[HELP] Bar para Kg

Para nao abrir outro topico...
Tenho uma bomba que vi ontem que é de 0,8 bar 12,500 litros, de aguas sujas, e ontem reparei que ela não está a regar tao bem... isto é, tenho cerca de 50 metros de tubo 16mm (a laranja),Sem Título.jpg e ainda me falta instalar uns 15metros.(a azul)
(a verde) tenho o deposito de 1000 litros onde está a bomba, que bombeia a 2metros de altura sendo que a essa altura deveria debitar 10 000 litros hora, mas o que acontece é que nas pontas (a amarelo) não rega, nao sai agua pelos microtubos de 4/6mm... ja fiz um furo ao lado para ver se estaria entupido mas nao é isso... é só nas pontas que nao chega caudal. Já até coloquei 5 ou 6 valvulas torneiras e as fechei a dois terços e não resolveu a questão. Tenho 110 saidas e eu pensei que a bomba era mais do que suficiente porque só pretendia regar 1 litro em cada saida e isso ocorreria em 1-2minutos.

Notei que a bomba perdeu poder de debito, pode ser pelo para arranca, sempre ligada ao programador? Ou por uma vez a agua ter vindo barrenta?

Posto isto queria saber se uma bomba de superficie de 3,5 bares que tem um caudal de 4000l, resolveria o meu problema e como é que eu faço os calculos, sendo que eu necessito que em cada saida das 150 saidas eu preciso de 1 a 1,5L de rega.

Obrigado

Fiz agora um teste e a bomba esvaziou o balde de 50litros em 37 segundos... ficaram la 10 litros porque nao esvazia completamente, entao 40l / 37 x 60 x 60= ~3800litros hora a uma altura de 40cms. uma bomba com 4 meses de uso.

Last edited:
Não entrando em contas, mas provavelmente tens alguma coisa a reduzir o caudal ou a saída da bomba, ou a entrada. Não tem nenhum filtro em nenhum lado? Essa bomba também não sei se será recomendada para trabalhar no modo de para arranca.

Tenho uma bomba que vi ontem que é de 0,8 bar 12,500 litros, de aguas sujas, e ontem reparei que ela não está a regar tao bem... isto é, tenho cerca de 50 metros de tubo 16mm (a laranja),View attachment 121231 e ainda me falta instalar uns 15metros.(a azul)
(a verde) tenho o deposito de 1000 litros onde está a bomba, que bombeia a 2metros de altura sendo que a essa altura deveria debitar 10 000 litros hora, mas o que acontece é que nas pontas (a amarelo) não rega, nao sai agua pelos microtubos de 4/6mm... ja fiz um furo ao lado para ver se estaria entupido mas nao é isso... é só nas pontas que nao chega caudal. Já até coloquei 5 ou 6 valvulas torneiras e as fechei a dois terços e não resolveu a questão. Tenho 110 saidas e eu pensei que a bomba era mais do que suficiente porque só pretendia regar 1 litro em cada saida e isso ocorreria em 1-2minutos.

Notei que a bomba perdeu poder de debito, pode ser pelo para arranca, sempre ligada ao programador? Ou por uma vez a agua ter vindo barrenta?

Posto isto queria saber se uma bomba de superficie de 3,5 bares que tem um caudal de 4000l, resolveria o meu problema e como é que eu faço os calculos, sendo que eu necessito que em cada saida das 150 saidas eu preciso de 1 a 1,5L de rega.

Obrigado

Fiz agora um teste e a bomba esvaziou o balde de 50litros em 37 segundos... ficaram la 10 litros porque nao esvazia completamente, entao 40l / 37 x 60 x 60= ~3800litros hora a uma altura de 40cms. uma bomba com 4 meses de uso.

A questão é: a bomba alguma vez funcionou assim?

Porque definitivamente não tens a bomba certa para a utilização que queres. O teu sistema de rega vai precisar mais pressão do que aquela que a tua bomba tem capacidade.

Outro elemento importante é o dado de caudal/altura. Na maior parte das vezes as bombas especificam altura máxima e caudal máximo, não significando que os dois aconteçam ao mesmo tempo.

Qual a marca e modelo da bomba que tens?

A bomba que tens é uma bomba de drenagem/transfega e serve para isso mesmo. Esvaziar caves, tirar água de depósitos,... e não para alimentar um sistema de rega onde precisas de mais pressão.

A mangueira que compraste já vinha furada? Tens alguma indicação de pressão mínima para funcionamento?

tu para a utilização que pretendes precisas de algo deste género.. isto para ser plug&play&baratinho.

Para conseguir dimensionar:

- falas em 1-1,5L litros de rega... em quanto tempo de rega? 1 minuto? 1 hora?

- Que pressão mínima é que a mangueira pede?

44564d1254941155-you-never-know-where-youll-find-pentax-pentax_pumps-jpg

Para veres se a bomba serve só observando o ponto de funcionamento da mesma, pois como já disseram e bem a altura manométrica máx não é sinónimo de caudal máximo.

Sugiro webcaps da grundfos para um dimensionamento elementar.

Tenho uma bomba que vi ontem que é de 0,8 bar 12,500 litros, de aguas sujas, e ontem reparei que ela não está a regar tao bem... isto é, tenho cerca de 50 metros de tubo 16mm (a laranja),View attachment 121231 e ainda me falta instalar uns 15metros.(a azul)

Obrigado

As bombas de transfega tem muito caudal em aberto e pouca pressão.
Tens de ter uma bomba de superfícies que um pressostato acoplado e no inicio do sistema de micro rega um redutor de pressão de 1.5Bar.

A questão é: a bomba alguma vez funcionou assim?

Porque definitivamente não tens a bomba certa para a utilização que queres. O teu sistema de rega vai precisar mais pressão do que aquela que a tua bomba tem capacidade.

Outro elemento importante é o dado de caudal/altura. Na maior parte das vezes as bombas especificam altura máxima e caudal máximo, não significando que os dois aconteçam ao mesmo tempo.

Qual a marca e modelo da bomba que tens?

Tenho uma Sterwins 750w.
http://www.leroymerlin.es/fp/15522766/bomba-de-achique-dw-2-750w-sterwin

A bomba que tens é uma bomba de drenagem/transfega e serve para isso mesmo. Esvaziar caves, tirar água de depósitos,... e não para alimentar um sistema de rega onde precisas de mais pressão.

A mangueira que compraste já vinha furada? Tens alguma indicação de pressão mínima para funcionamento
Não, na mangueira eu faço os meus proprios furos para colocar tubos de 4/6mm. É tubo pebd 16mm normal, de 4kg.

tu para a utilização que pretendes precisas de algo deste género.. isto para ser plug&play&baratinho.

Para conseguir dimensionar:

- falas em 1-1,5L litros de rega... em quanto tempo de rega? 1 minuto? 1 hora?
O tempo não importa, poderia demorar 5 a 10 minutos até. quanto mais tempo mais watts... esta só trabalhava 1 minuto 4 vezes por dia.

- Que pressão mínima é que a mangueira pede?
Acho que é a mesma pergunta de cima.

Eu quando comprei a bomba e a testei ela mandava um jato a 6 metros de altura na vertical...eu maravilhado...Hoje nos testes só chegou a 2,20m.
Abri a bomba até a "hélice" e não tem nada a entupir.
Esta semana é que notei a redução da força da bomba.

Estive a ver uma de superficie no Leroy há pouco Sterwins 900w 4bar 3600L 80€ Altura maxima 40m, e profundidade 8m.
Bomba automática EP-2 900W Ref. 15522962 - Leroy Merlin
Já o ano passado comprei duas em 4 meses, daquelas de 27€, avariaram de vez nesse periodo, mas tinha num bidon de 200litros...comprei de aguas sujas pra não ter problemas mas nao adiantou... Será devido aos sais do adubo da fertirrega?

Meu deus, já estou perdido :sh)
Se eu disser o diametro do cabo alguém me ajuda com as contas?

1 bar = 1.01972 Kgf/cm2

Se souberes o diâmetro interior do cilindro calculas a área em cm2 e multiplicas pela pressão em Kgf/cm2 e obtens a força exercida no cabo.

Como é que eu devo fazer a instalação da tubagem corretamente? Para obter o maximo de potencial da bomba, que não está a resolver o problema a 100%, e obter maxima pressao em toda a tubagem?
Em anexo envio o esquema que tenho actual mas existe la duas areas que não tem caudal suficiente para entrar nas unioes de 4mm que por sua vez regava por gravidade.

Seria possivel ter o mesmo caudal em todas as saidas?

foto sistema.jpg

A bomba é esta
Bomba de pozo Sterwins JET-2 900W Ref. 15522843 - Leroy Merlin

A bomba poderá estar a precisar de vedantes...ou na pior das hipóteses poderá ter ficado danificada pela entrada de águas sujas.
Se antes funcionava como querias e agora não, verifica se a tubagem está desobstruída a montante e jusante (verifica mesmo isto, nem que tenhas de lavar ou meter pressão com uma bomba manual).

A bomba poderá estar a precisar de vedantes...ou na pior das hipóteses poderá ter ficado danificada pela entrada de águas sujas.
Se antes funcionava como querias e agora não, verifica se a tubagem está desobstruída a montante e jusante (verifica mesmo isto, nem que tenhas de lavar ou meter pressão com uma bomba manual).

* A bomba é nova, instalação de hoje... como nao percebo de caudais e optimizacao do sistema....

Não conhecia o tópico, mas ao ler o título quase que me deu a impressão que o autor estava à procura de um bar onde pudesse cag...

Last edited:
Comprares uma bomba sem verificares a rede que tens é como disparar para um alvo num quarto escuro. Tanto pode correr bem como mal.

Os sistemas de rega podem ser complicados pelas perdas de carga localizadas e para um sistema eficiente e duradouro tens de escolher a bomba adequada. Até podes ter um ferrari, mas não se vai portar muito bem em todo o terreno...

Porque não experimentas apoio comercial de uma marca de bombas a sério? Se calhar gastas um pouco mais agora, mas ficas com equipamento para a vida...

Como é que eu devo fazer a instalação da tubagem corretamente? Para obter o maximo de potencial da bomba, que não está a resolver o problema a 100%, e obter maxima pressao em toda a tubagem?
Em anexo envio o esquema que tenho actual mas existe la duas areas que não tem caudal suficiente para entrar nas unioes de 4mm que por sua vez regava por gravidade.

View attachment 121257

A bomba é esta

Alguma razão em especial para teres 10 metros de tubo e uma inversão em U antes de começares a regar?

Alguma razão em especial para teres 10 metros de tubo e uma inversão em U antes de começares a regar?
O rapaz da leroy disse me que devia ter pelo menos 7 a 10m de tubo de polegada antes de fazer a redução, senao poderia colocar a bomba sob pressao.
E nao conheço "Ts" de uma polegada com ligação a tubo 16mm.

View attachment 121257

A bomba é esta

que pressão tens à saída da bomba?

que pressão tens à saída da bomba?
nao tenho nada a medir a pressao, a saída tem um caudal de 1 polegada, e eu hoje acordei com esta "tenho 110 tubos de 4mm de caudal, perfaz cerca de 5cm-2 polegadas de diametro, e a bomba só debita 1 polegada".
Então fui a medir a entrada dos gotejadores e tem 1,5mm, menos da metade... logo devo ter, se colocar gotejadores em todos, menos de 1 polegada ou ~3/4 de saída pra rega, e assim ainda tenho margem pros 40 que ainda me faltam instalar, a amarelo.
Espero que resulte.

Obrigado

nao tenho nada a medir a pressao, a saída tem um caudal de 1 polegada, e eu hoje acordei com esta "tenho 110 tubos de 4mm de caudal, perfaz cerca de 5cm-2 polegadas de diametro, e a bomba só debita 1 polegada".
Então fui a medir a entrada dos gotejadores e tem 1,5mm, menos da metade... logo devo ter, se colocar gotejadores em todos, menos de 1 polegada ou ~3/4 de saída pra rega, e assim ainda tenho margem pros 40 que ainda me faltam instalar, a amarelo.
Espero que resulte.

Obrigado

Estás aqui a misturar conceitos hidráulicos.

Independentemente do diâmetros da tubagem que tenhas, podes ter muito ou pouco caudal a passar.

Podes ter um tubo de 2" polegadas a debitar 1 m3/h ter um tubo de 16 mm também a debitar 1 m3/h. O que se vai passar é que vais ter velocidades de escoamento diferentes e, por consequência, perdas de carga diferentes.

Paralelamente todas as alterações que faças na tubagem introduzem perdas de carga, ou seja, tudo te vai "roubar" pressão à água. Quanto maiores os acidentes, maior a pressão que perdes e no teu sistemas tens muitos.

A bomba que compraste bem que poderia trazer um manómetro de pressão para ajudar a validar a instalação.Depois a informação técnica da bomba é escassa - novamente o problema da altura máxima e do caudal máximo e muito pouca informação do que é que se passa no meio.

Admitindo que a curva dessa bomba é "normal" deves conseguir ter cerca de 2m3/h@2bar.

Como é que o arranque e paragem da bomba são controlados? Isso tem algum tipo de pressostato?

O rapaz da leroy disse me que devia ter pelo menos 7 a 10m de tubo de polegada antes de fazer a redução, senao poderia colocar a bomba sob pressao.
E nao conheço "Ts" de uma polegada com ligação a tubo 16mm.

Bom, eu começava por tirar estes 10 metros mais a curva, não faz sentido e estás a perder energia que pode ser crucial para isso bombar. A bomba é feita para trabalhar sob pressão, claro que se lhe puseres uma redução como estás a fazer, ela não vai gostar, mas isso vai acontecer quer seja a 1 metro ou a 10.

Depois, o problema pode ser que estejas a perder a pressão toda nas primeiras ligações e não chega suficiente às últimas. Houve alguém que atrás te recomendou utilizares redutores de pressão de 1.5 bar antes de cada ramificação. Eu tentava isto, assim garantias que a pressão para cada um era igual.

Estás a fazer a tua montagem um bocado a olho e devia ter sido feita recorrendo a alguns cálculos, mas acredito que vais por isso a bombar.

Back