Hibridos - Consumos

Isso depende dos sistemas, o Lexus RX400 já não é bem assim

Eu já conduzi o RX400h. Em cidade e no para arranca, o motor de combustão pouco trabalha, desde que haja carga na bateria. Mas esta vai sendo recarregada em andamento, aproveitando por exemplo energia gerada nas travagens. Até cerca de 40km/h os motores (digo OS porque o RX400h tem 2) electricos trabalham por si só, a não ser que aceleres bastante e aí o sistema liga o motor a gasolina e os electricos ainda ajudam. É engraçado. Tem uma força tremenda.

Eheh, confirmo: o Mégane 1.5dCi é dos carros utilizáveis por uma família típica que menos gasta. Eu fazia sempre consumos na ordem dos 5l/100km, um mimo.

Agora, em termos ambientais, apesar de se gastar menos combustível, os estragos são maiores para o ambiente. Daí que os japoneses façam híbridos apenas a gasolina.

Cá estão as emissões de CO2:

Focus - 51 g/km
Prius - 104 g/km
Civic - 109 g/km
Megane - 120 g/km
A150 - 148 g/km
Touran - 153 g/km
Golf - 165 g/km
Legacy - 186 g/km

Não se olhe só para os consumos! Claro que são importantes para a carteira, mas o mais importante são as emissões de CO2.

Eu não sei até que ponto o novo IA vai mesmo "ajudar" as compras deste tipo de veículos.

O ideal seria ter veículos com emissões 0.
Simples! Compras um carro electrico e ele não liberta gases nocívos! (O carro não é na produção dos materiais!)

Grande consumo !! Sim senhor.

Mas tens algum outro termo de comparação conduzido por ti ? não tinhas um Jazz ?

"ConsumosUrbano6.8 l/100kmExtra-Urbano4.7 l/100kmCombinado5.5 l/100km"

Tabela do Jazz in AH.

Eu já conduzi o RX400h. Em cidade e no para arranca, o motor de combustão pouco trabalha, desde que haja carga na bateria. Mas esta vai sendo recarregada em andamento, aproveitando por exemplo energia gerada nas travagens. Até cerca de 40km/h os motores (digo OS porque o RX400h tem 2) electricos trabalham por si só, a não ser que aceleres bastante e aí o sistema liga o motor a gasolina e os electricos ainda ajudam. É engraçado. Tem uma força tremenda.

Pareceu-me é que o segundo motor, o de 68cv, apenas actua em mau piso e acelerações mais fortes

Apesar de os motores hibridos funcionarem principalmente no arranque, consegue-se consumos bastantes comedidos para a cc e potencia, nomeadamente 12l em condução normal e 10l se se incluir circuito urbano também. Tendo em conta que é um 3.3 de 272cv no total, não é nada mau
Depreendi das tuas palavras que o sistema era diferente, daí a pergunta.

Do que explicas, o Lexus RX400 tem o comportamento típico de um híbrido comum.

Focus - 51 g/km
Prius - 104 g/km
Civic - 109 g/km
Megane - 120 g/km
A150 - 148 g/km
Touran - 153 g/km
Golf - 165 g/km
Legacy - 186 g/km

Como é que o Legacy a GPL tem mais emissões que o Golf a gasolina? :confused:

Depreendi das tuas palavras que o sistema era diferente, daí a pergunta.

Do que explicas, o Lexus RX400 tem o comportamento típico de um híbrido comum.

Comportamento claro, mas contudo tendo em conta o motor e a potência parece-me um sistema bastante mais eficiente

Grande consumo !! Sim senhor.

Mas tens algum outro termo de comparação conduzido por ti ? não tinhas um Jazz ?

continuo com o jazz, e é assim em autoestrada e cidade o jazz gasta mais, em nacional ou seja até velocidades de 90 km\h o jazz ainda faz melhor que o hch, mas tambem não tem comparação os 2 carros. pois quando andava com o jazz fazia consumos de 4.5 em nacional, com o hch consegui a marca dos 4.6 uma vez.

mas os consumos são muito parecidos, tendo em conta as diferenças o hch é muito economico

Pareceu-me é que o segundo motor, o de 68cv, apenas actua em mau piso e acelerações mais fortes
Faz o mesmo que fazem hoje em dia muitos carros com 4WD gerida electronicamente: passa a potência para as rodas traseiras em casos de fraca aderência. Abstraindo-nos do facto de o carro ser híbrido ou não, trata-se de um normal SUV com diferenciais electrónicos. Algo similar ao actual sistema quattro c/Haldex.

O RX400h é basicamente FWD em recta. Em curva ou quando é necessario mais potencia o motor traseiro é activado.
Por acaso não faço ideia se em urbano é só o motor electrico da frente que trabalha ou se são os 2.

Comportamento claro, mas contudo tendo em conta o motor e a potência parece-me um sistema bastante mais eficiente
Sim, é natural que com o tempo a Toyota (e as outras marcas) vão aperfeiçoando estes sistemas, tornando-os mais eficientes. No entanto o modus operandi é o mesmo.

Focus - 51 g/km
Prius - 104 g/km
Civic - 109 g/km
Megane - 120 g/km
A150 - 148 g/km
Touran - 153 g/km
Golf - 165 g/km
Legacy - 186 g/km
Pois, o diesel em termos de CO2 não se porta mal, mas o CO2 é considerado um poluente por aumentar a temperatura média no nosso planeta, e não por ser perigoso para os seres vivos (pelo contrário, as árvores precisam dele, por exemplo). Agora, compostos como os hidrocarbonetos, óxidos de nitrogénio e monóxido de carbono são prejudiciais nossa saúde directamente, e os diesel emitem-nos em maior quantidade que os otto.

O RX400h é basicamente FWD em recta. Em curva ou quando é necessario mais potencia o motor traseiro é activado.
Por acaso não faço ideia se em urbano é só o motor electrico da frente que trabalha ou se são os 2.
Se as condições de aderência forem normais, é usado só o motor das rodas dianteiras.

Focus - 51 g/km
Prius - 104 g/km
Civic - 109 g/km
Megane - 120 g/km
A150 - 148 g/km
Touran - 153 g/km
Golf - 165 g/km
Legacy - 186 g/km

Estes são os niveis de emissões referentes aos consumos mistos anunciados pelos construtores.
Para serem cumpridos têm de se fazer esses consumos e não por exemplo 2L acima![;)]

Como é que o Legacy a GPL tem mais emissões que o Golf a gasolina? :confused:
Tem mais emissões porque no restante da europa, o GPL tem butano à mistura, entre 50% a 80% em alguns países. Nós temos GPL que é 80% a 100% propano!

Citação:
Originalmente Colocado por Torque Ver Post
Não se olhe só para os consumos! Claro que são importantes para a carteira, mas o mais importante são as emissões de CO2.

Eu não sei até que ponto o novo IA vai mesmo "ajudar" as compras deste tipo de veículos.

O ideal seria ter veículos com emissões.
Simples! Compras um carro electrico e ele não liberta gases nocívos! (O carro não é na produção dos materiais!)

Há de chegar o dia!
Os híbridos serão a transição entre os motores de combustão e os motores eléctricos.

Ainda estou à espera do Cayenne híbrido!

Last edited:
Estes são os niveis de emissões referentes aos consumos mistos anunciados pelos construtores.
Para serem cumpridos têm de se fazer esses consumos e não por exemplo 2L acima![;)]

Tens razão. Ainda não li o artigo "com olhos de ver" e esses valores estavam destacados e saltaram-me á vista. No entanto, tambem cá estão as medições da revista, que passo a descrever:

Focus ---- 243 (classe F) / 69 (classe A)
Civic ----- 139 (classe C)
A150 ----- 177 (classe E)
Megane -- 133 (classe C)
Subaru --- 232 (classe F) / 208 (classe F)
Prius ----- 130 (classe C)
Golf ------ 169 (classe E)
Touran --- 189 (classe E)

São estes os valores medidos.[;)]

Back