Guiar a 260 km/hora pode não ser perigoso, decide tribunal espanhol

Desculpa-me mas todo o teu discurso tem implicito uma certa obsessão pelo "papão velocidade".

Achas que por ter havido a "lei seca" nos EUA que as pessoas deixaram de beber ?

Eu não vejo que por os limites serem mais elevados ou por não haver limite superior em determinados sitios isso signifique que as pessoas passassem a andar mais depressa.

Não é o papão velocidade, mas sim o papão física. Salvo excepções, à medida que a velocidade aumenta, a segurança diminui (E DIGO SALVO EXCEPÇÕES para não as mencionarem, por precisamente não serem regra)

O que eu vejo é que há limites e muitos não os conseguem cumprir.

Aqui há muitos anos conheci um Taxista que andava na praça há 40 anos.
Nunca tinha tido um acidente e tinha mais de 3 milhões de Km no bucho.
Nunca andava fora dos limites de velocidade e cumpria escrupulosamente todas as regras de condução.
Ou seja, porque que é que para termos carta temos que passar num exame em que temos que parar em todos os "stops", fazer todos os piscas, parar em todas as passadeiras, não exceder os limites de velocidade e depois de passarmos no exame guiamos como bestas?
Será que fomos promovidos a bestas?
Não. Apenas nos deram licença para podermos guiar rigorosamente como aprendemos!

Epa, lá está o que eu sempre tenho vindo a dizer:

- Querem andar a 200, 190 ou mais dependendo do carro em questão. Tudo bem;

- Mas tb acho que então deveriam aplicar muitas mais altas e mais rigidas para estas pessoas.

Fala-se, que as pessoas que o fazem, teem consciencia e tal do que estão a fazer. O que é certo é que no tempo de chuvas, nevoeiro, etc, etc, é ve-los sempre a andar. Eu ando todos os dias na auto estrada Covilha-Castelo Branco e sei muito bem do que estou a falar.

Quanto mais velocidade menos segurança?

Isso é física?

Tu chumbaste a fisica certo?

Primeiro compreenda o português: 'Regra geral, à medida que a velocidade aumenta, a segurança diminui'.

Segundo, pelo que li da sua intervenção, não o vejo em posição de discutir física comigo, pelo que não lhe vou responder.
Recomendo-lhe que leia um livro ou aprenda sobre o assunto.

Eu ja fiz viagens à noite a rondar os 240 250... mas isso não quer dizer que me cruze com outros carros a 240... eu por exemplo não me cruzo com outros veiculos a mais de 160 - acho que é uma velocidade razoável e nao há grande perigo de se "assustarem", dá tempo para me verem etc etc... um gajo passa, dos 160 aos 240 é um tirinho

Desde que todas as condições estejam reunidas para tal, não vejo o mal em andar a 240 ou 260 ou 300. Desde que se faça com juizo e consciencia, se respeite os outros etc etc.

Normalmente ando na casa dos 170-190-210... ainda ontem. E vai-se na calma... quanto aos outros, quem está mal sou eu, epa reduz-se, passa-se e volta-se a acelerar um bocadito, e não se põe ninguem em perigo por ir a 200.

A velocidade máxima "fixa" numa auto-estrada é uma estupidez, pois há certas condições que nem a 90 vou, quanto mais a 120... a velocidade "minima" nas nossas auto-estradas tb é ridicula...

nao concordo muito contigo, porque ir a 210 240 numa auto.estrada e um bocado demais, puxar o carro a essas condiçoes se o carro em questao der para ir a essas velocidades e uma coisa, agora ir numa velocidade constante 170 ate 210 e um bocado de irresponsabilidade, porque dizes que se ve bem a 170 ou 190 desculpa mas nao, travar um carro dos 100 120 aos 0 hoje em dia quase nao e um problema e os carro em poucos metros imobilizao-se, agora a 210 nao e bem axim, porque tem que ir com atençao as coisa que estam la a frente e as coisas que estam ao pe de ti, pois a velocidade a muito maior logo nao ha muito prestectiva do que esta acontecer, pah desde que aja segurança para andar a essas velocidades tubo bem, mas nao as coisas que vejo na A2 eu vou muitas vezes ao algarve e como sabem a A2 e a estrada dos bons carro, e muito x quando ha muito gente a ir para o algarve como carnaval ao a passagem de ano constuma haver muito transito e as pessoas nao passam dos 150, e ha sempre um heroi que vai a 190 200, e depois tem que travar a fundo porque algum ultrapassa outro veiculo, ora se derrepente um gajo decide ultrapassar outro veiculo leva com um heroi que so por ter um BMW ou um Mercedes pode andar a essas velocidade, pah isso nao, e akilo da fisica ele tem razao, quanto maior a velocidade menor a segurança de travagem, isto e basico e da-se quando se tira a carta

cumps;)

Os limites de velocidade foram estabelecidos como forma de reduzir o consumo de petróleo, isto ainda no tempo da ditadura, devido ao choque petrolífero que houve na época. Actualmente, esses pressupostos já não se verificam mas, existem outros que me levam a concordar com a sua permanência, se bem que nas AE´s pudessem ser ligeiramente superiores. Talvez 140/150 km/h. Os limites actuais estão estudados tendo em conta a GENERALIDADE do parque automóvel, a GENERALIDADE do estado das estradas, a capacidade da GENERALIDADE dos condutores e também para evitar que haja grandes diferenças de velocidade entre os veículos que circulem na mesma via. Ora, uma regra, seja ela qual for, é feita para ser cumprida pelo público em GERAL e, a falta de civismo está em não cumpri-la, quando todos os outros o fazem. Em Democracia, não pode haver leis individuais feitas para cada cidadão. Em Portugal seria impossível aplicar uma legislação que permitisse circular a, p.ex., 200 ou 240, desde que fosse SÓ com bom tempo e sem trânsito, porque nessa altura, todos aqueles que por vezes já circulam a essas velocidades, iriam considerar que estava sempre bom tempo e que nunca havia trânsito. Já agora lembro que quanto maior for a velocidade, maiores serão as emissões de CO2 para a atmosfera, por isso os limites de velocidade servem, de certo modo também, para diminuir essas emissões. Uma boa maneira de controlar a velocidade, seria fazer como na Suécia, em que os condutores denunciam aqueles que não cumprem as regras de trânsito. Cumps. [;)]

Sou da opiniao que os limites em algumas estradas são no minimo ridiculos .... mas tambem penso que 260 seja muita fruta mas cada um sabe de si .[:blush:]

Primeiro compreenda o português: 'Regra geral, à medida que a velocidade aumenta, a segurança diminui'.

Segundo, pelo que li da sua intervenção, não o vejo em posição de discutir física comigo, pelo que não lhe vou responder.
Recomendo-lhe que leia um livro ou aprenda sobre o assunto.

[:D][:D]

Primeiro desce la do pedestal idiota...

Segundo não fazes a minima com quem estás a falar.

Terceiro estou à espera que me digas onde está a "física" do "mais velocidade = menos segurança" (é que há tanta "fisica" que contraria isso... mas mais adiante explico-te) Tanta parra e tão pouca uva... da maneira como falas estarias bem melhor a discutir filosofia...

Abraço

Qual é que é a tua opinião sobre os limites ?

Achas que é possivel andar a 260 sem ir a correr grandes riscos, ou achas que mesmo nas condições ideais não devia ser permitido ?

A que velocidades fazes habitualmente uma grande viagem ?
Já o disse. Andar nas nossas AE, 120km/h já é um risco. [:cool:]

Porque a maioria parte do princípio que nasceram dotados para a pilotagem e que os outros é que são uns azelhas.

É ver a atitude das pessoas.

E o impressionante é que mal saem da fronteira, mudam logo.

Mas o Tuga é assim, seja a conduzir, seja a trabalhar.

Respondendo à tua pergunta.

Em AE ando geralmente a 140km/h. Dentro dos limites da tolerância dada pelas autoridades. E mesmo assim tenho que ir bastante concentrado porque há sempre uma cavalgadura pronta para fazer o seu número de circo.

Muita das vezes vou mais devagar porque estou concentrado na reunião que irei ter e faço a ida a uma velocidade e a volta noutra.

Naqueles dias em que o trânsito está reduzido, aí e dependendo do carro a coisa pode dar para outras velocidades.

Mas aí o carro determina muito.

Eu nem sei como é que vejo Passat's (e outros do género) a 190/200 km/h. É de loucos.

Se 260 é muito ou pouco? Depende. Estado da AE, condições atmosféricas, trânsito e claro, o carro.

Mas tendo sempre em atenção os outros. Nunca passo os outros a mais de 30/40 km/h da velocidade a que ele vai. [:cool:]

Ter um limite de velocidade alto ou mesmo não ter limite, não implica que as pessoas começem a achar que ter acidentes é inconsequente, ou que quem bate por trás deixa de ser culpado, ou que deixe de ser necessário ter cuidados acrescidos com o piso molhado, etc.

É simplesmente fazer com que quem circule a 140 ou 150 não vá em incuprimento.

Eu sou a favor de alguma liberdade com responsabilidade.

O que existe hoje em dia não me parece sério.

O conhecimento da velocidade, saber lidar com ela, os seus riscos, etc. são importantes para que as pessoas possam conduzir melhor e com mais consciência.

A ideia "vou devagar portanto seguro" é perigosissima !!!!

Há tempos ia na A1 a caminho da Capital e passa um gajo num Corsa Van numa esgalha do caramba.

Passado muitos minutos deparo-me com um acidente. O gajo do Corsa estava sentado nos rail com as mãos na cabeça, e no chão estava estendida uma senhora que esperava imóvel pela chegada do INEM. O carro dela todo amassado.

Diz quem assistiu que a sra. estava a fazer uma ultrapassagem e o gajo do Corsa, nem sequer abrandou. Caíu-lhe em cima. Despistarem-se os 2.

Foi das poucas vezes que me apeteceu sair do carro e espancar alguém. [:cool:]

Última edição:
Ter um limite de velocidade alto ou mesmo não ter limite, não implica que as pessoas começem a achar que ter acidentes é inconsequente, ou que quem bate por trás deixa de ser culpado, ou que deixe de ser necessário ter cuidados acrescidos com o piso molhado, etc.

É simplesmente fazer com que quem circule a 140 ou 150 não vá em incuprimento.

Eu sou a favor de alguma liberdade com responsabilidade.

O que existe hoje em dia não me parece sério.

O conhecimento da velocidade, saber lidar com ela, os seus riscos, etc. são importantes para que as pessoas possam conduzir melhor e com mais consciência.

A ideia "vou devagar portanto seguro" é perigosissima !!!!

Mas a ideia: Vou mais devagar e portanto com mais hipoteses de evitar um acidente, não me parece perigosa

[:D][:D]

Primeiro desce la do pedestal idiota...

Segundo não fazes a minima com quem estás a falar.

Terceiro estou à espera que me digas onde está a "física" do "mais velocidade = menos segurança" (é que há tanta "fisica" que contraria isso... mas mais adiante explico-te) Tanta parra e tão pouca uva... da maneira como falas estarias bem melhor a discutir filosofia...

Abraço

''Introduction
This article by Steve Haley originally appeared in the newsletter of the Oxford Institute of Advanced Motorists.''

''Risk model
These elements form a simple yet complete "risk model" for how likely a collision is to occur. Increasing Speed will tend to increase risk, and increasing Surprise will too. But increasing Space decreases risk. So this is easy to remember as: ''

Risk = (Speed * Surprise) / Space

Em português:
''... ao aumentar a velocidade, isso tenderá a aumentar o risco, tal como ao aumentar o factor surpresa. Aumentar o espaço, baixará o risco...''

Posto isto e se souber matemática elementar, conclua o que está escrito.

Veja se escreve posts sem ofensas pessoais.

Última edição:
Bem se quiseres ser mesmo piquinhas, entao posso-te dizer o Risco não é igual a "perda de segurança", não por definição.

Mas já agora como interpretas o "espaço"... não te diz nada?

É bom nunca esquecermos a subjectividade e relatividade que encetam os conceitos: "juízo" e "consciência", no que toca ao comportamento de cada um (isto sem querer entrar em tretas da "cultura de cada povo", etc, embora tenha peso. Já alguém esteve/viu como se conduz na Tunísia ou Republica Dominicana??!! O país tb tem a ver com a questão...). Sem limites, quem me garante que o juizinho do outro é suficiente para o não fazer vir embater em mim a uma velocidade brutal, que o impeça de parar, de me ver, de eu o ver, de reagirmos os dois e do estrago ser elevado???
É sabido que uma vez que se retire qq limite à velocidade, isto vai ser um caos, onde mesmo que a velocidade possa continuar não ser a maior causa, contribuirá para o aumento de acidentes e acidentes graves.
Por isso, acho que são importantes os limites, embora tb concorde que há alguns menos apropriados,e que em determinadas situações outros poderiam ser ajustados.

Agora, há algo que me faz recear qt a isto e q parece impossível controlar. Eu moro ao pé de um Centro de Exames e de uma escola de condução, conheço e dou-me com pessoas de ambas as instituições, e apercebo-me e comentam comigo, que as escolas (algumas ok) formam cada vez mais à pressa e com menos rigor, para dar vaga a novos pagantes dado o aumento da procura. O que sucede com isto? Um contributo para uma menor qualidade dos condutores. Outro problema: os IPO´s. Cada vez mais se vêm chassos que nem na sucata tinham lugar, o que indica que há carros a serem passados pela cunha, favor, "luvas", etc. O mecânico onde a minha mulher leva o carro, gaba-se de levar qq carro ao IPO, e trá-lo de lá passado, cobrando sempre e apenas 75€ ao cliente. O q sucede com isto? Lá estamos nós na estrada com chassos menos seguros, que se permitidos a andar mais depressa, mais risco comportam para as estradas. Por fim, o estado das nossas estradinhas. Alguém circula na A15? Aquilo parece uma montanha russa. Tem desniveis onde os carros, ficam com as rodas no ar ao passar apenas a 100km/h.

Acho que o aumento dos reflexos não é tão directamente proporcional à velocidade. A partir de determinado momento, a velocidade leva vantagem, daí eu achar que é um assunto que merce ponderação e ajustes adequados.

Já agora o que acham desta noticia do Jornal Metro ( pág 4 ) :
http://metropoint.metro.lu/20070316_Lisbon.pdf

Várias multas passadas pela Brigada de Trânsito não têm seguimento quando as situações chegam a tribunal.
Condutores que seguiam em excesso de velocidade têm sido absolvidos em tribunal porque os juízes consideram que os agentes da Brigada de Trânsito (BT) que os apanharam cometeram o mesmo crime.

Segundo um jurista da Direcção-Geral de Viação (DGV), “várias sentenças em tribunais de Oeiras, Cascais e Lisboa têm anulado as condenações de automobilistas, depois destes se queixarem de terem sido forçados a acelerar” pelos carros da BT.

Ou seja os policias aproveitam-se de um comportamento típico tuga.
Aceleram se o detrás faz sinais de luz, em vez de se desviarem.

A meu ver eles só aceleram porque querem. Logo se são multados a maior velocidades azar o deles.

Agora acho também que os policias que fazem isto deviam ser punidos de alguma maneira, pois incitam o condutor a exceder ainda mais o limite de velocidade, apenas para aumentarem a multa.

Mas a quem é que passa pela cabeça mudar um CD a 260 ?

lá está as pessoas acham normal conduzir e fazer um conjunto de outras coisas e depois queixam-se.

Se já há um certo risco em te distraires a 120, concerteza que a 260 não é desejável que desvies a tua atenção por nada [:D]
Sim, mas o exemplo serve p demonstrar que, a 26o, os 0,5 seg que "gastas" p olhar p os dados do automóvel (combustivel, rotações), são 40 metros que fazes... e como não estão em pista e não teem telemetria nos vossos carros nem comunicação c exterior que vos dê as informações que necessitam (pelo menos no meu não tenho), acho que só em circunstancias mto especificas de optimas condições p velocidades elevadas e por curtos espaços de tempo, podem dizer que estâo a ser "responsaveis"...

Voltar
Superior