Honda Insight - Grande Desilusão - Motor pifou

A temperatura do motor e do oleo e controlada directa e indirectamente pelo circuito de refrigeração, e a válvula termostatica que o faz, portanto sim o óleo a quente nada tem a ver com a temperatura ambiente, esta só influencia a abertura da válvula termostatica do circuito de refrigeração, alias a classificação dos óleos tem a ver com a sua viscosidade a frio (temperatura ambiente) e a 100C.

Deves ter a mania que és engraçadinho mas não há problema que nós já a tirámos. Agora é só espezinhar mais um bocado.....[:D]

Os pistões são oleados pelo........isso mesmo, até tu deves saber, pelo óleo. Muito bem.

Já agora sabichão, medes a temperatura do óleo onde mesmo??

Deves ter a mania que és engraçadinho mas não há problema que nós já a tirámos. Agora é só espezinhar mais um bocado.....[:D]

Os pistões são oleados pelo........isso mesmo, até tu deves saber, pelo óleo. Muito bem.

Deixa-o estar.
Ele acredita que se o CB o informa que o óleo está a 104º C, então todo o óleo está a essa temperatura.
Que não há óleo até dentro das câmaras de combustão.
Vá-se lá saber como é que ele é consumido e tudo! [:D]

OK. Não percebeste.
Vai mais uma...
Um óleo incorretamente preconizado, vai estar por mais tempo a trabalhar fora da sua zona "NORMAL" de funcionamento.
Em função da temperatura exterior.

Acho que já disse isto... :confused:

Falta-te uma coisa que é a discussão "a quente", só isso muda tudo.

Não sei nem me interessa, pois a discussão não é, nem nunca foi essa.

Deixa-o estar.
Ele acredita que se o CB o informa que o óleo está a 104º C, então todo o óleo está a essa temperatura.
Que não há óleo até dentro das câmaras de combustão.
Vá-se lá saber como é que ele é consumido e tudo! [:D]

Volto a colocar aqui o ponto de discordia que teimam em desviar o assunto.[:D]

A temperatura ambiente a quente em nada influencia a escolha da viscosidade.

Não sei nem me interessa, pois a discussão não é, nem nunca foi essa.

attachment.php

pombashing151.jpg

Vou-te lembrar do inicio da discussão, pois para chalaças estás por cá.

Começou assim.

Ao que tu respondeste assim.

Procura no manual do carro o gráfico com o tipo de viscosidade em função da............................................temp eratura ambiente.

Na tua ansia de maldizer nem te apercebeste da palavra "quente". claro que o que interessa é maldizer e desde então tens andado em temas perifericos a espalhar odio, mas tenho tempo e estou à espera que argumentes acerca da discussão inicial. Pois não peercebo nada disto e estou aqui para aprender.[;)]

Que discussão mais sem sentido!
Então a Honda e outros fabricantes preconizam óleo errado para os seus carros?
Isso parece mais uma teoria de conspiração com paranóia misturada em que os fabricantes andam a nos "obrigar" a colocar o óleo preconizado para lixar o motor para depois gastar-mos balurdios em reparações.
Quase 7 páginas desta discussão? wtf

Lá pelo meio referi que já vi algo parecido com o teu caso, num Jazz com o mesmo tipo de motor com um clac parecido, que mais tarde se viu que vinda da distribuição e também consumia muito óleo, tinha 130 000 kms e parecia um diesel a trabalhar.
Nessa altura chegou-se à conclusão que o uso de 10w40 nesses motores são para o desgraçar, por isso perguntei se conhecias todo o histórico do carro, pois o facto de ter ido sempre à marca não quer dizer que tenha levado sempre o 0w20, já me tentaram colocar o 10w40 no hibrido também, no concessionario da marca.[;)]
Há quem ache que os motores não podem levar este tipo de óleo, que os derrete.

O mais certo é andar com óleo não recomendado, ou seja, 10W40 da praxe.

Tive um Corolla que levava 5W30, ACEA A5/B5, API SN/CL, se a memória nao me falha. Óleo caro para cumprir as normas.

Durante antes, sem estar nas minhas mãos a Toyota meteu 10W40, inclusive já comigo, houve mecânicos a teimar que devia de levar 10W40 e que a marca o recomendava (não era verdade, no manual a única recomendação era 5W30, BP Visco 7000).

Para além da viscosidade, os óleos que mais populares 10W40, eram na generalidade, ACEA A3/B3. Longe de tudo o que era recomendação.

Que discussão mais sem sentido!
Então a Honda e outros fabricantes preconizam óleo errado para os seus carros?
Isso parece mais uma teoria de conspiração com paranóia misturada em que os fabricantes andam a nos "obrigar" a colocar o óleo preconizado para lixar o motor para depois gastar-mos balurdios em reparações.
Quase 7 páginas desta discussão? wtf
A discussão não é essa!

Falta-te capacidade de interpretação.
Eu sei disso. Isso está considerado no que eu disse.
Não é fácil contigo...

Não é facil a partir do momento que nunca respondeste à questão inicial, as outras são periféricas. Eu sempre me foquei nessa questão inicial, a qual continuo à espera que desmintas o que disse o user em questão e eu concordei com ele.[;)]

O mais certo é andar com óleo não recomendado, ou seja, 10W40 da praxe.

Tive um Corolla que levava 5W30, ACEA A5/B5, API SN/CL, se a memória nao me falha. Óleo caro para cumprir as normas.

Durante antes, sem estar nas minhas mãos a Toyota meteu 10W40, inclusive já comigo, houve mecânicos a teimar que devia de levar 10W40 e que a marca o recomendava (não era verdade, no manual a única recomendação era 5W30, BP Visco 7000).

Para além da viscosidade, os óleos que mais populares 10W40, eram na generalidade, ACEA A3/B3. Longe de tudo o que era recomendação.

Ainda hoje é dificil interiorizar a alguns mecânicos que quem manda na escolha dos óleos que é o motor e não o contrário. Mentes dificeis.[:D]

Não é facil a partir do momento que nunca respondeste à questão inicial, as outras são periféricas. Eu sempre me foquei nessa questão inicial, a qual continuo à espera que desmintas o que disse o user em questão e eu concordei com ele.[;)]

Ainda hoje é dificil interiorizar a alguns mecânicos que quem manda na escolha dos óleos que é o motor e não o contrário. Mentes dificeis.[:D]
Mas qual questão?
Há questão por responder?
Eu é que comecei esta discussão, porque tu e quase todos diziam que a temperatura exterior não influenciava a temperatura de utilização do óleo. Portanto não me recordo de me terem perguntado nada e menos ainda de ter ficado alguma dúvida por esclarecer...
Mas já agora diz lá o que é...

porque tu e quase todos diziam que a temperatura exterior não influenciava a temperatura de utilização do óleo.

Falta-te aí a palavra que sempre te faltou "a quente". Alem disso a frase da qual discordas está em todas as paginas deste tópico, aqui vai outra vez.

Pois, está na hora de desistirem. Não vi ninguém aqui falar de regulação de temperatura de motor nos 90ºC, mas sim do circuito de refrigeração que mantem o motor a uma temperatura estável, ir buscar a temperatura de pistons.... só para rir.[:D]
Ainda gostava de ver esses fabricantes de óleos que tenham na sua classificação a quente a temperatura exterior. É disso que estou à esperae é essa discussão.[;)]
O circuito de refrigeração baixa a temperatura à volta dos elementos móveis internos do motor como pistões sim senhor,pois este passa à beira das camisas dos pistões e por outros canais aí perto e por aí à volta,não vou entrar em detalhes,para isso refere-te a um esquema de refrigeração de um motor de combustão interna e já o verás,não tomes isto como um ataque,ou botar lenha na fogueira[;)]

O óleo motor numa camisa atinge temperaturas bem mais altas,podendo haver uma evaporação do lubrificante,independentemente da viscosidade é o valor NOACK que vai dar o valor da "resistência" à evaporação.

Os segmentos dum pistão estão lá para vedar,guiar e limpar o espaço de trabalho do pistão.

Lunrificantes Xw20 são usados e sinónimo de ecónomia,se a marca os recomenda podem-se usar à vontade mesmo com teperaturas de 40C,a minha esposa tinha uma Mazda 3 2.0 Skyactiv e usava essa graduação em Itália "levamos" com 41 graus e o motor não morreu.

Os Ford Ecoboost usam 5w20 e não há problema nenhum,vais ao mercado Norte Americano,SAE Xw20 é o prato do dia,mesmo que estejas em Las Vegas,perto do deserto do Nevada

Peço desculpa de ter vindo para aqui meter-me na conversa[;)]

Só que isto já vai muito comprido,quando o user que criou o tópico de certeza que tem um defeito no motor e a Honda só tem que assumir.

Ele havia de ir falar com um advogado especializado neste tipo de assuntos,em vez de mandar cartas para a Honda Portugal e concessionário,não falar com eles diretamente e exigir à Honda que lhe faça um exame completo ao motor,consumo de óleo assim é sinónimo de componentes internos do motor a ficar KO.

Não concordo, antes de fazer qualquer coisa com advogados deve saber a resposta da marca, se essa não for satisfatória deve prosseguir.[;)]

Back