Honda Accord -Problema c/comando do vidro do condutor

JeTBoy

New member
Aí está o 1º problema que o meu Honda deu, em 11 anos e 80mil kms. Nada de grave, mas quero ver isto resolvido o mais rapidamente possível. :)

Na semana passada, de um momento para o outro, o vidro do condutor deixou de abrir (encontrava-se todo fechado).
Sempre funcionou bem, sem quaisquer interferências ou o que quer que fosse, de um momento para o outro, deixou de responder.

Notei que o botão que acciona o vidro (na consola), deixou de fazer aquele "click" quando se "puxa" para fechar o vidro, logo a partir daí, desconfiei do botão.

Sendo assim, no fim-de-semana, meti mãos à obra para ver o que se passava. Comecei por remover a consola central, quando por fim percebi que não era necessário, bastava apenas desencaixar a unidade de comando que engloba todos os botões. :sh)

AccordVidro1.jpg

Ao desmontar a unidade onde estão os botões, verifiquei que, de facto, o botão do vidro do condutor apresentava um movimento diferente dos restantes, além de não fazer o tal "click"

AccordVidro2.jpg

Desencaixei o botão referente ao vidro do condutor, para ver o que realmente se passava, quando me deparo com o plástico derretido, por baixo dos contactos de cobre que o botão acciona :confused:

AccordVidro3.jpg

AccordVidro4.jpg

Onde aponta a seta vermelha, estava um amontoado de plástico derretido que posteriormente removi e que tapava totalmente aquele contacto.

Limpei bem os contactos e raspei-os com uma peça metálica, mas nem assim consegui que o vidro voltasse a funcionar. :(

1- O que acham ter sido o problema? Porque derreteu o plástico naquela zona. Cheirava imenso a queimado.

2 - Será que fez algum curto circuito e pode também ter queimado o motor do vidro? (espero que não :().

3 - O que devo fazer? Comprar uma unidade de controlo com os 5 botões, numa sucata e experimentar a ver se fica a funcionar?

O vidro do condutor, ao contrario dos restantes, tem uma espécie de controlador (dá para ver na 3ª e 4ª fotos, mesmo atrás do espaço de onde removi o botão) que liga aos contactos do botão, possivelmente devido à função AUTO, poderá isso estar também queimado e impedir o funcionamento do vidro, julgo eu, não sei. :confused:

O fusivel não partiu? Isso podem ser tantas coisas, desde um simples mau contacto a um cabo descarnado pelo caminho a tocar nalgum ponto que não devia. :(

E os cabos não estão queimados nem nada disso? Pode ter sido um curto no próprio botão, ao levar com água da chuva, e ter acabado por morrer. Experimenta medir com um multimetro para ver se passa corrente do fusivel aos contactos do interruptor.

3 - O que devo fazer? Comprar uma unidade de controlo com os 5 botões, numa sucata e experimentar a ver se fica a funcionar?

o ideal era mesmo arranjares outra unidade de comando e experimentar, antes de começar a pensar em outros problemas![;)]

será que o comando não ficou preso ao puxares para fechar, continuando a ser accionado?:confused:

isto levaria a um sobreaquecimento dos contactos e ao tal derretimento do plástico!

Esqueci-me, aproveita e mede também o interruptor com um multimetro para veres se ele passa corrente ou não.
Vou fazer isso, mas duvido que esteja receber alguma energia, visto que limpei o plástico derretido e reparei que o interruptor, ao ser pressionado, estava novamente a ligar os contactos certos para fazer o vidro subir e descer - embora sem efeito. :(

Ou seja, se tiver energia significa o pior, que o problema agora está no motor do vidro (espero que não).

Obrigado pelas dicas. [;)]

o ideal era mesmo arranjares outra unidade de comando e experimentar, antes de começar a pensar em outros problemas![;)]

será que o comando não ficou preso ao puxares para fechar, continuando a ser accionado?:confused:

isto levaria a um sobreaquecimento dos contactos e ao tal derretimento do plástico!

É o que vou fazer, após verificar tudo com o multímetro.

O problema vai ser encontrar uma unidade igual numa sucata. Assim de repente só vejo 2 carros com uma igual, o Honda Accord CE7 e o Rover 600, ambos raros de encontrar... :(

Se encontrasse uma numa sucata era óptimo, desde que estivesse funcional, trocava os botões e a moldura envolvente pela minha e continuava com aspecto novo.

Em relação à tua questão, também penso que pode ter sido isso. O botão ter ficado preso na posição de fechar o vidro e ter queimado aquilo, daí espero que não tenha queimado o motor do vidro.

Vou fazer isso, mas duvido que esteja receber alguma energia, visto que limpei o plástico derretido e reparei que o interruptor, ao ser pressionado, estava novamente a ligar os contactos certos para fazer o vidro subir e descer - embora sem efeito. :(

Ou seja, se tiver energia significa o pior, que o problema agora está no motor do vidro (espero que não).

Obrigado pelas dicas. [;)]

Experimenta primeiro no interruptor com ele desmontado. Medes em ambas as posições a ver se existe sinal, se não existir tens sorte e é só o interruptor, e esperemos que assim seja [;)]

Em relação à tua questão, também penso que pode ter sido isso. O botão ter ficado preso na posição de fechar o vidro e ter queimado aquilo, daí espero que não tenha queimado o motor do vidro.

em princípio os contactos derreteram 1º que o motor...mas claro que nunca se sabe!:(

Ainda não resolvi este problema.

Fui ontem à Honda, o preço da peça são uns módicos 222,48€ + IVA, ou seja, 269,20€. :mad:

Entretanto, encontrei este no eBay, proveniente de um Rover 600:

http://cgi.ebay.co.uk/ROVER-600-ELE...ryZ10414QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

Agora vem o problema... é a unidade de comando de um veículo com volante à direita, com o Auto do lado do vidro do pendura.
Será que funciona igualmente bem no meu? Será que a ficha encaixa? O facto da função AUTO ficar a funcionar no vidro do pendura ao invés do condutor não é importante, para já o que quero mesmo é ter os vidros todos novamente a funcionar. :(

Voltar
Superior