Hoje, o meu carro de aluguer é...

Sendo um "RAC", quase apostava que era de 110 CV. Ainda por cima se, como o Metal referiu, por vezes se sentia alguma falta de "alma". Depois aqueles consumos baixinhos também apontam mais para o de 110.

Parece que o de 130 CV tem mesmo mais "energia", mesmo em pequenos SUV.

Sendo um "RAC", quase apostava que era de 110 CV. Ainda por cima se, como o Metal referiu, por vezes se sentia alguma falta de "alma". Depois aqueles consumos baixinhos também apontam mais para o de 110.

Isso dos consumos é relativo.

Eu quando o 207 está na oficina, ando com o 308, e consigo fazer sensivelmente os mesmos consumos, com praticamente o dobro da potência.

Naturalmente nao é o caso do FilipeGTTurbo que apenas "estranhou" temporariamente pois ha algum tempo que nao andava com motores mais piquenos como ele referiu.
Mas isto pa dizer que o teu post me lembrou por vezes de opinioes sobre rent a car em que clientes se queixam porque os segmento A de 70cv nao conseguem fazer as subidas, lol, a menos que tenham algum problema na embraiagem, obvio que conseguem subir, nao mt rapido e com algum barulho, só que quem nunca conduziu carros menos potentes tem que reaprender algumas coisas e nao ficar logo em panico.

Por curiosidade o unico 1.0 atmosferico de caixa longa que me lembre é o C1 / 107 / aygo, caixa mesmo mt longa mas fazia 14s dos 0-100 acho, aqui brincavam com escalonamento por ser ( relativamente ) leve e pneus fininhos.

Na realidade, carros pouco potentes fazem parte do meu dia a dia, têm é mais um cilindro [;)]

E acertaste em cheio, o último tricilindrico atmosférico que conduzi foi um C1, sendo que o bloco é partilhado com o deste Yaris 1.0.

Falei nas performances modestas, mas isso não me surpreendeu. Com uma utilização eficiente da caixa dá para as necessidades, e quem precisar de mais tem outros motores na gama.
O ruído (motor e rolamento) e vibração é que achei excessivos para um segmento B atual.
No caso concreto da vibração aquela unidade podia ter algum defeito na embraiagem, mas a insonorização é para mim insuficiente.

Sem comparar outras áreas, dentro do mesmo segmento acho o Clio V ou o 208 bastante mais refinados que o Yaris.

Esse é aquele motor que tb tá nos PSA ? O 1.2 de 110 e 130?

Dizem mt bem dele, mas nunca experimentei. Mas deu-me ideia através do Puma que a energia destes motores é menos notoria em crossovers e afins, ao contrário dos segmento B que casam mt bem.

Pela matrícula, é sim a versão de 110cv.

Isso dos consumos é relativo.

Eu quando o 207 está na oficina, ando com o 308, e consigo fazer sensivelmente os mesmos consumos, com praticamente o dobro da potência.

Sim e por vezes quem tem pé pesado consegue melhores consumos em carros mais potentes enquanto que se tiver pouca paciencia pa menos potencia , pode gastar mais. Claro que depende muito de cada contexto, motor, carro.

Pode até acontecer que o 110 vs 130 nem se fique só pela potencia mas pelo " mapeamento " da mesma. O 110 pode apontar pa um setup mais economico. Sei que acontece em alguns casos mas como referi, n conheço o PSA.

Por ex o Opel 1.0T 90 vs 115, até as 4000 RPM a potencia e binário sao identicos. Seria o suficiente pa no dia a dia a grande maioria das pessoas nao notar nenhuma diferença.

Na realidade, carros pouco potentes fazem parte do meu dia a dia, têm é mais um cilindro [;)]

E acertaste em cheio, o último tricilindrico atmosférico que conduzi foi um C1, sendo que o bloco é partilhado com o deste Yaris 1.0.

Falei nas performances modestas, mas isso não me surpreendeu. Com uma utilização eficiente da caixa dá para as necessidades, e quem precisar de mais tem outros motores na gama.
O ruído (motor e rolamento) e vibração é que achei excessivos para um segmento B atual.
No caso concreto da vibração aquela unidade podia ter algum defeito na embraiagem, mas a insonorização é para mim insuficiente.

Sem comparar outras áreas, dentro do mesmo segmento acho o Clio V ou o 208 bastante mais refinados que o Yaris.

Exacto, será mesmo isso: utilização da caixa. Quanto mais fraquinho, mais eficaz tem que se ser com a caixa pa aproveitar o que o motor tem.

que filme, contado nem se acredita, vivido é quase 1 pesadelo.
finalmente depois de um adiamento o meu carro vai para arranjar a batidela que me deram. o problema foi a data. na 5ª ou 6ª confirmei novamente com o pintor, no sábado de manhã peço carro para hoje de manhã. devia ter ido na 6ª, mas acabei por não ir à mediadora nem ligar. ontem depois das 17h15m ligo para a companhia, nada de sms ou contacto até essa hora e o serviço deles sabia eu que fechava às 18h. não tinham nada de nada, isto depois de meia hora ao telefone. não conseguiam arranjar carro, fosse a gasóleo ou gasolina, iriam tentar hoje de manhã. disse que precisava de carro até às 12h, que me ligassem a qualquer hora, mas nada. às 10h30m, depois de deixar o carro no pintor e de ir fazer umas coisas, fui à mediadora pedir satisfações, já que na seguradora (que de fiel não tem nada) não havia registo de nada. afinal o pedido tinha sido feito, mas como é uma altura má, as reservas estão a ser feitas quase ao dia. reforçaram o pedido diretamente e nada de nada até às 14h00, quando recebo um telefonema de um tipo de uma RAC daqui de perto que nem sei qual é a tentar impingir-me um C4 automático. falou em upgrade e tal, mas eu disse que automático não tinha experiência nem queria. retorquiu que eu aprendia rapidamente e tal, mas declinei. pediu então que aguardasse pela seguradora.

uns minutos depois recebo uma sms da seguradora a informar que a minha reserva tinha sido efetuada na europcar. eu fiquei "wtf? eu não reservei nada, seria o tipo que fez a reserva por mim? liguei, não atenderam, fui tratar da minha feiura e às 15h10 ligo para lá, já vestido e mesmo quase a sair, para confirmar a reserva a partir das 15h e que se fosse a mesma RAC do C4 que não o queria. não tinham reserva nenhuma para hoje nem para amanhã e ainda bem que eu tinha ligado ou teria ido fazer kms em vão, disse-me a senhora.

na mediadora depois de ligar estive 50min à espera que me contactassem de volta, mesmo para quem trata por "tu" quem lá trabalha. entretanto lá me contactaram após uma segunda chamada e expliquei tudo e que parecia um filme de terror e que não havia meio de ter um carro. tentaram em guimarães, mas só conseguiam em braga. estava marcado para agora às 17h30m, mas como a minha esposa estava a trabalhar, eu não tinha hipóteses de estar lá até às 19h. liguei para braga e vai parar a uma central a faro (!), o raio da companhia do citrino. pediu-me a mesma coisa que na europcar, que ligasse para a companhia de seguros. expliquei-lhe que estive quase meia hora ontem com eles ao telefone e que tinha que ligar para os sinistros para poderem encaminhar a chamada para outro departamento e explicar tudo de novo e que andava nisto desde ontem de tarde. uma autêntica roda viva em que o cliente é atirado de um lado para o outro.

entretanto por whatsapp com a mediadora ela ligou para a RAC, resolveu tudo e amanhã de manhã vou buscar finalmente um carro a braga. espero que amanhã não me queiram dar outro automático nem uma casca de noz tipo fiat 500, pois eu disse que era para 4 pessoas. ia fazer uns bons kms amanhã todo o dia, mas parece que nem vou ter essa sorte.

algum de vocês já passou por algo minimamente semelhante???

afinal ainda bem que existe telefone. telefoei novamente para faro para confirmar a reserva lá na tangerine e diz-me a moça que havia uma reserva para hoje, mas que tinha sido cancelada pela seguradora. a rapariga não tinha culpa, mas soltei os cães e esbafori "telefone fora"! novamente ligar para a mediadora, a mediadora ligar para a fidelidade, em vez de marcação para as 9h foi marcado para as 10h. lá para as 11h devo ir buscar o carro. mas mesmo assim confirmei novamente com faro, já que só posso ligar para o número central. entretanto vamos ver no que isto dá...

horas e horas e horas perdido nisto... [8b]

que filme, contado nem se acredita, vivido é quase 1 pesadelo.
finalmente depois de um adiamento o meu carro vai para arranjar a batidela que me deram. o problema foi a data. na 5ª ou 6ª confirmei novamente com o pintor, no sábado de manhã peço carro para hoje de manhã. devia ter ido na 6ª, mas acabei por não ir à mediadora nem ligar. ontem depois das 17h15m ligo para a companhia, nada de sms ou contacto até essa hora e o serviço deles sabia eu que fechava às 18h. não tinham nada de nada, isto depois de meia hora ao telefone. não conseguiam arranjar carro, fosse a gasóleo ou gasolina, iriam tentar hoje de manhã. disse que precisava de carro até às 12h, que me ligassem a qualquer hora, mas nada. às 10h30m, depois de deixar o carro no pintor e de ir fazer umas coisas, fui à mediadora pedir satisfações, já que na seguradora (que de fiel não tem nada) não havia registo de nada. afinal o pedido tinha sido feito, mas como é uma altura má, as reservas estão a ser feitas quase ao dia. reforçaram o pedido diretamente e nada de nada até às 14h00, quando recebo um telefonema de um tipo de uma RAC daqui de perto que nem sei qual é a tentar impingir-me um C4 automático. falou em upgrade e tal, mas eu disse que automático não tinha experiência nem queria. retorquiu que eu aprendia rapidamente e tal, mas declinei. pediu então que aguardasse pela seguradora.

uns minutos depois recebo uma sms da seguradora a informar que a minha reserva tinha sido efetuada na europcar. eu fiquei "wtf? eu não reservei nada, seria o tipo que fez a reserva por mim? liguei, não atenderam, fui tratar da minha feiura e às 15h10 ligo para lá, já vestido e mesmo quase a sair, para confirmar a reserva a partir das 15h e que se fosse a mesma RAC do C4 que não o queria. não tinham reserva nenhuma para hoje nem para amanhã e ainda bem que eu tinha ligado ou teria ido fazer kms em vão, disse-me a senhora.

na mediadora depois de ligar estive 50min à espera que me contactassem de volta, mesmo para quem trata por "tu" quem lá trabalha. entretanto lá me contactaram após uma segunda chamada e expliquei tudo e que parecia um filme de terror e que não havia meio de ter um carro. tentaram em guimarães, mas só conseguiam em braga. estava marcado para agora às 17h30m, mas como a minha esposa estava a trabalhar, eu não tinha hipóteses de estar lá até às 19h. liguei para braga e vai parar a uma central a faro (!), o raio da companhia do citrino. pediu-me a mesma coisa que na europcar, que ligasse para a companhia de seguros. expliquei-lhe que estive quase meia hora ontem com eles ao telefone e que tinha que ligar para os sinistros para poderem encaminhar a chamada para outro departamento e explicar tudo de novo e que andava nisto desde ontem de tarde. uma autêntica roda viva em que o cliente é atirado de um lado para o outro.

entretanto por whatsapp com a mediadora ela ligou para a RAC, resolveu tudo e amanhã de manhã vou buscar finalmente um carro a braga. espero que amanhã não me queiram dar outro automático nem uma casca de noz tipo fiat 500, pois eu disse que era para 4 pessoas. ia fazer uns bons kms amanhã todo o dia, mas parece que nem vou ter essa sorte.

algum de vocês já passou por algo minimamente semelhante???

Tens direito a uma viatura do mesmo segmento da tua.

Caso não tenham, nunca será do segmento abaixo.

Tenho andado com um Seat Arona que é do seguro/rentacar, com 6mil Km

É o 1.0 TSI de 110cv

É o SUV-B, para mim, mais feio do mercado

Gosto:
-Da resposta, disponibilidade, agradabilidade do motor, é excelente para a cidade
-Consumos excelentes
-Muito confortável/silencioso a filtrar as irregularidades do piso
-Do AndroidAuto sem fios
-excelentes travões
-pedal da embraiagem super leve (carro novo)
-bancos com óptimo suporte

Não gosto:
-Direção demasiadamente leve, acho exagerada
-O canhão da direção está muito para dentro da coluna, quase que tenho de deitar a cabeca no banco do pendura para colocar a chave
-o infotainement é confuso e pouco prático na navegação
-o painel de instrumentos é meio confuso também
-o pilar A "rouba" ou atrapalha a visibilidade lateral/diagonal (ou então sou eu que estou habituado ao meu Tipo - segmento C)

Que me lembre é só

Tens direito a uma viatura do mesmo segmento da tua.

Caso não tenham, nunca será do segmento abaixo.

Sim, eu sei, mas nesta altura é quase o que aparece. Andam todos doidos a ver se conseguem um carro debaixo de alguma pedra. Eu já nem me importo que seja segmento B, mas menos do que isso nao. Não quero cá fiats 500 ou do género.

Ora já cá está em casa o veículo. O senhor da tangerina foi muito simpático e terra a terra.
Fico com o carro até dia 12 e tive que pagar franquia de 120€, com seguro até 1200€. Perguntou-me se ia fazer mais de 1300kms. É que o carro tem que fazer a revisão por essa altura. [:D]

Agora em tom de brincadeira, pergunto eu:
- Qual foi o carro que me calhou? Dentro do pouco que havia, foi um dos carros que mais detesto. Dou uma ajuda. A cor é preta. [:)]

Pronto, outra ajuda. Tem sido muito mal falado aqui no fórum, mas noutra marca. [:p]

quando recebo um telefonema de um tipo de uma RAC daqui de perto que nem sei qual é a tentar impingir-me um C4 automático. falou em upgrade e tal, mas eu disse que automático não tinha experiência nem queria. retorquiu que eu aprendia rapidamente e tal, mas declinei. pediu então que aguardasse pela seguradora.

Qual é o drama de andar com um automático? Há coisas que... Complicar as coisas é melhor. :sh)

O carro não vem pela seguradora, a seguradora é que fez borrada em marcar, não existir afinal marcação, qualquer coisa - disse-me esta RAC - é uma complicação tremenda quando se trata de seguradoras, etc.

O drama de ser automático é chegares à RAC, levantares o carro e espetares-te no primeiro stop contra alguém porque nunca andaste em nenhum automático e fizeste asneira sem querer. Achas que os 1200€ contem alguma coisa de jeito???

Se calhar estão habituados a andar com automáticos, eu não e não quero correr esse risco. Acho que tenho o direito de escolha e de não querer meter-me em possíveis trabalhos.

Já agora, não é um 308. Isso seria porreiro, mas não é esse. Também não me calhou um Megane, que seria fixe. Mas nesta altura não há carros desses para aluguer. Estes dias a minha sobrinha também sofreu um embate e mandou à marca. Saiu-lhe um Hyundai novo...

Voltar
Superior