allstarfabio
Well-known member
Não faço ideia onde possa estar as caracteristicas, a máquina já tem 12 anos. Mas vou tentar saber o máx.
e ainda me falta instalar uns 15metros.(a azul)Para nao abrir outro topico...
Tenho uma bomba que vi ontem que é de 0,8 bar 12,500 litros, de aguas sujas, e ontem reparei que ela não está a regar tao bem... isto é, tenho cerca de 50 metros de tubo 16mm (a laranja),View attachment 121231 e ainda me falta instalar uns 15metros.(a azul)
(a verde) tenho o deposito de 1000 litros onde está a bomba, que bombeia a 2metros de altura sendo que a essa altura deveria debitar 10 000 litros hora, mas o que acontece é que nas pontas (a amarelo) não rega, nao sai agua pelos microtubos de 4/6mm... ja fiz um furo ao lado para ver se estaria entupido mas nao é isso... é só nas pontas que nao chega caudal. Já até coloquei 5 ou 6 valvulas torneiras e as fechei a dois terços e não resolveu a questão. Tenho 110 saidas e eu pensei que a bomba era mais do que suficiente porque só pretendia regar 1 litro em cada saida e isso ocorreria em 1-2minutos.
Notei que a bomba perdeu poder de debito, pode ser pelo para arranca, sempre ligada ao programador? Ou por uma vez a agua ter vindo barrenta?
Posto isto queria saber se uma bomba de superficie de 3,5 bares que tem um caudal de 4000l, resolveria o meu problema e como é que eu faço os calculos, sendo que eu necessito que em cada saida das 150 saidas eu preciso de 1 a 1,5L de rega.
Obrigado
Fiz agora um teste e a bomba esvaziou o balde de 50litros em 37 segundos... ficaram la 10 litros porque nao esvazia completamente, entao 40l / 37 x 60 x 60= ~3800litros hora a uma altura de 40cms. uma bomba com 4 meses de uso.
Para nao abrir outro topico...
Tenho uma bomba que vi ontem que é de 0,8 bar 12,500 litros, de aguas sujas, e ontem reparei que ela não está a regar tao bem... isto é, tenho cerca de 50 metros de tubo 16mm (a laranja),View attachment 121231 e ainda me falta instalar uns 15metros.(a azul)
(a verde) tenho o deposito de 1000 litros onde está a bomba, que bombeia a 2metros de altura sendo que a essa altura deveria debitar 10 000 litros hora, mas o que acontece é que nas pontas (a amarelo) não rega, nao sai agua pelos microtubos de 4/6mm... ja fiz um furo ao lado para ver se estaria entupido mas nao é isso... é só nas pontas que nao chega caudal. Já até coloquei 5 ou 6 valvulas torneiras e as fechei a dois terços e não resolveu a questão. Tenho 110 saidas e eu pensei que a bomba era mais do que suficiente porque só pretendia regar 1 litro em cada saida e isso ocorreria em 1-2minutos.
Notei que a bomba perdeu poder de debito, pode ser pelo para arranca, sempre ligada ao programador? Ou por uma vez a agua ter vindo barrenta?
Posto isto queria saber se uma bomba de superficie de 3,5 bares que tem um caudal de 4000l, resolveria o meu problema e como é que eu faço os calculos, sendo que eu necessito que em cada saida das 150 saidas eu preciso de 1 a 1,5L de rega.
Obrigado
Fiz agora um teste e a bomba esvaziou o balde de 50litros em 37 segundos... ficaram la 10 litros porque nao esvazia completamente, entao 40l / 37 x 60 x 60= ~3800litros hora a uma altura de 40cms. uma bomba com 4 meses de uso.
A questão é: a bomba alguma vez funcionou assim?
Porque definitivamente não tens a bomba certa para a utilização que queres. O teu sistema de rega vai precisar mais pressão do que aquela que a tua bomba tem capacidade.
Outro elemento importante é o dado de caudal/altura. Na maior parte das vezes as bombas especificam altura máxima e caudal máximo, não significando que os dois aconteçam ao mesmo tempo.
Qual a marca e modelo da bomba que tens?
Tenho uma Sterwins 750w.
http://www.leroymerlin.es/fp/15522766/bomba-de-achique-dw-2-750w-sterwin
A bomba que tens é uma bomba de drenagem/transfega e serve para isso mesmo. Esvaziar caves, tirar água de depósitos,... e não para alimentar um sistema de rega onde precisas de mais pressão.
A mangueira que compraste já vinha furada? Tens alguma indicação de pressão mínima para funcionamento
Não, na mangueira eu faço os meus proprios furos para colocar tubos de 4/6mm. É tubo pebd 16mm normal, de 4kg.
tu para a utilização que pretendes precisas de algo deste género.. isto para ser plug&play&baratinho.
Para conseguir dimensionar:
- falas em 1-1,5L litros de rega... em quanto tempo de rega? 1 minuto? 1 hora?
O tempo não importa, poderia demorar 5 a 10 minutos até. quanto mais tempo mais watts... esta só trabalhava 1 minuto 4 vezes por dia.
- Que pressão mínima é que a mangueira pede?
Acho que é a mesma pergunta de cima.
Meu deus, já estou perdido :sh)
Se eu disser o diametro do cabo alguém me ajuda com as contas?

A bomba poderá estar a precisar de vedantes...ou na pior das hipóteses poderá ter ficado danificada pela entrada de águas sujas.
Se antes funcionava como querias e agora não, verifica se a tubagem está desobstruída a montante e jusante (verifica mesmo isto, nem que tenhas de lavar ou meter pressão com uma bomba manual).
Como é que eu devo fazer a instalação da tubagem corretamente? Para obter o maximo de potencial da bomba, que não está a resolver o problema a 100%, e obter maxima pressao em toda a tubagem?
Em anexo envio o esquema que tenho actual mas existe la duas areas que não tem caudal suficiente para entrar nas unioes de 4mm que por sua vez regava por gravidade.
Seria possivel ter o mesmo caudal em todas as saidas?
View attachment 121257
A bomba é esta
Bomba de pozo Sterwins JET-2 900W Ref. 15522843 - Leroy Merlin
Não conhecia o tópico, mas ao ler o título quase que me deu a impressão que o autor estava à procura de um bar onde pudesse cag...
O rapaz da leroy disse me que devia ter pelo menos 7 a 10m de tubo de polegada antes de fazer a redução, senao poderia colocar a bomba sob pressao.Alguma razão em especial para teres 10 metros de tubo e uma inversão em U antes de começares a regar?
Como é que eu devo fazer a instalação da tubagem corretamente? Para obter o maximo de potencial da bomba, que não está a resolver o problema a 100%, e obter maxima pressao em toda a tubagem?
Em anexo envio o esquema que tenho actual mas existe la duas areas que não tem caudal suficiente para entrar nas unioes de 4mm que por sua vez regava por gravidade.
Seria possivel ter o mesmo caudal em todas as saidas?
View attachment 121257
A bomba é esta
Bomba de pozo Sterwins JET-2 900W Ref. 15522843 - Leroy Merlin
nao tenho nada a medir a pressao, a saída tem um caudal de 1 polegada, e eu hoje acordei com esta "tenho 110 tubos de 4mm de caudal, perfaz cerca de 5cm-2 polegadas de diametro, e a bomba só debita 1 polegada".que pressão tens à saída da bomba?
nao tenho nada a medir a pressao, a saída tem um caudal de 1 polegada, e eu hoje acordei com esta "tenho 110 tubos de 4mm de caudal, perfaz cerca de 5cm-2 polegadas de diametro, e a bomba só debita 1 polegada".
Então fui a medir a entrada dos gotejadores e tem 1,5mm, menos da metade... logo devo ter, se colocar gotejadores em todos, menos de 1 polegada ou ~3/4 de saída pra rega, e assim ainda tenho margem pros 40 que ainda me faltam instalar, a amarelo.
Espero que resulte.
Obrigado
O rapaz da leroy disse me que devia ter pelo menos 7 a 10m de tubo de polegada antes de fazer a redução, senao poderia colocar a bomba sob pressao.
E nao conheço "Ts" de uma polegada com ligação a tubo 16mm.