Híbridos - o grande logro?

rantamplan

New member
Uma amiga minha é proprietária de um Honda Jazz híbrido. Há uns dias, atrás estava com ela no carro, no lugar do pendura, e reparei nos consumos no computador de bordo. O carro marcava um consumo de 6.5 em cidade. Comentei isso e ela disse-me que, em estrada e com uma 5ª metida, conseguia fazer 4L de consumo.

Isso deixou-me a pensar: sinceramente não me parece uma diferença significativa em relação a um carro "puro" a gasolina nem tão pouco que justifique o preço acrescido pelo motor eléctrico. No entanto, este aparenta claramente ser o caminho a seguir pelas marcas em virtude de até a VW e BMW já terem anunciado planos de introduzir motorizações híbridas nos seus modelos mais vendidos.

A minha questão é: será que os híbridos realmente compensam e são o futuro ou são apenas mais uma moda passageira?
 
Parecem-me consumos muito bons, nunca vi um carro a gasolina a consumir isso (consumos reais, porque no anunciados eles até andam a ar e vento).

Depois quanto mais potente a parte eléctrica menor a frequência com que será necessário usar o motor de combustão e melhores os consumos, o futuro deverá passar por aí (para já um motor eléctrico potente ainda fica caro).
 
tudo depende do tipo de percursos feitos. Não podes olhar apenas para a média do CB e retirar uma conclusão. Eu tenho um jazz de 2010 com o 1.2 de 90cv e, no percurso que faço diariamente, tenho consumos de 7.x/8.x, mas em AE já consegui fazer 4.9/5.1, andando a velocidades controladas. A razão dos 7/8 prende-se com os percursos que faço: cerca de 3kms em cidade (Porto) no qual dificilmente meto uma 5ª e apanho uns 6/7 cruzamentos. O carro mal está a acabar de aquecer e já está a ser desligado. Caso a tua colega faça esse tipo de percurso, é normal o consumo que ela apresenta. Mas de facto, não me parece que o Jazz híbrido compense muito em termos de consumo, quando comparado com o 1.2. Os consumos reportados pela honda para o 1.2 são pouco mais elevados que os consumos do híbrido, o que pode não justificar a escolha do híbrido se apenas olharmos para os consumos (a diferença não chega a 1l nos consumos anunciados).
 
6,5 reais em cidade é muito bom.

Só para dar um exemplo: no test drive que fiz ao 116D ED, em cidade o consumo médio andou sempre entre 7 e 8 litros. E a andar devagar...
 
Os híbridos não veem revolucionar o mercado automovel apenas aperfeiçoa-lo. A sua razão de ser é baixar consumos nos carros onde estão montados e reduções na ordem dos 10% pouco mais.
6.5 em cidade com esse carro que até é despachado não é nada mal. Se pensarmos que a alguns anos um Punto conusmia isso quase como mínimo.
 
6.5 em cidade não é mau.
O Punto Mjet de 95cv que está lá por casa, faz valores aproximados dessa grandeza. De momento anda À volta de 6.2, 6.3.
Se compensa o facto de ser hibrido? Num carro pequeno acho que dificilmente.
A não ser que façamos apenas percursos curtos (menos de 10km), e que envolva muitos semáforos e cruzamentos, e onde houvesse possibilidade de haver propulsão eléctrica, nem que fosse apenas por metade do percurso.

De resto, simplificar é a melhor solução. Motor pequeno e eficiente e pouco peso para carregar.
Uma amiga que tem um Mazda 2 1.3 de 75cv consegue consumos semelhantes a esse. No caso dela, dificilmente justificaria ir pra algo mais oneroso como um pequeno hibrido.
 
Por acaso acho que o híbrido é um dos caminhos a seguir e que tem uma implementação mais directa.

Ando muitas vezes de CRZ e com cidade e a ponte 25 de abril todas as manhãs (45min em para-arranca) o carro raramente passa dos 6.2L/100 e anda muita vezes pelos 5,9/6.0 o que acho médias muito boas para um carro de 125cv a gasolina.
Eu com carro a diesel gasto mais 1/1,5 litros na mesma situação.
 
Um consumo real de 6,5l em cidade no Honda Jazz hibrido é perfeitamente normal.


Os hibridos são mais um argumento de venda Ecologico, do que uma escolha racional compensa comprar uma viatura mais cara porque faz menos 10% de consumo?

O mesmo se aplica a quem faz poucos Kms e compra um Diesel que seja mais caro que a correspondente versão a gasolina.
 
Bom, se é um logro, diria que há logros bem piores. [:D]

O hibridos só recuperam uma parte da energia perdida nas travagens, e de energia cinética nas descidas, não fazem milagres.
De resto, é uma questão de cada um fazer contas para saber se compensa no seu caso.
 
Tenho 2 colegas de trabalho que andam com os Auris Hibrido e gosto bastante dos carros. Em cidade fazem na casa dos 6,5l, tendo em conta que são motores 1.8 parece-me muito bom.
 
Existem motores sem serem hibridos com mais potencia do esse do Jazz que fazem melhores consumos.

O motor do suzuki swift por exemplo.

Quanto aos consumos que apresentas tens que ter em conta que se trata de uma mulher ao volante.
 
Voltar
Superior