[Política] guerra na palestina

Já mataram o mesmo número de Palestinianos hoje. Dito há instante pelo Costa Ribas na TV. A fase do olho por olho já foi

Vingança pressupõe castigo. Então são quantos mais na tua opinião? Qual é a proporção mínima para que o processo vingativo fique concluído?

​​​​​​Faço a questão com toda a humildade. Eu percebo a ideia da vingança perante os horrores a que assistimos mas a vingança é quê aos olhos de um cidadão ocidental de bem como é seguramente o teu caso?

​​​​​​

​​​​​

Não me digas que os animais já libertaram os reféns?

Já mataram o mesmo número de Palestinianos hoje. Dito há instante pelo Costa Ribas na TV. A fase do olho por olho já foi

Vingança pressupõe castigo. Então são quantos mais na tua opinião? Qual é a proporção mínima para que o processo vingativo fique concluído?

​​​​​​Faço a questão com toda a humildade. Eu percebo a ideia da vingança perante os horrores a que assistimos mas a vingança é quê aos olhos de um cidadão ocidental de bem como é seguramente o teu caso?

​​​​​​

​​​​​

tu não percebes que não é sobre vingança.

é sobre o Hamas não voltar a ter capacidade de fazer o mesmo.

um cessar-fogo não resolve nada, porque a capacidade subsiste. O único interesse de Israel é ter a certeza que não há ameaça, e vai fazer o que for preciso para garantir isso.

esta é a mesma razão pela qual o Irão nunca terá armas nucleares. Israel nunca os deixarão ter essa capacidade, e farão todos os ataques preemptivos para o evitar.

Toda esta operação é de uma atrocidade inqualificável. Eles tinham como objetivo matar e raptar civis, mataram pessoas desarmadas de forma indiscriminada.

Sabem o que me está a enojar? A reação de grande parte do mundo árabe perante esta carnificina. Eles apoiam a matança de civis desarmados. Eles apoiam o terrorismo.

eu acho que é tempo de percebermos que é uma ilusão achar que o mundo, no seu geral, toma os valores ocidentais como um padrão.

ainda subsiste esta ideia romântica que todos aspiram a algo próximo do que se conhece desde o Iluminismo europeu e o que foi traduzido como objecto e objectivo das sociedades na sequência do que foram trazendo, sucessivamente, a revoluçao americana, a revoluçao francesa e depois o aftermath da WW2 e produziram o enquadramento jurídico, civilacional e económico que consubstancia a ordem mundial como a conhecemos.

só que não.

a maioria do mundo não quer isso nem partilha desses valores nem aspira a esse modelo de socidadade que tomamos como "consensual". e em boa parte dele as elites locais tudo farão para afastar os seus povos desse tipo de modelo.

e é, talvez, muito importante começarmos FINALMENTE perceber isso. Porque é essa a grande discussão a ter neste século: o ocidente e os seus valores serão cada vez mais confrontados e é preciso ter muito presente sobre que lado se está.

E deixar-se cada um decidir o lado e...viver...com essa escolha. Sem paternalismos. Mas também sem baixar as calças ao medo que é enfrentar quem tem que se enfrentar quando é preciso serem enfrentados.

Sobretudo para a Europa é preciso perceber bem que os tempos em que o softpower era o único caminho e política...terminou. E terminou porque deixou de ser eficaz para defender os NOSSOS interesses DENTRO de portas, muito menos fora. A segurança do ocidente está em causa.

Última edição:
não acredito, eles são completamente fundamentalistas e acreditam que lutar contra os infiéis dá-lhes vida eterna. Ironicamente, os piores terroristas serão aqueles que jamais deixarão Gaza, irão lutar até ao fim.

Sim, mas acredito que muitos tentarão fungir para mais tarde fazer mais ataques onde lhes apetecer. Agora aqueles mais radicais concordo, vão defender-se pela cegueira religiosa.

nunca se esqueçam também que Israel aceitou libertar a Palestina em 2005, retirou de Gaza, desmantelou todos os colonatos, retirou todos os colonos e soldados, abriu as fronteiras ao comércio, e disponibilizou montes de recursos para serem gastos em educação, infraestrutura e desenvolvimento económico.

de imediato o Hamas usou todos esses recursos para comprar armas, escavar túneis para Israel, e construir abrigos de bombas, mas apenas para os seus líderes. Os civis palestinos não têm acesso a estes abrigos. O Hamas preocupa-se tanto com os palestinos, tal como o Irão se preocupa com os iranianos - são ambos regimes de tirania, com zero respeito pelo seu próprio povo. O Hamas chega a disparar rockets dos seus próprios hospitais e escolas, para poder usá-los como escudos humanos e como propaganda quando Israel retalia nesses alvos.

o Hamas tem de ser destruído - é tão perigoso para os israelitas como para os próprios palestinos.

tu não percebes que não é sobre vingança.

é sobre o Hamas não voltar a ter capacidade de fazer o mesmo.

um cessar-fogo não resolve nada, porque a capacidade subsiste. O único interesse de Israel é ter a certeza que não há ameaça, e vai fazer o que for preciso para garantir isso.

esta é a mesma razão pela qual o Irão nunca terá armas nucleares. Israel nunca os deixarão ter essa capacidade, e farão todos os ataques preemptivos para o evitar.

Quem falou em vingança não fui eu , foi o 330.

Apenas perguntei como quantificada vingança. Análise quantitativa apenas.
Responde se quiser.

​​​​

​​​​

​​​​

Não vou entrar por aí, esse tipo de conversa é ridículo... apenas sugiro que pensem um bocado ao sugerir soluções simplistas para problemas altamente complexos...
Penso que às vezes se complica demasiado. Muito boa gente muda de país por um "mero" emprego, mas mudar pela integridade física é assim tão complexo?

Até digo mais, muitos brasileiros estão cá, e mudaram de país, pela segurança física. E nem estão propriamente em guerra...

Última edição:
Está feito um apelo do Hamas para manifs de apoio em todo o mundo na sexta-feira. Sexta vamos poder ver a quantidade de escumalha animal que deixámos entrar na Europa.

eu acho que é tempo de percebermos que é uma ilusão achar que o mundo, no seu geral, toma os valores ocidentais como um padrão.

ainda subsiste esta ideia romântica que todos aspiram a algo próximo do que se conhece desde o Iluminismo europeu e o que foi traduzido como objecto e objectivo das sociedades na sequência do que foram trazendo, sucessivamente, a revoluçao americana, a revoluçao francesa e depois o aftermath da WW2 e produziram o enquadramento jurídico, civilacional e económico que consubstancia a ordem mundial como a conhecemos.

só que não.

a maioria do mundo não quer isso nem partilha desses valores nem aspira a esse modelo de socidadade que tomamos como "consensual". e em boa parte dele as elites locais tudo farão para afastar os seus povos desse tipo de modelo.

e é, talvez, muito importante começarmos FINALMENTE perceber isso. Porque é essa a grande discussão a ter neste século: o ocidente e os seus valores serão cada vez mais confrontados e é preciso ter muito presente sobre que lado se está.

E deixar-se cada um decidir o lado e...viver...com essa escolha. Sem paternalismos. Mas também sem baixar as calças ao medo que é enfrentar quem tem que se enfrentar quando é preciso serem enfrentados.

Sobretudo para a Europa é preciso perceber bem que os tempos em que o softpower era o único caminho e política...terminou. E terminou porque deixou de ser eficaz para defender os NOSSOS interesses DENTRO de portas, muito menos fora. A segurança do ocidente está em causa.

Sendo assim mais vale Israel terraplanar Gaza, porque a história demonstra que irão surgir movimentos semelhantes na palestina ou fora de portas dentro de 15-20 anos.

É uma linha difícil de desenhar, mas é diferente ser duro Vs duro, cruel e maldoso.

Infelizmente é quase impossível retirar a parte emocional de uma retaliação.

Penso que às vezes se complica demasiado. Muito boa gente muda de país por um "mero" emprego, mas mudar para integridade física é assim tão complexo?

Até digo mais, muitos brasileiros estão cá, e mudaram de país, pela segurança física. E nem estão propriamente em guerra...

já sem falar que refugiados ucranianos já são mais de 6M.... claro que não é fácil gerir 2M de refugiados palestinos, mas não é o fim de mundo, nem nada que não tenha já acontecido noutros conflitos.

Penso que às vezes se complica demasiado. Muito boa gente muda de país por um "mero" emprego, mas mudar para integridade física é assim tão complexo?

Então diz-me uma coisa. Dos 2 milhões quantos palestinianos vão seguir para campos de concentração de livre vontade? Todos? 75%, menos?
E depois quem paga isso tudo?

Eu percebo a ideia do Kirbi mas como é que operacionaliza? Ultimatos?

​​​

​​

​​​​​​

Então diz-me uma coisa. Dos 2 milhões quantos palestinianos vão seguir para campos de concentração de livre vontade? Todos? 75%, menos?

​​​

​​

​​​​​​

Chama-se instinto de sobrevivência. Por norma os seres humanos seguem-no.

Quem falou em vingança não fui eu , foi o 330.

Apenas perguntei como quantificada vingança. Análise quantitativa apenas.
Responde se quiser.

​​​​

​​​​

​​​​
Nas primeiras páginas deste tópico, disse que isto ia descambar.

Já descambou, e já não tenho paciência e assertividade nem para ler nem para escrever.

PS. Leiam bem o post do André, sobre o que verdadeiramente está em causa aqui, ali e no mundo. Valores e padroes de conduta Ocidentais vs o mundo Árabe, e a humilhação dos judeus na sua casa.

Última edição:

​​​

​​

​​​​​​
Que ultimatos? Se não saírem de livre vontade assumem os riscos da decisãobde ficar, ora essa.

Quando um brasileiro tem possibilidade de sair do brasil e não o faz, sabe que está a arriscar o pêlo com um qualquer bandido.

O importante é a vertente humanitária de ajuda, depois é deixar seguir.

Que ultimatos? Se não saírem de livre vontade assumem os riscos da decisãobde ficar, ora essa.

Quando um brasileiro tem possibilidade de sair do brasil e não o faz, sabe que está a arriscar o pêlo com um qualquer bandido.

O importante é a vertente humanitária de ajuda, depois é deixar seguir.

[:D][:D]
Nem os brasileiros conseguem sair de Gaza quanto mais 2 M palestinianos, dos quais quase metade tem menos de 19 anos.

https://www.youtube.com/watch?v=7cVwdbn5uD8

Comparar a situação de Gaza com emigrantes brasileiros só mesmo na cabeça de lunáticos. A faixa está bloqueada por meio aéreo terrestre e marítimo desde 2007 por Israel e Egito. Os palestinianos não podem sair nem entrar, com exceção de condições médicas urgentes de risco de vida e uma lista muito restrita de comerciantes. Por isso criaram a rede de tuneis, primeiro por razões alimentares e posteriormente para passagem de armamento controlado pelo Hamas.

Mesmo que criem corredores humanitários pelo Egito os 2 milhões vão para onde? O Egito não os quer, a Jordânia igual e a Síria nem falar....

Se é assim tão simples como os emigrantes brasileiros e deixar seguir, que tal seres tu a receber em casa? Abres umas garrafas de tinto e está resolvido [:D]

Última edição:
[:D][:D]
Nem os brasileiros conseguem sair de Gaza quanto mais 2 M palestinianos, dos quais quase metade tem menos de 19 anos.

https://www.youtube.com/watch?v=7cVwdbn5uD8

Comparar a situação de Gaza com emigrantes brasileiros só mesmo só mesmo na cabeça de lunáticos. A faixa está bloqueada por meio aéreo terrestre e marítimo desde 2007 por Israel e Egito. Os palestinianos não podem sair nem entrar, com exceção de condições médicas urgentes de risco de vida e uma lista muito restrita de comerciantes. Por isso criaram a rede de tuneis, primeiro por razões alimentares e posteriormente para passagem de armamento controlado pelo Hamas.

Mesmo que criem corredores humanitários pelo Egito os 2 milhões vão para onde? O Egito não os quer, a Jordânia igual e a Síria nem falar....

Se é assim tão simples como os emigrantes brasileiros e deixar seguir, que tal seres tu a os receberes receberes em casa? Abres umas garrafas de tinto e está resolvido [:D]

Ninguém quer receber os moços. Dá que pensar.

Entretanto parece que ficaram sem electricidade.

Só digo que há muita gente aqui a viver na idade média, não são só os palestinianos.

Como é fácil as pessoas sucumbirem ao ódio e ao animalesco, por isso que há tantos conflitos no mundo, e não parece estar a melhorar.

Ninguém quer receber os moços. Dá que pensar.

Entretanto parece que ficaram sem electricidade.

Não os recebem por causa dos custos. Praticamente toda a eletricidade era fornecida por Israel por isso é natural terem cortado.

Entretanto um amigo português, médico em Telavive ligou à mãe a dizer que já estão a preparar o hospital para receber feridos de guerra.
Não vai regressar a PT. Dá que pensar

Voltar
Superior