Hoje, o meu carro de aluguer é...

Sim.

Ontem, andei apanhei uma tempestade "engraçada". Ruas a inundar, ramos de árvore a cair e o limpa-vidros, em auto, não os ligava. :sh)[8b] Tive de os pôr no máximo em manual. Naturalmente, apanhei um aviso no painel a dizer que as ajudas à condução se desligaram. Hoje de manhã, já apanhei muito pouca chuva mas, mesmo assim, as ajudas à condução baralhavam-se bastante. Tipo passar por um sinal de 30 e ele dizer que o limite de velocidade é 130km/h. Ou passar por um de 50km/h e dizer que estou numa zona de 110km/h. [:)]

Skoda Scala 1.0 TSI DSG para uns dias em família na Madeira.

Tinha 3 mil km quando lhe peguei, correu a ilha toda com 5 pessoas (2 crianças) sem revelar falta de potência. Gostei do carro, muito estável, bons travões e caixa de velocidades porreira.

A bagageira permitiu acomodar as 5 malas (de cabine) que levávamos.

Nota negativa para esta nova moda de ter que andar a desactivar sistemas de aviso de saída de via e de velocidade, no início de cada viagem. 🤬

Não tinha, nem tem, Android Auto ou Apple Car Play activado. Pormenor chato...

Já é o restyling.

Uma das coisas que me atrai nesse carro, é o volume da bagageira, maior que a do meu 308.
Sim, bagageira porreira, maior que a da 225e.

Globalmente será um carro inferior ao 308, principalmente em comodidade.

2 factos que me esqueci de referir.

Melhor insonorizado que o Arona, levando a que não seja tão notório o ruído, e vibração, do tricilindico.

Quando accionado o Start/Stop, o motor mais um barulho metálico estranho. Também acontecia com o Arona em que andei há uns tempos.

há uns dias em santorini saiu-me este penico. atendendo a que esta geração acabou penso que em 2016, este carro deve ter entre 12 a 15 anos, diria eu. reservado online umas 3 semanas antes, com seguro multiriscos incluído no valor de 40€ para 3 dias, penso que ficou por cerca de 300€ no total e no levantamento ainda foi preciso deixar uma caução com cartão físico, que no telemóvel não queriam, embora o sistema de preenchimento da parte deles e das outras companhias fosse em papel com assinaturas em 3 lugares. ainda tudo muito arcaico.

fiquei bastante dececionado com o que calhou. na reserva dizia "polo ou similar" e sai-me esta velharia que tinha a suspensão solta a fazer alguns barulhos em piso degradado (que era em muitas estradas) e que chiavam no alcatrão em curva os pneus chineses que estavam montados, sem indicação de ano e mês sequer. no entanto, tinha quase 41 mil kms apenas. mesmo assim, com muitas subidas em 2ª, aguentou os 200kms que fez. não sei a motorização, se algum 1.0 ou 1.2. tinha tampões, mas AC que depois decidimos andar com ele ligado no mínimo, mas janelas abertas, pois para os lugares de trás quase não chegava.

fez uma média de 6.8 com 4 pessoas a bordo, em que metemos depois 30€ para deixarmos na marca onde estava inicialmente o ponteiro.

como curiosidade, pediram-nos para deixarmos o rato micra destrancado com as chaves debaixo do tapete (hora de entrega até às 21h30) da noite, porque provavelmente não iria estar ninguém no descampado onde ele estava a ser levantado e que servia de parque para outras rent-a-car, de cemitério para alguns carros e sabe-se lá mais o quê. fotografado e filmado quando foi levantado e quando foi lá deixado.

por acaso alugámos num site conhecido que depois redirecionou para uma rent-a-car da ilha. já utilizámos esta página na net na família para vários locais e saiu tudo ok, aqui saiu-nos o tiro pela culatra. o que vale é que não éramos os únicos em carro destes. havia também muitos a alugar ATV de 300 ou 450cc, com preços por volta dos 150€ por 3 dias.

de qualquer forma, o último que aluguei para 2 pessoas tinha sido quando trabalhei no algarve e foi um punto com 3 anos e também sensivelmente 40 mil kms, reservado também 3 ou 4 semanas antes, mas presencialmente. sem cartão, apenas caução em dinheiro de 250€. outros tempos, pois já foi há 11 anos. aqui era para 4 e não fui ao mais barato, pois esses eram os pandas e similares. no entanto saiu esta porcaria. se fosse em PT tinha um carro de jeito.

Em teoria o micra é segmento B, mas deve ter menos espaço que o Panda não? A sorte é que era para poucos dias e km na ilha, imagina que era para uma roadtrip no continente [:D]

Esse versão é de 2013 a 2016.

Portanto, terá no mínimo 8 anos e no máximo 11.

Deixa lá, que por cá, também RaC a lugar carros com muitos anos.

Já depois da pandemia, havia uma que ainda alugava Meganes Mk III.

Última edição:
bólide, para uma roadtrip tinha o meu, mas se fosse na grécia aquilo só tem de interessante atenas e mal (é o que dizem). ao lado tinham um clio IV praí de 2020 e perguntei o porquê se ser este em vez do clio, a resposta foi que era de um segmento acima e que era mais caro. cof cof.

o panda é segmento A, não B. daí não ter escolhido isso. o meu irmão, que foi quem alugou, na madeira e só 2 pessoas teve que meter a 1ª nalgumas subidas mais inclinadas, daí ter escolhido algo acima aqui na ilha. na altura também com seguro incluído e saiu algo recente.

metal, um megane III se fosse de restyling sempre seria mais novo uns anos que este rato micra e é maior! os clientes ficavam relativamente bem servidos.

perguntei agora ao meu irmão e foram cerca de 250€ com o tal seguro, não 300€. sei que foi um site tipo trivago ou momondo mas para carros, que depois redireciona para as diferentes agências e preços.

edit: com seguro sem franquia.

Última edição:
bólide, para uma roadtrip tinha o meu, mas se fosse na grécia aquilo só tem de interessante atenas e mal (é o que dizem). ao lado tinham um clio IV praí de 2020 e perguntei o porquê se ser este em vez do clio, a resposta foi que era de um segmento acima e que era mais caro. cof cof.

o panda é segmento A, não B. daí não ter escolhido isso. o meu irmão, que foi quem alugou, na madeira e só 2 pessoas teve que meter a 1ª nalgumas subidas mais inclinadas, daí ter escolhido algo acima aqui na ilha. na altura também com seguro incluído e saiu algo recente.

metal, um megane III se fosse de restyling sempre seria mais novo uns anos que este rato micra e é maior! os clientes ficavam relativamente bem servidos.

Um Megane Mk III restyling, também é dos mesmos anos desse Micra.

É normal nas ilhas, e em rent a car menos conhecidas, apanhar-se carros mais velhos.

Detenho o meu recorde de low cost num Fiat Panda alugado numa papelaria, em Maiorca 😂. 213 mil km tinha o rocinante... Correu a ilha toda connosco, ainda sem putos.

A qualidade dos carros não tem só a ver com a RaC, mas também com o local.

Há dois estive em Malta e aluguei um carro através da Europcar e calhou-me um Ford Fiesta todo podre e já com bastantes km (para carro de RaC).

Passados dois meses estive na Croácia e aluguei por uma low-cost local e fiquei com um Captur impecável e com pouquíssimos km.

Se alugarmos carro nos países mais ricos da Europa, por exemplo, os carro que calham nas RaC são muito melhores do que cá.

Voltar
Superior