Hoje, o meu carro de aluguer é...

Estranho usarem óleos diferentes entre concessionárias.

Quando comprei o Arona vinha com 5W-30 metido pelo stand que compramos, quando chegou à SEAT o chefe da oficina veio-nos adverter que estava com o óleo errado e que a marca recomendava o 0W-20.

Supostamente os primeiros 1.0 TFSI que saíram entre 2017 e 2019 usavam o 5w30. Mais tarde passou a 0w30 e depois a 0w20, se não estou em erro. Para ter a certeza, basta confirmar o que está escrito no autocolante do cofre do motor. Não há como enganar.

Tive desde a segunda-feira de há uma semana, até ao dia de hoje um VW T-Roc novo de cortesia e a recomendação era precisamente o 0w20. O Seat Ibiza de 2022 de um familiar idem.

Eu sei que os Leon 4 já são 0w20, agora nos 3 é que fiquei com a duvida.

Posso ir confirmar isso do autocolante, mas acho que este não tem.

Pessoal, durante 2 dias em que o carro vai fazer a revisão, vou ter de alugar um charuto só mesmo para ir/vir trabalhar.
No meu concelho, vila franca de Xira, penso que só tenho em vila franca de Xira mesmo a avis/budjet. Não me dava jeito nenhum ter de ir para o aeroporto...
Qual a plataforma que usam habitualmente para este tipo de alugueres? Estou mesmo fora dela. Normalmente, das poucas vezes que aluguei, é sempre no aeroporto e é pesquisar no Google e siga o que aparece. Não sei se existe alguma plataforma melhor/pior, com melhores preços, etc .

Obrigado.

Aluguei recentemente um Dahaitsu Terios de 2007 com 298.000kms, importado dos Países Baixos em 2024.

Carro bastante sólido e também simples com um motor salvo erro 1.5 NA de 107cv e bastante bem para a idade (talvez a utilização nos Países Baixos tenha ajudado a isto). A caixa é algo longa principalmente nas últimas mudanças o que não é habitual neste tipo de carros. O interior é bastante simples e parecia já ter algumas peças Toyota.

Neste caso era um RWD, embora também exista a versão 4WD que acho que é permanente. Neste caso não sabíamos se era 2WD ou 4WD dado que os que são aparentemente não têm seletor ou redutoras e descobrimos da pior maneira que só era 2WD.

Quanto a consumos não faço ideia, dado que não tem CB e o ponteiro do combustível estava bloqueado na posição "full". [:D]
A qualidade da gasolina também não seria a melhor.

Obviamente isto não foi na Europa.

Foi em que país africano?

São Tomé e Príncipe.

Também conduzi um Jimny (talvez 1.3) importado da Alemanha e com uns 140000kms, que pedi para devolver ao fim do dia porque tinha a direção muito desalinhada, travava mal e tinha a luz do ABS ligada.

Apesar de simpatizar muito com o Jimny, na comparação com o Terios é um carro bastante ainda mais simples, lento e esse sim com mudanças curtas.

O Terios tinha também a luz do "Check Engine" ligada mas que às vezes piscava. [:cool:]

Na comparação, o Terios é muito mais rápido.

Não sei há quanto tempo tinha saído de NL para África (menos de 1 ano) mas para carro com 300k km e para aquelas estradas estava mesmo ainda bastante justo, com poucos ruídos parasitas.

Não sei se será o tópico adequada para colocar a questão mas penso que sim. Como já foi falado, por vezes as marcas fazem alugueres de curta duração com as rac’s, na modalidade “buy back”, de forma a terem supostos carros semi-novos.

Por exemplo, conheço um caso em que na certidão de registos de propriedade de uma viatura da marca X, o primeiro registo é o da marca X (vulgo importador), depois o segundo (com duração de cerca de 8/9 meses) é na mesma da marca X mas com Renting LDA no nome.

Quando o carro atingiu aproximadamente 1 ano de idade, foi registado em nome do concessionário e posteriormente vendido ao primeiro proprietário. Isto é um exemplo de “buy back” ou é um caso de um carro que foi de serviço da marca?

Existe alguma forma de efetivamente saber se um carro esteve em rac ou não?

mais uma ida a espanha do meu irmão. alugou um carro lá e já encheu duas vezes o depósito desde domingo à noite, até 6ª vão mais dois depósitos.
curiosidade: calhou-lhe um link & co, cuja bateria ele nunca usou, mas que com o peso morto faz o carro gastar mais um bocado. a 130 a expetativa de kms do depósito é diminuída quase em 200kms... [:p]

Já há algum tempo que não passava por aqui. Este ano, até agora, fiz três alugueres:

Andei com um Aygo descapotável no Chipre. Este 1.0 a gasolina era bastante fixe. Carro manobrável, motor desenvolto e ainda consegui dar boleia a mais três adultos. Gostei bastante do carro. [:cool:]

Este serviu-me numa deslocação pelo País de Gales e a zona Bristol. Não tinha Android Auto, o que se tornou bastante chato. Ainda por cima, desde o aeroporto até ao hotel, deu tempo de escurecer e começar a chover. Uma pessoa orientar-se à noite, à chuva e a guiar ao contrário num sítio onde se chega pela primeira vez na vida é chato. Além de não ter Android Auto, não tinha câmara de MA nem sensores de parque. Fazer manobras com esta coisa era um amor.
Motor cumpre os mínimos, até é espaçoso e confortável para o segmento B. Este carro, com Android Auto e uns sensores/câmara, fica uma boa proposta para um carro de dia a dia para alguém que tem putos pequenos.

Não tenho foto, mas andei uns dias em Lisboa com um Nissan Juke 1.0 turbo (carro de substituição da cláusula de assitência em viagem). Não consigo perceber como é que as pessoas gostam deste género de carros. Tem o espaço interior de um segmento B e as dimensões exteriores de um segmento acima. :sh)

Vou andar 3 dias com um Hyundai I10 1.0 68cv:

image.png

Motor fraquinho mas chega a sobra para a cidade, consumos baixos (média de quase 12k km 5,2l/100), comandos super suaves e a condução também é ótima. Como é pequeno mexe-se muito bem, cabe em todo o lado, tem muito equipamento e é giro.
Pena que estes carros em usados sejam quase o preço de novo (acima de 15k€).

Ah esse tá bem...este é ótimo para fazer médias de 4,x a andar em baixas rpm e tranquilo.
O sistema de aviso de colisão é que é uma treta, do nada acha que o condutor não vai parar e acciona o ABS e ouve-se aquele raspar do travar a fundo 😂

Em dezembro, vou precisar de alugar um carro 5 dias. O uso vai ser essencialmente AE e 2.ª circular em Lisboa.
Estou a ponderar segmento B/C ou B SUV. O que anda por aí nas frotas? Não me importava se me calhasse um Jeep Avenger ou Fiat 600, para ficar a conhecer melhor os modelos. :)

Recomendam alguma rent a car? Hertz, sixt, europcar, guerin? Do que vi online, a hertz e a europcar são as mais económicas.

É conveniente fazer algum seguro "extra" para no momento da entrega do carro não inventarem "defeitos" que não existiram ou foram provocados por mim?

Agradeço as dicas que possam dar. [;)]

Andam por aí muitos 600 e Avenger de RaC.

Eu quando vou para fora é sempre na Europcar, porque no site dá para alugar logo com franquia Zero, ao passo que noutras, só ao balcão.

Já tenho reservado para Maio em Milão pela Europcar.

É chegar levantar o carro e entregar, sem estar preocupado com riscos ou amolgadelas.

Sim, eu tenho-os visto na estrada, por isso me lembrei. [;)]

Sabes se em Portugal a política da europcar é semelhante? Essa questão do balcão vs online era outra dúvida que tinha, porque já li que realmente ao balcão por vezes se conseguem melhores soluções.

Não sei, nunca aluguei carro cá, foi sempre fora.

Mas, por exemplo, acho que é na Suiça e no Luxemburgo, não aparece no site a opção franquia Zero.

Nos países onde aluguei, sempre apareceu, França, Alemanha e Itália.

Acho que na Sixt também costuma aparecer.

Em dezembro, vou precisar de alugar um carro 5 dias. O uso vai ser essencialmente AE e 2.ª circular em Lisboa.
Estou a ponderar segmento B/C ou B SUV. O que anda por aí nas frotas? Não me importava se me calhasse um Jeep Avenger ou Fiat 600, para ficar a conhecer melhor os modelos. :)

Recomendam alguma rent a car? Hertz, sixt, europcar, guerin? Do que vi online, a hertz e a europcar são as mais económicas.

É conveniente fazer algum seguro "extra" para no momento da entrega do carro não inventarem "defeitos" que não existiram ou foram provocados por mim?

Agradeço as dicas que possam dar. [;)]

Aluga através destes sites.

Os preços são incomparavelmente mais baratos, e podes sempre fazer um seguro de franquia online, ou um seguro de cobertura total, ao balcão, aquando do levantamento.

Faz agora 4 anos que andei perto de 3 meses a alugar carros por este sistema, sem seguro de franquia, e sem seguro total, sempre sem qualquer problema.

Por exemplo, um T-Cross ou similar por 7,78€ dia...
https://www.discovercars.com/pt/sea...lckFnZSI6MzUsIkhhc2giOiIifQ==&searchVersion=2

https://www.rentalcars.com/?affiliateCode=google&cor=pt&label=generic:mdKjTAT DiHKb02xhZP6l2WrQ:tyS:cr13286988618:pl:ta:p1:p2:ac :ap:neg:fi:tikwd-6122626639:lp9208947:li:dec:dm:ws&gad_source=1&gad _campaignid=61392018&gbraid=0AAAAAD9RW4vqR4quskkdP OeBDOHSprSsC&gclid=Cj0KCQiAiqDJBhCXARIsABk2kSmrD1v zt7EzIZEXC9b66eA00HJ3jUuP8C-qKa0BZml8oCpljWkBPMEaAqVOEALw_wcB

https://www.carjet.com/aluguel-carros/index.htm?campaigntype=search_genericas_pt&newcust ac=pt_gen_portugal&gad_source=1&gad_campaignid=222 03197881&gbraid=0AAAAADx3qPyveITgst3-kYW_-sVBrztpX&gclid=Cj0KCQiAiqDJBhCXARIsABk2kSne6u-6KoH-wj_pFRiWSZ-C7mKlJj-U1BO_4w4Ve9Y8aupMxce0kPsaAvVbEALw_wcB

https://www.discovercars.com/pt/italy-mainland/como?gad_source=1&gad_campaignid=917992291&gbraid= 0AAAAADL55j6od2FRGLXopDd2iLB5FViK_&gclid=Cj0KCQiAi qDJBhCXARIsABk2kSk-euNokVBjaACJO0irjiYQZVupb-vyuwkHzcqZyyCvWoUxnEmtUGgaAk-8EALw_wcB

https://www.aluguerdecarrosbaratos.pt/#/searchcars

https://www.jetcost.pt/rent-a-car/lisboa/LIS

Última edição:
Voltar
Superior