Honda Civic VTEC dúvida

MGuerra92

New member
Boas noites, [;)]

É a primeira vez que vou escrever neste forum se a dúvida que tiver não for nesta secção peço desculpa.
E desde já agradecer a futuras respostas e esclarecimentos.

Então a minha situação é a seguinte, estou indeciso se avanço ou não para a compra de um determinado carro.
O carro em questão é um Honda Civic 1.5 VTEC coupe de 1998, com quase 200,000 km. A pessoa em questão está a pedir 1600€ pelo mesmo.
Devo avançar para a comprar? Ou são muitos km's? :confused:

Muitos podem não ser. Mas é melhor veres 200 do que 100 que sejam martelados.

Motores Honda são do melhor, mas é preciso saber se o dono fazia as revisões a tempo e horas.

Não havia coupe com o 1.5iLS vtec, o coupe tinha o 1.6iLS e o 1.6iSR
A não ser que estejas a falar do 1.5LSi da geração EG, mas esse deixou de ser fabricado em 95 e não tem vtec

O 1.5iLS que montou o Ek Ferio e EK hatchback é um motor muito económico e fiável, aqui em casa mora um com 260.000 kms e sem problemas mecanicos a assinalar
200.000 kms podem não ser nada se a manutenção tiver sido feita a tempo e horas, mas pode ser uma marca problemática se o carro não tiver andado pelas melhores estradas (suspensão, casquilhos e sinoblocos, etc) sem meter a embraiagem ao barulho

"Vino"
Desde já obrigado pela resposta...
Como consigo ver/saber isso das revisões?

O actual dono do carro, não sei se conhece é um instalador de GPL (Paulo Silva de Lousa).

Se calhar a minha descrição não é a melhor... mas é o 1.5 VTEC mais comprido, não é o sem, digamos "cu" ! tem talvez um ou dois palmos de "cu" . Preto, eu já dei uma volta... testei os botões todos, mudanças essas coisas! Vi o motor com olhos de leigo... Estou mesmo indeciso se avanço ou não para a compra!
Pedi uns conselhos a uns amigos, e todos me dizem "ah e tal os Km's"...

Se calhar a minha descrição não é a melhor... mas é o 1.5 VTEC mais comprido, não é o sem, digamos "cu" ! tem talvez um ou dois palmos de "cu" . Preto, eu já dei uma volta... testei os botões todos, mudanças essas coisas! Vi o motor com olhos de leigo... Estou mesmo indeciso se avanço ou não para a compra!
Pedi uns conselhos a uns amigos, e todos me dizem "ah e tal os Km's"...

Comprar um carro baseado num número é um erro de principiante, há carros com 100.000 kms todos roídos e carros com 200.000 kms em excelente estado mecanico, tudo depende da utilização e manutenção de que foi alvo, que é uma coisa que não podes saber sem conhecer o antigo dono dele
O teu então é o Ferio, é de 4 portas não é ?

Comprar um carro baseado num número é um erro de principiante, há carros com 100.000 kms todos roídos e carros com 200.000 kms em excelente estado mecanico, tudo depende da utilização e manutenção de que foi alvo, que é uma coisa que não podes saber sem conhecer o antigo dono dele
O teu então é o Ferio, é de 4 portas não é ?

Sim Sr... 4 portas! apr:)
Como referi mais em cima o dono não o conheço pessoalmente muito bem, é um instalador de GPL chamado Paulo Silva. Fui lá e calhou ver o carro... que gostei! Mas gostar é tipo coiso... vim procurar umas opiniões de alguém que tem muito mais conhecimento que eu.

Não é este... mas deve ser algo parecido!
honda_civic_sedan_95620097356571835.jpg

Last edited:
Já agora, algum de vós sabe mais ou menos os consumos deste carro?
Assim para uma pessoa que anda calmamente como eu... sempre entre os 60 e 80.

Como referi mais em cima o dono não o conheço pessoalmente muito bem, é um instalador de GPL chamado Paulo Silva. Fui lá e calhou ver o carro... que gostei! Mas gostar é tipo coiso... vim procurar umas opiniões de alguém que tem muito mais conhecimento que eu.

Sendo assim, o Civic que pretendes é o de 5 portas.

É como este:

895372082.jpg

Já agora, ficam as motorizações presentes no CIVIC de 5 portas.

civic.jpg

Last edited:
Caraças que grande confusao que aqui vai !

O user fala num coupe 1.5 , depois posta uma imagem de um ek3 , e depois veem postar a versao MB 5 portas [:)]

É assim se for como dizes 4 portas , é precisamente esse civic que postaste preto . É o civic ek3 1.5i ls , 1.5 de 115cvs , medias de 6.5 aos 100
Tens um database enorme acerca deste modelo nos diarios de bordo

Depois existe o civic coupe como ja foi referido

Caraças que grande confusao que aqui vai !

O user fala num coupe 1.5 , depois posta uma imagem de um ek3 , e depois veem postar a versao MB 5 portas [:)]

É assim se for como dizes 4 portas , é precisamente esse civic que postaste preto . É o civic ek3 1.5i ls , 1.5 de 115cvs , medias de 6.5 aos 100
Tens um database enorme acerca deste modelo nos diarios de bordo

Depois existe o civic coupe como ja foi referido

Eu postei o Civic de 5 portas, porque o user disse que o Civic que tinha em mente, tinha 4 portas, mas que a zona da mala era um pouco mais pequena do que a versão Sedan/4 portas.

Sendo que ao colocar a imagem do Civic de 5 portas, ele já confirmou que é esse o modelo. [;)]

Mas aqui fica, o que me levou a indicar o Civic de 5 portas, atendendo que ele refere que não é o sedan/4 portas, mas que carro tem 4 portas e um"cu pequeno". Levou-me a presumir que fosse o 5 portas, mas este não estaria a contar a mala como porta [;)]:

Se calhar a minha descrição não é a melhor... mas é o 1.5 VTEC mais comprido, não é o sem, digamos "cu" ! tem talvez um ou dois palmos de "cu" .

Last edited:
Bem independentemente o modelo que seja, se for um EK igual ao preto que postaste, e andar a 60/80 consegues consumos na casa dos 5 litros, não numa instancia inicial, mas depois de conheceres o carro e souberes aproveitar as características dele, o vtec, a caixa de escalonamento longo, e resistência ao rolamento praticamente inexistente, etc, a conduzir descontraidamente fazes aí 7 litros, a andar a abusar também não faz mais que 8/9

Os meus consumos a andar devagar e sempre a luz do econo acesa, não chego a 6 litros aos 100 kms [;)]

Last edited:
Bem independentemente o modelo que seja, se for um EK igual ao preto que postaste, e andar a 60/80 consegues consumos na casa dos 5 litros, não numa instancia inicial, mas depois de conheceres o carro e souberes aproveitar as características dele, o vtec, a caixa de escalonamento longo, e resistência ao rolamento praticamente inexistente, etc, a conduzir descontraidamente fazes aí 7 litros, a andar a abusar também não faz mais que 8/9

Os meus consumos a andar devagar e sempre a luz do econo acesa, não chego a 6 litros aos 100 kms [;)]

Mais a cima referes que depende se as revisões, se o antigo dono as fez como deve ser ou não! Como posso saber? Existem alguns papeis que o carro tenham?
Ou por exemplo se eu tiver um amigo de uma seguradora, ele consegue ver isso?

Mais a cima referes que depende se as revisões, se o antigo dono as fez como deve ser ou não! Como posso saber? Existem alguns papeis que o carro tenham?
Ou por exemplo se eu tiver um amigo de uma seguradora, ele consegue ver isso?

Se forem na marca, podes ver no manual de revisões se está carimbado por stands oficiais Honda, tipo Santomar ou Ondalapa, etc
Se forem feitas fora da marca, não tens maneira de ver, a não ser que o dono tenho registado no livro as intervenções feitas, coisa que pouca gente faz
Depressa e bem, abres a caixa do filtro de ar e ves como está, se estiver topo preto ou porco pode ser sinal de manutenção descuidada, também podes ver o nível do óleo e experimenta-lo nos dedos para ver se tem viscosidade, de não tiver viscosidade é porque já não está em condições, se estiver fora dos níveis max e min, também não é bom sinal
Na seguradora o que podes saber é que o carro foi acidentado ou não, mas para isso precisas de saber a matricula

Outra coisa que podes ver, é meter o carro a trabalhar a relanti e tirar a vareta se óleo, para ver se ele manda cá para fora, se não mandar oleo pelo orificio da vareta e puxar bem, aparentemente pode estar em bom estado, ainda que nada disto seja absolutamente infalivel

Last edited:
Boas tardes,

Queria agradecer a ajuda de todos... e pedir desculpa pela confusão nos modelos do carro, eu sabia que era um Honda Civic 1.5 mas o resto estava às aranhas [:D]!
Se eu efectivamente avançar para a compra do carro, depois se for possível aqui ou na secção indicada hei-de por algumas fotografias do carro. [:cool:]

Isto claro, somente para os acidentes em que tenha existido participação à seguradora. [;)]

Naturalmente, e mesmo se tenham sido participados a uma seguradora diferente da do teu amigo, eles contactam entre eles para saber em que companhia foi o acidente, há quanto tempo, o que foi e por quanto ficou, na melhor das hipoteses [:p]

Também podes sempre pedir facturas do material usado nas revisões, no caso de serem feitas fora da marca.

Mas como o RicardoAndre disse, não é infalível. Pode é dar-te uma ideia :)

Back