.com/2023/10/10/m...ntl/index.html

(...)

As tropas israelitas evitaram em grande parte as áreas mais urbanizadas e populosas, especialmente os oito apinhados campos de refugiados de Gaza. Eles sabiam muito bem que entrar nas vielas estreitas de campos como o de al-Shati, um dos mais movimentados, seria arriscado. O seu foco estava no controle da periferia das áreas urbanas.

Neste momento, as forças israelitas estão em confronto com o Hamas. Mas Gaza é o lar de uma miríade de grupos armados palestinianos, incluindo a Jihad Islâmica, a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), a Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP), para citar apenas alguns. Eles não têm os meios humanos ou armamento do Hamas, mas são numerosos o suficiente para oferecer séria resistência.

Em Março de 2008, fui a Gaza para cobrir uma incursão israelita no norte, desta vez apelidada de “Inverno Quente”, mais uma tentativa de impedir o lançamento de foguetes a partir de Gaza. Na altura, o Hamas controlava totalmente a Faixa de Gaza, tendo expulsado a facção rival Fatah no ano anterior. Mas quando cheguei à área onde as forças israelitas tentavam avançar, não eram combatentes do Hamas, mas sim homens armados da FPLP que travavam batalhas de rua com tropas israelitas. Eles entravam e saíam dos becos, corriam pelas ruas com lançadores de granadas e espingardas de assalto Kalashinkov. Os jovens estavam quase tontos de excitação. Finalmente tiveram a oportunidade de combater as tropas israelitas no seu próprio território. Eventualmente, os israelitas retiraram-se. O lançamento de foguetes continuou.

(...)

https://www.theguardian.com/world/20...ould-look-like

A geografia de Gaza é limitante para as operações israelitas e por isso as Forças de Defesa de Israel tendem a utilizar as mesmas rotas de abordagem.

(...)

O Hamas e outras facções em Gaza estão cientes de que estas são rotas que as forças israelitas podem utilizar e terão muitas vezes as suas primeiras linhas de defesa nestas áreas, que foram palco de intensos combates no passado.

À medida que a zona rural arenosa se transforma em áreas urbanas, o terreno fica mais difícil para Israel.

(...)

Os israelitas irão para as principais cidades?
As forças israelitas sofreram ataques pesados na tentativa de avançar para os principais centros urbanos. O Hamas e outras facções têm minas antitanque e mísseis guiados antitanque que têm utilizado eficazmente juntamente com morteiros.

Numa noite de combates na área urbana de Shujeiya durante a guerra de 2014, Israel perdeu 13 soldados numa emboscada que envolveu uma mina antitanque e tiros de metralhadora.

Embora os militares israelitas tenham experiência de combate com blindados em cidades palestinianas, nomeadamente na Cisjordânia durante a segunda intifada, acredita-se agora que o Hamas possui um grande arsenal de mísseis antitanque Kornet que foram utilizados de forma eficaz, inclusive pelo Hezbollah. no Líbano, contra os principais tanques de batalha israelitas.

O grupo também desenvolveu drones equipados com munições, do tipo amplamente utilizado na Ucrânia, que podem lançar bombas sobre veículos e tropas, uma nova ameaça.

Como responderá o Hamas ?
O Hamas tem anos de experiência no combate aos militares israelitas e tornou-se uma força urbana adaptável e eficaz. Tem um núcleo de líderes de combate experientes que estão intimamente familiarizados com o modo de lutar israelita, alguns deles falantes de hebraico que estudaram profundamente as forças armadas israelitas.

Um grande problema para Israel em qualquer tentativa de ofensiva terrestre é que terá de enfrentar posições preparadas do Hamas, incluindo túneis de combate desenvolvidos extensivamente ao longo dos anos e, em alguns casos, equipados com sistemas de comunicação.

Onde as redes de túneis do Hamas eram outrora rudimentares, os seus engenheiros têm agora uma experiência considerável na construção de locais subterrâneos robustos e bem escondidos para utilizar como centros de comando e a partir dos quais enviar combatentes.

E embora Israel já tivesse tido uma vantagem clara em termos de vigilância sobre Gaza, os drones civis baratos e facilmente disponíveis, adquiridos pelo Hamas, nivelaram o campo de jogo, permitindo-lhes observar as linhas de abordagem israelitas.

Israel pode reconquistar Gaza?
Embora Israel provavelmente tenha a capacidade militar e a vontade após o ataque de sábado, o custo será provavelmente pesado para os militares israelitas e para os civis palestinianos e com risco para os reféns israelitas mantidos no território.

Uma reocupação total de Gaza seria profundamente desafiadora e provavelmente estaria além da capacidade de Israel administrar a longo prazo, o que sugere que se Israel optar por uma invasão total, o seu objectivo será mais provavelmente uma derrota abrangente do Hamas.

Última edição:

Quando vocês colocam videos, links, noticias, etc, deveriam colocar um pequeno texto a explicar o que querem mostrar. Colocar assim a seco serve para quê? Para depois os outros terem que andar a perder tempo a perceber do que se trata?

Tem lá nos comentários a dizer que o as supostas instruções do diretor foram adicionadas e o video adulterado. Isso só mostra que não se pode confiar em nada na internet sem primeiro verificar.
De resto não sei qual o interesse disso.

Óbvio que se os israelitas entrarem em Gaza vão ter muitas baixas. Guerra de guerrilha urbana é um dos cenários mais complicados.
Muito mais seguro fazer o cerco, impedir entrada de víveres e mandar umas bombocas todos os dias.
Dessa forma o tempo corre a favor de Israel.

Isso já entrou em modo propaganda descarada.
Cada vez mais complicado filtrar o que se vê e formular opinião.

Há instantes ouvia na TSF o jornalista a explicar que os US tinham enviado o porta aviões e um avião cheio de munições. Relatou a notícia normalmente e rematou com um seco "US estão a incentivar aos confrontos". Sem filtros assim em directo.

Um pouco por toda a Europa há debates quase de andarem à porrada nas TVs.:sh)

Na América tb altas discussões nas redes sociais com divisão entre a esquerda relativamente ao que deve ser feito.

Acho que estamos frente a um barril de pólvora. Eu só espero que os chineses não se lembrem agora de fazer das deles em Taiwan :sh)

• Gosto
Reações: eu
Quando vocês colocam videos, links, noticias, etc, deveriam colocar um pequeno texto a explicar o que querem mostrar. Colocar assim a seco serve para quê? Para depois os outros terem que andar a perder tempo a perceber do que se trata?

Tem lá nos comentários a dizer que o as supostas instruções do diretor foram adicionadas e o video adulterado. Isso só mostra que não se pode confiar em nada na internet sem primeiro verificar.
De resto não sei qual o interesse disso.

mesmo. acho que nunca como agora tanto ignorante percorreu as redes sociais. as pessoas entopem-se de informacoes difusas, sao bombardeadas de todo o lado que nem tem tempo para analisar o que lhes metem olhos a dentro.

mesmo. acho que nunca como agora tanto ignorante percorreu as redes sociais. as pessoas entopem-se de informacoes difusas, sao bombardeadas de todo o lado que nem tem tempo para analisar o que lhes metem olhos a dentro.
Já havia antes da Internet. Agora com a internet é que conheces mais chalupas.

Perdão, info-excluidos.

O pior é que as pessoas escolhem o que querem ver ou no que querem acreditar. Independentemente de haver toda a informação disponível e ao alcance de um click, independentemente de ser possível verificar toda a informação, independentemente de poderem obter informação de fontes fidedignas, optam por ver qualquer treta publicada numa rede social desde que diga aquilo que lhes agrada.

Se alguém viu o video que foi colocado acima de um judeu sobrevivente do holocausto, ele diz que no tempo do nazismo a maior parte das pessoas nem tinham a informação toda, não havia internet nem redes sociais, a informação era completamente filtrada pelos estados e não havia outras fontes de informação. A maior parte da população alemã não fazia ideia do que se passava.
Hoje em dia as pessoas têm acesso a toda a informação, e mesmo assim optam por ficar na ignorância.

• Gosto
Reações: eu
Pergunta ao XIPower, para a quantidade de paredes de texto que continua a escrever, certamente terá a solucao

Eu não tenho solução porque eu não sou governante nem da Palestina nem de Israel.
Mas a solução passará sempre por negociações, e ambos os lados cederem bastante.
Ceder neste caso significaria para o lado de Israel recuar de uma parte dos territórios ocupados, realojar dezenas de milhares de pessoas, muitas delas fanáticas, não parece viável. Para os Palestinianos, ceder significaria aceitar o estado de Israel, e a perda de território definitivamente.

Mas quando Israel decidiu retirar meia dúzia de colonos judeus fanáticos da faixa de gaza já foi um problema enorme, tiveram que ser tirados à força.
Sinceramente não estou a ver como pode ser resolvido num tempo próximo.

Última edição:
Voltar
Superior